· EXPEDIENTE


sexta-feira, dezembro 26, 2003



FRASES QUE MARCARAM

“Tudo o que não é da minha conta é notícia”

“O inventor da liberdade de imprensa matou o dono do jornal”

“A liberdade de expressão é muda”

Seleção de frases de Fausto Wolff, publicada na edição de Opasquim21, número 93, desta semana.








FESTA NO INTERIOR

Na semana que vem, aqui no Factorama, nossos leitores conhecerão a nova dupla sertaneja da região.
Abaixo segue o repertório mais cantado pela dupla, para quem quiser adivinhar:

1 – Assaltaram na gestão passada
2 – Festa de IPTU
3 – Intrigas da oposição
4 – Pardal atrás do toco
5 – Moda de multa
6 – Chorinho do Legislativo
8 – Saudades do meu travesseiro
7 – Rua de chão
8 – Não mexe na minha urna
9 – Pout pourri: Eu e a Câmara / Entre tapas e beijos





segunda-feira, dezembro 22, 2003



AEAM PUXA O PINO DA GRANADA

O tablóide de dezembro da Aeam (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá),
traz um artigo para lá de polêmico, de seu presidente, o arquiteto Hélio Moreira Júnior.
De acordo com Moreira, os vereadores estão destruindo a legislação urbana e o plano diretor, com a conivência do Executivo.
“Maringá, além de estar completamente sem um setor de planejamento, vê a sua legislação urbana e seu plano diretor serem destruídos na Câmara Municipal, com a conivência do Executivo”, detona o presidente da Aeam. “De nada adianta investir milhares de reais em estudo para um novo plano diretor que poderá ser mutilado pelos vereadores sem qualquer consulta, parecer e limite técnico”, arremata.
O presidente da Câmara, John Alves (PMDB), não deixou barato. "Esses caras da Aeam têm que saber que eles não são os donos da cidade", esbravejou.
Ronaldo Ramos, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, não ficou atrás. "É fácil eles falarem mal no jornal deles. Mas não importa, afinal, a tiragem é pequena", ironizou.
A informação que consta no próprio tablóide é de que a cada mês são impressos cinco mil exemplares.








PMDB NEGA EXPULSÃO


De acordo com as lideranças do PMDB, até o momento não se cogita oficialmente dentro do partido a expulsão dos vereadores João Alves Correa, o “John”, e Divanir Moreno Tomazi. Ambos são acusados de corrupção passiva.
Em entrevista por e-mail, o deputado federal Gustavo Fruet, presidente do PMBD no Paraná, disse que dentro do partido não há nada contra os vereadores maringaenses. “Não há nenhum pedido de expulsão no diretório Regional, até o dia da convenção”, comenta Fruet. “Em tese, qualquer iniciativa obedece o Estatuto do partido (disponível na internet) e deve ser iniciada no diretório local”, acrescenta o deputado.
Caso os vereadores sejam condenados pela justiça, o partido poderá abrir o processo de expulsão, com base no artigo 20 do capítulo V do código de ética.
Consultado, Umberto Crispim, presidente do PMDB de Maringá, garante que o diretório local não está preocupado com as denúncias do MP envolvendo os dois correligionários. “Isso aí [a expulsão] é mera especulação, é um fato que ainda está sob julgamento”, avalia. “Esse é um caso da Câmara que deve ser resolvido na Câmara”.





sexta-feira, dezembro 19, 2003


GALO ALVINEGRO DO NORTE

Faltando pouco mais de um mês para o início do Campeonato Paranaense 2004 de Futebol, o Grêmio Maringá ainda não tem time. Alguns jogadores estão há mais de seis meses sem receber salários. O presidente Aurélio Almeida (foto) continua detido em Curitiba e não há previsão de ser liberado logo. O caso já saiu das editorias esportivas para a questão social. Muitos dos atletas sequer tinham dinheiro para irem embora passar as festas de ano novo com seus familiares. Vergonha para a história do futebol maringaense! Foto: Araújo Filho








BANHO NA CÂMARA

A calçada em frente à Câmara de Vereadores de Maringá foi ensaboada e escovada no começo das 18h40 de ontem, durante um protesto com cerca de 30 integrantes do Fórum em Defesa do Patrimônio Público.

O destaque ficou para a falta de organização: havia quatro baldes, uma meia dúzia de vassouras, mas só um dos baldes tinha água. A câmara, claro, não ia ceder água para os manifestantes fazerem o protesto. Ao menos, alguém menos amador lembrou de adicionar sabão em pó na água daquele balde.



A esfregação produziu bastante espuma, mas o que era ser uma “limpeza” terminou em sujeira. Afinal, não havia água para enxaguar a calçada.

Os manifestantes, liderados pelo petista Cláudio Timossi, foram embora com a sensação de missão cumprida. Mas deixaram para trás toda a espuma produzida. Sobrou para os funcionários da câmara.








MAIS DENÚNCIAS

Chegou ontem ao Ministério Público de Maringá mais uma carta-denúncia, tratando de outras supostas irregularidades na Câmara de vereadores. É a terceira carta desse tipo neste mês. Assim como as duas anteriores, o conteúdo e os remetentes permanecem em segredo. Quem teve acesso a qualquer uma das três, ou a ambas, se recusa a falar oficialmente sobre o que leu.

Como os promotores mantêm sigilo sobre as investigações, cabe aos jornalistas montar o quebra-cabeça. Lá vai mais uma peça que apareceu: na primeira carta, entre outras acusações (não divulgadas), uma diz que teriam sido contratados seis pistoleiros de Naviaraí – MS (uma verdadeira milícia), para dar cabo de um dos promotores do MP.





quinta-feira, dezembro 18, 2003



DIÁLOGO ENTRE GENTE FINA É OUTRA COISA!

Ângelo Rigon: “O senhor preferiu priorizar o piso da sua sala que os crimes em Maringá!”
Rogério Lopes: “Seu comentário padece de precariedade intelectual!”
Ângelo Rigon: “O senhor está me chamando de burro!?!”


Entrevista especial na rádio CBN Maringá, na manhã de hoje, onde, pela primeira vez, o jornalista Ângelo Rigon (à direita) se encontrou pessoalmente com o delegado da Polícia Civil, Antônio Rogério Lopes (à esquerda). Na foto tirada por Andye Iore, o encontro histórico. No meio, o juiz - digo - o âncora da rádio, Marçal Siqueira.





quarta-feira, dezembro 17, 2003



FILHA É TESTEMUNHA CONTRA PAI

Nesta quinta-feira haverá um julgamento no Fórum de Manoel Ribas, região Central do Estado, com ingredientes holywoodianos. No banco dos reús estará Hilário Perazoli. Em junho de 1992 ele matou a própria mulher. Ficou foragido durante 11 anos e há três meses foi preso. Nesses anos todos a filha do casal, Marialice Perazoli, estudou e se formou em direito com a idéia fixa de um dia ver o pai atrás das grades. Esse dia pode estar perto. Marialice vive em Curitiba mas estará em Manoel Ribas, nesta quinta-feira, para testemunhar contra o pai. Segundo a acusação Hilário matou a mulher por ciúme.





terça-feira, dezembro 16, 2003



O HUMOR RESISTE AO TEMPO

Charge publicada pelo cartunista Fortuna no jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro (RJ), em 1965. O tema que remete aos atos militares da ditadura, pode ser confundido com o episódio de manipulação “Globo/Collor” e até mesmo com a compra de votos por parte dos políticos tão comum em épocas eleitorais atuais.








MARAVILHAS DO PHOTOSHOP

Quem disse que a imprensa maringaense não se dá bem? O Factorama comprova o bom relacionamento entre os veículos de Comunicação da cidade: a editora do jornal Hoje, Vanda Munhoz, apresenta exemplares dos concorrentes.








CIDADE

O Factorama também cuida da cidade. Foto tirada por Andye Iore, na tarde do último sábado, na avenida Herval. Orelhão vitimado pela ação de vândalos. Só ficou o fio pendurado.








PC SEM ESTRUTURA

Mais uma dor de cabeça para a polícia civil em Maringá. Não bastasse a falta de recursos humanos agora é a falta de estrutura. A polícia não sabe mais o que fazer com os carros que são apreendidos. Os veículos lotam o pátio da delegacia e por falta de espaço tem carro estacionado até na rua ao lado da delegacia. Segundo o chefe de furtos e roubos, Valter Souza, tem carro que está no pátio há mais de 10 anos. Muitos enferrujados e se deteriorando...São veículos adulterados ou de pessoas que estão respondendo processo. Enquanto a Justiça não decide o que fazer a polícia é reponsável pela guarda desses carros. Durma-se com esse barulho!!!








PROVAS EMPRESTADAS

As novas investigações do Ministério Público sobre a câmara seguem no estilo kafkaniano. Quase ninguém sabe ao certo quais são, afinal de contas, as recentes acusações. Todos os vereadores foram chamados ao MP para prestar depoimento.

De acordo com pessoas ligadas à câmara, existe a suspeita de que estes depoimentos também sejam aproveitados pelo MP, na ação que pede a redução do número de vereadores. Atualmente Maringá conta com 21 vereadores. Segundo cálculos utilizados pelo MP em todo o Brasil, o correto seria 12, com base na população local.

Atualmente, a câmara tem direito de receber 6% do que a prefeitura arrecadou no ano anterior. Este ano, ela teria gasto cerca de 4,5% da arrecadação de 2002.

O argumento dos vereadores é que a diminuição de cadeiras não altera esse percentual de 6%. Mas, a lógica leva a crer que 12 gastem menos que 21.








RECÉM-CHEGADO

Gente, estou testando essa maravilha. Minha estréia oficial será em janeiro, a partir do dia 15, ok? Até lá estarei de férias, bebendo suco de cevada, nadando nas enchentes da imperial cidade de Petrópolis, curtindo Paraty e Campos do Jordão. Devido a problemas de descapitalização, meu Natal será sem neve neste ano.





segunda-feira, dezembro 15, 2003


DISCÍPULOS DE RUI CHAPÉU



Momento de descontração após trabalho no jornal no sábado à tarde. Da esquerda para a direita: Andye Iore, Fábio Martins, Alberto Aleixo e Ângelo Rigon.








LAVAGEM DA CÂMARA

A câmara de vereadores de Maringá está prestes a receber uma lavagem simbólica de sua rampa de acesso, em virtude das recentes acusações de corrupção.

A questão é: qual a composição do sabão que deve ser usado na lavagem da câmara? (Se quiser participar, escreva o que você pensa em comentários)

a) Sabão de côco – aquele para as manchas no bolso
b) Ácido Roubonucleico
c) Corruptanato de Propinol
d) Propineno de Meganhol





sábado, dezembro 13, 2003



DE JOBA PARA JUDAS

O barbudo vereador Joba Beltrame (PV) virou persona non grata entre boa parte de seus colegas vereadores. Vazou que foi ele quem instruiu o corretor imobiliário Jorge Canova a levar o caso do prédio da CMNP ao Ministério Público.

Antes de Joba, Canova havia procurado outros vereadores, para fazer as acusações de que edis estariam envolvidos no recebimento de propina. Ninguém, exceto o marxista Joba, que diz ter seus atos inspirados em Che Guevara, São Francisco de Assis e Jesus Cristo, topou levar o caso adiante.

Não é a primeira vez que Joba é olhado de soslaio pelos demais vereadores. Em março, fiz uma entrevista com ele, publicada no Hoje, onde foram adiantadas algumas conclusões da Comissão Especial que havia investigado a situação da água no município. Na ocasião, os demais integrantes da comissão se sentiram passados para trás e Joba não ficou muito bem visto pelos colegas.








PARA PENSAR
"Uma palavra posta fora do lugar estraga o pensamento mais bonito", Francois Marie Arouet, Voltaire, escritor francês (1694-1778)





sexta-feira, dezembro 12, 2003



TREVAS NO LEGISLATIVO

Todo mundo conhece o Zé do Caixão. Mas, poucos sabem que ele já foi candidato a Deputado Federal em 1981 (conforme "santinho" abaixo). Da urna funerá¡ria à urna eleitoral, José Mojica Marins ganhou o número 430 e concorreu pelo PTB, partido que Jânio Quadros disputava o governo de São Paulo.




Sua campanha foi repleta de propostas polêmicas, como defender os lixeiros e coveiros, proibir seriados americanos na televisão, legalizar prostituição e o jogo do bicho. Zé do Caixão trocou o corpo-a-corpo da campanha pelo copo-a-copo. Era comum vê-lo tomando porres em diferentes botecos e pedindo votos aos eleitores. A votação foi decepcionante. Mojica teve 1.228 votos, ficou em 61° lugar entre 71 candidatos do PTB e em 256° lugar entre um total de 278 candidatos. Apesar do fiasco como político, ele conseguiu fazer um interessante paralelo com a classe política: "Os candidatos prometem mundos e fundos e, depois de eleitos, desaparecem, como se fossem tragados por um disco voador para outra dimensão. Só aparecem de novo na época de outra eleição. Parecem umas múmias que só acordam de tempos em tempos".








LEVE A VIDA NA ESPORTIVA...









CASO TCCC

Ontem começou um novo entra e sai de vereadores no prédio do MP. O que vazou até agora para a imprensa é que os promotores investigam os gastos, o nepotismo e as acusações de que haveria uma caixinha de cerca de R$ 10 mil mensais pagos a um grupo de vereadores. O dinheiro estaria sendo pago pela empresa Transporte Coletivo Cidade Canção – única companhia de transporte coletivo na cidade. São citados 16 nomes em uma carta-denúncia.

As investigações estão na fase inicial. Todos os vereadores irão prestar depoimento.





quinta-feira, dezembro 11, 2003


NATAL NA REAL

A “decoração” natalina no centro da cidade está mais para quermesse. São lâmpadas comuns e coloridas, enfileiradas entre alguns postes. Há também lampadinhas enroscadas nos troncos de uma ou outra árvore. Quem procurar, pode até avistar algum anjinho. Mais nada. Como se não bastasse, a igreja não deixou que a catedral metropolitana fosse enfeitada, ao contrário dos anos anterios. As decorações passadas causaram danos na estrutura do prédio, como rachaduras e infiltrações.

A vinda do papai noel também não é das melhores. Ele desfilará hoje acompanhado por carros antigos. Para se ter uma idéia, no ano passado o bom velhinho desceu de rapel pela catedral – iluminada por holofotes coloridos - e participou de atividades ecológicas.





quarta-feira, dezembro 10, 2003


SEM-TETO DEVEM LAVAR CÂMARA

O Movimento Pela Moradia, também conhecido como movimento dos sem-teto, deve promover nos próximos dias uma lavagem simbólica da rampa de acesso da câmara de vereadores. A informação veio do líder do movimento, o petista Cláudio Timossi. “Vamos lavar as escadas da Câmara”, disse, no último dia 4. O detalhe é que não há escadas na frente da Câmara, mas uma rampa. O que vale é a intenção.

O protesto será pela recente acusação do Ministério Público contra dois vereadores e um assessor. Os acusados teriam recebido dinheiro em troca da elaboração de um projeto de lei que cancelou o tombamento histórico do prédio da CMNP, no centro da cidade.





terça-feira, dezembro 09, 2003


21 GRAMS - Drama do mexicano Alejandro González (de “Amores Perros”). Elenco com Benicio Del Toro (“Traffic”), Sean Penn (“Antes Do Anoitecer”) e Naomi Watts (de “Cidade dos Sonhos”).

A história tem três personagens: um matemático casado com uma imigrante, uma feliz dona-de-casa de classe média e um católico que busca constituir família. O destino dos três se cruzam num violento acidente de trânsito. É uma história sobre amor, desejo, fé, culpa e coragem. A duração de “21 Grams” é de 2h05, o filme já rodou os principais festivais de cinema do mundo e tem previsão de estréia no Brasil em fevereiro de 2004.





segunda-feira, dezembro 08, 2003


NOSTALGIA DUPLA

O dia 15 de julho de 2001 é histórico para os torcedores de futebol em Maringá. O Grêmio Maringá foi campeão da série A1, invicto, ao vencer a Portuguesa Londrinense por 2 a 1 na final. O estádio Willie Davids estava lotado com mais de 20 mil torcedores. Ao final do jogo, o gramado foi tomado pelos torcedores e, entre eles, o falecido prefeito José Cláudio Pereira Neto que fez questão de participar da festa e segurar a taça, como mostra a foto tirada por Andye Iore.





sexta-feira, dezembro 05, 2003


RENDEZ-VOUS

A lei municipal conhecida como "anti-receptação", sancionada ontem pelo prefeito João Ivo Caleffi, além de punir com a cassação do alvará de funcionamento os estabelecimentos comerciais envolvidos com mercadorias roubadas, trata também da prostituição, o que ninguém havia noticiado. Nem o prefeito percebeu.

De acordo com a quarta linha do segundo parágrafo, não só será cassada o estabelecimento que explorar a prostituição como também o “lugar destinado a encontros para fim libidinoso, haja ou não intuito de lucro ou mediação direta do proprietário ou gerente”. Se levado ao pé da letra, esse trecho da lei 6.426/03 pode resultar na cassação de motéis que já foram alcançados pela zona urbana.

O próprio prefeito, comentou comigo ao telefone que não havia visto isso enquanto assinava a papelada. “A intenção da lei é combater a ilegalidade, a sonegação de impostos e a concorrência desleal no comércio”, defendeu.

Segundo o procurador jurídico do município, Alaércio Cardoso, a atual administração não vai usar a lei para cassar qualquer estabelecimento onde ocorram “encontros libidinosos”. “A prostituição não é crime, mas a exploração, como a cafetinagem, é. Os motéis não serão interpretados como criminosos”, explicou, apesar da lei dizer o contrário.





quarta-feira, dezembro 03, 2003


ESCÂNDALO NA CÂMARA

Demorou, mas nesta quinta-feira sairá em dois jornais impressos de Maringá o caso que jogou lama em metade da bancada peemedebista da Câmara de vereadores. Na última segunda-feira, o Ministério Público entrou com uma ação contra o presidente da Câmara, John Alves Correa. O assessor de John e o vereador Divanir Moreno Tozati também foram citados, todos por corrupção passiva. A notícia foi publicada já na terça-feira pela Folha de Londrina (necessita de cadastro), e à noite pelo jornal local da Globo. Até hoje, a informação não tinha sido dada por nenhum dos três jornais impressos da cidade.
Mesmo que nada seja provado contra os dois vereadores, a reputação já ficou para lá de prejudicada. Analistas garantem que se o Ministério Público pedir a cassação de John, ele pode vir a deixar o cargo por conta própria, para evitar maiores desgastes de reputação em pleno ano eleitoral.
A foto acima é de Araújo Filho.