· EXPEDIENTE


domingo, outubro 31, 2004


LAMENTAÇÃO
tristeza politica
Enquanto os cabos eleitorais de Sílvio Barros (PP) comemoravam a cada anúncio no alto-falante dos números parciais da apuração, os militantes do PT iam saindo aos poucos.

A estudante Priscila Daniela (foto), 18 anos, chorava compulsivamente amparada pela mãe. Ela declarava uma ideologia política incomum aos jovens de sua idade e lamentava, entre soluços, que os maringaenses não valorizaram a adminstração petista.

Os cabos eleitorais trocaram várias provocações. Porém, um isolamento feito com um caminhão e dezenas de policiais evitou confrontos em frente ao Fórum Eleitoral.

Leia mais amanhã na Gazeta do Povo. Foto: Andye Iore







ELEIÇÕES 2004
magoa politica
Momento histórico para a política maringaense: Silvio Barros II abraça e agradece Maria Aparecida Beraldo Pereira, mãe do falecido prefeito José Cláudio (PT).

Ela estava emocionada e fez questão de demonstrar a mágoa com os companheiros políticos do filho falecido. "Faltou humidade para eles [PT]", declarou.

Leia mais amanhã na Gazeta do Povo. Foto: Andye Iore







Silvio ganha

A definição do candidato eleito Silvio Barros hoje na rádio CBN foi a mais clara possível: "Vamos devolver para Maringá a administração que o povo merece".







ELEIÇÕES

Os candidatos Sílvio Barros (PP) e João Ivo Caleffi (PT) votaram às 8h30 e 9h30 respectivamente (foto).

candidatos votando

Barros estava acompanhado dos filhos Ana, 9 anos, e Mateus, 5 anos, do ex-candidato Edmar Arruda e de assessores. Caleffi estava acompanhado da esposa, Zenaide, do candidato a vice, Pastor Rubem, familiares, assessores e cabos eleitorais.

Ambos demonstraram tranqüilidade, confiança e elogiaram o processo eleitoral.

Fotos: Andye Iore





sábado, outubro 30, 2004


Sala de bate-papo é reformulada

A sala de bate-papo do Factorama melhorou. Agora o visual é semelhante ao das salas de chat do UOL. Com este novo sistema já é possível trazermos convidados para participarem de discussões com os visitantes. Já estamos fazendo um levantamento dos nomes para a sabatina. Para entrar no bate-papo clique no link disponível na lateral esquerda desta página.







BASTIDORES

Desta vez não houve grandes cenas nos bastidores do debate. Os motivos: foram apenas dois candidatos e no primeiro turno foram sete. As assessorias dos candidatos ficaram em salas separadas e no primeiro turno ficou todo mundo junto.

O que poderia render maior polêmica foi logo abafado pela mediadora Mira Graçano. No terceiro bloco, João Ivo Caleffi respondia sobre a Região Metropolitana e acabou perdendo a paciência chamando Silvio Barros de arrogante. Barros tentou intervir, mas Caleffi continuou falando. No intervalo, a assessoria do PP tentou direito de resposta o que não foi concedido.

A postura da organização do debate já se mostrou rigorosa antes do início do debate. Ao descer do carro, um dos assessores de Silvio Barros apresentava um gravador e uma fita VHS. Demonstrando desorganização (ou tentando fazer uma pressão ineficiente), um outro assessor passou correndo com o gravador na mão - pouco antes do debate começar - dizendo: “Tá no ponto! Tá no ponto!”.

O pessoal da tv viu e ouviu e ditou as regras antes do início do debate proibindo a exibição de qualquer documento em qualquer formato.

No geral, os dois grupos apresentavam posturas diferentes: a turma do PT estava descontraída, enquanto a do PP mais séria.







BLITZ
racha na avenida
Voltando do debate da RPC me deparei com uma cena impressionante na avenida Colombo, esquina com avenida Paraná. Centenas de pessoas nos dois lados da avenida e no canteiro e mais sete viaturas da Polícia Militar com giroflex ligado.

Era uma blitz atendendo denúncia de disputa de racha. Motoqueiros empinavam motos na avenida que mais parecia uma Terra de Ninguém. Menores de idade consumindo bebidas alcóolicas e garrafas jogadas pelo asfalto. Ou seja, uma verdadeira zona!

O pouco tempo que fiquei no local, a polícia não tinha prendido ninguém e nem apreendido nada.







DEBATE
falsidade
Essa é a melhor imagem do debate da RPC que aconteceu há pouco. Acho uma besteira os dois candidatos se cumprimentarem. Todos sabem que são adversários, que tem estilos bem diferentes de fazer política e que um cumprimento antes ou depois do debate não muda em nada a intenção de cada lado.

Já basta a demagogia durante a campanha. Os dois se cumprimentarem somente para que nós fotógrafos pudéssemos fazer fotos é uma besteira enorme. Foto tirada logo após o cumprimento dos dois ao final do debate. Como deve ser: cada um para seu lado e pensando que foi melhor que o outro.





sexta-feira, outubro 29, 2004


SEM SURPRESAS

A organização do debate de hoje na Tv Cultura/Rede Paranaense de Comunicação (RPC)não vai permitir que sejam apresentados documentos em áudio, vídeo ou papel.

Portanto, quem acreditava nos boatos de que novas gravações seriam apresentadas hoje, pode dimunir a empolgação. A mediadora Mira Graçano está orientada a intervir e proibir qualquer manifestação neste sentido.







PESQUISA DE BOCA DE URNA...

Afinal de contas, para nós brasileiros, quem é melhor: George W. Bush ou John Kerry? Lembrando que no próximo dia 02 de novembro os cidadãos norte-americanos, voluntariamente, irão votar e com isso delinearão não somente o seu próprio destino, mas o destino do mundo inteiro. Que tudo corra bem e que vença o melhor (para o Brasil)!







DESPERCEBIDA...

Muitas matérias jornalísticas passam despercebidas e criam pouco alvoroço. Uma delas foi publicada no jornal Folha de São Paulo no último dia 24 de outubro com o título: “Empresa monopoliza free shop sem controle”.

Veja só: Uma única empresa, há mais de três décadas “toma conta” de todos os free shops instalados nos aeroportos brasileiros. Resultado do privilégio: Faturamento de USD 280 milhões de Dólares por ano. Buscando informações sobre a tal empresa (Brasif S.A.) a Folha encontrou poucas e divergentes informações.

O interessante nesse aspecto talvez não seja a matéria em si, mas a pouca repercussão da mesma. Por que? Será que o assunto não interessa a ninguém?







O FIM DOS DESDENTADOS


Nada como a originalidade na hora de usar a máquina pública, custeada pelo seu, pelo nosso dinheiro. O PT tem se notabilizado por esta prática. Recentemente, o presidente Lula esteve em Londrina para fazer o lançamento dos CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas) em várias cidades. E amanhã, o ministro da Saúde Humberto Costa vem fazer a mesma coisa em Maringá. Coincidentemente, nas duas cidadesos candidatos do PT estão no 2º turno. Gostaria muito de saber se o apoio dos figurões do Planalto tivesse suas despesas custeadas pelos próprios, as visitas de apoio seriam tão frequentes. É uma pena que o 2º turno será já no domingo, pois neste ritmos de lançamentos dos Centros, certamente deixaríamos de ser um país de desdentados.
Amigos petistas, nada tenho contra seu partido, mas fica difícil ver um governo fazendo exatamente igual o que tanto criticava no governo do FHC, que também foi uma merda.







BOLÃO
Como já é tradição aqui no Factorama, queremos saber qual o seu palpite para o resultado do Ibope de hoje para Maringá, que será divulgado por volta das 18h45 na Globo.

• Curiosidade: hoje no programa do candidato Silvio Barros (PP) voltou com aquele papo furado de que o Ibope errou em Maringá no 1º turno. É mentira. O instituto acertou. Basta considerar a margem de erro do último resultado apresentado antes da votação.







PHTO0026PINGA FOGO
O apresentador de programa de TV e radialista Pinga Fogo apareceu na tarde de hoje na propaganda eleitoral de Silvio Barros II. Ele participou da caricatura de telejornal "Canal 11", pedindo votos, claro. O maior fiasco ficou por conta do próprio Silvio Barros. Ele agradeceu Pinga Fogo e chamou-o de "profissional de comunicação de maior credibilidade na região". Se o boneco Benedito também estivesse no programa, essa afirmação de Silvio renderia a exclamação típica do personagem: "Uuuhhh, Pinga Fogo!!!"







FRASES QUE NÃO DEVEM SER DITAS NO PRIMEIRO ENCONTRO

• Desculpe o atraso. Tive que ir à delegacia explicar a acusação de assédio sexual.

• Com uma boca dessas você deve fazer miséria, hein?

• Com a minha inteligência e o seu corpinho, a gente pode fazer muito dinheiro!

• Vamos ao que interessa: você cospe ou engole?

• Preliminares? Isso acabou no futebol faz tempo!

• Mulher goza?

• Ah, deixa de bobeira. Mulher honesta não existe mais nem no Código Penal.

São 46 frases publicadas na edição 17, da revista "Sexy Premium", de outubro.







DEBATE

Como hoje é dia de debate na Tv Cultura/RPC, vamos começar a criar um clima com as imagens dos bastidores do debate da RPC no primeiro turno.

que alegria!

• Papo animado entre a turma do PT (Pastor Rubem, Slivio Januário e Raí Nascimento) com a turma de dois da rádio CBN Maringá (Marçal Siqueira e Gilson Aguiar). O assunto era: "Ah, vai sair no Factorama! Ha! Ha! Ha! Ha!"

• O jornalista boa praça José Nascimento e a mediadora Mira “Atrapalhada”.



• O jornalista José Nascimento orienta os candidatos sobre as regras do debate, enquanto Raí Nascimento aproveita seus últimos momentos na campanha de João Ivo Caleffi

• Sílvio Barros vai cumprimentar Wilson Quinteiro por ter dado tanto trabalho na campanha e no debate.





quinta-feira, outubro 28, 2004


ACORDOS ATRASADOS...

Como conduzir, com poderes limitados, três super-negociações?

No âmbito da OMC, a Rodada de Doha, envolvendo 148 países; outra chamada de pré-ALCA, envolvendo os 34 países americanos (com exceção de Cuba) e a terceira envolvendo o MERCOSUL, importante pilar de negociação para as outras duas.

A verdade é que, pelo menos em termos de cronograma, todos os projetos brasileiros estão absolutamente atrasados.

Resultado? Mercosul e União Européia não conseguiram amadurecer os seus contatos e o prazo para tal amadurecimento esvaiu-se (31 de outubro de 2004).

Qual seria o principal motivo da falha? Inabilidade? Falta de priorização? Enfim, passou despercebido o fracasso, mas há efeitos colaterais, os quais serão sentidos, mais cedo ou mais tarde...







BAIXA AUTO-ESTIMA...

A multinacional Unilever fez, recentemente, uma pesquisa com suas clientes (em 10 países). As brasileiras encontram-se em segundo lugar em termos de mais baixa auto-estima, uma vez que 37% delas não gostam do próprio corpo. As japonesas são as mais infelizes, 59% estão insatisfeitas.

As mais “felizes” são as italianas e portuguesas.

No quesito “sua vaidade seria capaz de lhe levar para a mesa de cirurgia” as brasileiras são campeãs com 54% e as argentinas ficaram em segundo lugar, com 32%.

A grande surpresa ficou com a resposta para a pergunta: Você se considera sexy? Nenhuma das entrevistadas brasileiras respondeu “sim”.







NÃO PODE... NÃO PODE!

Continua a dança das pesquisas...

● A rádio CBN Maringá foi notificada pela Justiça Eleitoral em relação ao anuncio de pesquisa interna do PT feito pelo candidato João Ivo em entrevista que foi ao ar ontem na rádio.

● A coligação Gente de Maringá (PP/PDT/PSDB/PRTB) tentou evitar que a pesquisa do Ibope seja divulgada amanhã. O juiz eleitoral Cláudio Camargo dos Santos, da 66ª Zona Eleitoral, indeferiu o pedido de suspensão.

● Já em Curitiba, juiz eleitoral D'Artaganan Serpa Sá proibiu a divulgação de qualquer pesquisa eleitoral. Ele disse que estava cansado de ver tantos resultados diferentes nas pesquisas divulgadas.

● Eu acho que não deveria haver pesquisa e nem debate.







Amanhã tem pesquisa do Ibope

Agora que foi indeferido mais um pedido da coligação de Silvio Barros II (PP) contra a divulgação do resultado Ibope, resta saber com quantos pontos João Ivo Caleffi (PT) aparecerá na frente, amanhã. Esta foi a terceira vez que a coligação que apóia Silvio tentou impedir a divulgação da pesquisa do Ibope para prefeito.

Um doce para quem adivinhar quantas vezes a mesma coligação tentou impedir a divulgação de alguma pesquisa da Experience e da Data Vox.

Na última pesquisa do Ibope, divulgada na quarta-feira da semana passada (20), Caleffi estava 11 pontos na frente de Barros.

O resultado da última pesquisa será exibido pela RPC (Globo) por volta das 18h45 desta sexta.







Imagem ilustrativa, captada na internetExpondo o produto

Uma garota de programa foi detida ontem pela PM por estar vestida apenas com uma tanguinha e uma camiseta na avenida Guaiapó, no conjunto Requião de Maringá. O caso aconteceu por volta das 16h30. O objetivo da moça certamente era expor o material à clientela, o que é uma iniciativa honesta.

No boletim da polícia consta que a pouca roupa da garota causava “indignação” em quem passava pelo local. Claro, a cena deve ter incomodado a mulherada.
Os policiais pediram para a moça se vestir, mas ela teria recusado. Acabou sendo encaminhada à delegacia.







ME DÁ SEU DINHEIRO AÍ...
da-lhe dolar

Poupadores argentinos estão revoltados por terem suas economias guardadas em bancos convertidas de dólares para pesos. Ou seja, se fosse no Brasil, com a cotação aproximada de R$ 3 para cada dólar, os poupadores teriam suas reservas em dólares revertida na cotação um por um.

A conversão foi considerada judicialmente legal e os poupadores argentinos vão entrar com ações em esfera internacional.

Revirando meus arquivos, consegui achar mais um cartum de Santiago sobre o tema. O Brasil já tentou brincar de ter moeda igual ao dólar.







BIG BROTHER PRESIDENCIAL

Lula fez aniversário ontem. E vai ser lançado em filme nos cinemas no próximo mês. O presidente vai virar pop star.

O cineasta João Moreira Salles gravou 240 horas dos bastidores da campanha de Lula para a presidência da República. O documentário “Entreatos” ficou com 1h50 e será exibido nos cinemas brasileiros a partir de novembro.

Em entrevista à revista Trip deste mês, o cineasta comentou curiosidades das filmagens. Entre elas, um comentário de Lula sobre um dos ícones do poder: “O Palácio do Alvorada é triste porque o FHC nunca jogou bola lá”.





quarta-feira, outubro 27, 2004


MOFO
Operação mofo na prateleira
O Procon de Maringá está realizando operações nos mercados da cidade fiscalizando a comercialização de produtos vencidos. Os fiscais estão apreendendo os produtos com data de validade vencida que estão nas prateleiras e notificando os estabelecimentos.

O Factorama acompanhou uma das operações e conferiu pimentões, queijo, copos com água e pacotes de biscoito que não podiam ser vendidos. Este último item estava com a data de validade vencida em 5 de julho de 2004.

Os fiscais não batizaram a operação. O Factorama sugere: “Mofo na prateleira” ou “Larva na fruta”. Quem tem outra sugestão?

Foto: Andye Iore







E VAI ROLAR A FESTA

A apuração dos votos do segundo turno nas eleições muncipais em Maringá não será no Ginásio de Esportes Chico Netto como foi no primeiro turno. A pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a apuração será no Fórum Eleitoral, na avenida Herval, no Novo Centro.

Não há espaço para os cabos eleitorais que terão que ficar na rua. A quadra será fechada e será instalado um telão para o acompanhamento dos números.

Onde você estará?







Garoto vendendo pães na noite de MaringáTRABALHO INFANTIL

Ontem eu estava batendo cartão no Pilekinho (boteco ao lado da UEM), quando apareceu o garoto da foto ao lado, vendendo pão caseiro a R$ 4. Os pães ficam em um isopor que é carregado pelo menino. Questionado, ele respondeu que estuda, tem oito anos de idade e mora na rua Caxambu, Jardim Alvorada. Ele acrescentou que sai todos as noites para vender pães junto com o seu pai. Comprei um pão, que era o penúltimo do isopor. O menino contou que só ele vende cerca de dez pães todas as noites. Após a venda o garoto foi embora e encontrou com seu pai, que aguardava também com um isopor a tiracolo, do lado de dentro dos portões da universidade. Deram as mãos e foram embora.







1,2 ou 12 ?

O jornal O Diário do Norte do Paraná colocou uma polêmica no ar. A pesquisa do Instituto Experience, publicado na edição de hoje, aponta que João Ivo Caleffi (PT) e Silvio Barros II (PP) estão tecnicamente empatados. A vantagem de Caleffi, de acordo com a pesquisa, é de 1,2 ponto. São 42 % do candidato petista contra 40,8% de Silvio. A margem de erro é de 4%.

"É suspeita"
João Ivo disse hoje à rádio CBN Maringá que considera a pesquisa “suspeita”. De acordo com o candidato, pesquisas encomendadas pelo PT dão uma vantagem folgada de 12% sobre Silvio.

"Colocou as coisas em seu devido lugar"
Já Silvio Barros, transbordou otimismo ao dizer à CBN que já deve estar em uma posição melhor do que os números da Experience. "Eu entendo que essa pesquisa é muito boa para nós e colocou as coisas em seu devido lugar", garantiu.







POLÍTICOS IMPORTADOS
importando politicos
Nas eleições presidenciais nos Estados Unidos o ator-político Arnold Schwarzenegger (foto à direita) é considerado um trunfo para a campanha de Bush. O ex-Mister Universo musculoso é austríaco e atual governador da Califórnia. Na época de sua eleição, li alguns textos criticando o fato de um não americano governar um dos estados mais importantes dos EUA.

Em Maringá, também há no poder público um “político importado”. José Zaniratti (foto à esquerda) já foi criticado por opositores do Partido dos Trabalhadores por não ser de Maringá e ocupar um cargo importante na prefeitura. O PT tem essa característica de fazer rodízios de peças importantes. E isso até beneficiou Maringá diretamente porque o Marino Gonçalves (ex-secretário municipal de Meio Ambiente) está no Ibama, Gilberto Pucca (ex-Vigilância Sanitária) está no Ministério da Saúde e Ênio Verri (ex-Secretaria da Fazenda) também está no governo federal em Brasília.
A campanha eleitoral em Maringá entra nesse caso com as críticas feita nos bastidores por Sílvio Barros (PP) ter morado muito tempo fora de Maringá e agora ser um dos candidatos a prefeitura da cidade.

O Factorama pergunta: atrapalha em alguma coisa o fato de ter pessoas de outras cidades, estados ou país na administração de uma cidade ou estado?





terça-feira, outubro 26, 2004


MEU ASSUNTO PREDILETO: Requião

Toda vez que sento para escrever para o Factorama, o primeiro assunto que vem à cabeça é a prodigiosa máquina de falar besteira, que hoje responde pelo cargo de governador do estado do Paraná, Roberto Requião.

Teimar com a proibição de embarque de soja geneticamente modificada no Porto de Paranaguá, é uma destas besteiras. Mesmo depois do presidente Lula ter sido multado pela Justiça Eleitoral em R$ 50 mil por ter pedido votos para a Marta Suplicy, Requião vai a Londrina e faz o mesmo. Uma pena que esta insanidade não tenha servido para que o Ministério Público fosse acionado. Sempre existirão os que o defendem dizendo que ele pode expressar a sua intenção de voto.

Mas convenhamos, usar dinheiro público, como já tinha feito no 1º turno, para pedir votos para seus aliados, não é bem a postura de um político que se atribui a honestidade e o rigor com a coisa pública.

Se não bastasse o nepotismo desbragado do nosso governador, que emprega o irmão psiquiatra para cuidar do Porto de Paranaguá e deixa todo mundo louco com tamanha incompetência, e o outro, Maurício, para uma área que há muito vem sendo castigada pela presença de políticos sem o mínimo conhecimento. Estou falando da Educação. Não é o meu caso, mas quem não morre de amores pelos petistas, deveria incentivar o Requião, a participar mais efetivamente de todas as campanhas do partido. O risco de perder do PT aumenta consideravelmente.







ENTREVISTA
Eleitor abandonado sofre de solidão


Em mais uma entrevista exclusiva, o Factorama revela o drama de um eleitor que foi enganado por um candidato a vereador. Depois de prometer melhorar a vida do eleitor desempregado J. T., o candidato Miguelão fugiu após não conseguir uma vaga na Câmara de Vereadores.

O que aconteceu?
Eu tava indo no mercado e aí ele apareceu. Chegou de mansinho, como quem não quer nada e fez aquela proposta...

Qual proposta?
Disse que se eu votasse nele, me dava um beijo na boca. Que ia melhorar Maringá, gerar empregos, abrir mais postos de saúde... e me dar casa, comida e roupa lavada.

E aí, você disse que ia votar?
Eu fiquei surpreso no começo. Mas, pensei bem porque ninguém foi tão carinhoso assim comigo. Aí topei.

O candidato a vereador te beijou?
Beijou sim! E foi bem gostoso... aquele bigode roçando na minha barba...

Como vocês se separaram?
Foi depois do primeiro turno. Depois que saiu o resultado final da apuração, ele disse que ia no banheiro e não voltou mais. Estou sofrendo muito... Ele não liga, não escreve [a entrevista é interrompida porque J. T. começa a chorar]

[20 minutos depois]
Eu sei que ele me ama. Só está com vergonha porque não foi eleito. Não tem problema porque eu gosto dele mesmo assim. A gente pode comprar os móveis a prestação e ir morar numa casinha lá no Requião.

Você se sente vítima de preconceito sexual?
Tem gente que faz brincadeira. Mas, eu não ligo não. O amor não tem sexo, raça ou partido político. Se o Miguelão apoiar outro candidato, eu também apoio e mudo meu voto.

Você quer fazer um apelo se alguém ver o candidato Miguelão?
Sim, obrigado! Miguelão, por favor, esquece o resultado das eleições e volta pra mim. Deixa pra lá esses insensíveis dos outros candidatos, a Justiça Eleitoral, as coligações e vamos ser felizes juntos.







HUMOR

Alguém tem saudades do Serra e do FHC no poder?


QUE DESENHO FEIO!


Cartum de Neltair Rebes Abreu, conhecido artisticamente como Santiago. Ele já ganhou o Prêmio HQ Mix e vários prêmios internacionais. Além de publicar livros com seus cartuns.

O cachorro tá falando/latindo: "Por falar em cara-de-pau"







EU ODEIO CHAT!

O chat do Factorama estreou oficialmente na noite de ontem e madrugada de hoje. Foram nove pessoas conversando sobre o futuro da politica em Maringá, como funciona a imprensa na cidade, as campanhas políticas e muita - mas muita mesmo - fofoca!

Tinha gente que queria sair pra trabalhar ou dormir e não conseguia porque o papo esquentava e foi até pouco depois das 2h. A curiosidade ficou por conta do "Silvicola" que diverte e enche o saco nos Comentários e não conseguiu entrar no chat.

É mais um recurso do Factorama para os leitores. Estamos instalando um sistema que deposita automaticamente R$ 50 na conta bancária de quem acessar o blog.





segunda-feira, outubro 25, 2004


SOCIAL
A maringaense que deu exemplo de cidadania

bolsa-ione
Ione Pereira, 48 anos, mora em uma casa simples de quatro cômodos no bairro Herman Moares de Barros em Maringá. Ela fazia parte do grupo de 4,3 mil famílias maringaenses que recebem o Bolsa-Família. O peso na consciência fez com a dona-de-casa devolvesse o cartão por não precisar mais do benefício. “Onde eu iria enfiar a minha cara se alguém viesse fiscalizar aqui em casa?”, pergunta a mulher que deu exemplo de cidadania ao devolver o cartão espontaneamente. “Dava a impressão de estar roubando alguma coisa”.

A Dona Ione aí da foto foi capa da Gazeta do Povo de hoje. Parabéns pelo belo exemplo! Foto: Andye Iore







ALIANÇAS

Fim do mistério. O Dr. Batista (PTB) anunciou hoje que vai apoiar João Ivo Caleffi (PT) no segundo turno. A aliança estava se transformando em novela, causando boatos e especulações. Ele e Caleffi vão conceder entrevista coletiva no comitê do PT, às 17 h, na avenida Mauá.

Batista ficou em terceiro lugar no primeiro turno com 37.557 votos (21,47%).

O Factorama pergunta: o apoio realmente se reverte em votos?







zeZÉ CLÁUDIO VIRA ARMA CONTRA SEU PARTIDO
Mãe de Zé Cláudio dá exclusividade do uso de imagens de seu filho para Silvio Barros (PP)

Conforme notícia dada em primeira mão pelo site Maringá News, a mãe de José Cláudio proibiu o PT de usar imagens de seu filho na campanha. Pior: deixou a exclusividade para o Silvio. Se minha mãe fizesse isso comigo eu puxaria o pé dela à noite.








GAFE

A equipe de Comunicação do PT cometeu – pelo que vi – o primeiro deslize no horário eleitoral gratuito. O programa reunindo os jovens foi um fiasco. O principal problema foi a linguagem utilizada, dando aos jovens um tom pejorativo: moçada, galera e gatinha foram algumas maneiras como os jovens foram chamados. São maneiras populares, mas nem todos os jovens se enquadram ou gostam destes termos. Para alguns jovens, ser chamado de “moçada” pode soar como ofensa.

Outro problema foi o local. A boate Velvet é um dos estabelecimentos que originam reclamações de vizinhos para a Secretaria de Meio Ambiente. Mais uma vez, o ambiente também não é unanimidade entre a juventude maringaense.
Porém, o pior de tudo foi colocar uma banda tocando cover para animar o programa de entrevistas. Este tipo de manifestação musical é execrado pela indústria fonográfica e por críticos musicais. Maringá tem ótimos músicos. E, o mais importante: músicos com composições próprias. Alguém aí já ouviu falar de direitos autorais?!?

O curioso foi levar o Cássio – um militante fervoroso do PT – para dentro de uma boate freqüentada por pessoas completamente diferentes dele, um habitué assíduo dos botecos da região da UEM e defensor da contra-cultura. Quando o Cássio foi fazer a pergunta dele, fiquei imaginado-o dançando techno no meio da pista com a boate funcionando. Caí na risada!







IMPRENSA X POLÍTICA = ÉTICA?

O foco deste post é o jornalismo e não a campanha política. Após ler matéria da edição desta semana da Carta Capital, pensei em como está a relação imprensa x política em Maringá. Infelizmente, os comentários não são muito bons, conforme também lamentou durante a semana o companheiro Ronaldo Nezzo.

De um lado, o Raí Nascimento não continuou o trabalho feito no primeiro turno. Uns dizem que foi por dinheiro, outros porque pessoas do partido não eram muito favoráveis a ele. Do outro, a coisa é pior. O Canal 11, apresentado pelos jornalistas Cecília Fraga e Sérgio Mendes passa por cima de uma das regras mais básicas do jornalismo: ouvir todos os lados.
silvio jornal
O problema acontece simplesmente por uma única situação: há a apresentação como um telejornal e não como o espaço de um candidato que concorre à prefeitura. Os apresentadores chamam entrevistas e reportagens e fazem denúncias. Mas, nunca ouvem o outro lado. Então, não poderia ser um telejornal.

Na matéria da Carta Capital, há citações sobre a cobertura da imprensa na campanha política em São Paulo. Também há referências de que, nos Estados Unidos, os jornais tem o hábito de avisar em editoriais qual o candidato que o grupo apóia.





domingo, outubro 24, 2004


Coitado do Zé

O Candidato Silvio Barros II (PP) utilizou na noite deste domingo em seu programa no horário eleitoral a imagem do falecido prefeito de Maringá, José Cláudio Pereira Neto (que venceu as últimas eleições disputando pelo PT).
Barros exibiu um vídeo no qual Zé Cláudio aparece elogiando-o. Uma pessoa desavisada poderia imaginar que o Zé Cláudio apoiaria Barros se estivesse vivo (o que soa como absurdo).
Não é a primeira vez que usam a imagem de José Cláudio contra o PT nesta campanha. A mãe do ex-prefeito apareceu no primeiro turno pedindo votos para Edmar Arruda, que agora é Silvio. Coitado do Zé.

Momento brega: o desespero é tanto que na mesma propaganda Silvio mostrou uma foto sua ao lado de Bill Gates, ambos com roupa de safari, na Amazônia.







MINISTRO
patrus ananias
O ministro Patrus Ananias teve uma passagem meteórica por Maringá. Foram menos de 40 minutos e ele evitou se aprofundar nas denúncias de irregularidades do Bolsa-Família (e quase complicou a minha matéria para a Gazeta do Povo). “Vamos fazer campanha!”. E saiu correndo deixando os jornalistas para trás.

Ele começou a campanha no sul na sexta-feira. Passou por Porto Alegre, Curitiba, Maringá e Londrina.

Na palestra sobre os programas sociais do governo federal apresentada no comitê do PT, na avenida Mauá, Ananias disse que os cabos eleitorais não devem ficar com salto alto e nem se intimidar com o adversário que não vai ganhar no grito. Sobre Maringá, elogiou a cidade com o jeitinho mineiro dizendo que até ficou com inveja: “É uma terra boa demais, sô!”. Sobre o governo municipal, elogiou a atuação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc): “Aqui em Maringá não tem mutreta! O dinheiro chega para quem precisa”.

Na foto, o assessor de Comunicação da prefeitura, Mário Camargo, o ministro Patrus e o candidato João Ivo Caleffi. Foto: Andye Iore








BATSIDORES

POLÊMICA – hoje à noite o Factorama abordará a participação anti-ética de jornalistas em campanhas políticas.

SIECOM - O público não foi dos melhores no Siecom realizado esta semana em Maringá. Porém, o problema não é falta de interesse dos acadêmicos de Comunicação ou dos profissionais da área. O problema é o formato do evento. Pagar a inscrição para assistir somente à uma palestra não é muito convidativo. Creio que colocar os eventos nas mãos dos acadêmicos não seja a maneira mais eficiente. Jornalista é jornalista e não organizador de eventos.
O tem foi bem interessante: jornalismo investigativo. Mas, ficaria bem melhor que após a palestra do convidado falando que hoje as redações estão enxutas e não há tempo disponível para investigação – como foi no primeiro dia de palestra – que depois fosse feito um debate com um editor e repórteres locais mostrando como funciona a investigação em Maringá e se, realmente, não há tempo disponível para isso. Uma coisa simples, que não teria custo adicional, agregaria ao evento e atrairia a atenção do público.
bicho pe
PREMIADOS - O jornalista Mauri Kong e o fotógrafo Albari Rosa foram premiados no Prêmio Valdimir Herzog de Jornalismo. Eles trabalham na Gazeta do Povo e receberão o prêmio amanhã em São Paulo. Mauri será homenageado por uma reportagem sobre conflitos entre sem-terras do Paraguai e os brasiguaios. Já Albari será pela fotografia onde estão os pés de um menino tomados por bicho-de-pé (foto) em uma reportagem sobre pobreza. Maiores informações na edição de hoje da Gazeta do Povo.

TEMOS VAGAS - Para quem está desemprego no Jornalismo, a Portais da Sabedoria e Editora Sim Ltda., de Curitiba, têm vagas para jornalistas. Informações pelo fone (41) 248-6341, falar com Irene. Maiores informações no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná
http://www.sindijorpr.org.br

BAIXARIA - No próximo dia 29, às 9h30, na Universidade Tuiuti, em Curitiba, será realizada uma palestra com o deputado federal Orlando Fantazzini (PT). O encontro faz parta da Campanha Nacional Contra a Baixaria na Televisão.





sábado, outubro 23, 2004


ESTÁ ABERTA A SALA BATE-PAPO

O Factorama inseriu uma sala de bate-papo para seus visitantes. Para acessá-la, basta clicar no link que está disponível na lateral esquerda do blog. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos diálogos que serão trocados, uma vez que nada do que é escrito fica gravado.







QUEM SERÁ O NOVO PRESIDENTE?

Calma, calma, não me refiro ao novo Presidente da República, mas sim ao futuro Presidente da Câmara Federal (uma vez que a incansável busca pela reeleição de João Paulo Cunha – PT/SP – acabou, “fez água”).

Um dos nomes cotados para ocupar esse espaço é o de Paulo Bernardo (PT/PR). O mesmo está em polvorosa e suas chances são reais. Presidente da Comissão Mista de Orçamento, Paulo Bernardo é respeitado na casa. Para o Paraná seria muito importante. Atenção total para os outros lobbys...







PONTO POSITIVO, PONTO NEGATIVO...

Recentemente estive em uma das mais importantes feiras do agronegócio sul-americano, Expocruz, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Enorme, a feira contou com a participação de vários países do mundo.

Comprovadamente a Bolívia vai ocupar, nos próximos anos, um importante espaço na cultura da soja (especialmente).

Atenta e criticamente observei os stands das empresas (públicas e privadas) do nosso país que por lá estavam. Conclusão: Ponto positivo para a Petrobrás (maior stand da feira) e ponto negativo para a Embaixada do Brasil que não tinha uma viva alma sequer (seja atendentes, burocratas ou visitantes).

Aliás, deu muito “orgulho de ser brasileiro” não só visitar o stand da Petrobrás, mas abastecer nos enormes postos de combustível da empresa localizados nos mais variados cantos da cidade.





sexta-feira, outubro 22, 2004


UM DIA ISSO TUDO FOI NOSSO!

Será que podemos realmente confiar na nossa soberania? Uma pergunta como essa pode parecer, a princípio, totalmente descabida. Mas afinal, quem respeita a ONU? Quem poderá nos defender se “alguém mais poderoso” se interessar pela nossa natureza ou pela nossa água?

Para saber, rápida e preliminarmente, o que está se passando vale a pena dar um lida rápida na revista Globo Rural desse mês: “A Amazônia é nossa?” pergunta-se. Veja alguns tópicos alarmantes:
  • Apenas 25% das pesquisas realizadas na Amazônia são conduzidas por brasileiros;
  • 7,5 milhões de quilômetros quadrados para serem “vigiados”, sobre a maior bacia hidrográfica do planeta;
  • Cupuaçu, Andiroba, Copaíba já são marcas internacionais.

Para quem acredita em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e que todo-mundo-é-bonzinho-e-ninguém-liga-para-isso, vai mais um detalhe: Só o mercado de remédios movimenta USD 320 bilhões ao ano, sendo 40% dos princípios ativos extraídos da natureza.








A polêmica do copãoO tamanho do copo
Os copos que estavam sobre a mesa hoje na entrevista da TV Cidade (cabo) chamaram a atenção e já viraram objetos de discussão no blog. O primeiro a abordar o caso foi o cartunista Lukas, que comparou os copos com os vendidos no popular lojão Oba Oba.
Os copos são azuis e parecem ter capacidade para quase 500 ml. Eles foram utilizados no programa que deveria ser um debate entre os candidatos a prefeito João Ivo Caleffi (PT) e Silvio Barros II (PP).

Caleffi não compareceu ao debate e ficou sem tomar no copo.







Bulgarelli substitui CaleffiDEBATE VIROU ENTREVISTA
Da esquerda para a direita (acho que também ideologicamente): Bulgarelli, Siqueira e Barros

O candidato João Ivo Caleffi (PT) não foi ao debate realizado pela TV Cidade (cabo) e rádio CBN Maringá, na manhã de hoje. Como Silvio Barros II (PP) compareceu, o programa virou uma entrevista, feita pelo jornalista Marçal Siqueira, âncora da CBN local.
Depois de alguns blocos, a entrevista finalmente virou debate, mas entre jornalistas e o candidato. O primeiro jornalista a debater com Barros foi Marcelo Bulgarelli, do jornal O Diário do Norte do Paraná e da rádio CBN. Bulgarelli perguntou a Silvio se ele tentaria impedir a publicação de matérias contra a prefeitura, caso fosse eleito. O candidato garantiu que não.







BOA
Essa é boa! Mais uma do jornalista Ângelo Rigon, publicada na coluna Mosaico, do jornal Hoje, e no site Maringanews:

"Nota de falecimento
Faleceu ontem, sob a caneta do juiz eleitoral Cláudio Camargo dos Santos, a tentativa de tornar a gravação de uma conversa em fator político preponderante na campanha eleitoral."







DEBATE

Medo, precaução, segurança ou desrespeito à democracia? O candidato João Ivo Caleffi (PT) não vai participar do debate promovido pela rádio CBN Maringá.
As assessorias de Sílvio Barros (PP) e de Caleffi não chegaram a um acordo sobre o formato do debate. Como não é novidade para ninguém, a previsão é que Barros partiria para o ataque, conforme vem fazendo no horário elitoral gratuito. Não que ele seja o vilão e o adversário o mocinho. Mas, sim porque é a tradaição na política brasileira que aponta o perdedor no primeiro turno - com uma diferença considerável -tentando reverter a situação apontando falhas no oponente e não apresentando somente os planos de governo.

O Factorama pergunta: Caleffi está certo em não participar do debate para garantir a liderança nas pesquisas e não ser alvo de (mais) críticas e ataques?







PACOTE
A queda do comunista


Não, você não está lendo algo sobre História da humanidade. O líder cubano Fidel Castro, 78 anos, caiu durante um evento na quarta-feira à noite em Santa Clara, Cuba. Ele havia acabado de discursar para 30 mil pessoas.

Ele não percebeu degraus de uma escada, pisou em falso e caiu de cara no chão. Foi cena de “video cassetada” na televisão. Castro fraturou o joelho esquerdo e também machucou o braço direito. Apesar dos ferimentos, ele encarou o acidente com bom humor.

Imagens reproduzidas da televisão.

Este post é uma referência ao mais novo colaborador do Factorama que estréia no próximo sábado.







NÃO ME LEMBRO DE MAIS NADA...

Foz do Iguaçu (e por que não dizer o Paraná e o Brasil), notoriamente, precisam muito do turismo para sobreviver. É por isso que todos os debates que envolvem o tema são ouvidos com atenção e levados muito a sério por essas bandas.

Você imagina o que é criar mais de um milhão de empregos só no turismo e atrair para o nosso país 10 milhões de visitantes até 2006? Foi isso o que o nosso presidente prometeu!

Tudo bem é certo que o tempo está passando, mas o mandato ainda não acabou. Mas, o que realmente chama a atenção é a medida intrigante do nosso mandatário-mor: Cortar 86,3% dos investimentos na área.

Será que assim ele irá ajudar ou atrapalhar a conquista dessa ambiciosa meta? Nos próximos dois anos, passadas as eleições municipais, o presidente vai ter que começar a formular (juntamente com o seu Primeiro Ministro) uma estratégia para justificar tantas promessas não cumpridas...





quinta-feira, outubro 21, 2004


Edmar entrou numa canoa furadaÀ deriva
O empresário Edmar Arruda (foto) apareceu na noite de hoje no programa do candidato a prefeito Silvio Barros II. Edmar ficou em 4º lugar no primeiro turno. A expecativa da coligação Gente de Maringá era de que Edmar trouxesse os votos conquistados em 3 de outubro. Parece que isso não aconteceu. Nesta altura da campanha o apoio mais útil à candidatura de Barros é a do empresário Odair Fogueteiro, eleito para vereador. Fogueteiro é dono de uma fábrica de coletes salva-vidas.







PERGUNTAR NÃO OFENDE...

E a CPI do Banestado não acaba nunca?

As investigações foram se aprofundando, se aprofundando e chegaram a um nível inimaginável. Antero Paes de Barros (PSDB-SP), presidente da CPI, não sabe mais o que fazer para finalizar os trabalhos da mesma sem ter que indiciar “meio mundo”.

A verdade é uma só: Boa parte da elite política e empresarial brasileira usufruiu dos benefícios e da fragilidade das contas CC5 e fizeram uma festa. Foi bom (para eles) enquanto durou. Mas e agora? Pizza à vista!







FIGURÕES SEM FÔLEGO...

Não saberia dizer se isso é resultado do amadurecimento do eleitor brasileiro ou cansaço da aristocracia política nacional, mas o fato é que muitos “caciques” estão perdendo força.

Veja o caso de Antonio Carlos Magalhães, Jaime Lerner, Jorge Bornhausen, José Sarney, Marco Maciel e Orestes Quércia, todos perderam status e espaço no cenário político após as últimas eleições.

Mas, sem dúvida, o pior caso (ou exemplo) foi o de Paulo Maluf que depois de figurar com pompa e destaque no ambiente paulistano deu adeus (pelo menos por enquanto) aos debates políticos. Saiu pelas portas dos fundos, sozinho...

Talvez seja prematuro afirmar, mas me parece que estamos vivendo momentos de mudança.







O orelhão está cegoFURTO EM ORELHÕES

A moda entre os vândalos, ou ladrões, é arrancar os visores dos telefones públicos em Maringá. Nos últimos dias diversos orelhões ficaram sem a peça. Não sei qual a utilidade do componente para quem o surrupia.

O incômodo é que sem a telinha o usuário não sabe quantos créditos restam no cartão.

Caso você veja alguém depredando o aparelho, acione a polícia.







Olha o desespero! Surpresa!

A edição do Jornal do Povo de hoje divulga uma pesquisa da Data Vox Brasil (o Rigon chama de Data Barros) com os seguintes números: João Ivo Caleffi com 43,59% e Silvio Barros com 39,84%. Como a margem de erro é de 4%, a diferença de 3,75% entre os candidatos é considerada empate técnico.
O resultado do Data Vox Brasil passa longe do Ibope, que apontou ontem uma diferença de 11%.







Estou trabalhando para o Jornal do Povo

Sem saber, eu estou trabalhando para o Jornal do Povo de Maringá. Algumas notas policiais que escrevo toda manhã para o site Maringá News, com base em informações do boletim de ocorrências da Polícia Militar, estão sendo publicadas no Jornal do Povo (sem crédito ou consentimento do site).
O pior é que algumas dessas notas eu acabo aproveitando à tarde no Jornal Hoje, que é concorrente do JP.
Vou pedir uma porcentagem do salário da repórter policial deles.







Silvio Barros: "Acredito que o PT esteja um pouquinho à frente"

O candidato Silvio Barros II (PP), disse na manhã de hoje em entrevista à rádio CBN Maringá que acredita que o seu adversário, João Ivo caleffi (PT) tenha mais eleitores. “Que o PT esteja um pouquinho na nossa frente eu até acredito”, confessou.

Barros não deixou de alfinetar a pesquisa do Ibope, que o mostra 11% atrás de Caleffi. “Se fosse depender do Ibope eu não estaria no 2º turno”, afirmou. Talvez ele não tenha sido informado sobre a margem de erro.

O candidato do PP também argumentou que o PT lidera as pesquisas por que teria investido mais em publicidade. “Nós não temos dinheiro para fazer uma campanha como a deles. É uma campanha super-ultra-hipermilionária, do partido mais rico do país”.

Barros também aproveitou para atacar o adversário. “Temos um candidato de duas caras. Na televisão ele é um santinho”, ironizou. “Ele tem pessoas pagas para falar mal da gente dentro de ônibus”, acusou.

Silvio Barros finalizou a entrevista garantindo que irá ao debate da CBN (amanhã pela manhã, das 9 às 11 horas). “Confirmo a minha presença em todos os debates”, concluiu o candidato, que apareceu atrás de Caleffi em todas as pesquisas divulgadas nesta semana.







ELEIÇÕES
Tudo o que você queria saber mas não consegue ler em todos os lugares


O caderno de Política da edição de hoje da Gazeta do Povo traz uma reportagem especial sobre a disputa para a prefeitura de Maringá. São quatro textos e fotos abordando um histórico da rivalidade, os focos das campanhas, a pesquisa do Ibope e a programação de João Ivo Caleffi (PT) e Sílvio Barros (PP).

Quem não tiver R$ 1,50 pra comprar o jornal na banca, pode ler no site da Gazeta do Povo. É o Brasil acompanhando a política maringaense.





quarta-feira, outubro 20, 2004


IBOPE: CALEFFI ABRE 11% DE VANTAGEM
Foi divulgada na noite desta quarta-feira a pesquisa Ibope/RPC para a prefeitura de Maringá. Segundo a pesquisa, o candidato João Ivo Caleffi (PT) lidera com 50%. Silvio Barros (PP) está com 39%. São folgados 11% de diferença. A margem de erro é de 4%.
Vale lembrar do que, conforme já foi comentado neste blog, o Ibope acertou o resultado no 1º turno em Maringá.







DESCULPAS GENTE, DESCULPAS...

Como sabemos o presidente Lula pediu votos para a prefeita Marta Suplicy em São Paulo e numa cena de total despreparo e amadorismo “pediu desculpas” aos presentes quando percebeu o tamanho do erro que havia cometido.

Como todos os políticos do país (leia-se oposição) estavam - e estão - envolvidos nas campanhas municipais, não deram a devida atenção ao delito.

Para dizer que é “atuante” o TSE multou o cidadão em R$ 50 mil.

O assunto poderia estar encerrado, mas não, “eles” insistem...

Cometeram mais um erro grosseiro - e grave - ao nomearem os Advogados da União para fazerem a defesa do Lula “pessoa física” e não do “presidente”. Ou seja, dinheiro público empregado em questão privada. Resultado de mais um “deslize”: Improbidade Administrativa, infração à Lei 8429/92.








APROVADO

A França aprovou lei que autoriza a instalação de bloqueadores de sinais de telefonia celular em teatros e cinemas. O projeto está em discussão para que as antenas também sejam instaladas em restaurantes. Que chegue logo por aqui!







A BELA DA TELA

A atriz e modelo Angelina Jolie Voight, 29 anos, foi eleita esta semana como a mulher viva mais sexy do mundo pela revista americana Esquire. Estilo bad girl e femme fatale, ela é tatuada, fã da banda The Clash e já atuou em 30 filmes desde 1993. Jolie nasceu a 4 de junho de 1975, em Los Angeles, na Califórnia, nos EUA, e foi modelo profissional na Inglaterra e nos Estados Unidos antes de ser estrela em Hollywood.

Ela está sempre entre os primeiros postos de listas de mulheres mais belas do mundo. De cabelos curtos ou longos, pretos, loiros ou ruivos, beijando ou brigando, chorando ou sorrindo, é bonita de encher os olhos. E o melhor de tudo: é talentosa.

Se você quer ver Angelina Jolie em papéis sérios: “O Colecionador de Ossos” (1999), “Garota Interrompida” (1999) e “Roubando Vidas” (2004); se quiser vê-la sexy: “Gia” (1998), “60 Segundos” (2000) e “Pecado Original” (2001); para quem gosta de bobagens: “Lara Croft” (2001 e 2003)

Ela vem aí na ficção "Capitão Sky e o Mundo de Amanhã" (outubro de 2004), no drama “Love and Honor” (novembro de 2004), no épico “Alexandre, O Grande” (janeiro de 2005) e na ação “Mr. And Mrs. Smith” (agosto de 2005).





terça-feira, outubro 19, 2004


Esta é a tela inicial do Divulga 2004, programa que mostra a apuração dos votos em tempo realDIVULGA 2004
Muita gente ainda não conhece o soft da Justiça Eleitoral para divulgação do resultado destas eleições: o Divulga 2004.
A tela com os dados do Divulga 2004 foi projetada no telão do ginásio Chico Neto durante a apuração do primeiro turno. Isso significa que você não precisa mais ir ao ginásio para conferir voto a voto, em tempo real, a apuração das urnas no dia 31. Basta instalar o programa na sua máquina e roer as unhas no conforto de casa, sem cabos eleitorais cornetado ao seu ouvido. O programa é extremamente fácil de instalar e não demora muito para ser baixado (2,69 MB). Ele foi desenvolvido para o sistema operacional Windows e requer o navegador Internet Explorer 5.5 ou superior. Para ir à página de download do soft, clique aqui.







FURADA
Maringá, a capital da balada ... furada

Essa eu quero ver. A Acim deve receber, em breve, um projeto para transformar Maringá na capital da balada, conforme divulgou hoje o site Maringanews.
A noite de Maringá é muito fraca. Quem vem de fora sempre reclama da falta de opções de lazer noturno. Vale lembrar que esse conceito vai muito mais longe que beber cerveja em bares e dançar em boates.
Só para ter algumas referências, basta analisar o line up da Expoingá: artistas se repetem ano após ano. Os “promoters” que trazem bandas de rock ou dj’s nas boates parecem que não tem informação e repetem os mesmos artistas várias vezes ao ano.

E esse é outro conceito que precisa ser revisto na cidade. Qualquer um que organiza uma festinha já é chamado de “promoter”. O pior é que as festas não tem nada demais: você paga, entra, ouve música, vê gente e vai embora. Qualquer “lango” faz isso. Sem contar os problemas enfrentados por quem entra nesse ramo devido às manipulações nos bastidores. O Aeroanta fechou em Maringá por isso.

Como falta formação a quem trabalha com lazer noturno em Maringá, esse projeto corre o risco de transformar Maringá na capital da balada furada.

Vamos esquentar mais uma vez o Factorama: o que você acha da vida noturna em Maringá? Lembrando: não vale ofensa pessoal.







BOLÃO
Com quantos pontos João Ivo Caleffi vai aparecer na frente do Silvio Barros amanhã, no Ibope?

A diferença entre os candidatos será proporcional à baixaria praticada por um dos lados?







HUMOR E PESQUISA



Cartum de Ique publicado no jornal O Estado de São Paulo em 1996.

O Factorama pergunta:
Dessa vez, o Maluf vai:
- se livrar de mais uma acusação
- ser condenado







DESAFIOS...

Um dos maiores desafios do novo mandatário iguaçuense encontra-se na falta de segurança que tomou conta da Terra das Cataratas.

Normalmente “os nativos” não tocam no assunto, com medo de afugentar os turistas (os quais fomentam boa parte da economia local). Porém a situação está crítica.

Como sabemos, parte dessa responsabilidade é do governo estadual e federal, o que não isenta o prefeito da encrenca.

Enfim, o novo prefeito irá assumir uma cidade onde, praticamente, morre uma pessoa por dia vítima de violência (arma branca, de fogo ou agressão física). Um número triste!

Nunca a cidade esteve tão violenta e, por que não dizer, tão sem controle... 202 mortes violentas até setembro...

Por isso promessas demais são, na maioria das vezes, o maior inimigo do mau político. Requião esteve em Foz do Iguaçu e durante sua campanha para o governo do estado prometeu transformar a nossa cidade (que já vivia maus bocados em termos de segurança) na cidade mais segura do Brasil.

Deu no que deu. A resposta veio nas urnas. O PMDB “véio de guerra” - como gosta de dizer Requião - perdeu a eleição!







O TEMPO ESTÁ PASSANDO...

O governo adora mostrar os brilhantes números do nosso país (nada mais coerente, afinal é importante destacar o que está dando certo). São números bons e que nos trazem muito conforto.

Porém, está cada vez mais difícil o acesso aos “outros números”, uma vez que os veículos de massa estão, digamos, estranhamente silenciosos.

Um desses índices (talvez o mais assustador) foi apurado pela Fundação Getúlio Vargas e mostrou o seguinte: Em apenas um ano, de 2002 para 2003, subiu de 26,23% para 27,26% o número de brasileiros que vivem na mais absoluta miséria.

São quase 50 milhões de brasileiros que
não tem nada, absolutamente nada, sequer para comer!

Portanto, como fica claro, nem tudo são rosas e o cenário está longe do Novo Brasil tão pregado (em campanha) pelo presidente Lula. Não que seja má-fé do presidente ou de sua equipe, longe disso, mas a verdade é uma só: Está difícil de cumprir tudo o que se prometeu...







MUDANÇA DE AMBIENTE...

O atual prefeito de Foz do Iguaçu, Samis da Silva, sofreu uma derrota atípica na Câmara de Vereadores. A bancada de oposição derrubou o veto do prefeito ao Programa de Internação Domiciliar.

O prefeito o vetou, por considera-lo inconstitucional.

Com a derrota o Palácio rapidamente justificou-se dizendo que alguns vereadores estavam ausentes. Porém não foi isso o que a imprensa local constatou. Dos 21 vereadores, estavam presentes 19.

“Afinada” com o Poder Executivo local a Câmara sempre esteve muito, mas muito próxima dos “nobres interesses” do prefeito. Talvez, justamente, pela pouca independência muitos legisladores não se reelegeram.

Porém, como o fim do mandato se avizinha, a postura de alguns vereadores (da bancada de sustentação – é claro) tem sido vista por muitos como distorcida. Distorcida? Isso para mim tem outro nome...





segunda-feira, outubro 18, 2004


ORÇAMENTO...

O novo prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, irá administrar em seu primeiro ano de mandato algo em torno de R$ 315 milhões de Reais.

Os valores constam do Projeto de Lei nº 148/2004, o qual versa sobre a estimativa de receitas e despesas do município para o ano que vem.

O documento ainda prevê uma taxa de crescimento na ordem de 6% e inflação de 8% (no cenário nacional durante o ano de 2005).

Veja abaixo o orçamento das cinco secretarias mais “poderosas”:

1) Saúde: R$ 69,5 milhões
2) Educação: R$ 61,8 milhões
3) Administração: R$ 39,4 milhões
4) Meio Ambiente: R$ 28,4 milhões

5) Fazenda: R$ 21,0 milhões





domingo, outubro 17, 2004


BASTIDORES
Caos na balada

Sábado de madrugada uma forte tempestade castigou Maringá. Azar de quem estava na badalada Velvet. Faltou energia e a casa noturna não possui geradores, nem luz de emergência. Só nos caixas (por que será?).

Os despreparados seguranças não souberam como agir naquela situação e foram agressivos e mal educados. O caos se instalou no local. Pessoas buscavam uma solução para pagar suas contas para saírem e não conseguiam. As portas foram fechadas. A situação ficou incontrolável e teve até agressões físicas. A polícia chegou somente uns 40 minutos depois que as luzes se apagaram.

Como uma casa do porte da Velvet não possui no breaks em seus computadores? Clientes compram seus ingressos (que são caros por sinal) e são tratados sem respeito, como animais.

Texto enviado como colaboração pelo leitor Rodolfo Fróis, acadêmico de Jornalismo do Cesumar. Na foto, tirada por Fróis, os clientes da casa noturna nervosos e sendo proibidos de saírem pelos seguranças.







Não deixe de conferir a animação!ANIMAÇÃO
O Factorama entra agora também no ramo das animações, para concorrer com os grandes estúdios, como a Disney.

Para assistir a nossa primeira superprodução milionária, envolvendo os candidatos Silvio Barros e João Ivo Caleffi Clique aqui.






sexta-feira, outubro 15, 2004


CINEMA
Política russa ao estilo americano


Um grupo de três amigos americanos e marketeiros políticos é convidado para trabalhar nas eleições russas para reeleger Boris Yeltsin em 1996. Animados com o convite de repercussão internacional, eles não imaginam que não podem aparecer na campanha e que, na verdade, foram contratados para fazer com que Boris perdesse as eleições.

Ameaçados pela máfia russa, família de Yeltsin, imprensa e polícia, o grupo vira o jogo e faz com que o folclórico político seja reeleito.

Um filme interessante que intercala cenas das eleições na Rússia – como um documentário – e mostra como é feita a manipulação nos bastidores da política. Há a campanha de baixo nível, negociações interesseiras com a imprensa, entre outras coisas que também vemos por aqui.

FILME
Plano B - A América Contra O Comunismo
Spinning Boris (2003)
Gênero: drama político
Direção: Roger Spottiswoode (de “Retorno do Talentoso Ripley”)
Elenco: Jeff Goldblun (de “Jurassic Park”) e Anthony LaPaglia (de “O Cliente”)
Duração: 1h52







Alguém lembra do Ingazinho, da gestão do Ricardo?O menino Silvinho

A campanha do candidato Silvio Barros ganhou o personagem Silvinho, voltado ao público infantil. Será que ele é parente do falecido Ingazinho (1990-1992)?







ELEIÇÕES

Ontem recomeçou o horário eleitoral gratuito e a campanha sem baixarias prometida pelo João Ivo Caleffi e Silvio Barros já foi pro ralo.

O que me chamou a atenção:
- no programa do Sílvio foi a afirmação de que o candidato João Ivo passou por momentos constrangedores no Chico Neto. Quem esteve no ginásio durante a apuração dos votos viu e ouviu que a torcida do PT era bem mais numerosa e barulhenta. Mas, como estamos em campanha e a edição é um dos recursos mais utilizados...

- o Sílvio Barros confirmou que mudaria de postura e partiu pro ataque; do outro lado, Caleffi nem citou o adversário;

- a campanha de Caleffi perdeu, visivelmente, força com a saída de Raí Nascimento;


- a mais curiosa de todas: o Sílvio Barros está se destacando nos bairros justamente por usar um recurso que é muito explorado pelo PT: a proximidade com o povo. O Espaço da Cidadania se encaixa perfeitamente no estilo PT, mas é o grande trunfo do PP em Maringá.

E hoje tem mais baixaria... digo, campanha política. Inclusive, com a participação ao vivo, em carne e osso do governador Requião.







Upgrades pra sabão
Sábado passado, perto do feriado, eu e dona briguenta fomos fazer compras no BIG (que vende barato de fato). Enquanto ela enchia dois carrinhos com supérfluos para o final de semana prolongado, detive-me em frente à gôndola de sabão em pó. Eu, que já acho um contra-senso existir papel higiênico perfumado, vejo mais essa.
Não basta o sabão em pó apenas fazer espuma e "lavar mais branco"? Não basta tirar aquelas mancha amarelas de nossas cuecas? Não, não bosta. Perdão, não basta. Tem que ter- vejam só- : Ação Zimer; Branqueador óptico; Processo Spray Dry; Cápsulas de poder azul; Sistema Bleach; Cristais verdes de frescor; Ph balanceado; Cristais de alvejante; Extrato de aloe vera; coco natural e cápsulas de silicone.
Horrorizado, deixei minha mulher terminando as compras e fui lá fora tomar um chope. Pelo menos, salvo engano, existe apenas "com colarinho" e "sem colarinho". Até quando eu não sei.





quinta-feira, outubro 14, 2004


VOA CANARINHO, VOA...

O Super Air Force 51 - conhecido vulgarmente como "avião do Lula" - está pronto e está pago! Diferente do que acontece normalmente no mercado de aeronaves o governo federal pagou antecipadamente pelo produto. Se está pronto e se está pago, por que o avião ainda está nos EUA e não no Brasil? Simples, as eleições ainda não acabaram...







RECUSA

Foto tirada em um posto de combustível em Maringá que não aceita o cartão de crédito Cabal.

O cartão foi lançado este ano pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) com grande campanha de marketing.

A direção da Acim se recusou a dar detalhes para o jornalista Ângelo Rigon sobre a implantação do cartão em Maringá na época do lançamento. Foto: Andye Iore







FELICIDADE

Acabou o descanso...
Na verdade, eu estava em greve reivindicando reajuste salarial no Factorama. Como fui um dos primeiros contratados, o meu salário estava defasado. E frente aos novos contratados – a peso de ouro – me senti desprestigiado e solicitei revisão salarial já atendida pela direção do site.

A volta ao blog também traz novas (ou mais rígidas) regras nos comentários. Três internautas já tiveram seus IPs bloqueados aqui e dezenas de comentários foram deletados por conterem palavrões ou criticarem os leitores e colaboradores do site. A vigilância será mais rígida a partir de hoje. Também estaremos vigiando os comentários que fugirem muito dos temas dos posts.

Após análises, conferimos que o acesso e os comentários não diminuíram. A medida foi tomada porque algumas pessoas se manifestaram interessadas em escrever no Factorama, mas não o faziam pelas baixarias nos comentários. Apenas trocamos os bufões pelos formadores de opinião. Bom divertimento!






quarta-feira, outubro 13, 2004


Clube do BolinhaCLUBE DO BOLINHA
Após a contratação do cartunista Lukas, o Factorama está ainda mais parecido com o Clube do Bolinha, famoso pela regra de que “menina não entra”. Basta olhar a lateral esquerda do blog, para constatar que só há cuecas no time.

Preocupado com a falta de mulheres no escrete, o blog lança edital de concurso público para candidatas à vaga de estagiária júnior. A prova será oral. As aprovadas na primeira fase serão submetidas a avaliação física e psicomotora.





segunda-feira, outubro 11, 2004


ELE TÁ DE OLHO É NA BUTIQUE DELA...

Veja o tamanho da encrenca: 3.000 camisas sociais de tricoline, 1.400 ternos masculinos de microfibra, 1.850 pares de sapato, 1.100 gravatas, 2.700 pares de meia e 900 cintos. A comprinha acima faz parte do Edital No. 00140.000214/2004-13 o qual prevê a aquisição do material acima para o gabinete do presidente Lula. Que elegância! Que piada!







CADÊ AS ARMAS?

Um dos mais importantes relatórios sobre as “armas de destruição em massa” publicado recentemente causou (mais um) mal estar para George W. Bush.

Além do documento ter sido assinado por um dos mais respeitados inspetores da ONU - Charles A. Duelfer - o mesmo conclui que o Iraque destruiu todo o seu arsenal imediatamente depois da Guerra do Golfo em 1991.

E tem mais... O relatório afirma que além de destruir as armas o Iraque não tinha nenhuma intenção aparente de recuperar o seu programa de confecção de armas “ilícitas”.

E agora José?







DIGITAÇÃO
Teste sua habilidade no teclado em um joguinho on-line

Clique aqui para testar suas habilidades em um joguinho de digitação. Você deve digitar a letra que aparece em um canto da tela, antes que ela chegue ao outro lado.
No começo parece moleza, mas lá pela letrinha número 70 o bicho pega.





domingo, outubro 10, 2004


PETRÓLEO E O TERRORISMO...

Com esse aumento absurdo do barril de petróleo, observado nos últimos dias, fico pensando... Quanto desses dólares coletados a mais pela Arábia Saudita vão parar nas mãos dos Mullahs?

Tudo bem, Mullahs não são propriamente terroristas, mas constroem e mantém aquelas escolas malucas onde, desde cedo, a criançada aprende a odiar e dar porrada naqueles que adoram outra religião.

Mas afinal o que isso significa? Talvez que os próprios EUA, os que mais consomem combustível e os que mais temem o terrorismo, estejam entre a cruz e a espada.

Consumindo combustível, financiam (direta ou indiretamente) o terror, não há saída...







HOMENS ASSEDIADOS...

Os homens estão sendo mais assediados no trabalho do que as mulheres. O problema é que o assédio sexual masculino, em sua grande maioria, parte de outro homem.

Segundo afirmou o USA Today, as queixas - nesse sentido - subiram nos últimos 10 anos de 9% para 15%.

Segundo Caroline Wheeler, advogada especializada no assunto, "Geralmente são os homens que não são gays que importunam alguém. Eles importunam os homens que parecem efeminados ou não agressivos o bastante".





sábado, outubro 09, 2004


O meu voto é do João Mad!Agora é João Mad
O pessoal do PT está pra lá de confiante que vai dar João Mad.

A confiança é grande e às vezes foge da realidade. Um dos secretários da prefeitura havia garantido para um colega do blog que o João iria faturar no primeiro turno.

Em consulta ontem no carrinho de cachorrão Irmãos, na avenida Moragueira, o Gordinho garantiu que sua clientela é João Mad. Paralelo ao Irmãos, na avenida Pedro Taques, o dogueiro Xereca, do Batuta Lanches, garantiu na semana passada que a turma ali é Boto na cabeça. Tenho evitado aquele lanche.







RUBENS BUENO EM ALTA...

Recebendo expressiva votação nas eleições municipais de Curitiba (20,04% dos votos), Rubens Bueno (PPS) transformou-se rapidamente na “Noiva da Vez”.

Decisivo para o resultado da eleição, todos estão “namorando” o possível aliado. O zum-zum-zum de bastidor é unânime: As negociações passam pela Itaipu Binacional.

Jorge Samek (PT) atual Diretor-Presidente assumiria um ministério na reforma que se avizinha (pós segundo turno) e Rubens Bueno – caso vier a apoiar Ângelo Vanhoni, é claro – assumiria a presidência da binacional.







DICIONÁRIO DA CAMPANHA
Agora é boto cor-de-rosa !O apelido de "boto cor-de-rosa" tem sido utilizado com freqüência pelos opositores do candidato Silvio Barros II.
O apelido tem origem na lenda contada na Amazônia (o fato de Silvio ter morado em Manaus reforça isso), segundo a qual um boto cor-de-rosa sai dos rios e se transforma em um rapaz bem apessoado. O galã seduz e traça as menininhas indefesas. Após a transa o boto some, deixando pra trás a mulherada grávida.
No caso de Silvio, a brincadeira está direcionada no fato dele aparacer na mídia local em anos de eleição.







REVELAÇÃO
Meninos e meninas... Eu sou formado em "Entregador de Jornalismo" e "Catador de Jornalismo" pela USP (61-66); fiz curso de "Enchimento de Linguística" na Casa de Carnes Ribeiro(67),e escrevi um livro sobre metalinguagem e tiralinguagem(69)- vocês entenderam o que eu quis dizer.

Toda essa bagagem me trouxe duas coisas: uma puta dor no ombro(porque arrebentou a alça da mochila), e a descoberta, depois de cinco dias de jornalismo investigativo, de que os responsáveis por esse blog estão ganhando os tubos, graças a nós, incautos colaboradores. Eles dizem que o treco é sem fins lucrativos, que tá todo mundo quebrado, roendo beirada de penico, que não têm anunciantes.

Mas... observem o nome dessa trolha: FACTORAMA. Ora, meu amigos! Eis aí o merchandising implícito, na moita, na manha do gato. Dois grandes supermercados da cidade bancam os caras: Muffato e Mercadorama. Risque-se o "Muf" e o "Mercado" e o que nó temos?... FATORAMA!!! letra C é pra enganar a torcida, mas comigo não. Tô fora.







DESVIO

Estou de férias... do blog.

O Factorama anda muito popular e muito "engraçado". Tenho crises de riso com as ofensas aos candidatos assinadas com apelidos idiotas. Só lembrando que o blog não é (só) sobre política e cada um continua escrevendo o que quer... Mas, como tem gente que está adorando, não vou interferir.

O trabalho me chama... volto logo!





sexta-feira, outubro 08, 2004


PÉROLAS...

“A vida é um palanque” de Carlos Brickman:

Paulo Egydio, governador de São Paulo, no enterro do piloto de Fórmula 1 José Carlos Pacce, vítima de um acidente aéreo: “Lamento que ele tenha morrido longe das pistas”.

Paulo Maluf, candidato à presidência da República, numa palestra em Belo Horizonte: “Está com desejo sexual, então estupra, mas não mata”.

Franco Montoro, governador de São Paulo, visitando de barco as cidades inundadas do Vale do Ribeira: “Que lindo! Parece Veneza!”

Fernando Henrique Cardoso, candidato prefeitura de São Paulo, respondendo a Boris Casoy, que lhe perguntara se acreditava em Deus: “Oh, Boris, você me prometeu não fazer essa pergunta”.

Antônio Rogério Magri, Ministro do Trabalho, explicando por que utilizara um carro oficial para levar sua cadela ao veterinário: “Cachorro também é gente”.

Mário Amato, presidente da FIESP, falando sobre a Ministra do Trabalho, Dorothéa Werneck: "É inteligente, apesar de ser mulher”.


Luiza Erundina, prefeita de São Paulo: “Os mortos das enchentes são águas passadas”.







OUTRAS "PÉROLAS" PARA A SEXTA-FEIRA:

“Considere-se que não há nada mais difícil, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais arriscado, do que iniciar uma nova ordem de coisas”.
Nicolau Maquiavel - 1469-1527

“Senhor, proteja-me dos meus amigos; que dos meus inimigos, cuido eu”.
Voltaire - 1694-1778

“Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer”.
Tácito, C. - 55-120 d.c.

“É mais fácil suportar uma consciência pesada do que a má reputação”.
Friedrich Nietzsche - 1884-1900







Esta é a primeira da série ´Agora é...´AGORA É...
Hoje o jornalista Ângelo Rigon publicou em sua coluna uma série de montagens em cima da propaganda do candidato Silvio Barros (PP), descaradamente "inspirada" na campanha de Lula em 2002. Ao lado, uma das gozações.





quinta-feira, outubro 07, 2004


DINHEIRO MUDANDO DE MÃOS!

De cada 100 homens endinheirados, aqueles detentores de novas e grandes fortunas, apenas 18 as herdaram. Os demais conseguiram “chegar lá” na raça, com boas idéias, saúde e muito trabalho.

Boa parte desses novos ricos (não no sentido pejorativo) estão atuando nas novas fronteiras agrícolas e nas empresas exportadoras.

Esses números foram divulgados pela ONU, a qual concluiu que o Brasil é o “país com maior mobilidade social do mundo”. Isso quer dizer que aqui, atualmente, fortunas estão sendo “trocadas de mãos” em questão de apenas uma geração.

Oportunidades à vista... Vamos aproveitar...







PRECISA-SE DE UM PUBLICITÁRIO
Agora é o quê? Agora é cópia!
A nova propaganda do candidato Silvio Barros II (PP) lembra a utilizada na campanha de Lula, em 2002. Pegou mal. Cheira cópia e extrema falta de criatividade.
Se a intenção era fazer uma ironia, não colou.







Na reta final das eleições, Rigon alfineta a estrela no peitoPT no peito
Com a possibilidade de Silvio Barros II (PP) faturar a eleição, muita gente decidiu explicitar o apoio à concorrência.

É o caso do jornalista Ângelo Rigon, o mais polêmico da cidade, que desde o dia 4 não sai de casa sem a estrela do Partidos dos Trabalhadores no peito.











PROVINHA

Mais uma para esquentar as coisas por aqui. O que os leitores do Factorama pensam sobre isso?

Pensei que a Justiça Eleitoral pudesse realizar testes (ou entrevistas) com os candidatos a prefeito das cidades. A candidatura só seria aceita se o candidato apresentasse propostas com cabimento e tivesse coerência e ética.

Assim evitaria candidatos que não tem intenção (ou condições) de ser prefeito. Como vimos aqui em Maringá.

Sei que vai contra a democracia. Mas, assim as piadas em meio à seriedade e as ofensas em vez de projetos não existiriam.





quarta-feira, outubro 06, 2004


Grupo Factorama contrata Lukas

O famoso cartunista assina contrato com um dos mais poderosos blogs. A reunião foi a portas fechadas. Fábio Martins, diretor-presidente da corporação nega a falar sobre cifras, mas no meio jornalístico comenta-se que Lukas não aceitaria um contrato menor do que o do comentarista Gilson Aguiar. “Caso Lukas não aceitasse nossas condições, faríamos uma oferta para o Laerte”, disse Andie Iore, diretor geral de assuntos estratégicos e marketing agressivo do grupo Factorama.







PORRADA NO MÁRIO!

Ilustre conhecido da boemia iguaçuense, Mario Du Trevor (uma daquelas figuras impagáveis) participou da campanha local fazendo a locução, com sua voz fantasmagórica, no programa televisivo do candidato a prefeito Paulo Mac Donald Ghisi.

Toda vez que aparecia na telinha uma denúncia contra o candidato derrotado, Samis da Silva, lá vinha a voz do Mário...

Tudo ia bem até domingo, quando três marmanjos pegaram o coitado e encheram ele de porrada! Não bastasse ser velhinho, ainda vieram em três! Covardia...

O boêmio foi internado às pressas no hospital Costa Cavalcanti e não está nada bem.


Quem será que ordenou (ou pelo menos incitou) a pancadaria? Fácil de adivinhar, né?








ONDE ESTÁ O LEGISLATIVO?

O Congresso Federal está sofrendo uma concorrência acirrada. Primeiro por que legisla mal o que dá margem a interpretações diversas, as quais são dizimadas pelo Superior Tribunal de Justiça (portanto, atualmente, verdadeiro “legislador”).

Não bastasse a força do judiciário, o Congresso ainda tem que considerar o voraz “deixa-comigo-que-eu-resolvo-rapidinho-atropelando-todo-mundo” Lula da Silva, o qual contrariando o que pregava (mais uma vez), tornou-se o líder absoluto na edição de Medidas Provisórias.

O desesperado “legislador” está editando semanalmente, nada mais nada menos que cinco Medidas, quase uma por dia!

Lembrando que é prerrogativa do instituto Medida Provisória a urgência do tema, no último “canetaço” - urgentemente - criou mais 152 cargos no Ministério das Minas e Energia.

E assim vamos inchando...








O PRIMEIRO POST A GENTE NUNCA ESQUECE

Meninos e meninas... Agora que ela já está eleita, a Michael Jackson do Borba Gato pode ficar sabendo: Cerca de 15 dias antes das eleições, a eterna vereadora Edith Dias fazia um corpo-a-corpo (aaaahhhhh!!!!) em um bar da avenida Carlos Borges quando o dono - chorão que só ele- pediu pra que ela bancasse um churrasquinho pra bebunzada do local. A editha cuja tascou 50 pilas no balcão pra que se comprasse a carne e desceu a ladeira com seus eternos agulheiros na mão, em busca de mais votos.

Resumo do fantasma da ópera: o dono da bodega colocou a nota em uma máquina de caça-níqueis na tentativa de levantar mais grana. A máquina engoliu a cédula, piscou, arrotou, peidou e não vomitou uma moedinha sequer.

A moçada tá até hoje esperando o churrasco e a vereadora morreu com cinquentinha; mas tá lá, de novo, por cima da carne seca.







FLAGRANTE

Depois falam que o trânsito de Maringá é violento, que os motoristas são imprudentes. O flagrante abaixo aconteceu na tarde de ontem, em plena avenida Brasil, a mais movimentada da cidade.





O motorista nem viu que o ciclista estava grudado no carro, aproveitando uma carona.
Fotos: Andye Iore - participação especial: Alfredo Brincaleppe





terça-feira, outubro 05, 2004


BASTIDORES
Balbinotti senta no sofá de Caleffi


A adesão à campanha de João Ivo Caleffi aconteceu em clima irônico. Perguntado se iria apoiar o prefeito em busca da reeleição, o deputado federal Odílio Balbinotti respondeu com um sorriso: “Vocês sabem de quem não gosto aqui!”.

Vale ressaltar que deve ser um saco pro Silvio Barros ser citado em relação às atuações de Ricardo Barros, Cida Borguetti e até mesmo do pai. Campanha é assim mesmo, vale tudo... até esquecer o próprio adversário e ir lá no fundo do baú. Isso vale também para o debate que se iniciou aqui hoje: se os jornalistas são responsáveis pelas tendências dos donos dos jornais.
Foto: Andye Iore







CURIOSIDADE
Mulher de 81 anos comparece nua a julgamento no Canadá


Mary Braun, 81, integrante da seita cristã Filhos da Liberdade, compareceu nua hoje a um tribunal no Canadá, onde está sendo julgada por causar incêndios criminosos no laboratório de computação de uma faculdade, na província canadense de British Columbia.
Braun, que se diz inocente, se recusou a usar roupas durante a audiência, alegando motivos religiosos. A seita Filhos da Liberdade já foi responsável por uma “campanha de pureza”, na década de 1950, que incitava pessoas a queimar as próprias casas, destruir propriedades privadas e públicas e andar nuas nas ruas das cidades.

Publicado na Reuters, em agosto de 2001. Do livro “As notícias mais malucas do planeta”, de Alessandro Bender, Paris Editorial, 2003.







CONSCIÊNCIA PESADA
A assessoria do candidato João Ivo Caleffi (PT) percebeu a besteira e retirou do site da campanha o texto que relatava os protestos de sua militância contra os jornalistas do jornal O Diário, Rádio Cultura e TV Cidade. A composição do texto, publicado na tarde de ontem, dava a entender que o partido apoiava a atitude.
O fato foi denunciado aqui no Factorama, no texto abaixo.





segunda-feira, outubro 04, 2004


Militância petista constrange jornalistas

A militância do PT de Maringá decidiu constranger profissionais de imprensa que trabalham no jornal O Diário do Norte do Paraná e na rádio Cultura AM.

O caso se agravou ontem, durante a apuração dos votos no ginásio Chico Neto. Uma torcida constituída de aproximadamente dois mil cabos eleitorais do PT gritou ”Pesquisa do Diário, é coisa de Otário”. O próprio site da campanha de Caleffi publicou hoje uma matéria sobre o episódio (para ler, clique aqui).

Um colega de profissão que trabalha no O Diário me contou que naquela redação a maioria dos profissionais é favorável ao PT. O que não é de se estranhar, uma vez que os jornalistas normalmente são de esquerda. A ironia é que a maioria esmagadora dos jornais pode ser considerada de direita.

“Agora dá vontade de votar no Silvio só de raiva dos petistas”, desabafa um dos constrangidos pela torcida. Um fotógrafo daquele jornal também teria tido recentemente problemas com cabos eleitorais do PT.

Vale lembrar que jornalista é funcionário. Brigar com um repórter porque o veículo de comunicação tem determinada postura política não vai mudar a conduta do jornal ou garantir a eleição. É o mesmo que discutir com o caixa de um banco devido os juros do cheque especial.

Se o eleitor quer protestar, mande e-mails, cartas e telefone, exigindo explicações à empresa.

Espero que a cúpula do partido oriente sua militância, para evitar situações que possam descambar para a violência.







A CAMPANHA RECOMEÇOU

Em Maringá, a campanha para o segundo turno nem começou direito e as "farpas" já começaram a ser trocadas. Em entrevista à Rádio CBN Maringá hoje de manhã, Silvio Barros do PP, referindo-se a entrevista de João Ivo no Jornal O Diário, disse que o PT não pode imputar para si toda a honestidade e considerar que os demais partidos são desonestos, pois segundo o candidato é preciso considerar que a denúncia (a tão famosa fita) que foi levada ao ar por Rogério Mello, onde o chefe de gabinete da prefeitura, Alaércio Cardoso, estaria negociando combustível de campanha vai estourar neste segundo turno.

Por outro lado, João Ivo Caleffi - PT reafirmou que a passagem para o segundo turno representa a vontade do povo de Maringá que não quer a volta dos tempos obscuros na cidade.

Quando ele [Caleffi] fala em honestidade, ironiza que talvez Silvio não saiba dos casos de improbidade em Maringá, pois não estava na cidade.

Definitivamente, o segundo turno já começou e mesmo os dois dizendo que farão uma campanha em alto nível não parece que seja isso que vai acontecer.







PAULO É NOVO PREFEITO DE FOZ DO IGUAÇU.

Com 68.256 votos o engenheiro civil Paulo Mac Donald (PDT) é o novo prefeito de Foz do Iguaçu. Samis da Silva (PMDB), atual prefeito e candidato à reeleição, fez 63.563 votos e, portanto, ficou em segundo lugar. Flavio Nakad (PRTB) ficou em terceiro com apenas 6.364 votos. Dos 173.341 eleitores aptos a votar compareceram 143.977, desses 1.259 votaram em branco e 4.535 anularam o voto.







QUE MICO EM PARANAVAÍ

O Ibope aprontou mais uma. Errou feio o resultado da eleição em Paranavaí. No dia 30 de setembro, o instituto anunciou que Maurício Yamakawa (PDT) venceria a eleição com 18% na frente. Tudo bem que a contratação maciça de cabos eleitorais por parte do adversário, Rogério Lorenzetti (PMDB), nos dias que precederam a eleição pode ter mudado um pouco o cenário previsto, mas não ao ponto de reduzir uma vantagem de 18%.

Ao apagar das luzes, a vantagem foi de 5,37%. A margem de erro era de 4%, ou seja, existia uma grande possibilidade de uma virada de última hora. Daí, quando falam em acabar com as pesquisas eleitorais, alguns afirmam que isto é retorno à ditadura.

Mas de qual totalitarismo estaríamos falando? Já que resultados errados como os desta eleição podem ter um incentivo pecuniário, digamos. Fique claro, não acredito nesta possibilidade em Paranavaí, mas nada me faz deixar de acreditar que pode ter ocorrido em outras paragens.







OUTROS BICHOS

- A totalização dos votos mais ágil do Paraná não aconteceu. Os números finais que seriam divulgados por volta das 17h30 só saíram às 22h.



- A disputa de cabos eleitorais na torcida no ginásio (foto acima) foi bem mais animada que os debates e pesquisas. De um lado, um grupo gritava debochando das pesquisas que davam Barros em primeiro e, em reposta, ouvia-se: “Gasolina! Gasolina!”
Porém, a cantoria mais idiota veio dos cabos eleitorais do vereador Zebrão: “Bi-campeão! Bi-campeão!”... onde tinha jogo de futebol? Só faltou o “Poeiraaa! Poeiraaa!”

- O novo grupo da Câmara de Vereadores tem 11 dos atuais 21 vereadores. Somente quatro dos 15 legisladores no próximo mandato são novatos. Qual o motivo? A população não dá a mínima pro que acontece na Câmara e não conhece os vereadores ou as campanhas nos bairros são eficientes?

- Depois de posturas ousadas, o jornal Hoje não tem edição na segunda-feira com o resultado das eleições. Porém, tem mais jornalismo no segundo turno.



- E o meu voto foi para... os juízes René Pereira da Costa (foto acima) e José Camacho Santos pelas iniciativas e organização.

- E, para encerrar: quanto vale uma pesquisa? Ou melhor, quanto vale a moral do dono de um instituo de pesquisa?

Fotos: Andye Iore







SOBRE CALEFFI E BARROS

- O advogado Wilson Quinteiro entrou no meio da galera do PT no Chico Netto e comemorou de mãos dadas com João Ivo e Pastor Rubem a ida destes para o segundo turno.

- João Ivo Caleffi parecia uma criança que ganhou um presente há muito tempo esperado. Já Silvio Barros apresentava uma alegria mais contida. O destaque fica para Dr. Batista que disse em entrevista à rádio CBN que estava feliz e agradeceu o povo maringaense. Não dá pra negar que o Trevizan fez uma boa campanha.

- Quem apóia quem:
• Wilson Quinteiro e Dr. Batista - João Ivo Caleffi.
• Nilson Santos e Rogério Mello - Silvio Barros.
• incertos: Edmar Arruda e Joba Beltrame. O Arruda pode até ir para o lado do Sílvio, mas a maior parte da coligação vai pro lado de Caleffi. Imprevisível como é, Joba pode até não apoiar ninguém.

- Se o PT conseguir trazer o presidente Lula na sexta-feira para Maringá, a campanha de João Ivo vai sair em ampla vantagem.





domingo, outubro 03, 2004


João Ivo Caleffi passa para o 2º turno. E não é que o Silvio Barros conseguiu?Caleffi e Barros no 2º turno
João Ivo Caleffi (PT) e Silvio Barros II (PP) vão para o segundo turno em Maringá.
Quem surpreendeu, pelas pesquisas, foi o candidato Dr. Batista (PTB), que apareceu na maioria delas em primeiro e terminou na terceira colocação.

Nenhuma pesquisa divulgada na mídia apontou Caleffi isolado na 1ª colocação. Quem "acertou" foi o Ibope. O resultado ficou dentro da margem de erro de 4%.

Os números da apuração estão disponíveis no site Maringá News.