· EXPEDIENTE


quinta-feira, setembro 30, 2004


POLÊMICA
Hoje é o último debate entre os candidatos que disputam a prefeitura de Maringá. Alguém arrisca se vai ter baixaria ou não?







TV TAROBÁ EM BAIXA!

Ícone da democracia e promotora de importantes debates na região oeste do estado do Paraná a TV Tarobá (repetidora Bandeirantes) está em baixa perante os cidadãos iguaçuenses.

Nesse ano a emissora promoveu encontros acalorados entre vários candidatos a prefeito das mais importantes cidades do oeste do estado. Foz do Iguaçu ficou à margem. Isso mesmo, a TV Tarobá não promoveu um debate sequer - como se a cidade e/ou os candidatos não tivessem nada a dizer.

Muitas dúvidas e especulações foram geradas em torno dessa “anestesia”. Afinal, para quem não interessava o debate?

O mais hilário de tudo foi a correspondência que a emissora mandou para os candidatos, nela um trecho dizia o seguinte: “uma vez que o debate a ser promovido pela emissora, no dia 29, foi cancelo, os candidatos de Foz poderão se preparar melhor para o debate da Rede Paranaense”. Pode?!







LUIZ CLÁUDIO VIAJANDO...

O Senador José Agripino (PFL-RN) quer explicações do presidente Lula sobre a viagem que Luiz Cláudio da Silva (filho do presidente) fez para Nova Iorque às custas do contribuinte.

A polêmica e indigesta viagem ocorreu no dia 16 de setembro. Luiz ficou sob a responsabilidade de Ronaldo Sardenberg (embaixador do Brasil), o qual levou o rapaz para conhecer alguns importantes pontos turísticos da cidade!





quarta-feira, setembro 29, 2004


DO JEITO QUE O DIABO GOSTA

Faltando quatro dias para a votação nas eleições muncipais, o clima nas campanhas dos candidatos esquenta cada vez mais. Por volta das 19 horas de hoje, a editora do jornal Hoje, Vanda Munhoz, recebeu uma ligação com ameaça de explodir o jornal caso seja publicada uma matéria sobre o manifesto lido por Aldi Mertz no Fórum de Maringá, na segunda-feira. Alguém já ouviu algo sobre "nomes aos bois"?







JUSTIÇA PARA TODOS!

Edson Vidigal, presidente do STJ, continua animadinho nomeando um montão de gente.

Os salários “baixíssimos” para o padrão brasileiro, variam entre cinco e oito mil Reais mensais.

Até agora - se passaram apenas dois meses - já nomeou 39 pessoas.

O destaque fica para José Dion - o qual foi nomeado para o cargo de Diretor -Geral do STJ - que como Engenheiro Eletrônico, deve entender muito de Direito!

Outras nomeações também chamam a atenção: Maria Beatriz Sarney e Lucialice Cordeiro. Maria é neta e Lucialice é ex-nora do Presidente do Senado José Sarney. Lucialice, que foi esposa do ex-ministro Sarney Filho, foi duplamente agraciada: foi nomeada para o STJ e para o Conselho da Justiça Federal.

E depois dizem que o país está mudando...







ZÉ DIRCEU, BONITO OU FEIO?

O primeiro ministro brasileiro, adora chamar todo mundo de “hipócrita”. Cidadão abriu a boca para falar algo (que contrarie os interesses dele, é claro) é chamado de “hipócrita”. Além disso, o Todo Poderoso sempre anexa outros brilhantes e criativos adjetivos para mostrar que todos estão errados e que ele – que é super-legal – é o máximo da moralidade:

Então vamos fazer, rapidamente, o teste do “Bonito” ou “Feio”, para tentar esclarecer alguns posicionamentos:

1) Filho de “político influente” utilizar-se - graciosa e gentilmente - de carro cedido por montadora passear pelo interior do Paraná...
( ) Bonito ( ) Feio

2) Assessor lobista, absolutamente inescrupuloso, morar durante anos com o chefe bonzinho, bonzinho... Quando a “casa cai” o poderoso chefão faz beicinho e cara de vítima e finge que não é com ele...
( ) Bonito ( ) Feio

3) Movimentos suspeitos para “ajudar” algumas empreiteiras a conseguir um contrato fabuloso de inspeção de veículos...
( ) Bonito ( ) Feio

4) Receber R$ 1 milhão em uma maletinha preta - segundo depoimento de irmão de prefeito assassinado - e se fazer de desentendido...
( ) Bonito ( ) Feio

Se você assinalou todos os “Feios” acima, parabéns você ainda está bem acordado. Em um país repleto de cegos, quem tem um olho é presidente e quem tem dois é Primeiro Ministro!








O VOTO É BURRO?
Vale uma reflexão: o ex-prefeito Antônio Belinati (PSL) está em primeiro lugar nas pesquisas em Londrina. Todos sabem do "prestígio" da família na cidade... mesmo com os problemas que se tornaram públicos.

O que me espanta é essa tradição do brasileiro de ter memória política curta. Ou, creio ser mais adequado, a falta de memória. Isso quase que garante uma expressiva votação caso o Collor disputasse a presidência do Brasil novamente ou o Jairo Gianotto saísse de sua tranquilidade na fazenda e anunciasse na campanha: "Eu vou acabar com a roubalheira na prefeitura de Maringá!"







HUMOR
Mais uma misturando política, polícia e mídia. Ontem, a Globo mostrou imagens de arrastões na praia no Leblon, no Rio de Janeiro. Turistas sendo atacados na areia por um grupo de aproximadamente 40 pessoas. O comandante da Polícia Militar disse que o bairro é um dos mais protegidos do mundo e que queria conversar com o cinegrafista amador que fez as imagens porque acreditava ser uma armação política.





terça-feira, setembro 28, 2004


TRANSGRESSOR ARREPENDIDO...

Depois de ter percebido o “deslize” o presidente – simplesmente – pediu desculpas aos jornalistas durante a entrevista coletiva. Na internet o discurso do presidente foi “ajustado” rapidamente e ficou assim: “É por isso que nós... Muito obrigado gente!” É mole ou quer mais?







TRANSGRESSOR...

Lula, cometendo escorregões na inauguração da Av. Radial Leste em São Paulo:

“É por isso que nós temos a obrigação política de levantar a cabeça com muito orgulho e dizer aos companheiros e companheiras de São Paulo inteira, que se as pessoas querem continuar tendo progresso nas políticas sociais não têm outro jeito, dia 3 de outubro é votar na Marta Suplicy para continuar administrando São Paulo”...

Com essas poucas e irresponsáveis palavras Lula marcou três pontos: 1) Banalizou a instituição “Presidência da República”, 2) Transgrediu a legislação eleitoral e 3) Mostrou que o PT é capaz de tudo!







PROBLEMA RESOLVIDO
A opção de comentários voltou ao ar. Podem soltar o verbo. Evitem xingar a mãe do próximo, assim como imputar crimes a pessoas que não foram condenadas. Dedo no olho, cuspe na cara e golpes abaixo da linha de cintura estão liberados.





segunda-feira, setembro 27, 2004


PEGA FOGO
O assessor do candidato dr. Batista foi à TV para criticar pesquisa

Domingos Trevizan, assessor do candidato a prefeito Dr. Batista, foi na tarde de hoje ao ar, na propaganda eleitoral, para criticar a pesquisa realizada pela empresa Experience, publicada ontem.
Aparentando estar irritado, Trevizan lembrou das pesquisas de 2000, que apontavam Jairo Gianoto como líder. Jairo terminou em terceiro e foi embora da cidade.
Na reta final da campanha já tem gente subindo pelas paredes. A pesquisa da Experience pode ter causado desinteira e dor de cabeça em muita gente que tinha como certa a situação de Batista em primeiro lugar.

A bruxa está solta e até Nilson Santos acredita que tem chance de chegar no segundo turno.

Eu tinha fé que Silvio estava fora do páreo. Tinha. A dona de uma lanchonete em que eu sempre como algumas saudáveis frituras já disse que vai votar no Silvio, porque o acho "bonitão". Parece que o candidato da mecha branca faz sucesso entre as quarentonas.
Uma colega de redação foi hoje ao terminal de transporte coletivo e não encontrou eleitores do Caleffi. Encontrou eleitores do Batista e do Silvio. Diferente da maioria dos meus amigos e conhecidos, que vão votar, em sua maioria, no Caleffi ou no Edmar Arruda.
Não tenho mais convicção de nada.







COMENTÁRIOS FORA DO AR
O sistema de comentários do Factorama está fora do ar devido alguma falha no servidor da Globo.com . Neste momento o problema se estende a todos os outros blogs que utilizam o sistema de Comentários daquele servidor. O remédio é ter paciência.







GRAVAMES...

Devagarzinho o PT vai conduzindo as coisas de maneira a manter o povão anestesiado. Trata-se do famoso “Banho Maria”.

Enquanto o Fantástico fala das viagens do Zeca Camargo... Enquanto o Globo Repórter faz uma matéria linda sobre meio ambiente.... Enquanto todos pensam nos bonitos discursos de Lula em Nova Iorque, acabando com a fome no mundo todo... Enquanto aproveitamos o crescimento alucinante do nosso país que já não tem mais problema nenhum...

Enquanto isso, dentre outras coisas "eles" vão criando – sem alarde – o Sistema Nacional de Gravames. A idéia do PT é colocar uma empresa privada para gerir as transferências de registros de automóveis (hoje de responsabilidade dos Detrans).

Além de ganhar um bom (muito bom) dinheiro a nova empresa irá manipular todos os cadastros dos Detrans dos quatro cantos do Brasil. O mais interessante é que - você já pode anotar - a empresa que fará o serviço é a Megata de propriedade do empresário Carlos Alberto Montenegro.

Outro detalhe, além de amicíssimo de José Dirceu o tal Montenegro é dono do IBOPE. Quanta imparcialidade! Quantas singelas coincidências! Aliás, o governo Lula está cheio de “simples e ingênuas” coincidências.

Mas, quem se importa? Está tudo tão lindo!







AS PESSOAS MUDAM...

Aos poucos o PT vai se “adaptando” aos prazeres do poder e com isso vai mudando, mudando, mudando...

Nas reuniões da Câmara Federal a grande surpresa é a “desenvoltura” do deputado Florisval Fier (PT-PR). Com todo aquele jeitão de Karl Marx ele tem “morrido de amores” pela Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) defendendo o interesse das mesmas na Comissão de Defesa do Consumidor.

Na reunião - a qual versava sobre a legalidade dos contratos de alienação fiduciária a partir do registro em cartório - com voracidade capitalista irreconhecível o Dr. Rosinha demonstrou toda a sua boa vontade em defender o capital especulativo.

As pessoas - realmente – mudam!







PESQUISA POLÊMICA
Por motivos óbvios, "primeiro colocado" diz que sempre acreditou em pesquisas

Os candidatos e assessores deram hoje à rádio CBN Maringá suas impressões sobre a pesquisa divulgada ontem pelo O Diário do Norte do Paraná. Confira um trecho das considerações de cada um. O candidato Joba não foi localizado pela rádio.

Eu sempre acreditei em pesquisas.
Silvio Barros

Nós estamos bastante tranqüilos porque ela não retrata a realidade. Essa pesquisa não reflete a realidade de forma alguma.
Claudemir Romancini (coordenador da campanha de Caleffi)

Essa pesquisa foi publicada pela mesma turma que apontava o Jairo como líder nas eleições passadas. É um artifício usado sistematicamente em todas as eleições, para enganar o eleitor.
Domingos Trevizan (coordenador da campanha de Dr. Batista)

O Edmar é o candidato que mais vem subindo. Ele, com certeza, estará no segundo turno.
Diniz Neto (coordenador da campanha de Edmar Arruda)

Todas as pesquisas de Maringá estão sob suspeita.
Wilson Quinteiro

Estou confiante na virada, que certamente irá acontecer.
Nilson Santos

Nós estamos confiantes de que teremos uma boa votação.
Rogério Mello






domingo, setembro 26, 2004


SEXO
Calor aflora desejos sexuais


O desempregado Valmor Reimer Junior, 27 anos, foi detido na manhã de hoje ao mostrar o órgão sexual no Parque das Grevíleas. Duas mulheres testemunharam na delegacia contra o homem que se exibia em via pública.

Este foi o terceiro caso de ato obsceno em dez dias. O calor está deixando os homens maringaenses mais tarados.







ELEIÇÕES
Pra evitar que os comentários fujam do tema texto, segue um post sobre a pesquisa divulgada pelo O Diário hoje. Senão, o post do golpe só ia ter comentários sobre a pesquisa...

Pesquisa de intenção de votos feita com 600 pessoas pela Experience e publicada n’O Diário no dia 26 de setembro. Pesquisa estimulada:

Sílvio Barros – 24,7%
Dr. Batista – 21,8%
João Ivo Caleffi – 17,7%
Edmar Arruda – 9,7%
Joba Beltrame – 4,7%
Wilson Quinteiro – 3,2%
Nilson Santos – 0,2%
Rogério Mello – 0,2%
Branco / nulo – 5,2%
Indecisos – 12,6%

O Factorama continua com a campanha: “Eu acredito em pesquisa... e em Papai Noel, Coelinho da Páscoa, Saci, Curupira, Chupa Capras, ...”





sábado, setembro 25, 2004


GOLPE POLÍTICO

Carlos Gomes Gordo (foto), 38 anos, é carreteiro aposentado e disse ter sido vítima de um golpe, perdendo R$ 200. Ele mora em Campinas (SP) e está em um abrigo em Maringá. Ele teria sido contratado para trabalhar na campanha política na cidade para receber R$ 1,5 mil por 40 dias de trabalho, além dos R$ 200 que pagou para garantir o emprego temporário.

Um japonês chamado Marcos, baixo e usando óculos teria contratado dez pessoas de Campinas e quando o grupo chegou em Maringá, não havia ninguém no lugar combinado. Como Carlos não tinha dinheiro para a passagem de volta, foi para um hotel popular e ficou à espera de ajuda ou de que o tal Marcos aparecesse.

Se sentindo humilhado por ter sido enganado e por ter que recorrer ao albergue, ele procurou ajuda no Fórum, Câmara de Vereadores e prefeitura. Ninguém fez nada pelo carreteiro, que aguarda até quinta-feira – dia que entra no banco o pagamento da aposentadoria – para poder voltar para casa. “Não sou mendigo, sou pobre e só queria trabalhar”, lamentou. O comitê do candidato que Gomes anunciou que fora contratado para trabalhar respondeu que não há nenhum Marcos trabalhando e que todos os que trabalham na campanha são de Maringá.







BASTIDORES
Quanto vale um furo?


Uma das tendências modernas do jornalismo – reforçadas pela internet – é a busca desesperada pelo furo.

Dar uma “notícia” antes do concorrente virou obsessão nas redações.


Mesmo que o leitor não perceba (ou valorize) isso, os editores e repórteres ligam as antenas e qualquer coisa é motivo para “...em primeira mão” ou “...com exclusividade”.

Por outro lado, poucos pensam qual é a participação do leitor nesse ruído da comunicação. Um exemplo é o que aconteceu nos comentários do último post aqui no Factorama. Anunciamos um golpe sobre as eleições e já teve gente escrevendo como se fosse uma denúncia grave envolvendo algum candidato. Deve ter gente que já estava com texto pronto para colocar nos Comentários: “Esse político é um safado!”

Se existe essa supervalorização pelo furo, é porque existem leitores que são receptivos. Afinal, o Notícias Populares não era lido só por formadores de opinião. Com esse pequeno exemplo aqui do Factorama, podemos concluir que o sensacionalismo também ronda as mentes mais favorecidas... considerando que o blog é lido por profissionais da comunicação, políticos, empresários e universitários.
O texto sobre o golpe? Ah, o dia ainda não acabou...





sexta-feira, setembro 24, 2004


GOLPE
O Factorama vai divulgar amanhã, com exclusividade, um golpe dado envolvendo situações da campanha política.







QUEM COMEÇOU A BAIXARIA?
Candidato do PTC gasta os últimos cartuchos contra governo petista

Na tarde de hoje o candidato a prefeito Rogério Mello (ao lado) gastou seu antepenúltimo cartucho na TV contra a atual administração municipal. "Será que fui eu que comecei com a baixaria? Eu não falei da família de ninguém", disse.
Mello referiu-se à gravação de áudio que foi proibida de ser reprisada em seu programa. Assim como os outros sete candidatos a prefeito, ele só terá mais dois programas na TV até o final do segundo turno. Até o último (na próxima quarta-feira) ainda pode surgir muita baixaria. Êba.







INTOCÁVEL...

Recentemente o MST foi autuado mais uma vez. Dessa vez, o valor da multa chegou a R$ 270.000,00. A mesma resulta de um desmatamento promovido pelo MST em Área de Preservação Permanente. Mas, afinal de contas, para que servem essas multas? Só no IAP (Instituto Ambiental do Paraná) o MST tem mais de R$ 15.000.000,00 em multas e autuações, mas, como a agremiação não tem personalidade jurídica e conseqüentemente CNPJ – segundo afirmou o próprio coordenador do movimento o polêmico João Pedro Stédile – as autuações “ficam no ar”, não recaem sobre ninguém. Enfim, não servem para nada!







ENTRE A CRUZ E A ESPADA!

Definitivamente a administração pública nos coloca em cada situação! Se editar a Medida Provisória que libera o plantio dos transgênicos, Lula contraria a ministra do meio ambiente Marina Silva. Se por outro lado não edita a medida contraria os produtores (não somente gaúchos) que já estão prestes a plantar outra safra totalmente transgênica.

É o típico: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! Segundo meu palpite, Marina Silva vai ter que engolir mais um sapo, do tamanho daquele que ela engoliu no ano passado!







URNA ON LINE

Vamos dar outra esquentada por aqui. O Factorama abre espaço para opiniões dos internautas sobre quais serão os dois candidatos que vão para o segundo turno em Maringá. Escrevam os nomes dos candidatos e comentem. Vale lembrar que as pesquisas nas eleições municipais de 2000 davam o candidato eleito nas últimas posições.

Seguem os candidatos: Dr. Batista, João Ivo Caleffi, Sílvio Barros, Joba Beltrame, Edmar Arruda, Wilson Quinteiro, Rogério Mello e Nilson Santos.





quinta-feira, setembro 23, 2004


REQUIÃO É HOJE UM BOM CABO ELEITORAL?

A pergunta acima passa por minha cabeça na véspera de mais uma visita do governador Roberto Requião a Paranavaí. Como a coisa está preta em Curitiba, Requião marcou apenas uma reunião às 9 horas, num salão de festas da igreja de um bairro da cidade. O assunto: pedir voto para seu candidato, Rogério Lorenzetti. Mas será que um político amante das bravatas e promessas não cumpridas, como é o caso do nosso governador (antes que falem alguma coisa, não votei nele), é hoje um bom cabo eleitoral. O pedágio baixa ou acaba. Quem não se lembra desta asneira, que tantos votos conquistou na eleição passada para governador.
Como já citei anteriormente, o mês do "amável" governador, quando o assunto é a Santa Casa de Paranavaí, tem mais de 550 dias. Explico: Requião comprometeu-se a resolver o problema do hospital em um mês e apenas há poucos dias assinou a ordem de serviço. Como diria o caipira: eta, mês cumprido sô. Será um bom cabo eleitoral, quem promete participar de vários comícios na cidade e depois fazer uma reunião às 9 horas de uma sexta-feira?
Esta chantagem eleitoral, tão utilizada pelos candidatos apoiados pelo PMDB e PT, terá o efeito desejado ou os eleitores vão se tocar que cada vez mais o planejamento das administrações municipais é responsável pela liberação de recursos, nos mais diversos setores. Parece até coisa de criança: se vocês não votarem neles eu fico de mal. Quanta palhaçada. Sinto saudade do tempo do MDB velho de guerra, que não teva a participação de Requião como ele gosta de falar. E do PT, quando ainda havia algo de honesto e sincero nas propostas de cunho ideológico. E não esse monte de gente querendo se arrumar. O nepotismo era alvo preferencial dos petistas, agora é mais um tema a ser explicado.
Mas voltando ao tema central deste artigo:

Requião chegou ao cúmulo de afirmar em gravação para o horário eleitoral gratuito do seu candidato em Paranavaí, que se faltasse dinheiro para alguma obra, era só ligar que ele mandava.

Pobre povo paranaense. Principalmente se acreditar em mais esta bravata do homem que tem o leme do navio chamado Paraná. A legislação não permite que isto aconteça. O TSE deveria, para as próximas eleições municipais, baixar uma resolução que penalize os candidatos que fizerem promessas e afirmações que sejam legalmente proibidas ou de impossível execução. Teríamos um descanso do colóquio flácido para acalentar bovinos do discurso de Requião e de muitos candidatos a vereador. Um dia ainda chegaremos lá.







PROMESSAS ESTRANHAS
Na reta final, penúltimo colocado parte para o inusitado em seu programa eleitoral

O candidato a prefeito Nilson Santos surpreendeu ontem em seu programa eleitoral, ao prometer que fundará a Associação Maringaense dos Tomadores de Tereré, caso seja eleito. Penúltimo colocado em todas as pesquisas eleitorais, dificilmente Nilson Santos poderá fundar alguma coisa como prefeito. Outra promessa do candidato é a de reduzir o preço das passagens dos ônibus de R$ 1,65 para R$ 0,96.







CINEMA
O Senhor das Imagens


Pra quem ainda não viu “Farenheit 11 de Setembro” é bom correr aos cinemas. Principalmente os leitores do Factorama que adoram palpitar sobre política e comunicação. O Michael Moore (foto) é o Senhor das Imagens. O cara fez um filme como os anteriores: “Roger e Eu” e “Tiros em Columbine”. A mesma técnica, a mesma abordagem. Ele ridiculariza seu alvo, manipula as opiniões com maestria através da edição de imagens e é muito cara-de-pau. Pra quem trabalha com política ou na imprensa, é fundamental e também serve para ver que a manipulação nos bastidores não é privilégio só de Maringá.

Essa de indicar “Olga” para disputar uma das cinco vagas para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foi uma bobagem tremenda. Primeiro porque é um filme da Globo Filmes, que já ganhou uma campanha de marketing da emissora com destaques em todos os telejornais da tv aberta e a cabo do grupo Globo. Depois que a justificativa de que “é o filme nos moldes da Academia” é uma falta de respeito aos cineastas brasileiros porque não foi escolhido o melhor filem produzido no Brasil e sim o filme que pode agradar mais quem vota na seleção dos filmes. Até parece campanha política!

Os filmes que entram em cartaz este final de semana em Maringá:
- “Rei Arthur”, uma versão pop do clássico medieval;
- “Redentor”, filme brasileiro com Pedro Cardoso e Miguel Falabela;
- “Show de Vizinha”, comédia onde um adolescente tem a vida alterada depois que uma ex-atriz pornô se muda para a casa ao lado.
Mais informações no Cine CBN, que vai ao ar na rádio CBN Maringá, no sábado de manhã.







ALTO NÍVEL...

Depois de discutir com a vizinha sobre uma vaga na garagem, Luiz Carlos Delazari, perdeu a compostura e a agrediu. O Sr. Luiz Carlos é – nada mais, nada menos – que Ouvidor-Geral do Paraná e pai do Secretário de Segurança do Estado.

O mais impressionante é que, apesar de Luiz Carlos ter agredido, quem foi condenada foi a “pobre-mortal” dona Dalva Maciel, a qual foi conduzida até a 1a. Delegacia da capital paranaense e obrigada a assinar sua própria condenação.

Isso é que podemos chamar de “segurança”... Cidadania acima de tudo!









Mais arrecadação para o Parque Nacional do Iguaçu...

Foz do Iguaçu quer que 30% do total da bilheteria do parque fique no próprio parque. A sugestão partiu do diretor do Parque Nacional, Jorge Pegoraro. Hoje, tudo o que o Parque Nacional do Iguaçu arrecada vai para o IBAMA que de lá re-distribui esse montante para custear outros parques (em especial os deficitários).

Esse ano o parque deverá receber algo em torno de R$ 1,5 milhão. A tentativa de Pegoraro é elevar esse valor - imediatamente - para R$ 2,5 milhões.

Quando falamos em Parque Nacional do Iguaçu, lembramos de pronto das Cataratas do Iguaçu, mas o parque (e suas atividades de bastidores) não se restringe a isso.

Para se ter uma idéia, nos últimos 4 anos a Polícia Florestal prendeu 111 “palmiteiros”. Só esse estrago ocasionado pelos “palmiteiros” corresponde à devastação de 130 mil árvores ou 130 hectares de mata! Foram presos também dentro do parque 58 caçadores.





quarta-feira, setembro 22, 2004


PSEUDO ESTADISTA?

A pergunta que fica é: Até quando Lula vai tentar utilizar apenas um slogan para demonstrar que ele é um verdadeiro estadista? Enquanto em Nova Iorque, o nosso presidente - “cheio-de-razão” - pregava o “Fome Zero Mundial”, no Brasil, o programa Bolsa-Família era suspenso! No mesmo dia!

Sem dúvida a idéia de combater a fome no mundo é maravilhosa e importante, mas... “o buraco é mais embaixo”. Primeiro devemos fazer o programa funcionar – perfeitamente – aqui dentro e depois exporta-lo. Além disso discursar é fácil, realizar é muito mais difícil. Ainda mais que a proposta para subsidiar o projeto Fome Zero Mundial passa pela cobrança de impostos sobre movimentação financeira e sobre o comércio internacional de armas!

Difícil...

Fico pensando até quando esse discurso vai sustentar - internacionalmente - a falta do que falar do governo Lula.

PS: A propósito – o então candidato Lula - não era contra o imposto sobre movimentação financeira? Agora ele está gostando tanto do imposto (que tem nome de “contribuição”) que quer internacionaliza-lo! Impressionante!







TUMULTO NA PONTE!

Os disparos de balas de borracha já se tornaram comum na Ponte da Amizade. Todo e qualquer tipo de queixa é motivo para “fechar a ponte”. Mas por que fechar a ponte? Pelo “IBOPE”. Bloquear uma avenida ou rua, não tem o mesmo “impacto”. Enfim... Ontem foi a vez dos mototaxistas que tumultuaram a área por 30 minutos, exigindo melhor espaço para o trânsito das motos (hoje já há uma canaleta exclusiva para motos, mas segundos os manifestantes, está mal posicionada e não atende às necessidades dos usuários). Apenas um mototaxista foi preso. Interessante: Um mototaxista faz, em média, 40 viagens por dia entre os dois paises!








VÍDEO FAJUTO ATACA DR. BATISTA
As baixarias e fraudes pesadas demais para ir à televisão e rádio circulam de forma anônima na internet

A baixaria na campanha eleitoral de Maringá também se prolifera por e-mail. O caso mais recente é a divulgação de um vídeo que tenta nivelar o candidato Dr. Batista a Jairo Gianoto (ex-prefeito) e Paolicchi (ex-secretário de Fazenda, atualmente preso). A edição mostra como “prova” um cheque que Dr. Batista recebeu de Paolicchi. A edição é fuleira e manipula trechos do horário eleitoral de Batista, para conseguir frases como: “Ele continua sendo meu amigo”.
Clique aqui para baixar o vídeo, que tem circulado através de e-mails. Está compactado com Winzip e possui 900 Kb.





terça-feira, setembro 21, 2004


PT (CONTRA)ATACA ADVERSÁRIOS NA REDE
Diferente do rádio e da tevê, PT vai à guerra contra Silvio Barros II na internet

Quem visitar o site da campanha de João Ivo Caleffi (PT) vai reparar que o buraco é mais embaixo na hora de tratar os adversários. Muito diferente do horário eleitoral gratuito. O tratamento mudou desde a divulgação da fita clandestina no programa do candidato Rogério Mello (PTC), a pedido não se sabe de quem.



Abaixo, algumas chamadas da seção de notícias do site da coligação Maringá Para Todos:

- Ricardo Barros foi processado por gravação clandestina
- Atitude de Sílvio Barros inviabilizou divulgação da pesquisa do Ibope
- Relatório: Barros beneficiou outras cidades e desprezou Maringá
- A verdade sobre a empresa Sonda que Rogério Mello finge desconhecer








FICOU NERVOSO
Apresentador se irrita com afirmação durante direito de resposta do PT em seu programa

O apresentador Benedito Pinga de Fogo de Oliveria mostrou irritação hoje, após quatro minutos de direito de resposta do PT em seu programa. O que irritou Pinga Fogo foi a afirmação do jornalista Raí Nascimento, que disse, logo no começo, que aquele direito de resposta se devia a uma informação dita "de forma mentirosa" naquele programa.
Pinga Fogo disse ao final da resposta petista que nunca veiculou mentiras em seu programa e exigiu respeito por parte de Nascimento. O Jornal Hoje Maringá publica nesta quarta-feira uma entrevista com Raí Nascimento, na qual ele responde às críticas do apresentador. Pega fogo a política de Maringá.







MODERNIDADE
Na cidade sem o Joba


As pessoas acham o Joba Beltrame (PV) um personagem folclórico. Porém, poucos sabem que ele tem idéias originais, criativas e é audacioso e marketeiro. O que ficou comprovado quando ele foi prefeito de Iguaraçu em 1993. Ele levou um grupo de bóias-frias para conhecer a praia e ganhou reportagens em veículos de circulação nacional por isso.

Mas, o motivo deste post é a Dia Na Cidade Sem Meu Carro que Maringá vai participar amanhã. No ano passado, Joba apresentou um projeto na Câmara de Vereadores para fazer com que os maringaenses deixassem seus carros em casa no dia 22 de setembro e fossem trabalhar de bicicleta, moto ou de ônibus. O projeto foi reprovado, enquanto outras cidades fizeram o evento e ganharam repercussão na mídia. Curiosamente, vereadores ligados ao PT votaram contra o projeto. E amanhã, o Dia Na Cidade Sem Meu Carro vai fechar um trecho da avenida Brasil como parte da Semana do Trânsito com eventos organizados pela Secretaria Municipal de Transportes.

Em matéria publicada hoje na Gazeta do Povo, Beltrame lamentou que Maringá não tenha participado do evento no ano passado. “Ficou a sensação de perder o bonde. Maringá é uma cidade moderna”, disse.







NO AR
Silvio Barros coloca site pra funcionar a 13 dias da eleição

A 13 dias das eleições, o site da coligação Gente de Maringá entrou no ar para navegação. Até ontem, aparecia apenas uma tela inicial com a foto do candidato Silvio Barros II e seu vice. O único link do site que não funciona é o botão "pesquisas". Quem clicar na opção de pesquisas eleitorais vai cair em uma página de erro. Deu pau na pesquisa deles.





segunda-feira, setembro 20, 2004


CRIMES VIRTUAIS...

Pessoas, de todo o Brasil, interessadas em adquirir produtos importados do Paraguai podiam acessar uma página na internet e comprar mercadorias. O “dono” da página, depois de confirmada a compra, ia tranqüilamente para Ciudad del Este, comprava as mercadorias e enviava - pelo Correio - para o “cliente” (utilizando-se de Notas Fiscais de empresas frias, fantasmas).
Sem pagar nenhum tipo de imposto (Imposto de Importação, COFINS etc.) o negócio prosperava.

O problema é que o esquema “cresceu demais”, aliás, cresceu tanto que o “dono” do site começou a se “perder”... Mandava as mercadorias erradas, atrasava na entrega, perdia-se nos preços etc. Com isso muitos dos seus “clientes” foram ao PROCON reclamar de erros no processo de compra e venda.

Foi só a partir daí que a Polícia Federal - provocada - entrou em ação. A operação denominada “Megafoz” contou com a participação dos policiais locais em parceria com os de São José do Rio Preto (SP). Várias pessoas foram presas, mas todas elas, segundo apurou-se, são meros “laranjas”, os famosos “bagrinhos”.

Alguns dos presos: Marcos Josegrei da Silva, Messias da Consolação Fernandes, Elenice Aparecida de Oliveira Ribeiro, Rogério Luis Pedroso e Carlos César Pedroso.







RESULTADO DAS ELEIÇÕES...

Depois que 173.341 eleitores depositarem os seus sonhos em uma das 570 urnas eletrônicas e se nada de errado ocorrer nos 87 locais de votação, no dia 03 de outubro, às 20:00 horas, Foz do Iguaçu já saberá quem será o seu novo mandatário.

Essa confiança - na velocidade e precisão da apuração - é resultado de uma simulação feita ontem pela Justiça Eleitoral. Após a compilação e envio dos dados, o próprio TRE (por meio de seu representante Dejair de Carvalho) afirmou ser possível apresentar o resultado da eleição iguaçuense em tempo recorde.


Os cartórios convocaram para participar da eleição 2.673 cidadãos os quais irão colaborar com os 400 funcionários da Justiça Eleitoral. Além deles mais 200 pessoas estarão presentes, operando os sistemas de informática, no Floresta Clube (local onde será concentrada a apuração).







FOLCLORE
Santiago Dantas candidatou-se a deputado federal por Minas Gerais. Jango pediu a Doutel de Andrade e Raul Ryff que fossem lá “ajudar o professor na campanha”. Chegaram à uma cidade do interior, foram almoçar com um velho magrinho, muito calado, desconfiado, chefe político do PTB.
Santiago, como sempre fazia, começou a falar muito aplicadamente sobre a história da cidade, seus fundadores, sua economia. Sabia tudo. Não entrava num município sem se preparar convenientemente. Encantou a todos: prefeitos e vereadores. E o velho magrinho, calado, desconfiado, na cabeceira da mesa. Quando se fez um silêncio total, o velinho levantou a voz, a mão em concha sobre os lábios:
- Quer dizer, não é, professor, que o senhor quer ganhar só no “boquejo”?
O professor não queria. Abriu a pasta, acertou as coisas, teve os votos.

Do livro “Folclore Político 4”, de Sebastião Nery, Editora Record, 1982.





domingo, setembro 19, 2004


DEVASSIDÃO
Só mesmo alguém cara-de-pau e muito safado pra dizer que as imagens abaixo não caracterizam cartel nos postos de combustíveis em Maringá.



As fotos foram feitas no sábado de manhã e à tarde. Passamos por dez postos de combustíveis em seis bairros diferentes: Zona 2, Zona 7, Mandacaru, Tuiuti, Liberdade e Morangueira. Todos vendiam o litro de gasolina a R$ 2,18. Se rodarmos por outros bairros, também encontraremos o mesmo preço.

Se isso é mera coincidência, Maringá vai ser sede da reunião anual dos personagens fantásticos. Já confirmaram presença: Papai Noel, Saci, Coelinho da Páscoa, Abóbora do Halloween, Curupira e o Chupa-Cabras. O Sindicato das Bombas de Combustíveis patrocinará o evento que terá desfile de carros alegóricos abastecidos com gasolina dos postos maringaenses.





sexta-feira, setembro 17, 2004


BASTIDORES

A Gazeta do Povo me pediu hoje para fazer uma matéria sobre o foco dos candidatos na reta final da campanha eleitoral. Liguei para todos os candidatos que responderam pessoalmente ou através das assessorias. O curioso é que, por parte de Edmar Arruda, o assessor Diniz Neto não quis comentar as ações e respondeu que o candidato ia seguir o planejamento.

Mesmo com a insistência, ele repetiu a resposta fazendo com que Arruda tivesse apenas duas linhas na matéria, enquanto os outros candidatos ganharam maior espaço e oportunidade de divulgar suas campanhas.


Fiquei curioso para saber quanto ganha um assessor para evitar que o candidato tenha maior repercussão na imprensa – o que é fundamental em uma campanha eleitoral. O que pensariam as direções dos partidos PMDB, PPS e Prona – que formam a coligação pela qual Arruda disputa a prefeitura – ao saberem que um assessor tirou a oportunidade dos partidos aparecerem na mídia tão ou mais que os adversários?

Em tempo: a Gazeta do Povo circula no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Brasília.







ELEIÇÕES
Os problemas continuam crescendo na política maringaense. Os últimos acontecimentos mais importantes envolvem a pesquisa do Ibope que foi cancelada. Na quinta-feira, dois pesquisadores do instituto acompanhados de um fiscal da Justiça Eleitoral entrevistavam moradores no bairro Aeroporto.
Boatos chegaram às redações dos jornais: uma equipe do Silvio Barros estava importunando os pesquisadores, militantes do PT estavam panfletando casas próximas onde a pesquisa era feita, o jornalista Luiz Fabretti foi preso, entre outras. .

A equipe de tv local filmou os pesquisadores para uma matéria a pedido da Band, em São Paulo, e captou uma mulher com camiseta do PT próxima aos fiscais. O juiz eleitoral Rene Pereira ouviu o jornalista e não apreendeu a fita, que teve uma cópia enviada para SP e as imagens exibidas no programa Paraná Notícias na manhã de hoje em Maringá. “O juiz não pediu a fita”, explicou Fabretti ao Factorama. “Eu até ofereci, mas ele não quis”.



O caso se desdobrou hoje com o cancelamento da divulgação da segunda pesquisa do Ibope para Maringá.

O advogado do instituto, André Kauffman (foto), anunciou que o Ibope só faz nova pesquisa em Maringá sem acompanhamento de fiscais. O juiz Rene Pereira respondeu que não retira a portaria e que pesquisa só é publicada se tiver acompanhamento da Justiça Eleitoral.


O curioso é que, em Curitiba, a Justiça Eleitoral vai adotar a mesma decisão do juiz maringaense. Foto: Fábio Martins







SEXO DENTRO DO CARRO
Site divulga lista com os carros mais confortáveis para fazer sexo sem pagar motel

O site espanhol Auto City divulgou a edição deste ano dos Carros do Amor, que é um levantamento dos melhores automóveis para se fazer sexo a dois. São levados em consideração itens como o espaço interno e a inclinação dos bancos. Clique aqui e confira. Dentro do site não deixe de visitar a opção de ver o teste completo. Trata-se de uma simulação com um casal de bonecos infláveis.
Esta é a segunda edição dos Carros do Amor. O vencedor do ano passado foi o Renault Twigo.







DEPRESSÃO...

Mais uma “historinha” do Judiciário Paranaense.

Com “depressão profunda”, aposentou-se recentemente a Juíza Priscila Sarrão, a qual, por alguns meses, esteve à frente da 3a. Vara Cível Iguaçuense. A “inválida” - com menos de cinco anos de profissão - aposentou-se com a integralidade de vencimentos.

Detalhe: ela é esposa do também juiz Eduardo Sarrão e nora do Desembargador Jesus Sarrão.

Dizem as más línguas que quando a mesma é vista - o que ocorre com certa freqüência - nos badalados Shoppings Centers de Curitiba não demonstra estar assim tão depressiva, muito pelo contrário... Sorrindo, feliz da vida!







IMPARCIALIDADE ACIMA DE TUDO...

Quando o assunto é recursos será que Lula – contrariando tudo aquele que pregou e combateu durante os seus 20 anos de oposição – está sendo “tendencioso” com alguns governadores da federação? Será que ele está favorecendo alguns “queridinhos”? Vejamos:

Até o presente momento, o governador Jorge Viana do PT do Acre, por exemplo, recebeu do governo federal R$ 93,00 por habitante. Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu R$ 4,20 por habitante.

Os situacionistas podem afirmar: Ah! Mas esse exemplo não vale, afinal são necessidades, prerrogativas, estruturas, enfim, estados diferentes. Então vamos para a média geral, no país inteiro:

Governadores petistas R$ 32,20 por habitante
Outros governadores R$ 10,50 por habitante

Quando fizeram os cálculos e a disparidade veio – nitidamente – à tona o ministro Aldo Rebelo rapidamente tentou “limpar a barra” do governo: “não há caráter político na liberação de verbas para um ou outro município ou estado... o Orçamento é elaborado para promover o equilíbrio entre as diversas regiões brasileiras”.

Não considero errado o governo - seja ele qual for - “tentar ajudar” os “companheiros”. O que considero tacanho é a hipocrisia; o fato de antes tal gesto ser considerado um “absurdo” e hoje o mesmo, exatamente o mesmo gesto, ser considerado “normal”.

Entra governo e sai governo o “filme” – no final das contas – é sempre o mesmo!








LEITORES, PALPITEIROS E INTEGRANTES DO FACTORAMA UNI-VOS!

Quero propor que este espaço tenha além da maravilha de não ter censura, passasse também a dedicar um pouquinho do tempo de cada um para "analisar" a sujeira feita pelos candidatos a prefeito e vereador. Sugiro criar o Prêmio Cascão de Qualidade e já participo com oito nomes de Paranavaí, que já foram multados em R$ 10 mil cada um, não contando os casos de reincidência (r). Mas, vamos lá:

Candidatos a vereador:

- HELENA RIBEIRO PORTO MACHADO (r)
- VINÍCIO DE SOUZA LIMA
- MIRALVA SILVA RIBEIRO RANGEL (r)
- GILBERTO ALEXANDRE SCHULS (BETO DO HERANÇA) (r)
- JOSIVAL MOREIRA DA SILVA
- PEDRO ODAIR MARUCCI
- JOSIAS ZARELLI

Candidatos a prefeito:
- ROGÉRIO LORENZETTI (r) - PARANAVAÍ







A COISA VAI PEGAR EM PARANAVAÍ

O juiz da 72ª Zona Eleitoral, Marcelo Teixeira Augusto, mandou a Polícia Federal investigar a autoria de um jornal apócrifo, que mostram certidões positivas de cartórios de protesto dos candidatos a prefeito e vice da Coligação União Por Paranavaí, Maurício Yamakawa e Rubens Felippe. Obviamente, como os simpatizantes de Yamakawa, a autoria só poderia do candidato ou da equipe de coordenação da Coligação Unidos Por Você, Rogério Lorenzetti.

Os autores do "informativo" não tiveram o mínimo cuidado para esconder os envolvidos em sua elaboração.

Primeiro: Numa das certidões aparecem os nomes de Lauro Machado, como cartorário, e do vereador e candidato à reeleição, Agamenon Arruda de Souza, como requerente, ambos pertence ao seleto grupos da coordenação da campanha do Lorenzetti.
Segundo: usaram argumentos para "grudar" o nome do atual prefeito, Deusdete Ferreira de Cerqueira, em Yamakawa, esperando que a impopularidade daquele grude no adversário. Inclusive utilizaram um "santinho" em que Deusdete, chamado de negão no jornalzinho, com os irmãos Álvaro e Osmar Dias. Quanto azar, pesquisas qualitativas dão conta que o político paranaense que mais consegue transferir votos é justamente Osmar Dias, sério candidato a governador em 2006.
Terceiro: de forma baixa, demonstrando o desespero da possibilidade de ficar mais quatro anos fora do círculo de poder e, principalmente, de suas benesses, mostraram uma reportagem feita por mim no Diário do Noroeste, em que o assunto era o gasto da campanha informado à Justiça Eleitoral. Usaram um parágrafo com informações retiradas da matéria, até aí normal, mas depois colocaram uma série de perguntas ofensivas a Yamakawa e no final diziam que o conteúdo do texto era do jornal.
Quarto: Até os ataques feitos nos programas eleitorais e ditos nos palanques de comícios pela "Unidos Por Você" (até que daria um bom nome para escola de samba, em São Paulo, por favor) foram as pautas principais do jornal.
Antes que alguém pense que este texto tem algo de favorável a este ou aquele candidato, esclareço que fui assessor de imprensa de Lorenzetti na campanha passada e com o outro tenho apenas relacionamento profissional. O que me levou a escrever estes fatos aqui é que dificilmente um órgão de imprensa, seja de que porte for, iria mostrar estas análises e considerações.





quinta-feira, setembro 16, 2004


UH, CINTIA RUSSI!
Eis a imagem, para quem não conhece


Atenção marmanjos e invejosas: comentários desnaturados sobre a bela candidata Cintia Russi (PTC) serão apagados. A moça é mulher do candidato a prefeito Rogério Mello e alvo de muitos comentários risonhos sobre sua beleza, principalmente nas rodas de barbados. Depois da divulgação de uma fita clandestina, na qual um membro do PT faz gracejos sobre a moça, a turma tem pensado duas vezes antes de manifestar o instinto.







ALTA DOS JUROS...

Observa-se - estando o Brasil com reais chances de crescimento - uma forte retomada na produção dos chamados bens de capital (em sua maioria voltados para o mercado externo).

Justamente por isso o maior desafio da equipe econômica, nesse momento, reside em transferir o bom momento das exportações para o mercado de trabalho.

Para tanto era fundamental a expansão do crédito (a um custo mais reduzido) para fomentar o setor de consumo (em especial os duráveis). Isso era consenso.

O que então significa esse aumento na taxa de juros promovida pelo “todo-poderoso” COPOM? Demasiado conservadorismo? Ou uma pressão inflacionária real e voraz?

Alguns dizem que o aumento nos custos laborais (futuros) seria o motivo principal dessa “pressão”. De qualquer forma, o governo comportou-se bem. Deu liberdade para o COPOM que tomou – com independência – a decisão. Muita gente temia uma “redução forçada” – com o objetivo de alavancar algumas candidaturas municipais (em especial a de São Paulo), o que não ocorreu.

Ponto para o governo!







DESISTIR...

A maratona olímpica sempre foi uma espécie de vitrine da força de vontade. Nessa prova a palavra “superação” esteve sempre presente.

Em 1908, por exemplo, o italiano Dorando Petri, estava liderando a prova, porém estava tão exausto que quando adentrou ao estádio pegou o sentido contrário da pista e desmaiou.

A atleta Etienne Gailly também passou por experiência parecida, desabou, mas reergueu-se e ainda terminou em terceiro lugar.

Dramática também foi a cena protagonizada pelo inglês Jim Peters (em 1954). Ele caiu mais de quatro vezes durante o trajeto. Depois das quedas, recusava a ajuda, pois sabia que se a recebesse seria desclassificado. Faltando apenas 50 metros para a chegada (ele estava liderando) ele se entregou de vez.

A mais recente cena, porém não menos importante, de perseverança foi ilustrada pela suíça Gabriele Andersen-Scheiss que nos jogos olímpicos de Los Angeles (1984) chegou cambaleando e já quase sem os sentidos. Tratava-se da primeira maratona feminina. Aliás, depois de tamanho exemplo de boa vontade, quem se lembra da vencedora? Foi Joan Benoit.

A postura de Gabriele foi fundamental para que os atletas pudessem - a partir de então - receber auxílio médico, durante a prova, sem serem desclassificados.







CENSURA INTERNA
Cesumar bloqueia acesso de acadêmicos e funcionários ao Factorama

O Centro de Ensino Superior de Maringá (Cesumar) bloqueou o acesso ao Factorama. A mensagem que aparece nas telas dos computadores da instituição de ensino não condiz com a linha deste site: “A página que você está tentando acessar contém material impróprio, sem fins acadêmicos, ou que contraria as normas da internet”. Acadêmicos do Cesumar informaram que o site está bloqueado há cerca de seis meses.







COITADINHOS

Uma coisa me espanta nessa polêmica toda da gravação da fita: que os donos de postos de combustíveis fiquem como vítimas. É uma vergonha e absurdo o que acontece em Maringá. Só não acredita em acordo entre os donos de postos que não quiser.

A gasolina em Maringá é uma das mais caras no Paraná. E essa postura dos empresários fica clara como uma estratégia – como uma vingancinha – contra a fiscalização que o Procon vem fazendo. Afinal, se os postos não tivessem nenhum problema, os donos não estavam tão preocupados como aparentam.
Torço para que a cooperativa montada pelo Adílson Coutinho dê certo. Foto: Andye Iore








HUMOR
Essa é para quem defende o PT.



Cartum de Ique, publicado no Estado de São Paulo em 1996.







FOTOGRAFIA
A comissão julgadora do concurso de fotografias sobre os ipês floridos se reuniu na manhã de ontem na prefeitura para selecionar as fotografias (foto abaixo). Ciro Braga Farah (secretaria de Meio Ambiente), Cássia Sakaragui (professora Biologia da UEM), Aldemir de Morais (fotógrafo da prefeitura) e os jornalistas Andye Iore e Marcelo Bulgarelli analisaram as fotos ontem.



O concurso teve 43 inscrições. Infelizmente, apenas 14 participaram da seleção. É incrível como as pessoas são acomodadas e desinteressadas e não leram o regulamento que tinha especificações bem claras. Foram enviadas fotos fora do tamanho estipulado, fotos digitais quando se pedia que fossem enviados os negativos e outras irregularidades que desclassificaram mais da metade dos participantes. Foto: Andye Iore







BAIXARIA
A serviço de quem?


O candidato Rogério Melo (PTC) ataca João Ivo Caleffi (PT) de todas as formas possíveis. Na noite de ontem, o candidato do PTC mostrou durante seu pouco mais de um minuto no horário eleitoral um contrato. O papel seria a prova de que a administração petista em Maringá tem rabo preso com alguma coisa. Melo mostrou o documento e não explicou seu significado. Não falou um “a” sobre o que significava aquilo. Enquanto o papel era mostrado na TV, não havia áudio. Todo mundo ficou boiando.
Ainda na tarde de ontem, o candidato pediu a impugnação da candidatura petista. Seu advogado chegou a dizer à rádio Cultura AM que a administração atual teria mais podres escondidos do que a administração de Jairo Gianoto. Ao lado, desenho do chargista Rafael, publicado na edição de ontem do jornal Hoje Maringá. Melo aparece como o padre maluco, que atacou o maratonista brasileiro em Atenas.





quarta-feira, setembro 15, 2004


VAI DAR MERDA!

Chico Buarque de Hollanda, ainda não “abandonou o barco”, mas sugeriu para Lula a criação do Ministério-Do-Vai-Dar-Merda! Segundo o artista, o propósito ímpar desse “novo ministério” seria alertar o governo.

Toda vez que Lula tivesse que tomar uma medida ele faria uma consulta ao Ministro da Merda. Dependendo do resultado o Ministro diria o seguinte: “Olha, presidente, não faz isso não que vai dar merda!”

E assim vamos nós, em meio à chacota e à esculhambação; “eles” fingindo que sabem o que fazem e “nós” fingindo que acreditamos. Ou você acha que o Chico Buarque de Hollanda iria se prestar a tal papel se tudo estivesse bem!







FABÍOLA...

E como terminou o caso Fabíola? Para quem não se lembra, Fabíola Rodrigues Santos da Silva, no auge dos seus dezoito aninhos, posou nua em um gabinete do Ministério da Agricultura (tendo como “pano de fundo” – nada mais, nada menos – que a Esplanada dos Ministérios).

As fotos (dessa vez de sexo explícito) da moçoila também já estão na net. Comenta-se à “boca pequena” que três cabeças (e das grandes) irão rolar, desde que – é claro – não sejam de amigos do presidente, pois se assim forem serão promovidas (como ocorreu com o Henrique Meirelles).

Quando a gente pensa que já viu de tudo é sempre surpreendido...





terça-feira, setembro 14, 2004


HECTOR BABENCO ABANDONA O BARCO

Outro dia publiquei os novos pensamentos de Saramago com relação ao governo Lula. Hoje é a vez do cineasta Hector Babenco (Passageiro da Agonia, Pixote, O Beijo da Mulher Aranha e Lúcio Flávio). Veja o que ele disse no jornal argentino “La Capital”:

“Sim, me decepcionei com Lula... Quando Lula chegou ao governo traiu seus ideais e só aí se deu conta que não estava preparado para o verdadeiro exercício da política. Aliás, como qualquer outra profissão. Hoje ele está cada vez mais deprimido, bebendo cada vez mais e com o partido totalmente carcomido”.

Talvez Babenco - para alguns - não tenha o mesmo prestígio e influência que Saramago, mas funciona como “termômetro internacional” pelo menos na área artística e cultural.







VALORES...

Às vezes temos a impressão que o Brasil não tem jeito. Mas, nem tudo está perdido! Incompetência não é privilégio nosso. Quer ver?

Depois de mais de 07 meses de espera, a Sra. Gilda Vieira de Mello perdeu a paciência e ameaça processar a ONU caso ela não receba uma Certidão de Óbito “razoavelmente digna” para o seu filho o embaixador Sérgio Vieira de Mello (uma das poucas unanimidades brasileiras) falecido no Iraque em 19 de agosto de 2003.

Dona Gilda classificou a Certidão que recebeu como “imprestável”. Só para se ter uma idéia, a Certidão não contém Visto Consular, nem a filiação do embaixador, nem – pasmem – a profissão do mesmo. Vários trechos do documento são ilegíveis.

Lembrando que Vieira de Mello ficou por mais de três horas soterrado sob os escombros resultantes do atentado a bomba no prédio da Organização (a qual ele tanto defendia).

Se a ONU é assim, imagina o resto!







ESSA É BOA!
A vendedora do jornal Hoje, Isa, vendo o horário eleitoral gratuito na televisão saiu com essa:
- Se eu fosse candidata a vereadora ia dizer: Votem em mim porque eu quero ganhar R$ 5,8 mil e não estou achando um emprego com esse salário!







Sorvete como adubo

Finalzinho de 1957. Américo Dias Ferraz, então prefeito de Maringá, sentado em seu suntuoso Bar Columbia (na avenida Getúlio Vargas, ao lado de onde está hoje o Edifício Três Marias), com seu jeitão popular, conversa com amigos.
DE repente, uma dúzia de garotos , de 12 anos pra baixo, entra no bar. Os funcionários do luxuoso estabelecimento endoidam e vêm de encontro aos garotos. Américo assiste à cena e manda os garotos entrarem.
- O que vocês querem? – pergunta o prefeito. O maior deles, Sebastião Gomes da Costa, pioneiro maringaense no ramo da publicidade, responde sem pestanejar.
- Sabe, seo Américo, nós trabalhamos pro senhor nas eleições e todas nossas famílias votaram no senhor... a gente queria comemorar com o senhor... não dá pra pagar sorvete pra nossa turma?
Dando uma gostosa gargalhada, Américo mandou servir a molecada, bradando em voz alta.
- Dá sorvete pra essa turma. Vamos adubar mais uma penca de eleitores e garantir outras eleições.
O sonho de Américo Dias Ferraz virou sorvete, terminando com seu polêmico mandato de prefeito. A gurizada, entretanto, se refestelou até lamber os beiços.

Do livro “Boca Maldita – Poucas e boas das velhas raposas”, de Osvaldo Reis – Editora MRM – Maringá (PR) – 1994.





segunda-feira, setembro 13, 2004


DETETIVE

O candidato Rogério Mello (PST) surpreendeu no horário eleitoral gratuito de hoje. Ele colocou no ar a gravação de uma conversa entre membros do Partido dos Trabalhadores (PT) falando sobre combustíveis e comentários em tons de brincadeira sobre a mulher de Mello, a candidata a vereadora Cintia Russi. O Factorama entrou em contato com Rogério para saber se ele vai tomar alguma medida judicial, mas ele estava em reunião e pediu para ser procurado mais tarde.







Caleffi coloca jingles na net
Diversos jingles do candidato a prefeito de Maringá João Ivo Caleffi (PT) estão disponíveis em seu site. Mas não dá para fazer download. Não sei porque a restrição. Quem quiser escutar as músicas tem que ter o plugin Flash instalado no computador, além de contar com uma conexão rápida. Para acessar os jingles o visitante deverá procurar na página principal do candidato o ícone de áudio.







DESFOCADO

Mais um debate entre os candidatos a prefeito de Maringá. Desta vez foi na Tv Maringá/Band e também não contou com a presença de Dr. Batista. O debate durou duas horas, foi fraco e quase como um replay dos anteriores. Os veículos continuam insistindo na fórmula de “comandar” o ritmo do debate e isso evita com que outras abordagens sejam dadas.


Está difícil enxergar algo no debate

Foram cinco blocos e Silvio Barros continuou insistindo na administração familiar: “... o meu pai fez isso, o meu irmão fez aquilo...”. Wilson Quinteiro voltou a dar suas “cutucadas” sutis e certeiras: “... Maringá teve um grande aumento de IPTU no governo de Ricardo Barros...”. Já o atual prefeito João Ivo Caleffi disse que Rogério Mello está desinformado passando dados errados em suas constantes críticas e também disse achar muito estranho a invasão do lixão depois de dois anos com os catadores trabalhando nas cooperativas. Edmar Arruda criticou a ausência de Dr. Batista: “... ele não teve coragem de vir ao debate...”.

Nilson Santos voltou a dar declarações engraçadas. Ele disse que vai estar presente onde tiver uma trave em Maringá quando falou de esportes e lazer. Mas, levou os adversários ao riso quando disse que vai dar tudo para o empresário montar indústria em Maringá “Menos aquilo que vocês estão pensando!”. Sobre o mesmo tema, Rogério Mello cometeu um deslize ao dizer que vai tirar os malabaris das ruas para ensinar as crianças. A Secretaria de Cultura já tem um projeto em andamento sobre uma escola de circo. Matéria sobre isso foi publicada no último sábado na Gazeta do Povo e no domingo no Hoje Maringá. Liberem as feras, deixem os candidatos perguntarem o que e para quem quiserem!





sábado, setembro 11, 2004


PLIM PLIM
A propaganda eleitoral do candidato Edmar Arruda utilizou ontem, durante alguns segundos, uma arte semelhante à da Rede Globo sobre as "Eleições 2004". A arte apareceu no momento em que o deputado federal Pastor Oliveira prestava seu apoio ao candidato da coligação Mais Maringá. Ficou o cheiro de cópia.
Ao lado, a reprodução da propaganda de ontem e da arte utilizada pela Globo.












sexta-feira, setembro 10, 2004


BASTIDORES

A reunião foi quente hoje à tarde no Fórum sobre a portaria 03/2004 que determina o acompanhamento de fiscais da Justiça Eleitoral nas pesquisas feitas pelos institutos em Maringá. O representante do Data Vox, Carlos Leite, se mostrou nervoso, desafiou o juiz Rene Pereira da Costa dizendo que não tinha como acompanhar os funcionários de seu instituto e tentou colocar situações para exemplificar. No final da reunião, Leite questionou o juiz se a Justiça Eleitoral teria funcionários disponíveis para fiscalizar uma pesquisa feita hoje às 8h. Rene disse que se ele quisesse testar a fiscalização, era só ir registrar a nova pesquisa. Depois de encerrada a reunião, Carlos disse que não queria falar com a imprensa, mas acabou cercado pelos jornalistas fora da sala e falou.
Além de da Costa, também estava presente a promotora de Justiça Elza Kimie Sangale.

Ambos deram declarações indicando que as pesquisas para prefeito em Maringá apresentam suspeitas de manipulação. Os representantes dos institutos se mantiveram em silêncio sobre isso.


O curioso da história é que, em uma das várias argumentações do Data Vox, Leite questionou se a apuração da pesquisa também seria fiscalizada. Ao receber resposta afirmativa do juiz, Carlos insistiu: “Mas, se for na minha casa, o fiscal vai lá?”
“- Vai onde for feita a apuração!”, respondeu Rene. “Só que você não vai apurar na sua casa. Vai ser no endereço onde vocês registraram a pesquisa comigo”
Um silêncio incomodo tomou conta do representante do instituto. O Factorama consultou algumas fontes e foi informado de que o endereço dado pelo Data Vox é o do comitê do Deputado Federal Ricardo Barros.







ENQUANTO ISSO...

Muitos pensavam que no decorrer dessa campanha muitos “depoimentos” viriam à tona com o intuito de elucidar o atentado ocorrido contra o Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, vereador Adilson Ramirez Rabelo.

No entanto, já estamos nos aproximando dos últimos dias de campanha e fora o questionamento do candidato Flávio Nakad – apresentado nos primeiros programas eleitorais - nada mais foi comentado.

É impressionante! Atentaram contra a vida da segunda autoridade do município e até hoje o caso não foi elucidado. Não há pistas. Tentam “desesperadamente” incriminar três ou quatro “bagrinhos” mas não há sequer sinal do(s) verdadeiro(s) mandante(s).

Lembrando que o atentado ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2003, em uma das mais movimentadas avenidas do município e em plena luz do dia (logo após o Adilson ter assumido a Presidência da Câmara).

Enquanto Adilson recupera-se lentamente a família buscou ajuda no programa da Rede Globo - Linha Direta. Novidades estão a caminho!







quinta-feira, setembro 09, 2004


BARROS EM PRIMEIRO?

A pesquisa do Data Vox Brasil, publicada na edição de hoje do Jornal do Povo de Maringá (JP), é polêmica. Não acredito que o candidato Silvio Barros termine esta eleição em primeiro ou segundo. Nada pessoal. Só que não conheci até agora alguém que vá votar em Barros.








O Factorama entrevistou os candidatos da Coligação de Quem Não Falamos, para saber o que eles acharam da pesquisa publicada pelo JP.

Macaco:
Banana para eles



Mula:
Tô c* e andando




Múmia:
Essa pesquisa é uma enrolação




Poste:
As pesquisas internas indicam que permanecemos na mesma posição








TÚNEL DO TEMPO
Pesquisa do Instituto Alvorada, publicada no Jornal do Povo de Maringá em 5 de setembro de 2000. Faltavam 26 dias para as eleições.

Acompanhe os números:

Jairo Gianoto: 29,5%
Dr. Batista: 16%
Cida Borghetti: 15,3%
Silvio Name: 7,3%
José Cláudio (foi quem ganhou): 5,3%













REUNIÃO HISTÓRICA
Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Saci analisam a manchete "Silvio Barros lidera"






















A LEI DOS FLANELINHAS NUNCA FUNCIONOU

Está cada vez mais difícil estacionar o carro em Maringá. Numa cidade onde o número de veículos por pessoa ultrapassa a normalidade as complicações são muitas.
O motorista é o que mais sofre. Faltam vagas e sobram flanelinhas pelas esquinas da cidade. Alguns você vê que realmente necessitam do sub emprego, outros se utilizam de força, constrangem e coagem na hora de fazer a cobrança.
Mesmo tendo que pagar o estacionamento regulamentado da prefeitura, ainda somos obrigados a pagar um guardador de carro aqui outro ali. Falar que não vai pagar pode significar um risco no veículo ao voltar.
Diante de tal situação fica uma lei inócua, que foi aprovada pela Câmara de vereadores e que jamais saiu do papel, a lei proíbe a ação de flanelinhas no centro da cidade. O problema é que não adianta proibir se não está definido quem vai fiscalizar. Do jeito que está a prefeitura não fiscaliza e muito menos a polícia.

O que mais acostumamos ouvir é “isso é um problema social” e nada mais. Problema social vai virar mesmo é o motorista que se vê obrigado a pagar o Estar e o flanelinha, pois um da multa e o outro risco no carro.

Enquanto ninguém encarar o problema de frente, o motorista vai continuar pagando duas vezes para estacionar o automóvel, e o que é pior sem ter nenhuma segurança, pois qualquer dano causado ao carro nem flanelinha nem Estar da prefeitura de Maringá serão responsabilizados.
Enquanto isso, nos resta pagar por estacionamento mensal ou então deixar o carro num estacionamento de shopping, que diga-se de passagem fica mais em conta do que Estar ou flanelinha. Afinal, já estamos acostumados a pagar mais do que uma vez para termos um único serviço, e na maioria das vezes mal prestado.







JINGLE DO DR. BATISTA EM MP3
O jingle mais simpático da campanha em Maringá tem a cara da cidade: ritmo caipira

O melhor jingle da campanha para prefeito este ano em Maringá é do candidato Dr. Batista (coligação Maringá Melhor). A música não sai da cabeça, perfeita para causar a simpatia da massa (diferente da presença do candidato no vídeo).
Para conseguir o arquivo de áudio tive que ir até a produtora responsável pela campanha do Dr. Batista.

As campanhas locais não estão aproveitando todas as opções de mídia. Nenhum candidato colocou seu jingle disponível para ser baixado na internet. O Dr. Batista por exemplo, nem tem site.

Para baixar o jingle do Dr. Batista, em MP3, clique aqui. O arquivo está compactado com Winzip. O tamanho é de 1.33 MB.







PAUTA
Retomando o tema pauta nos jornais, que foi tema de debate no Cesumar semana passada, fiz uma busca na minha biblioteca em casa e encontrei um livro que tem abordagens interessantes.

“O repórter que ficar esperando o grande assunto lhe cair nas mãos para fazer a grande matéria da sua vida vai é morrer de inanição.”

“... eles ganham para dar serviço aos outros e têm que faze-lo mesmo quando não há bons assuntos na pauta.”, sobre os pauteiros.

“... muitas vezes, somos obrigados a tirar leite de pedra... pegue só o tema que lhe deram, esqueça o resto da pauta e vá a luta – afinal, você é um repórter, e não um mero preenchedor de formulários.”

“Com pauta ou sem pauta, lugar de repórter é na rua”

Do livro “A Prática da Reportagem”, de Ricardo Kotscho. Editora Ática – São Paulo (SP), 1995.





quarta-feira, setembro 08, 2004


SEMANA DA PÁTRIA
Na semana da Pátria o melhor é lembrar de Vargas para não ter que reconhecer que tudo começou onde tinha parado, na velha condição da colônia.
Quando os primeiros portugueses atracaram, lá em Porto Seguro, que agora incrustrada na Bahia faz efeito turístico que nos 500 anos nem os índios puderam ver, o Brasil começou o seu caminho de autoritarismo e escravidão.
A exploração e a escravidão dos indígenas e dos negros ainda formam o nosso "mau" caráter recheado de discursos democráticos em relação a raça e do patriotismo honesto do brasileiro interceptado por um irlandês. Não somos o Wanderlei, mas sim o Paulo Cesar, o Fernando e o Jairo. Estes brilham em nosso cotidiano com uma abundância de "Pau-brasil" que todo o extrativismo que levou o ouro do Wanderlei não foi capaz de extrair de nossos dias. Lá estão eles em retratos de jornais e cabinetes, os inimigos nacionais.

Mas de todos os males que habitaram o poder, seja ele na dimensão que for, o pior é ver em nosso o espelho a falta de memória. Por isso, é melhor lembrar de Vargas e do suicídio principalmente. Se alguém valeu mais morto do que vivo foi Getúlio.Um homem político mesmo depois de morto.

Muitos, na incompetência de discutir o sério, ficam nas memórias safadas de um Vargas mulherengo e cheio de defeitos pessoais. Mas defeitos Dom Pedro I tinha em abundância e se quer soube morrer de forma política. As doenças venérias de Dom Pedro I o condenam por uma prostituição que foi além de sua vida particular, o suicídio de Vargas jamais denunciou suas amantes. Por isso temos que diferenciar na Semana da Pátria a independência do caráter da nação. Entre os inúmeros "caras-de-pau-do-brasil" é melhor lembrar madeira tombada do que o mato e da erva daninha que ainda estão em pé.







PATRIOTISMO

Tem muita gente que acha besteira esse papo de patriotismo. Foi legal ver no desfile de hoje de manhã, na avenida XV de Novembro, como adultos e - principalmente - idosos ainda valorizam esse sentimento.



Mais bacana ainda foi falar com a pioneira Vila de Oliveira, 77 anos. Ela estava sentada na primeira fila da tribuna para convidados na avenida e lembrou, com os olhos úmidos, de quando chegou em Maringá em 1954. "É lindo ver esse desfile onde antes só tinha barro!"



Também foi legal conferir que o público aprovou a participação da Trupe Aerocircus, de Londrina. Foi o bloco mais aplaudido do desfile. Como todo bom felliniano, não dá para discordar do público.
Fotos: Andye Iore





terça-feira, setembro 07, 2004


SETE DE SETEMBRO E A ANESTESIA!

Realmente o desfile comemorativo de Sete de Setembro em Brasília foi bem legal! Esses desfiles são sempre parecidos, mas servem de estimulante.

Não quero ser "estraga prazeres" e também não vou - pelo menos nesse momento - questionar a preocupante relação (demasiadamente estreita e exagerada) entre política e patriotismo, proposta pelo governo Lula (apesar do tema ter sido abordado em vários veículos nacionais, com destaque para o comentário do jornalista Gilberto Dimenstein na rádio CBN).

Todos nós estamos felizes, olhando com imenso patriotismo o desfile e por alguns instantes esquecemos dos nossos problemas. Enquanto isso não "reparamos" que a Petrobrás publicou um edital para construir duas plataformas a P-51 e a P-52 e que os gastos somavam US$ 1 bilhão. Depois, durante a licitação, o governo achou melhor não construir as duas; vão apenas construir, nesse momento, a P-52. Até aí nada de mais, o problema é o preço dessa: US$ 923 milhões, ou seja, quase o valor inicial que seria gasto para construir as duas!


Matemática estranha... "Vamos fazer duas plataformas, vamos gastar nas duas US$ 1 bi... Não vamos mais fazer uma delas, vamos gastar US$ 1 bi do mesmo jeito!"

Tenho medo dessa tênue linha. Quando precisam do povo incrementam o nacionalismo! Todos começam a torcer com toda a força para o Brasil (então começa a confusão, entre Brasil e Governo).

A partir daí, qualquer um que questionar ou apontar falhas é considerado traidor da pátria, antinacionalista. É assim que funciona!





segunda-feira, setembro 06, 2004


SARAMAGO ABANDONA O BARCO

O conceituado escritor português José Saramago (Prêmio Nobel da Literatura em 1998 - o primeiro para a língua portuguesa) já não "morre mais de amores" pelo presidente Lula.

Polêmico, entusiasta do socialismo e das teses esquerdistas, Saramago fez a seguinte afirmação no começo do mês para BBC: "Lula não é a mesma pessoa".

O que acontece na vida real é muito semelhante ao escrito no seu livro O Homem Duplicado, quando um homem acorda e descobre um outro homem - exatamente igual a ele - mas com uma trajetória de vida completamente diferente.

"Aplaudi, apoiei, todos nós festejamos a vitória de Lula, mas nesse momento sou bastante crítico, os problemas sociais foram postos de lado", fazendo referência à visível submissão de Lula ao FMI.

Saramago destacou ainda como falhas do governo Lula a não decolagem do programa Fome Zero, o problema da distribuição da terra e as obscuridades envolvendo o Presidente do Banco Central - Henrique Meirelles.

Concluiu afirmando: "O Lula que conhecíamos não tomaria muitas dessas medidas que "esse" Lula tomou!"

Sem dúvida, um duro golpe - internacional - para Lula.







SOBRENATURAL
Capeta "abaixa" em mulher em Sarandi


Uma mulher conhecida como Maria das Cadelas, aparentando cerca de 30 anos de idade, protagonizou uma cena típica de filme de terror na noite de ontem em Sarandi. Após encher a cabeça de cachaça, ela saiu correndo pelada na rua, dizendo que estava possuída pelo demônio. A PM não conseguiu deter a mulher e pediu reforço para uma Kombi cheia de evangélicos, que passava pelo local. Os religiosos arrastaram a mulher para dentro da Kombi, a fim de exorcizá-la. Gritaria e urros. "Eu estou com o capeta no corpo! Urrrhhh!", esgoelava Maria. O editor de imagens do programa policial Maringá Urgente disse que ficou assombrado ao editar os 20 minutos de filmagem. "Quando fomos ver a fita da gravação, percebemos que havia uma outra voz, rouca, falando algo incompreensível", revela.
Claro que perguntei se a endemoniada era bonita. "Dá para o gasto", disse o editor.







CINEMA
Estréias nos cinemas de Maringá

Alien versus Predador – ficção - 1h27 – direção de Paul Anderson (“Mortal Kombat”).
Duas raças de alienígenas lutam em um ponto remoto da Terra. Um grupo de cientistas é enviado para o local e nem imagina o que pode acontecer. Crossover entre os personagens de séries de terror do cinema: Aliens (1986) e Predator (1987). Antes do cinema, os personagens já se encontraram nas hqs e video game.

A Vila – suspense - 2h – direção de M. Night Shyamalan (de “Sexto Sentido” e “Sinais”)
Uma vila isolada da civilização parece ser o lugar ideal para se viver. Desde que as criaturas assustadoras que habitam um bosque próximo não visitem a vila. Mas, alguns moradores estão dispostos a descobrir os mistérios do bosque e podem colocar em risco a segurança da vila. O cineasta mantém o estilo reviravolta na trama e sustos no público. O final pode decepcionar muita gente, mas vale uma reflexão sobre a relação com a paranóia que passa os EUA. Shyamalan repete a ponta com nos filmes anteriores.

Ser e Ter – documentário francês - 1h44 – direção de Nicholas Philibert
Mostra a evolução de crianças no começo da vida estudantil - dos 4 aos 11 anos - em uma escola rural. O filme revela a mudança na personalidade e como elas lidam com as novas descobertas.

Bilheterias nos cinemas americanos no final de semana:

1. Ying Xiong - filme de ação chinês com Jet Li - U$ 18 milhões
2. Anacondas: The Hunt for the Blood Orchid - U$ 12 milhões
3. Without a Paddle – comédia - U$ 8 milhões





sábado, setembro 04, 2004


LIGAÇÕES PERIGOSAS
Qualquer caminho leva a Deus


O dia 11 de setembro de 2001 ficou marcado pelos atentados terroristas nos Estados Unidos. As Olimpíadas de Atenas ficaram marcadas pelo protesto do ex-padre irlandês que invadiu a pista e evitou que um maratonista brasileiro ganhasse a medalha de ouro. Dois eventos diferentes. Mas, com a mesma essência: fundamentalismo religioso.
A reflexão surgiu após assistir ao filme “A Vila”, de Shyamalan, e fazer uma matéria sobre o evento Hallel, que começa hoje em Maringá e tem a expectativa de atrair mais de 120 mil fiéis.

A fé move montanhas... e também prédios, caravanas e, infelizmente, vidas.


No filme do cineasta que fez “Sexto Sentido”, há um paralelo sutil com a atual realidade dos americanos. O isolamento que Bush impôs colocando o país como dono da verdade suprema e, por outro lado, a paranóia vivida pelo país que parece ser vítima todos os dias de novos atentados. Já por parte do islamismo, quem sabe um pouquinho sobre a rotina dos que seguem o Corão, tem a noção de como os Estados Unidos é conceituado como o próprio capeta.

No caso esportivo, Vanderlei Cordeiro me disse que quem faz uma coisa daquela, não pode ter Deus no coração. Ou seja, o tal fanático religioso fez um ato para chamar a atenção para uma mensagem que remete aos seus dogmas religiosos, mas foi completamente contrário ao prejudicar o próximo.

No Hallel maringaense temos a igreja católica expandindo seus dogmas. Eventos que seriam considerados como uma blasfêmia antigamente, hoje contam com a participação de milhares de pessoas que passam dois dias festejando como se fosse um carnaval. Há shows de rock, apresentação de teatro, danças, feira de produtos religiosos e pregações de diferentes segmentos da igreja. Como os badalados festivais alternativos ingleses de Reading ou Glastonburry, onde há diferentes ambientes e cada um escolhe o que mais lhe interessar. Qualquer caminho vale para ficar mais perto de Deus. Mesmo que não seja adequado.





sexta-feira, setembro 03, 2004


MEDALHA E BERÇO DE OURO

Mais um medalhista olímpico chegou a Maringá ontem à noite. O levantador titular da seleção brasileira de voleibol, Ricardinho, foi recepcionado pelos parentes e amigos com uma festa surpresa no restaurante da família.

Ao contrário de Vanderlei Cordeiro que foi recebido pelos amigos pobres, que mal tem equipamento para treinamento, a festa para Ricardinho tinha a high society maringaense. Gente chegando em Mercedes e Peugeot, mulheres elogiando as roupas das amigas, outras mostrando a marca do biquíni porque tomaram sol à tarde, entre outras banalidades. Isso sem contar a superprodução com canhão de luz, chuva de papel prateado (não deveria ser dourado?), etc. O atleta deu outro clima à festa mostrando simpatia e um otimismo apostando na participação de mais uma olimpíada. Ele embarca para a Itália em dez dias para iniciar os treinamentos no Modena.
Foto: Andye Iore





quinta-feira, setembro 02, 2004


POR QUE NINGUÉM ME PERDOA?

Recentemente o presidente Lula “perdoou” mais uma dívida internacional. Que bonito! Como ele é b-o-n-z-i-n-h-o! Esse perdão custou aos cofres federais (leia-se seu bolso) algo em torno de 960 milhões de Reais.

Desde o seu primeiro dia de mandato, até hoje, Lula já relevou 1,183 bilhão de Reais em dívidas internacionais, ou seja, quase dois milhões de Reais por dia! Esse valor poderia ter ajudado, durante um mês, 4.550.000 pessoas com um salário mínimo.

E depois você ainda reclama de pagar imposto! Por que não gosta de paga-los, só porque o nosso presidente acorda de bom humor e sai por aí perdoando dívidas?

Agora, se você ficar devendo R$ 5,00 de Imposto de Renda eles irão - vorazmente - lhe cobrar. E se você não pagar eles irão lhe executar! Você terá, inclusive, que nomear bens à penhora; bens esses que, em último caso, irão a leilão. Ou seja, de qualquer forma você terá que pagar, a menos que você queira envolver-se em encrenca.

E tem mais: experimente, por exemplo, pedir em uma praça de pedágio - qualquer uma - um desconto de R$ 1,00. Você acha que eles lhe concederão?

Por que não há perdão de qualquer espécie para nós brasileiros?







VANDERLEI
Quando o reconhecimento encontra o rancor

O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, 35 anos, foi recebido como herói ontem à tarde em Maringá. O medalhista olímpico está passando uma imagem humanística dizendo que não guarda rancor do fanático religioso irlandês que o agrediu na maratona em Atenas.

Porém, ele deixou escapar uma decepção quando foi perguntado sobre a recepção que estava tendo em Maringá. "Pela primeira vez estão reconhecendo o meu trabalho", disse no aeroporto. Amigos de Vanderlei disseram que ele teria solicitado há alguns anos ajuda da prefeitura de Maringá para viajar para disputar uma prova em outra cidade e não conseguiu.

Outra que poucas pessoas ouviram e viram foi a cobrança feita em voz baixa para a repórter da Tv Cultura/RPC, Solange Riuzin, em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros. Antes das Olimpíadas, a tv maringaense fez uma matéria com o atleta e colocou a imagem do corredor Elenílson Silva. "Pô, a Globo não pode fazer isso comigo!", reclamou ontem.

As reclamações continuaram hoje de manhã quando Vanderlei participou do programa Paraná Notícias, de Luiz Fabretti, na Tv Maringá/Band, e depois concedeu uma entrevista exclusiva a este que aqui escreve em sua residência pouco antes de embarcar para São Paulo. "Não concordo que os atletas devam pagar R$ 30 para treinar na pista da UEM", comentou a suposta cobrança de uma taxa para manutenção da pista de atletismo. Foto: Andye Iore






quarta-feira, setembro 01, 2004


OS "NÚMEROS" DO IBOPE


Ainda estou curioso com o resultado da pesquisa de intenção de votos do IBOPE/RPC para os candidatos a prefeito de Paranavaí. Os dois principais nomes, Maurício Yamakawa (PDT) e Rogério Lorenzetti (PMDB), segundo a pesquisa, estão empatados tecnicamente, com 43% e 39%, respectivamente. Minha curiosidade teve início tão logo foi anunciado que a pesquisa ouviu apenas 301 eleitores, com uma margem de erro de 5,6% e uma confiabilidade de 95%. Como participo da vida política do local onde estou morando desde que me conheço por gente, levado por meu pai, estranhei terem sido feitas apenas 301 entrevistas, mas a margem de erro foi o que mais me causou estranheza.
Tudo bem, vá lá que o Ibope resolveu inovar nestas eleições. Mas a surpresa veio no site do próprio Instituto. Ao escrever sobre a pesquisa, no item clima, o autor da análise diz: "Apesar do empate técnico, 43% dos pesquisados afirmam que Yamakawa será o próximo prefeito. Enquanto que apenas 34% diz que Lorenzetti irá vencer. Nas entrelinhas podemos afirmar então que 5% dos que dizeram que iriam votar no candidato do PMDB, não acreditam que ele será o vitorioso.
Espera um pouquinho. Ninguém pode negar que o eleitor brasileiro tem como característica não querer "perder o voto". Existe alguma coisa errada. Na sexta-feira, dia 3, sai outra pesquisa. Mas esta de dizer que vai votar e declarar que seu candidato vai perder é difícil de engolir.







MARATONISTA – PROFISSÃO DE RISCO!

Ainda indignado com o ocorrido com o maratonista brasileiro, fui pesquisar um pouco mais sobre a história das maratonas e suas “intempéries”. Vejam isso:

O português Francisco Lazaro nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, decidiu passar óleo no corpo para se proteger do sol. Morreu, pois, segundo os médicos, o óleo utilizado impediu que ele transpirasse. O português foi, inclusive, a primeira vítima fatal em uma olimpíada.

Já John Mwanila, da Uganda, morreu atropelado por um veículo durante a maratona dos Jogos Centro-Africanos em 1979. Apesar do acidente a prova não foi interrompida.

Outro caso inusitado ocorreu como Richard Mbewa, da Tanzânia. Ele treinava para os jogos olímpicos de Los Angeles (1984) quando um policial meteu-lhe chumbo! Isso mesmo, achou que ele era um assaltante e o cravejou de balas.

E por fim, o caso mais impressionante foi o do norte-americano Dennis Rainear, na maratona de Allendale, em Michigan. Enquanto corria, sentiu uma forte pancada na cabeça. Achou que algum popular tivesse lhe atirado uma pedra. Quando chegou no final da prova foi imediatamente hospitalizado com uma bala de calibre 22 incrustada na sua cabeça!

Isso é que é ter vontade de correr...







CANDIDATO A PREFEITO DE MARINGÁ PEITA TV CULTURA – REDE GLOBO

O candidato a prefeitura de Maringá pela coligação Maringá Com Verdade , Wilson Quinteiro, entrou na justiça contra a TV Cultura, retransmissora da Rede Globo em Maringá. O candidato alega que a emissora está agindo contra a lei eleitoral 9.504/97, que segundo ele, determina que todo candidato que tenha representação nacional, como é o caso do PSB, tem direitos iguais em qualquer entrevista em rádio, jornal ou televisão bem com em debates.
A TV Cultura está realizando durante essa semana uma serie de entrevistas com 5 dos 8 candidatos à prefeitura. De acordo com o candidato Wilson Quinteiro, ele não foi convidado para fazer parte da série e o critério para definir o dia de cada candidato dar entrevista foram os números da pesquisa Ibope divulgada pela emissora, por isso entrou com ação na justiça.
Sobre a possibilidade de outros debates serem marcados no período eleitoral, O candidato do PSB foi taxativo. Se ele não for convidado a participar, entrará na justiça novamente, “Não sai debate se eu não tiver presente”, afirmou Quinteiro.
A direção da TV Cultura afirmou a rádio CBN que a empresa recebeu a notificação ontem (31.08.04) às seis e meia da tarde e está analisando o caso. A direção da TV Cultura disse ainda ter convidado o candidato Wilson Quinteiro a participar do Paraná TV Segunda Edição e do programa Globo Comunidade, exibido pela Rede Paranaense de Comunicação aos domingos. A emissora afirmou que não tem interesse em entrar em conflito com a justiça e nem com o candidato.
Resta saber onde a corda vai roer, será que o candidato vencerá essa batalha contra a TV?

Marçal Siqueira com colaboração de Everton Barbosa (Rádio CBN - Maringá)







VANDERLEI? CADÊ?
O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, 35 anos, chega hoje à tarde em Maringá depois de conquistar a medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas. O atleta será homenageado pelo governo estadual com a comenda “Pinhão de Diamante” por ter sido prejudicado por um fanático religioso quando liderava a maratona.
O Sindicato dos Atletas Profissionais do Paraná anunciou que vai mandar uma carta à Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) reforçando o pedido do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para que Vanderlei também receba uma medalha de ouro.
Já o secretário de Esportes de Maringá, Bráulio Cardoso, disse ontem que não sabia como Vanderlei seria homenageado e que uma manifestação para que o atleta recebesse a medalha dourada caberia mais às entidades de esfera nacional e internacional.








HISTÓRIA
Os jornalistas e estudantes de Comunicação Social tem um encontro com a telinha da Globo... que coisa mais idiota isso!

O programa Linha Direta, da Rede Globo, apresenta amanhã à noite um especial sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog. Ele foi torturado e assassinado pelo regime militar em 25 de outubro de 1975, com 38 anos, em São Paulo. Os militares queriam saber se ele tinha ligações com o Comunismo. A morte do jornalista virou símbolo de luta pela democracia e liberdade de expressão.








FORMAÇÃO
Estudantes de Jornalismo debatem pauta



Elci Nakamura, Lucinéia Parra e Cibele Abdo: não é o Clube da Luluzinha

Os acadêmicos do 1°, 2° e 3° ano de Jornalismo do Cesumar participaram de um debate na noite de ontem no auditório da instituição que teve como convidadas Elci Nakamura, da rádio CBN Maringá, e Lucinéia Parra, do jornal Hoje. O evento também contou com a presença dos professores Cibele Abdo, Ana Paula Machado e Andye Iore. Após rápida apresentação das jornalistas, os alunos fizeram questionamentos sobre como funciona a elaboração das pautas nos dois veículos.

Ambas destacaram o trabalho como um desafio no início por terem vindo de outras funções anteriormente:


Nakamura trabalhava em televisão e Parra era correspondente regional da Folha de Londrina.

A pauta na rádio CBN é feita com uma ronda geral no final da tarde. Elci telefona para contatos e fontes, lê releases e faz uma triagem deixando as sugestões para serem discutidas com a equipe de reportagem na manhã seguinte. Já Lucinéia faz rádio escuta pela manhã, lê notas de jornais, releases e também telefona para fontes. As pautas são impressas e deixadas para os repórteres que chegam no início da tarde e tem margem para dar outros direcionamentos para as matérias.
Não houve saia justa, polêmica, empurrão contra a parede. Os acadêmicos aproveitaram bem a oportunidade de manter contato com profissionais que atuam no mercado de trabalho. O que é fundamental para quem tem como objetivo ocupar um espaço no restrito meio jornalístico. Foto: Andye Iore