· EXPEDIENTE


quarta-feira, junho 30, 2004


QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ

Uma garçonete da cidade de Panama, na Flórida (EUA), está processando o restaurante onde trabalhava. Ela venceu um concurso em abril que prometia um Toyota como prêmio para quem vendesse mais cervejas no restaurante Hooters. Porém, quando foi receber o prêmio, recebeu um brinquedo (toy, em inglês) do Yoda, o mestre Jedi da série cinematográfica “Guerra nas Estrelas”.
Jodee Berry, 26 anos, foi levada com os olhos vendados para o estacionamento do restaurante e, quando tiraram a venda dos olhos, ela não achou nenhum carrão. Mas, sim o boneco – inclusive com o sabre de laser – em uma caixa.
A garçonete contratou um advogado e entrou com uma ação judicial contra os proprietários do restaurante. Ela pede uma indenização no valor de um Toyota zero quilômetro.







SEM MEDALHÕES
As eleições deste ano não têm nome forte para a candidatura a prefeito.
Até o envio desta nota, temos (os dois últimos, praticamente anônimos):

João Ivo Caleffi (PT, PHS);
Dr. Batista (PTB, PFL e PMN);
Sílvio Barros (PP, PSDB e PDT);
Edmar Arruda (PPS, PMDB e PL);
Joba (PV);
Wilson Quinteiro (PSB);
Ademir Santana (PRP);
Miranda de Melo (PTC).







POLÍTICA
Balbinotti recusa disputa por prefeitura de Maringá


O deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB) disse não à disputa da prefeitura de Maringá. Ele estava sendo pressionado por duas frentes: o PMDB queria que ele fosse o candidato do partido visando a prefeitura maringaense nas eleições municipais e os políticos da região fizeram lobby na tentativa de convencer o deputado a continuar atuando em Brasília e ajudando o interior paranaense.

O segundo grupo apresentou argumentos mais eficientes. A decisão do deputado foi anunciada na manhã de ontem, em entrevista coletiva, no Aeroporto Regional de Maringá. 'Seria muito bom ser prefeito de Maringá', considerou Balbinotti. 'Mas, o Requião entendeu que sou mais útil na região que como prefeito de Maringá'.

A intenção do governo era fortalecer o PMDB em Maringá. A falta de um candidato que fosse unanimidade e a possibilidade de coligações criou um clima de indecisão no partido.





terça-feira, junho 29, 2004


POLÍTICA
Dois são condenados por propaganda irregular


Em reportagem publicada no jornal Hoje, no dia 13 de junho, o juiz eleitoral José Camacho Santos anunciou que Maringá já registrou seis casos de propaganda eleitoral irregular este ano.

Alguns casos foram resolvidos com acordos, já que os supostos candidatos se comprometeram a cessar a propaganda. Mas, dois deles tiveram sentenças e penalidades aplicadas pela Justiça Eleitoral de Maringá.

O vereador Aparecido Regini, conhecido como Zebrão, e o empresário Odair Fogueteiro, foram condenados a pagar seis cestas básicas e multas de aproximadamente R$ 40. Zebrão recebeu uma multa extra de um salário mínimo e meio. “Eles fizeram propaganda política fora de época”, explica Nilson Rodrigues de Carvalho, supervisor do Fórum Eleitoral. As ações ilegais foram identificadas em muros e adesivos em automóveis. A denúncia foi feita por Cláudio Timossi, coordenador do Movimento dos Sem-Teto de Maringá.

A sentença de Zebrão saiu em 25 de março e a de Fogueteiro em 4 de maio.







JORNALISMO VERDADE
Matuto vive dia de ET

O Factorama recebeu um telefonema de um agricultor de Maringá que disse ter sido abduzido por extraterrestres. Prezando os conceitos básicos do jornalismo, fomos ouvir a fonte.

João da Silva, 33 anos, descreveu o primeiro caso de rapto interplanetário da região. A ocorrência interplanetária aconteceu no início da noite, na varanda escura do barraco em seu sítio. 'Tava cortando fumo e, de repente, alumiou tudo!', narrou o agricultor. 'A luz vinha de cima e eu fiquei ceguinho da Silva'.

João seguiu dizendo que, quando recuperou a visão, estava dentro de um carro que ele nunca tinha visto na vida de matuto. Tinha portas de aço nas laterais e muitas luzes coloridas. A surpresa maior foi quando ele olhou pela janela do veículo e viu um monte de estrelas rodeando uma bola verde e azul. 'Esse é o planeta Terra, onde você mora', ecoou uma voz metálica.

O agricultor disse que olhou em volta e não viu ninguém. 'Eu moiei as calça!', confessou. Em seguida, o carro – que, na verdade, era uma nave espacial – deu uma arrancada lançando o agricultor ao chão. Ele bateu a cabeça, desmaiou e acordou em sua cama – que estava com o colchão molhado. 'Óia, seu ripórti, foi a viagem mais isquisita que eu já fiz na vida!', avalia. 'Só quero saber quem é qui vai pagá u prejuízo na minha prantação de mio?'.

O viajante intergaláctico anunciou que parte do milharal ficou amassado e com desenhos estranhos. A polícia acredita que João da Silva tenha tomado um pileque e saiu com uma foice derrubando a própria plantação.
A reportagem ouviu vizinhos do agricultor que viveu um dia de ET e foi informada de que garrafas de pinga da marca 'Me Leva Pra Longe' foram encontradas vazias abaixo da varanda do barraco.







MARINGÁ NEWS
Está no ar o site Maringá News, editado pelo jornalista Ângelo Rigon. É o primeiro site com notícias da cidade e região publicadas em tempo real.
A página pertence ao mesmo grupo responsável pelo Campo Grande News.
Caso decole e chegue ao nível da matriz, que possui cerca de 11 jornalistas, o site maringaense deverá forçar os impressos locais a caçarem com maior vigor os furos de reportagem. O “arroz com feijão” já terá sido publicado, um dia antes dos jornais chegarem às bancas. Quem ganha é o leitor, que conta agora com uma nova fonte de informação gratuita.







NOSSA LÍNGUA
Na avenida Morangueira, próximo ao Jardim Dias, o proprietário de um barraco colocou seu imóvel (clandestino) à venda. E acertou no português, ao classificar sua moradia como sendo produto das sobras de outras construções.















NOVO AUDI
A equipe de Factorama flagrou na avenida Paraná, próximo ao cruzamento com a avenida Colombo, um novo automóvel: o Audi modelo Fusca.
Também já foram vistos circulando pela cidade os modelos Passat velho e Fiat 147. Foto de Fábio Martins.





sábado, junho 26, 2004


CERVEJA FALSIFICADA
Você lembra de alguma vez ter estranhado o gosto da Skol ou da Bohemia? O leitor pode ter tomado uma cerveja barata, pagando o preço da mais cara.
Rodolpho Ramazzini, diretor da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) , disse que nos próximos dias dezenas de bares e lanchonetes de Maringá passarão por uma vistoria, para busca e apreensão de cervejas falsificadas.
Ramazzini explicou que a técnica para falsificação consiste em retirar os rótulos de garrafas vazias e colá-las em vasilhames cheios de um produto mais barato. Para quem não conhece o gosto da cerveja de sua preferência, ainda há uma alternativa: conferir a tampinha. O diretor da ABCF disse que já viu casos de falsificação de tampinhas de Skol, através de silk screen, mas são de péssima qualidade.







FISCALIZAÇÃO
Maringá na rota da ilegalidade


Maringá colabora para que o Paraná seja um dos estados que mais tem problemas de comercialização de mercadorias contrabandeadas ou falsificadas.

Foto: Andye Iore
O diretor da ABCF, Rodolpho Ramazzini,
já está acostumado a fiscalizar
o comércio maringaense

Pela segunda vez em três semanas, a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) realizou uma ação da Operação varejo na região maringaense. Entre quinta e sexta-feira, foram apreendidos 25 mil maços de cigarros e aproximadamente 400 escovas de dente no comércio de Sarandi (a 2 Km de Maringá).

A Operação Varejo foi iniciada pela ABCF em março de 2003. Até esta semana foram apreendidas 2 bilhões de unidades de cigarros em 7,5 mil estabelecimentos de sete estados brasileiros.

Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados que mais tem apreensões. Somente este ano no Paraná foram apreendidos mais de 10 milhões de maços de cigarros.








PALANQUE DA ALEGRIA

A visita do governador Roberto Requião a Maringá esta semana causou constrangimento a alguns prefeitos da região. Enquanto o palanque estava lotado – e com muitas pessoas que não tinham motivos para estarem ali – os prefeitos de cidades próximas foram literalmente barrados com mãos no peito e impedidos de subirem no palco.

Tinha gente que aceitava e voltava para trás, outros discutiam e outros chamavam quem já estava no palanque na tentativa de convencer o “porteiro” a liberar a passagem.

Foto: Andye Iore


O secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, discursa







REI ETERNO

O filme 'Pelé Eterno', como obra cinematográfica é um pouco longo. Como obra esportiva é curto. O filme dirigido por Aníbal Massaini Neto tem uma bela edição e um texto primoroso de Armando Nogueira. São duas horas de gols, dribles, faltas e depoimentos curiosos e emocionantes de familiares, amigos, atletas e jornalistas sobre o maior jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento. Que teve este nome em homenagem ao inventor Thomas Edson.
Massaini teve a sensibilidade de colocar as cenas de Pelé ao fundo em preto & branco e, em primeiro plano e colorido, os personagens falando sobre Pelé.
O filme abre conceituando Pelé como o homem mais conhecido do planeta. Como um atleta dedicado e completo: chutava com as duas pernas, cabeceava bem, driblava melhor ainda e era goleador nato.

Segue uma cronologia de seu nascimento em 1940, passando pela chegada ao Santos em 1956 – então com 15 anos – e mostrando os títulos.

Entre as curiosidades estão cenas mostrando-o como sonâmbulo, namorador, empresário falido, a sofrível carreira de músico e ator e a humildade. Pelé não era mascarado como os jogadores que se destacam hoje. Prova disso foi que doou o último ano de salário no Santos para uma instituição de caridade.

Para nós jornalistas, há a curiosidade de ver as capas de jornais da época - com textos predominantes - e as emotivas narrações radiofônicas e televisivas.
Mas, inusitadas são as situações que se transformaram em folclore. Como a que ele foi expulso na Colômbia e os torcedores se revoltaram, agrediram e expulsaram o juiz, fazendo com que Pelé voltasse para jogar. Outra engraçada foi sobre o milésimo gol. Com 999 gols, no jogo contra o Botafogo (PB), os adversários facilitavam o jogo para que ele marcasse o milésimo gol na cidade por interesses políticos. Já estava armada a maior festa. Aí, o goleiro do Santos sai do jogo e Pelé vai para o gol, frustrando todo mundo e deixando para marcar o gol de número 1000 no Maracanã.

Além de ser um importante registro na história esportiva, 'Pelé Eterno' é valoroso por ser uma homenagem a Pelé ainda em vida. É como o cineasta italiano Pier Paolo Pasolini disse, comparando o futebol de Pelé com a poesia.





sexta-feira, junho 25, 2004


SENSACIONALISMO

Para quem nunca viu, este é o exemplo de "jornalismo" que os professores esconjuram nas salas de aula, e que pode render centenas de processos. E milhares de leitores. O mundo cão pendurado nas bancas de jornais.

A fórmula para esgotar a tiragem é CSS: Crime, Sexo e Sobrenatural. Veja as chamadas de capa desta edição do Notícias Populares, da década de 70.















DETALHES
Durante a visita de Requião a Maringá, na manhã de ontem, um detalhe passou despercebido por quase todos: a água servida ao governador e aos demais políticos não era da Sanepar. Quem atentou para o fato foi o fotógrafo Tabajara Marques, da Câmara Municipal. Foto de Fábio Martins.






quinta-feira, junho 24, 2004


CORRIDA ELEITORAL
Bomba! O PMBD ventilou nesta quinta que o deputado federal Odílio Balbinotti deve sair mesmo como candidato a prefeito de Maringá. Balão de ensaio? De acordo com fontes ligadas ao deputado, só falta a oficialização da candidatura, na próxima quarta-feira. O vice seria o Dr. Batista, presidente do PTB local.
Balbinotti é um dos maiores produtores de grãos de soja para plantio da América Latina. Com tanto dinheiro, a candidatura de Balbinotti seria um pesadelo aos demais candidatos. Tal confirmação causaria também profundas mudanças na escolha de cabeças de chapa e alianças dos demais partidos.
O deputado disputou uma única vez a prefeitura de Maringá. Foi em 1992. Saiu em penúltimo lugar nas pesquisas e terminou em segundo lugar nas urnas, perdendo para Said Ferreira.
O prazo para as definições das candidaturas termina na próxima quarta-feira (30). Até lá, tudo fica no campo das especulações.





quarta-feira, junho 23, 2004


TRANSA FATAL
Um serralheiro de 59 anos morreu nos braços de uma prostituta de 20, por volta das 5 horas da manhã desta quarta-feira, na avenida Colombo, Zona 7. O infarto aconteceu logo após a ejaculação. Mesmo morto, o membro do serralheiro permaneceu ereto. Morte honrada.
A garota, que não era de se dispensar, ficou revoltada com o fato de não ter recebido os R$ 20 cobrados pela transa. Ela pediu para que os policiais abrissem a carteira do cadáver e lhe entregassem o valor correspondente ao programa. Seus apelos não foram atendidos e ela voltou para casa sem receber pelo serviço.
A relação aconteceu dentro do veículo Corsa do serralheiro, estacionado atrás do colégio estadual Dr. Gastão Vidigal, na Zona 7 de Maringá. Ele havia apanhado a garota na avenida Brasil, região central, próximo à praça Raposo Tavares. Haviam combinado, de início, apenas uma felação, por R$ 5,00. O estímulo animou o serralheiro, que perguntou o preço do serviço completo. Foi acertado R$ 20. A garota subiu em seu colo. Não foi utilizado preservativo na transa, que durou cerca de 10 minutos. Foi demais para o homem, que sofreu um infarto logo após ejacular.
O serralheiro morava em Sarandi e era casado há cerca de 30 anos. Será que foi praga da patroa?





terça-feira, junho 22, 2004


TECNOLOGIA & MÍDIA
Como a internet ainda não tem uma regulamentação, a rede está cheia de sites picaretas... não, o Factorama não é um deles!

É comum vermos sites de conteúdo sem conteúdo próprio. Ou seja, a famosa chupação de textos. A cara-de-pau é tamanha que os caras ainda vendem anúncios para o site e tem a arrogância de colocar textos afirmando que o site é inovador, o melhor da cidade e blah, blah, blah...

Maringá não foge à regra. Descobrimos um site esta semana que está pirateando todos os textos que disponibiliza. O pior é que ainda coloca colunistas de expressão nacional como sendo do site. Não vamos dar o endereço aqui pra evitar de dar moral pros caras... de-pau!

Mas, fica o protesto e a dica para que você leitor entre em contato com a redação, administração ou direção dos veículos reclamando da falta de respeito para com os autores e leitores.







POLÍTICA

O presidente Lula compareceu ao velório de Leonel Brizola. Foi recebido com vaias e gritos: "Traidor!"







NERVO EXPOSTO
Um morador de rua escolheu dormir em um dos metros quadrados mais caros de Maringá: na avenida XV de Novembro, próximo ao cruzamento com a avenida Duque de Caxias. Atravessando a Duque fica a prefeitura municipal, cujo lema de governo é a inclusão social.

A foto foi batida por volta das 10h30 de segunda-feira. Enquanto o homem dormia, muito provavelmente com o estômago vazio, logo na esquina eram vendidos pães franceses, tortas e doces, em uma padaria que devido seus preços se intitula como "Boutique do pão". Foto de Fábio Martins.





segunda-feira, junho 21, 2004


PEGANDO RABEIRA
Por volta das 18 horas de domingo, na avenida Morangueira, dois meninos pegavam "rabeira" em um caminhão. O risco de morte era evidente. Após ser alertado, o caminhoneiro estacionou e expulsou a dupla. Foto de Fábio Martins.








domingo, junho 20, 2004


FUTEBOL - SÉRIE PRATA PR
O Foz do Iguaçu - que já estava garantido na próxima fase - confirmou o favoritismo e goleou. O Águia decepcionou a torcida maringaenses e perdeu em casa. O grupo A terá uma última rodada da primeira fase emocionante: quatro times vão disputar duas vagas para a segunda fase. Já no Grupo B, os três classificados já estão definidos: Portuguesa, Águia e Engenheiro Beltrão. Por enquanto, CPF, Platinense e Noroeste continuam na Série Prata em 2005. Confiram como foi a nona rodada hoje:

9ª rodada, do 2° turno, da 1ª fase
GRUPO A
Império Toledo 4 x 1 CPF
Foz do Iguaçu 5 x 1 Operário Ferroviário
Cascavel 0 x 0 Fanático

GRUPO B
Águia 1 x 2 Engenheiro Beltrão
Portuguesa Londrinense 2 x 1 Platinense

CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A
1 - Foz do Iguaçu - 23
2 - Cascavel - 13
2 - Operário (Ponta Grossa) - 13
4 - Fanático (Campo Largo) -12
5 - Toledo - 11
6 - CPF (Curitiba) - 0

GRUPO B
1 - Portuguesa Londrinense - 19
2 - Águia Maringá - 13
3 - Engenheiro Beltrão - 10
4 - Platinense - 6
5 - Noroeste (Ivaiporã) - 4

A última rodada da primeira fase acontece no próximo domingo (27).
10ª rodada, do 2° turno, da 1ª fase
GRUPO A
Operário x Toledo
Fanático x Foz do Iguaçu
CPF x Cascavel

GRUPO B
Engenheiro Beltrão x Noroeste
Platinense x Águia

* Se classificam para a segunda fase os três primeiros de cada grupo que jogam entre si em um hexagonal em turno e returno. Os dois melhores disputam o título e garantem vaga na Série Ouro do Paranaenses em 2005.





sexta-feira, junho 18, 2004


POLÍTICA
Votação cara-de-pau


Tem político que é cara-de-pau. A votação de ontem no Senado aprovando o salário mínimo de R$ 275 e não R$ 260 como quer o governo federal foi o maior exemplo do baixo nível da política brasileira. Depois da votação, era senador pra lá e pra cá falando à imprensa que era pra ajudar a população.

Não precisa ser muito inteligente para saber que foi uma decisão contra o governo, independente do valor do salário. Tem eleitor que é burro!







POLÍTICA
Candidatos a vereadores passam por teste

Na cidade de Uberaba (MG), os candidatos a vereadores foram submetidos a uma avaliação. Foram 15 questões de Português, Matemática e História da cidade. Para ter a candidatura confirmada, a pessoa precisava acertar, no mínimo, nove questões. Se isso fosse aplicado em Maringá, tinha gente que ia precisar buscar outro meio de vida.







NEM UMA FORNICADA
Mensagem pregada no reboque de um Fiat uno, estacionado na manhã de ontem em frente ao Maringá Clube, esquina com a avenida Cerro Azul (zona sul):
Imagine a situação da molecada que tem pais com essa mentalidade. Foto de Fábio Martins.





quinta-feira, junho 17, 2004


"ESPREME QUE SAI SANGUE"
O NP deixou de circular em 2001. Mas fez história ao longo de seus 36 anos de existência. Resgatando os momentos mais curiosos do jornal, um grupo de jornalistas lançou no ano passado o livro Nada Mais que a Verdade - A extraordinária história do jornal Notícias Populares (Carrenho Editorial, 280 páginas, R$ 32).
No site da editora está disponível para download (em formato PDF) o capítulo que revela como surgiu uma das mais famosas invenções do NP: o bebê diabo. Segue abaixo o primeiro parágrafo da matéria do nascimento do bebê, manchete de 11 de maio de 1974:
"Durante um parto incrivelmente fantástico e cheio de mistérios, correria e pânico por parte de enfermeiros e médicos, uma senhora deu a luz num hospital de São Bernardo do Campo, a uma estranha criatura, com aparências sobrenaturais, que tem todas as caracterísitcas do Diabo, em carne e osso. O bebêzinho, que já nasceu falando e ameaçou sua mãe de morte, tem o corpo totalmente cheio de pelos, dois chifres pontiagudos na cabeça e um rabo de aproximadamente cinco centímetros, além do olhar feroz, que causa arrepios.(...)"







NOVA GERAÇÃO DE FOTOLOGS
Primeiro foi o Fotolog.net (ainda em funcionamento), onde o internauta pode colocar no máximo uma foto por dia. Agora, surgiram novas e melhores opções. Entre elas, o site Fotopages.com, que oferece gratuitamente espaço ilimitado, com a restrição de postagem máxima de 100 fotos por mês.





quarta-feira, junho 16, 2004


CENAS DA REDAÇÃO
Flagrante na tarde de segunda-feira. Em um momento de lazer, a editora Vanda Munhoz (à direita) e a repórter Tarcila França babam sobre fotos de nu masculino, na redação do jornal Hoje Maringá. O sorriso é em virtude do conteúdo da revista. Elas não perceberam que estavam sendo fotografadas.








AVALIE SEU QI
Quem sempre teve curiosidade para saber qual o seu QI, mas nunca realizou um teste, agora tem a chance, neste site desenvolvido em flash. A prova tem 39 questões, que devem ser respondidas em, no máximo, 40 minutos. Um cronômetro marca em contagem regressiva o tempo de duração da prova. Depois de responder todas as questões, o candidato deve clicar na opção Menu, e depois em Enviar (ou Send). Sem muita paciência, respondi a prova em 15 minutos. O resultado foi 103, considerado, ainda bem, como "normal".





terça-feira, junho 15, 2004


TRADUTOR MUSSUM
Quem é do tempo em que a Globo passava Os Trapalhões no domingo, lembra do linguajar do Mussum, aquele que se dizia chegado em beber pinga (que ele chamava de "mézis"). Em homenagem ao falecido trapalhão, um site desenvolveu um tradutor, onde o que você escreve é convertido para a sua fala marcante.







OVERDOSE DE GÁS
Para quem não acreditou na nota sobre o homem viciado em gás, publicada abaixo, eis a foto.
O desempregado Luiz Custódio Sena, de 33 anos, foi encontrado na manhã de domingo morto em sua residência, no Conjunto Hermans Morais de Barros, devido um vício insólito: ele cheirava gás de cozinha. De acordo com familiares, como Barros não tinha dinheiro para utilizar outro tipo de droga, utilizava o gás do botijão para tentar se entorpecer. Errou na dose.
A imagem foi registrada pelo programa policial Maringá Urgente, transmitido pela RTV, canal 10.





segunda-feira, junho 14, 2004


A PERIGO
Nas duas últimas semanas vimos Jorge Kajuru ser demitido da Band (dia 9) e Alberto Dines demitido do Jornal do Brasil (dia 11, por e-mail!). Ambos levaram as contas por expressar, sem mentiras, a interpretação daquilo que presenciaram.
Grupos políticos e empresariais de Maringá já estão fazendo figa, vodu e saravá para que, no mesmo ritmo, o colunista Ângelo Rigon (ao que parece, o mais polêmico da cidade) seja ejetado do cargo. Duvido que saia.







FALHAS NOSSAS DE CADA DIA
Nosso herói passa um dia corrido apurando as matérias na delegacia. Chega às 17h30 na redação e faz seis matérias, em uma hora e meia. A notícia mais inusitada de hoje, que sairá na edição de amanhã, é a do sujeito viciado em gás de cozinha, que morreu de "overdose", com a cara sobre as chapinhas do fogão. Parece piada, mas é verdade.
Sentado na faculdade, uma hora depois de sair do serviço, este repórter começa a recapitular o dia que passou, enquanto a professora tagarela algo relacionado à mídia eletrônica. Um estalo: “peraí, escrevi que o gás de cozinha é metano? Não creio!”, raciocino. Corro ao telefone público e ligo a cobrar para a editora. “Pelamordideus, muda aí: gás de cozinha é butano! Butano!”. Já era. A página foi para a impressão. Amanhã, agüenta a gozação.







VISITA ÀS REDAÇÕES
Nesta quinta-feira (dia 17) membros da cúpula do sindicato dos jornalistas de Londrina estarão visitando as redações de Maringá. Informações dão conta que a visita será acompanhada de fichas para cadastramento dos profissionais.





sábado, junho 12, 2004


BRINCANDO COM OS ECONOMISTAS

Para quem não está nem um pingo ocupado, vai uma sugestão: fazer um grupo de economistas correr como bobos atrás de um gráfico, que sobe e desce conforme o movimento do mouse. A brincadeira, disponível no site de um webmaster inglês, enjoa rápido.









sexta-feira, junho 11, 2004


DEFINIDO
Quem assume a edição do jornal O Diário do Norte do Paraná é o jornalista londrinense Rogério Fischer, ex-editor de esportes da Folha de Londrina e ex-assessor de imprensa do Londina Esporte Clube. Fischer começa na segunda-feira.







MUNDO CÃO
Essa eu só acreditei porque presenciei e registrei fotografando... e foi uma das coisas mais engraçadas nas coberturas policiais. A Polícia Militar prendeu na tarde da última quarta-feira (9) dois rapazes em atitude suspeita no centro da cidade. Um deles portava um revólver de brinquedo e usava a máscara do Seu Creysson, do grupo humorístico Casseta & Planeta. Eles estariam abordando pessoas em tentativa de assaltar.



Dá até para imaginar o Seu Creysson assaltando: “Ô criente, mi passa o dinheiriu! Aqui, o assaltio eu agarantio! Us dois ladus sai satisfeitio: eu fico cum o dinheirio e num matio ocê!”





quinta-feira, junho 10, 2004


CAIU
O jornalista Edivaldo Magro a partir de hoje não é mais editor do jornal O Diário do Norte do Paraná. O nome do sucessor ainda não foi divulgado, mas sabe-se que já assume o cargo amanhã. Informações dão conta que é um jornalista de fora da cidade.
Muito se especula sobre a saída de Edivaldo. Ele ocupou por pouco mais de três anos a edição do maior jornal da região.
Corte de gastos (estima-se que o editor ganhava mais de R$ 3 mil) é uma das possibilidades ventiladas.





terça-feira, junho 08, 2004


REPETIÇÃO

O funeral de Reagan foi manchete hoje de centenas de jornais americanos, que utilizaram, inclusive, as mesmas fotos.





segunda-feira, junho 07, 2004


TETO DE VIDRO
O jornal laboratório on-line de uma faculdade de Jornalismo de Maringá traz uma crítica interessante esta semana: há veículos de comunicação locais que reproduzem textos sem citar a fonte. É fato. Mas quem escreveu a crítica esqueceu de se identificar.







MUDANÇA NOS PLANOS
Até a semana passada as propagandas da prefeitura de Maringá na televisão não mostravam o prefeito João Ivo Caleffi (PT).
A estratégia até o momento era fazer publicidade da administração e não do governante. Nesta segunda-feira foi ao ar um filme onde Caleffi fala sobre obras públicas.
E parece que o sotaque maringaense (póRta, péRna, cáRne) está mais evidente na fala do prefeito, mesmo recurso utilizado nas propagandas de empresas locais. Estratégia para agradar ao público?





sábado, junho 05, 2004


CENAS PRIVADAS
O blog Cenas Privadas, escrito pela jornalista maringaense Jéssica Arruda e seu namorado (moram juntos), mostra o cotidiano e as diferenças entre o casal. Em um ataque de neura, por exemplo, Jéssica declara que não se sente na obrigação de ter que fazer sexo todos os dias. Indicado para quem gosta de saber da vida alheia.





terça-feira, junho 01, 2004


TODAS AS NOTÍCIAS POR "2 CENTS"

A publicidade de 1881 do jornal The Chicago Morning News, prometia o que até hoje no Brasil não se vê nas bancas: notícias por um preço barato.
Ainda hoje nos países desenvolvidos o preço de um jornal é irrisório em relação ao ganho médio da população.