· EXPEDIENTE


quarta-feira, novembro 30, 2005

Repercussão nacional




Recebi informações de que o Jornal da Globo, de hoje, irá exibir uma reportagem sobre o caso dos laptops.

Uma equipe da RPC passou a tarde na câmara apurando informações.

Segundo especulações, a repercussão só tende a aumentar nas próximas semanas.

Vale a pena dormir um pouco mais tarde para assistir o jornal, que começa às 00h20.

ATENÇÃO: Se for repercutir essa notícia favor citar o blog!






Mais uma do John


A TV Cultura/Globo acabou de mostrar no Paraná TV uma reportagem sobre o caso dos laptops na Câmara de Vereadores de Maringá.

A reportagem mostrou uma reunião entre o presidente John Alves (PMDB) e os advogados do Legislativo. Em seguida, apareceu John falando ontem que iria acatar a decisão judicial, que não iria contrariar a Justiça.

Mas, os advogados decidiram recorrer da decisão judicial hoje. A reportagem foi encerrada com a repórter dizendo que, com a Câmara recorrendo, John Alves preferiu não dar entrevista. Mais uma contradição pra coleção do "Noteboogate".






Simply the Best


George Best, jogador irlandês que morreu esta semana, aos 60 anos, foi um dos maiores ídolos da torcida do Manchester United e quase um deus para os irlandeses. Ele era inteligente e sabia aproveitar a vida. Bebia, pegava a mulherada e não deixava de ganhar títulos. Um espécie de Garrincha com cérebro. Morreu de tanto beber, já estava no segundo fígado. Abaixo, algumas frases de Best.
  • "Eu gastei meu dinheiro com bebidas, carros e mulheres. O resto desperdicei."
  • "Se eu tivesse nascido feio, vocês jamais teriam ouvido falar em Pelé"
  • "Em 1969 eu desisti do álcool e das mulheres. Foram os piores 20 minutos da minha vida"
  • "Pelé me disse que eu era o maior jogador do mundo. Foi o melhor elogio que recebi na vida."
  • "Parei de beber, mas só enquanto estou dormindo."
  • "Uma vez disse a Paul Gascoine (jogador inglês) que seu QI era menor que o número que usava no uniforme. Ele me perguntou: 'O que é QI?'."






Galo agitado nos bastidores


O técnico Ivair Cenci renovou seu contrato com o Galo Maringá hoje. A aposta do técnico é tamanha que o novo contrato é por dois anos. Cenci recusou uma proposta de R$ 7 mil mensais do União de Rondonópolis (MT), time que conquistou o vice-campeonato estadual em 2004 sob comando do treinador. A indecisão de Cenci fez com que o União contratasse esta semana o técnico José Ângelo Ferreira, ex-jogador do Atlético (MG) e Ponte Preta.

E a diretoria maringaense segue contratando. Já são seis reforços para o Paranaense 2006 que começa em 11 de janeiro. Apesar da organização, a preparação sofreu um baque. O torneio que o Galo disputaria no Rio Grande do Sul foi cancelado hoje.

O alvinegro maringaense seria um dos quatro times que disputariam a Copa dos Campeões, juntamente com Novo Hamburgo (RS), Noroeste (SP) e Marcílio Dias (SC), todos campeões da segunda divisão de seus estados. O motivo do cancelamento é que os times queriam dar férias aos atletas.

Com isso, os jogadores se reapresentam amanhã e treinam até o dia 21 de dezembro, quando serão dispensados para as festas natalinas, se reparesentarão novamente em 27 de dezembro e seguem treinando até a estréia no Paranaense.






Costas largas, grandes, duras, resistentes...


Nem acabou a polêmica dos laptops e a Câmara de Vereadores de Maringá já é alvo de outra investigação. O Ministério Público solicitou uma lista com os funcionários, funções e outras situações. Desta vez o alvo é o nepotismo.

Pelo jeito, as costas precisam ser bem largas para aguentar tanta coisa. E não vai parar por aí, pois tem gente que garante que há coisa pior a ser anunciada em 2006.






Bengalada na corrupção!


Tudo bem que sou contra a violência, mas tenho que confessar que adorei a 'bengalada' que o Zé Dirceu (campeão em adiamento de julgamentos - ganha até do Saddam) levou ontem... Pena que ele é tão cabeça-dura que nem deve ter sentido nada!






Aparecendo


john-tv Não lembro de outra pessoa que tenha tido tanta exposição na mídia de forma negativa quanto o presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, John Alves (PMDB).

Os principais veículos de Comunicação locais cobrem constantemente a polêmica no Legislativo, cinco blogs abordam o caso e até vereadores ousam criticar John Alves em público. Algo impensável até pouco tempo.

Mesmo quem nunca ouviu falar em Maringá está sabendo do "Noteboogate": o blog de Ângelo Rigon tem leitura garantida no alto escalão do governo estadual; o Factorama é lido pela imprensa estadual, sindicatos e no governo estadual e federal; a CBN colocou o fato em rede nacional, assim como a TV Cultura/RPC (imagem); a polêmica também está no portal político Vote Brasil, que tem aproximadamente 25 mil visitas diárias em todo o país e é vencedor do prêmio iBest.






Pra ficar na história


tosetti-jonesdark A televisão maringaense viveu ontem um encontro histórico. Os apresentadores João Tosetti e Jones Dark se encontraram ontem à noite no programa João Tosetti e Você, na RTV. Eles estavam até com figurino combinando conforme você pode conferir na imagem ao lado.

O Negrão Sorriso foi cinvidado para fazer um sorteio e se divertiu muito quando foi anunciado o fim do programa repentinamente, soltando suas gargalhadas.






A imprensa cumpre seu papel


Para quem não pôde comparecer na Câmara de Vereadores de Maringá para acompanhar a vergonhosa sessão de ontem, a rádio CBN Maringá apresenta agora de manhã reportagem com trechos do que aconteceu.

Mais uma vez, o presidente do Legislativo, John Alves (PMDB), deu mostras de autoritarismo e de como não está preparado para ocupar cargos públicos. Pressionado, ele foge do embate. Mesmo com a vereadora Marly Martin (PFL) sendo citada em falas, ela não teve direito de resposta (o que lhe é garantido) e teve o microfone cortado diversas vezes.

John Alves lamenta que recebe críticas injustas. Mas, tudo isto acontece justamente pela falta de preparação que tem e por "furos" em seus planos. Quando o o jornalista Ângelo Rigon divulgou a compra dos laptops e jornal Hoje passaou a publicar reportagens sobre a suspeita de superfaturamento, Alves se negou a falar. Quem se omite, dá a entender que há coisas erradas.

Agora que o caso está aberto, inclusive com repercussão nacional, o presidente do Legislativo se "embanana" mais e mais dando desculpas diferentes: preço alto pela garantia, não entregou os laptops devido a vírus, pressão da imprensa.

E, o pior, é ele anunciar que vai abrir processos contra algumas pessoas. Tem que processar mesmo, pois em suas limitações para lidar com certas situações, tem que ir contra a democracia e contra a população que ele deveria ajudar. E esta revolta de John Alves acontece justamente porque alguns setores não conseguem mais calar a imprensa como sempre aconteceu em Maringá e há políticos que não aceitam mais o status quo.





terça-feira, novembro 29, 2005

São Paulo rumo ao Tri-Mundial



Saiu hoje a relação dos 23 jogadores que irão disputar o Mundial Interclubes pelo São Paulo. Você já pode ir comprendo os fogos para comemorar o título!
Confira a lista dos convocados:

Goleiros
1 - Rogério Ceni
22 - Bosco
23 - Flávio

Zagueiros
3 - Fabão
4 - Edcarlos
5 - Lugano
13 - Alex

Laterais
2 - Cicinho
6 - Júnior
16 - Fábio Santos

Volantes
7 - Mineiro
8 - Josué
15 - Denilson
17 - Renan

Meias
10 - Danilo
18 - Leandro Bomfim
20 - Richarlyson
21 - Souza

Atacantes
9 - Grafite
11 - Amoroso
12 - Christian
14 - Aloísio
19 - Thiago






Protesto e ameaça




Coisa rara foi vista hoje na câmara, houve protesto! Exatamente três pessoas, ou deveria dizer, somente três pessoas protestaram contra a não abertura da CPI dos laptops. Um segurava sozinho um cartaz com a inscrição "CPI Já"; os outros dois somente gritaram pouquissimas palavras ao final da votação, retirando-se em seguida.

A população maringaense parece alheia ao que ocorre na cidade. As vezes me pergunto, e se isso estivesse acontecendo na Argentina? No mínimo haveria um "panelaço" em frente ao legislativo, organizado pelas mulheres da Cidade Canção. Até que o título vem a calhar, mas a canção com certeza é de ninar!

A população maringaense é passiva. De quem será a culpa? Da imprensa que não informa? Dos partidos políticos que não articulam suas bases? Dos movimentos sociais e estudantis que não se movimentam?

Há quem diga que o motivo é o medo.

"Fui ameaçado por duas pessoas que estavam na platéia", disse o rapaz que silenciosamente segurava o cartaz. "Um deles estava com crachá de funcionário da câmara".

Tomara que ele não se intimide, como alguns vereadores e o resto da população.






Nova enquete


Diante dos últimos acontecimentos, o FACTORAMA lança uma nova enquete:
No que vai dar a CPI dos notebooks?.

Clique aqui para participar da enquete.






Placar da CPI








Tá na Globo: veja a reportagem da CPI dos notebooks


O Paraná TV desta noite destacou em rede estadual a votação da CPI dos notebooks em Maringá. A reportagem mostrou que foi "na marra" a abertura da CPI, através de uma liminar da Justiça.

Assista à reportagem da Globo.






Oposição passa rasteira em John


A oposição acaba de dar um nó no presidente do legislativo, John Alves (PMDB). Um oficial de Justiça entregou uma liminar ao legislativo maringaense para abertura da CPI sobre a compra de laptops na Câmara de Vereadores. Portanto, a CPI irá acontecer.

Marly havia entrado na Justiça com um mandado de segurança que garantiria a abertura da CPI com um terço entre os legisladores. Ela, além de mostrar que se preocupa mais com o povo, também mostra que entende bem de leis.






Quem é quem na votação da CPI


A abertura de CPI sobre a compra de laptops na Câmara de Vereadores de Maringá foi rejeitada por sete votos a cinco.

Votaram contra:
Altamir dos Santos (PL) - altamir@cmm.pr.gov.br - 3027-4111
Aparecido Regini (Zebrão) (PP) - zebrao@cmm.pr.gov.br - 3027-4101
Belino Bravin Filho (PP) - bravin@cmm.pr.gov.br - 3027-4107
Dorival Dias (PSDB) - dorival@cmm.pr.gov.br - 3027-4095
Edith Dias (PP) - edith@cmm.pr.gov.br - 3027-4113
Márcia Socreppa (PSDB) - socreppa@cmm.pr.gov.br - 3027-4121
Francisco Gomes (Chico Caiana) (PMDB) - chicocaiana@cmm.pr.gov.br - 3027-4119

Não votaram:
João Alves Correa (John) (PMDB) - john@cmm.pr.gov.br - 3027-4090
Odair “Fogueteiro” de Oliveira (PTB) - odairfogueteiro@cmm.pr.gov.br - 3027-4123
Mário Hossokawa (PMDB) - mario@cmm.pr.gov.br - 3027-4127

Votaram a favor:
Humberto Henrique (PT) - humberto@cmm.pr.gov.br - 3027-4133
Mário Sérgio Verri (PT) - marioverri@cmm.pr.gov.br - 3027-4099
Marly Martin Silva (PFL) - marly@cmm.pr.gov.br - 3027-4131
Umberto Becher (PPS) - becker@cmm.pr.gov.br - 3027-4097
Valter Viana (PHS) - viana@cmm.pr.gov.br - 3027-4125






CPI rejeitada


A CPI sobre a compra dos laptops na Câmara de Vereadores de Maringá acaba de ser rejeitada: sete vereadores votaram contra a abertura da CPI e cinco votaram a favor.






É pau, é pedra, é CPI!


A votação da CPI sobre a compra dos laptops na Câmara de Vereadores de Maringá foi antecipada. Neste momento, os vereadores do grupo a favor da CPI falam e, em seguida, deve começar a votação.

A rádio CBN Maringá transmite a sessão ao vivo e deve, novamente, anunciar o caso em rede nacional.






Cadê a faixa?


faixa-cade A Secretaria de Transportes (Setran) lançou em setembro uma campanha de conscientização sobre a faixa de pedestres em Maringá. São 22 cruzamentos da região central que receberam sinalização vertical e horizontal e uma intensa divulgação na mídia. A campanha anuncia que os motoristas devem parar os veículos quando um pedestre acenar com a intenção de atravessar a rua.

Mesmo assim, há quem se arrisque a atravessar fora da faixa até mesmo com o semáforo aberto para os veículos. Como mostra a fotografia feita na avenida Brasil, próximo a Praça Raposo Tavares, local de grande fluxo de veículos e onde há uma faixa de pedestres há aproximadamente 200 metros.

Foto: Andye Iore






Saúde tem 39,5% de reprovação no governo Silvio II


Pesquisa feita pela HD Marketing & Pesquisas, publicada na edição de domingo do Jornal do Povo, mostra que a insatisfação com a área de saúde em Maringá chega a 39,5%.

A HD Marketing relata que foram entrevistadas 1.440 pessoas entre os últimos dias 8 e 10. Os entrevistados apontaram um ponto positivo e um negativo da atual administração municipal.

A tabela ao lado foi elaborada com base nos dados publicados no Jornal do Povo. As pessoas que apontaram apenas a Saúde como ruim, correspondem a 16,7% dos entrevistados. Mas, há reclamações mais específicas: falta remédios (7%) e falta de consultas especializadas (6%). Também foi criticado o atendimento dos médicos da família (5%) e pedido mais médicos nos postos de saúde (4,8%).






1.178...


Esse é o número de ônibus (produzidos no Brasil) que começaram a circular na cidade metropolitana de Santiago (Chile). USD 400 milhões foi o valor do contrato firmado entre a Volvo do Brasil e a prefeitura de Santiago. O projeto, conhecido com Transantiago, foi responsável pela triplicação do faturamento da filial da Volvo no Brasil nesse ano de 2005. Detalhe importante: a fábrica brasileira responsável, pela conquista está sediada em Curitiba (PR). Em meio a tanta comemoração, o desafio maior ficar guardado para o ano que vem, ou seja, será que a companhia conseguirá repetir o feito? Só o tempo dirá...





segunda-feira, novembro 28, 2005

A pottermania está de volta


Já está em exibição no Brasil o filme "Harry Potter a o Cálice de Fogo", uma mistura de aventura e ficção, com 2h37 de duração e dirigido pelo britancio Mike Newell, especialista em comedias românticas, como “Quatro Casamentos e um Funeral”.

Harry Potter está no quarto ano da escola de magias Hogwarts. Ele é escalado para disputar um torneio de magias contra magos mais velhos, enquanto descobre novos poderes e um perigo ronda a escola. O quarto filme da série custou US$ 140 milhões e já arrecadou US$ 102 milhões somente na primeira semana de exibição nos EUA.

A personagem fez muito sucesso em todo o mundo. Livros, filmes, roupas, games, action figures, entre outros. Porém, para os fãs de quadrinhos, não passa de um plágio.

O primeiro livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, foi lançado em 1997, sete anos após o lançamento de “Livros da Magia”, pela Vertigo/DC Comics e escrito por Neil Gaiman (de "Sandman"). A série de hq também apresenta um jovem mago, Tim Hunter, que usa óculos, é meio bobão, é isolado socialmente e vai descobrindo seus poderes aos poucos.

A criadora de Harry Potter é a inglesa Joanne K. Rowling que, curiosamente, teve a idéia da personagem recusada por várias editoras e hoje é uma das pessoas mais ricas da Inglaterra.

Segue a cronologia no cinema:
Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
Harry Potter e a Camara Secreta (2002)
Harry Potter e o Prisioneiro De Azkaban (2004)
Harry Potter e o Cálice De Fogo (2005)
Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)
Harry Potter And The Half-Blood Prince (2008)


Com informações do quadro Cine CBN, da rádio CBN Maringá: sexta-feira, às 16h40, e sábado, às 9h40.






Ler é preciso. Ler o quê? (final)


Dia desses, li o desabafo do jornalista Carlos Heitor Cony no que diz respeito ao ensino de 1º e 2º graus e à tentativa de se retirar a literatura da pauta escolar, reduzindo-a a um corolário da cadeira de português, não mais como matéria autônoma, específica, capaz de formar licenciados, doutores e mestres.
O alerta de Cony repete aquele antigo argumento, segundo o qual, técnicos do setor lamentam que os alunos lêem pouco e mal e, mesmo quando lêem, forçados pelos professores, não entendem o que estão lendo. Chegam a alegar que o ensino da literatura é a besta negra das escolas, sobretudo no 1º grau, uma vez que os alunos "detestam a obrigação de ler tal ou qual livro, fazer uma dissertação sobre esse ou aquele tema abordado por um dos autores selecionados pelos professores".
Queiramos ou não, somos um povo comprometido com a literatura, não a literatura de Ph.D. que esmiúça poetas e escritores maiores — Carlos Drummond, João Cabral de Melo Neto, Euclides da Cunha ou Machado de Assis. “Em criança, ouvimos (ou pelo menos ouvíamos, os mais vividos) de nossa mãe ou de nossas avós os versos de Casemiro de Abreu (oh! que saudades que eu tenho da aurora da minha vida) ou de Gonçalves Dias (minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá), ou mesmo de Castro Alves (auriverde pendão da minha terra) — versos, citações que formam nossa alma, nosso sentimento”.
O brado de Cony é o brado dos que ainda sonham com bibliotecas cheias (e organizadas) em todas as cidades brasileiras, crianças e jovens lendo, mesmo tendo à disposição: festas musicais em estádios, acesso à internet, DVD e videogravadores modernos. Além da pobreza de livros, com raríssimas exceções, a retirada do ensino da literatura das escolas pode desfigurar a dita alma nacional, nosso gosto, nossa memória. Seria triste, muito triste.






Um dos três?


Ainda sobre a compra de notebooks, qual deve ser o argumento verdadeiro?







Recicle para o bem da cidade!


Confira o divertido post de Caroline Rocha no blog Realidade & Cia, de alunos de jornalismo do Cesumar.

Tempo de decomposição

Lixo Orgânico - de 2 a 12 meses
Chicletes - 5 anos
Papel - de 3 meses a 2 anos
Filtro de cigarro - de 3 meses a 5 anos
Embalagem de Longa Vida - Mais de 100 anos
Plásticos - ate 500 anos
Políticos - Tempo Indeterminado

Obs: O material reciclável deverá ser colocado em saco separado, para que não haja contaminação.
Contribua para a melhoria da sua qualidade de vida e limpeza da nossa cidade!!


As informações são muito interessantes, mas fiquei com uma tremenda dúvida...
Qual será o tempo de decomposição de um notebook??





domingo, novembro 27, 2005

É de deixar doente


A Nike lançou uma linha retrô de camisas e agasalhos do Corinthians que é uma verdadeira covardia com os apaixonados.

A camisa ao lado está à venda na loja de um shoppinga na cidade e é a mais linda que eu já vi na vida. Paixão à primeira, segunda e terceira vista. Minha namorada quase caiu de costas quando ouviu o preço. Tô vendo que vai ser o meu presente de Natal pra mim mesmo.





sábado, novembro 26, 2005

Efluentes industriais sem tratamento chegam até o Rio Pirapó


Vereadores de Mandaguari denunciaram ontem, durante a sessão ordinária, a existência de uma série de falhas no sistema de captação e tratamento do esgoto doméstico feito pela Sanepar no município.
De acordo com os vereadores, que estiveram presentes na estação de bombeamento de resíduos e na estação de tratamento de esgoto da Sanepar, detectaram problemas que estariam provocando a contaminação de pelo menos dois córregos do município, um deles afluente do rio Pirapó, que fornece água para Maringá e outras cidades da região.
Na estação de bombeamento, os vereadores denunciam que a falta de um vigia no local favorece a ação de vândalos. Eles lembram que recentemente ladrões roubaram a fiação elétrica dos motores, provocando a paralisação das bombas. Em conseqüência disso houve um acúmulo de resíduos e o reservatório transbordou, causando o derramamento do esgoto sem tratamento durante várias horas no ribeirão Vitorinha, que deságua num dos rios afluentes do Pirapó.
“Não podemos ignorar uma situação dessas. Precisamos alertar a população de Maringá sobre esse problema, já que eles bebem dessa água”, alertou o presidente da Câmara, Romoaldo Pereira Velasco.
Segundo a vice-presidente da Câmara, Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado, o problema pode ter conseqüências muito graves para a região. O vazamento de esgoto sem tratamento naquele rio pode provocar uma pandemia de hepatite do tipo A, já que essa doença pode ser transmitida através de coliformes fecais.

Outra irregularidade apontada pelos vereadores foi na estação de tratamento do esgoto. Em visita àquele local os vereadores constaram que a estação foi construída muito próxima a uma nascente, não levando-se em conta as distâncias mínimas exigidas pelo IAP. A vereadora Ivonéia também apresentou fotos mostrando uma fissura no concreto de um dos tanques, por onde vazava um líquido escuro e fétido, que escorria até a nascente.
Segundo informações, esse vazamento já teria sido consertado pela Sanepar, mas a Câmara cobrou uma atuação mais rigorosa do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Se os agricultores estão sendo autuados por terem casas ou plantações perto dos rios, queremos que o IAP aja com o mesmo rigor quando se trata da Sanepar”, disse o vereador Elídio Donizete Rodrigues.
A suspeita do Legislativo é de que o tratamento do esgoto não esteja sendo feito da maneira adequada, provocando a contaminação do córrego.

MAIS INFORMAÇÕES com André De Canini - Assessor de Imprensa 44-9972-224344-9116-4031 VEREADORES:Romoaldo Pereira Velasco - Presidente da Câmara44-3233-118444-9929-2376
Ivonéia de Andrade Furtado - vice-presidente da Câmara44-9961-0711






Piadinha


Qual a diferença entre os gastos da Câmara e a cabeça de bacalhau?

R: A cabeça de bacalhau você vê na internet.






Entrevista


Confira na edição deste domingo do jornal Hoje uma entrevista especial com o presidente do Galo Maringá, Marcos Falleiro.

• sobre o presidente do Grêmio Maringá, Aurélio Almeida:
“Foi uma lástima! Eu fui um dos prejudicados... Tenho um processo contra ele no valor de R$ 100 mil sem correção monetária... Acredito que não tenha sido má fé...”


• sobre um dos problemas do Galo:
“... pessoas da imprensa que cobrem o time, querem patrocínio. Não acho que o time tem que bancar a imprensa... A imprensa prejudicou muito o time do Grêmio com cobranças infundadas...”


• sobre o planejamento do Galo Maringá:
“O calendário para o time que disputa só o Campeonato Paranaense é uma lástima! Vai só de janeiro a abril. Não podemos pensar diferente, a não ser que temos que jogar o Brasileiro.”






Onde você vai assistir a final?


O campeonato brasileiro pode ser decidido às 16 horas de domingo. Onde você pretende assistir Corinthians X Ponte Preta? Eu vou no bar Canecão, na avenida Anchieta. O local tem dois televisores de 29 polegadas. O preço da cerveja ajuda a aumentar o sofrimento do corintiano: a garrafa de Brahma gira em torno de R$ 3.






Pelo fim do crime contra a gramática no Legislativo


O Factorama presta mais um grande serviço para a comunidade maringaense. Como a Câmara de Vereadores está entrando na Era da Informática, indicamos alguns sites sobre Educação On Line, com cursos de gramática.

Desta maneira, acreditamos que estamos ajudando a acabar com os graves erros cometidos por alguns vereadores em entrevistas para a imprensa. Esperamos que alguns vereadores não tenham preguiça de navegar pela internet e procurar os links sobre os cursos on line.

Educacional

Gramática On Line

DF On Line

Português





sexta-feira, novembro 25, 2005

Reitor, político e cozinheiro


O convidado de hoje no quadro CBN Gastronomia, na rádio CBN Maringá, foi o reitor da UEM, Gilberto Pavanelli (PMDB). Ele anunciou que seu prato favorito é o espaguetti ao sugo e que duas vezes por semana a família come macarrão em casa. E até deu a receita de como faz o molho.

Como o reitor entrou na vida política recentemente, só esperamos que ele também não passe a ter como preferência outra massa muito comum entre os políticos: a pizza!






Viver em dobro


Reclamou muito da chuva de ontem? Está sem carro? O ônibus tá sempre lotado, não?! O salário então... Para você parar de reclamar vou contar uma historinha bem bonitinha. Essa semana me emocionei (eu me emociono com quase tudo) com uma entrevistada do programa “Mais Você”. Era uma moça muito linda, talentosa, cheia de vida – mesmo não tendo uma das pernas – que deu um show de sabedoria e mostrou como é fácil ser feliz – basta querer. Navegando pela web hoje encontrei uma matéria com ela na Revista Vip. Vou aproveitar e compartilhar um pouquinho com vocês a história dela.

Aos 26 anos a protagonista do novo filme de Beto Brant, “Crime Delicado”, adora dançar, sabe citar de cor versos de Paulo Leminski e fica emocionada ouvindo “Lamentos”, de Pixinguinha. Diz que está esperando Chico Buarque a pedir em casamento. Lilian Taublib fez balé dos 6 aos 11 anos. Jogou pólo aquático e chegou a bater recordes de natação nos 100 metros de nado livre. Estudou odontologia e achou um saco; se formou em direito, mas a arte era seu destino. Virou atriz meio que num passe de mágica, e agora não quer outra vida.

O que muda na história da carioca Lilian é o fato de ter encarado um grande obstáculo quando era ainda criança: um câncer no fêmur. Aos 16 anos, ao invés de se prostrar e desistir da vida, decidiu viver em dobro. Na época, sofrera a décima quinta cirurgia na perna direita. A da amputação, que marcou sua vitória sobre o câncer depois de cinco anos de luta feroz. Aos 11 anos, Lilian tinha saído de casa para estrear a bicicleta nova, e voltou reclamando de um calombo no fêmur. Era um tumor. Mais de dez anos depois, com seus pensamentos ordenou mentalmente uma série de palavras. “Elas vieram uma atrás da outra. Pensei: ‘Vou esquecer isso depois...’ ”

E esqueceu mesmo. Ela nunca desistiu de viver intensamente. Vive como qualquer jovem da sua idade (com mais intensidade e vontade que muita gente por aí) e não tem vergonha do seu corpo, de ser diferente e, principalmente, de ser feliz. E viva a diferença! Agora pare de reclamar e vai ser feliz vai...






Mera coincidência


"Estou tranquilíssimo", o deputado federal José Dirceu (PT) sobre seu futuro político e a possibilidade de cassação

"Estou absolutamente tranqüilo. Não fiz nada errado,...”, o vereador John Alves (PMDB) sobre o caso dos laptops na Câmara de Vereadores de Maringá






Comunidades maringaenses de sexo no Orkut


[Sexta Sexy]O site de relacionamentos Orkut abriga milhares de comunidades que servem como ponto de encontro entre pessoas que estão explicitamente à busca de sexo.

Entre os maringaenses, a situação não é diferente. Abaixo, você confere uma lista das comunidades de sacanagem:

Sexo Maringá - 213 membros

Swing em Maringá - 160 membros

Sexo real em Maringá - 105 membros

Ménage à trois em Maringá - 97 membros

Mulheres bi de Maringá - 90 membros

Sexo entre homens em Maringá - 86 membros






Sexta Sexy - A Casa Caiu


sexta-sexy Um homem foi preso ontem em Sarandi suspeito de favorecimento à prostituição. A polícia investigava o caso há um ano e ele foi preso em uma residência onde funcionaria o esquema que tinha as garotas divulgadas em um site.

Curiosamente, o site Modelsexy (com garotas de programa de Maringá) só abre o index, com as outras páginas fora do ar.






Vergonha


boris-casoy Lamentável o que está acontecendo na Câmara de Vereadores de Maringá. É como se fosse um Jardim da Infância onde as crianças brigam e falam: "Estou de mal de você!"

E aí viram a cara e procuram fazer coisas contra seus desafetos. A iniciativa do presidente do Legislativo, John Alves (PMDB), em colocar o projeto da Lei Seca em votação foi claramente uma retaliação contra a vereadora Marly Martin (PFL), a autora do projeto. Independente do projeto ser bom ou ruim, havia um debate sobre ele com a comunidade, políticos e empresários.

Isto é uma mostra explícita da falta de formação de nossos vereadores que se julgam acima do bem e do mal e deixam de lado a ética para agir como bem entendem, enquanto deveriam fazer coisas para melhorar a cidade.

É o preço que se paga por não existir uma legislação que proíba pessoas sem formação devida a ocupar cargos politicos. Com isso, temos líderes de bairros, comerciantes, repórteres, quitandeiros, entre outros que se julgam políticos sem saber o que isto significa e decidindo sobre a cidade.






O língua solta


O jornalista Ângelo Rigon concedeu entrevista aos alunos do 3° ano de Jornalismo do Cesumar, para o jornal laboratório "Homem". Como sempre, Rigon soltou o verbo:

Sobre política:
"As pessoas acham engraçado pegar a revista Veja com José Dirceu com nariz de pinóquio, mas se chocam quando pegam a minha revista e tem o Ricardo Barros na capa. A pessoa admite que você xingue o ladrão nacional, mas não o local..."


Sobre a vida:
"... li uma vez um livro que diz que vou morrer com 62 anos. Então, estou mais ou menos programado. Eu quero resolver minha vida até os 52 anos. Aí dos 52 aos 62 eu quero aproveitar..."


Sobre o jornalismo em Maringá:
"Conheço um monte de gente formado aqui em Maringá que é dono de revista e não sabe escrever uma frase. E é formado em jornalismo."





quinta-feira, novembro 24, 2005

Caso dos notebooks ganha mais destaque


Hoje a Folha de Londrina publicou reportagem de página sobre a compra de notebooks feita pela Câmara de Maringá.

Também hoje o âncora da CBN Maringá, Marçal Siqueira, entrou em rede nacional pela emissora para falar sobre o assunto.

Ao lado, fac-símile da página da Folha de Londrina que traz a reportagem sobre a compra dos notebooks.

Leia o que já foi publicado sobre a compra dos notebooks.






Até que enfim!


A Promotoria de Meio Ambiente, o Ibama, a prefeitura de Maringá, e polícias Militar e Florestal se uniram em uma ação em conjunto para combater a poluição sonora em Maringá.

Só quem já passou pelo aborrecimento de estar ao lado de uma casa com festa durante a madrugada sabe o quanto irritante é.

Como a fiscalização nunca dava conta de atender a todas as solicitações, agora cabe aos moradores colaborarem e informar os participantes da força-tarefa onde há poluição sonora.






Ler é preciso. Ler o quê? (3ª parte)


Para o deputado Florisvaldo Bier, o Dr. Rosinha, no processo educacional português, ao contrário do hispânico, a leitura foi pouco valorizada. "Trata-se de uma situação facilmente observada em qualquer visita a esses países. Nota-se no número de livrarias e seus freqüentadores — verdade que hoje com menos jovens que outrora — e o número de pessoas lendo nas praças, ônibus e metrôs (em Buenos Aires e Santiago)".
O deputado e médico duvida que esse tipo de campanha ‘pegaria’ no Brasil. Mas alerta que uma iniciativa para estimular adultos e ganhar adolescentes para a leitura deve ser tomada por todos os setores do poder público — educação, cultura, esportes, bibliotecas etc — e em todos os níveis (União, estados, Distrito Federal e municípios). “A leitura obrigatória, do tipo ‘leia porque vai cair na prova’, não é a solução nem leva a pessoa a ter gosto. Isso não se impõe, se adquire, geralmente por meio de um processo construtivo”, ele afirma.






Marly Martin responde na CBN


A vereadora Marly Martin (PFL) respondeu as declarações dadaos por John Alves (PMDB) para a CBN agora de manhã.

"A imprensa abriu a sujeira que já existia!", declarou sobre o processo de investigação.

Ela também disse que foi o próprio John que criou toda esta situação polêmica, que a população deve cobrar o vereador no qual votou e que a Câmara de Vereadores é que deveria iniciar a investigação da compra dos laptops e não o Ministério Público. A justificativa de que os vereadores deveriam esperar o resultado da investigação do MP seria só uma desculpa, segundo Martin.






John Alves volta a criticar Marly Martin


O presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, John Alves (PMDB), voltou a criticar a vereadora Marly Martin (PFL), desta vez em entrevista agora de manhã para a rádio CBN Maringá .

“Não sou nenhum bobo, compreendo que os vereadores recebem pressão dos eleitores, partidos para assinar a CPI”, comentou. “No momento que a vereadora [Marly] conseguir os cinco votos, até eu assino”.

John ressaltou que não tem nada a esconder e que já encaminhou os documentos dos laptops para o Ministério Público, OAB e Tribunal de Contas.

O presidente do Legislativo declarou ter convicção que a vereadora Marly quer aparecer, não tem trabalho para mostrar, é prepotente e arrogante. “Tudo ela tem que correr na frente da Câmara, no microfone”. Segundo John, seria por isso que Martin enfrenta uma oposição natural dos outros vereadores e que os projetos dela não são aprovados por causa disso.





quarta-feira, novembro 23, 2005

Conjecturas...


A Ponte Preta querendo (depois voltou atrás) colocar time reserva pra enfrentar o Coringão, o juiz garfando um pênalti a favor do Internacional e ainda expulsando o abnegado Tinga. Armação? Vamos ver.

Achei ótima a sentença que deu razão ao circo (Le Cirque, é isso?) naquele episódio em que um casal da região queria ressarcimento por “danos morais”. Não é que até mesmo embaixo da lona se pode fazer justiça?

Associação Maringaense de Imprensa? Ah, fala sério!

To morando no “Hermas” há um mês. To em casa. Fusquinha por todo lado, Chevetinho, Passat antigo, tudo sacolejando, lataria caindo. Aqui se toma muita tubaína, se ouve muito Funk e tenho um vizinho que se amarra nos sucessos dos anos 70. Dou bom dia pra todo mundo e recebo o mesmo tratamento. Depois de morar muito tempo no lado Dallas, essa experiência de viver na face New Orleans da cidade está me fazendo um bem enorme...






Hino do Galo Maringá


Para quem não conhece, ou quer escutar de novo:
Clique aqui para ouvir o Hino do Galo Maringá.






Legislativo em óleo quente


O embate entre os vereadores John Alves (PMDB) e Marly Martin (PFL) pode gerar mais um caso de fritura na Câmara de Vereadores de Maringá. Martin já esperava por retaliações mesmo antes da polêmica dos laptops.

Ela já havia criado um clima ruim entre os vereadores devido seu projeto de Lei Seca, que vai contra parte do comércio, setor que às vezes manda mais em Maringá que o próprio Executivo. E, claro, haveria vínculos dentro do Legislativo.

Vale lembrar que, no ano passado, o então vereador Joba Beltrame (PV) "tomou um chá de sumiço" após denunciar supostas irregularidades na Câmara de Vereadores no uso de diárias.

Corre nos bastidores do Legislativo que os projetos de Marly Martin serão rejeitados e que ela pode até ter dificuldade em receber materiais de manutenção. O curioso é que os próprios assessores da Câmara, inclusive de dentro da presidência soltam em off o que circula nas conversas, reuniões e atitudes.






Intercambista alemão: "Maringá não tem pobres"


O estudante alemão Nick Reichard, de 17 anos, está hospedado na residência de uma família em Maringá como intercambista do Rotary Club e relata, através de seu blog, que a cidade contrasta com a realidade nacional. Nick descreve para seus parentes e amigos no exterior que em Maringá não há pessoas pobres e que quase todas as famílias possuem empregadas e jardineiros.

Hospedado na residência da família Baeza, na rua Marechal Deodoro, Reichard assiste aulas no colégio Nobel. Ele não deixa de comparar a diferença no sistema de ensino. Nick relata que as salas de aula do colégio maringaense acomodam entre 70 e 200 alunos, enquanto que na Alemanha não são mais que 30 estudantes em cada classe, para alívio dos professores.

Reichard elogia a largura das ruas de Maringá, mas não deixa de criticar que a cidade está suja, que há um prédio ao lado do outro e que frota de veículos está ultrapassada. "Nas ruas praticamente só se dirigem Volkswagens antigos e Chevrolets, que são relativamente muito feios".

Leia abaixo um trecho publicado pelo estudante no último domingo (20):

Mais uma diferença é o fato de quase toda família tem uma empregada doméstica e um jardineiro, coisa que é realmente rara na Alemanha. Mas, aqui [em Maringá] é perfeitamente normal, porque esse pessoal é inacreditavelmente barato.
Outra coisa importante para dizer: Maringá não se enquadra totalmente no retrato típico do Brasil. Não há praia, nem pessoas pobres, nem há predominância de pessoas com a pele escura. Aproximadamente 20% da população tem descendência japonesa e todo o restante possui antepassados europeus.

Clique aqui para conferir o blog do intercambista.






Começa a campanha para a AMI


O radialista Geraldo Irineu preside desde sábado a comissão que organizará as eleições da Associação Maringaense de Imprensa (AMI) e já começou propaganda de sua candidatura. Ontem, na Câmara Municipal, Geraldo disse que, caso seja eleito, conseguirá fechar convênios com o clube Water Park e o Plano Glória de assistência médica. "Com o Water Park já está conversado", revelou Irineu.

De acordo com o radialista, no caso de sua eleição todos os associados da AMI poderão usufruir gratuitamente das instalações do Water Park, inclusive das piscinas.

Leia o que já foi publicado sobre a AMI.






Choradeira


É o Corinthians contra o resto do mundo. Entre as piadinhas para desmerecer o tetra do todo poderoso timão, tem até essa, no Mercado Livre.






Responsabilidade Social


Falam que na região amazônicas os bancos são os maiores proprietários de terras e responsáveis pelo desmatamento. Aqui em Maringá eles contribuem ativamente para a descaracterização do papel das árvores no meio urbano, ao utilizar inadequadamente as árvores do passeio público para fins comerciais e contrários a legislação municipal.
Ao final de contas o capital financeiro não tem pátria.

lista banco financieiras






O sucesso!


papo-boteco Foi a edição mais badalada do Papo de Boteco do Factorama até agora. Eu fui embora por volta das 22 horas e 13 pessoas estavam na nossa mesa no Bar Pilekinho, próximo a UEM.

Participaram jornalistas, vereadores, internautas, servidores públicos, advogados, entre outros.

O assunto mais comentado, como não seria diferente, foi escândalo dos laptops na Câmara de Vereadores. O boato é de que a CPI não passará.

Foram comentados em menor intensidade a a campanha do Corinthians no Brasileirão, a crise na Saúde em Maringá, as eternas intrigas sobre quem são Ombudsman e Silverino, papos femininos e o que gerou maior curiosidade: o jornalista Ângelo Rigon anunciando que pode revelar um outro escândalo na história do Legislativo.

Aguardem o próximo encontro! Do jeito que a coisa vai, terão que fechar um bar na próxima vez.





terça-feira, novembro 22, 2005

É triste, mas é verdade...


Dados fornecidos pela Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) comprovam que o porto de Santos exportou aproximadamente 6,93 milhões de toneladas de soja (algo em torno de 33% do total da safra brasileira, 2004/2005, exportada até agora).

Isso quer dizer que, pelo segundo ano consecutivo, Santos exporta mais soja do que Paranaguá. Incrível ou absurdo?

O porto de Paranaguá, o qual reinou absoluto de 1994 até 2003, sofre – conforme sabemos – com a proibição dos embarques de soja transgênica imposta pelo governador Roberto Requião (PMDB).

A pergunta que fica: Será que a estratégia do governador paranaense está mesmo correta? Só o futuro dirá...






Ler é preciso. Ler o quê? (2ª parte)


Quem é o bom leitor?
O editor-executivo de "O Estado de S.Paulo, Daniel Piza, garante que este não dá preferência a um gênero. Lembra que ficção é importante e inclui contos, poemas, peças, mas, sobretudo num mundo tão inundado de ficção em todas as suas formas (incluindo filmes publicitários), não convém ler muita ficção.
Recomenda: “Ensaios sobre os mais diversos assuntos — arte e ciência, livros de história e pensamento, indo de artigos a biografias — podem ser decisivos”. Outra constatação do jornalista: o bom leitor sabe que a leitura não se mede por vantagens práticas imediatas ou por quesitos falsamente objetivos, a exemplo dos que são utilizados nos júris de alguns prêmios literários nacionais. Ele sabe que a leitura pode adensar sua inteligência e o ajuda a enxergar para além das polarizações sentimentais que tanto marcam o debate subdesenvolvido.
Médico pediatra, sanitarista e deputado federal pelo PT-PR, Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha, lembra que a diminuição do número de pessoas lendo não tem ocorrido somente no Brasil, mas, também, em países que têm o hábito da leitura — os de língua hispânica, entre os quais a Argentina, onde surgiu em 2003 a campanha com o slogan “Quem lê ganha sempre”, com distribuição de livros nas filas de entrada dos estádios de futebol.






John Alves vai ao Pinga Fogo e ataca “oportunismo”


O presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, John Alves Correa (PMDB) chamou hoje a Marly Martin (PFL) de ‘oportunista’, por querer a abertura de uma CPI sobre a compra de 20 notebooks e dois tripés, a um preço total de R$ 236 mil.
A entrevista de John foi às 13h20 desta terça-feira no programa Pinga Fogo na TV (Band).

A bem da verdade a Marly é uma oportunista. Muito pouco tem feito pela comunidade e adora um holofote, ter a cara estampada no jornal. (...) Ela Só quer fazer barulho
John Alves, no programa Pinga Fogo na TV

Após criticar a vereadora do PFL, John citou Belino Bravin Filho (PP) como sendo um exemplo de vereador atuante: "Tem vereador que trabalha, como o Bravin, que às 5 horas da manhã já está levando gente para o hospital. Mas não é só no assistencialismo. Ele tem uma atuação importante no Legislativo também".

Sobre o preço de R$ 11 mil pago em cada notebook John garantiu que o aparelho é caro mesmo. “É um equipamento caro, que veio com assessórios e programas. Não houve superfaturamento”, garantiu o vereador.

O apresentador Pinga Fogo de Oliveira fez questão de deixar John à vontade para falar o que queria, sem apertá-lo em nenhum instante. Houve um momento em que o apresentador fez a pergunta e respondeu para o próprio John: “Mas parece que a empresa nunca tinha vendido laptops... bom, mas isso não é problema seu né?”, disse Pinga Fogo.






O ídolo de multidões


"Dizem as más línguas que, caso o jornalista Ângelo Rigon quiser, ele tem vaga garantida no avião que parte para Vila de Rei, em Portugal, dia 15 de janeiro do ano que vem, e não precisa nem enfrentar a fila, que já conta com mais de 700 candidatos. Além disso, caso precise, tem o financiamento aprovado na hora. O problema é se a prefeita de lá irá aceitá-lo."


Publicado no mais novo blog de Maringá, Realidade & Cia.






Humor


tira-galo

Tira Los 3 Inimigos, de Tiago Recchia, publicada na Gazeta do Povo.






Enquete finalizada


Foi encerrada à meia-noite a enquete: Quais vereadores votariam a favor da CPI dos notebooks? Foram 474 votos.

Na opinião dos leitores do FACTORAMA o vereador Valter Viana (PHS) é o nome mais provável na assinatura da CPI, com 106 votos. Na seqüência aparecem os vereadores Mário Verri (PT), com 86 votos e Humberto Henrique (PT), com 70 votos. A vereadora Marly Martin (PFL), que foi a primeira a falar sobre CPI na Câmara, ficou em quarto lugar, com 67 votos.

Umberto Becker (PPS) e Mário Hossokawa (PMDB) ficaram juntos no meio campo entre os mais e os menos votados, com 40 votos cada um.

Os vereadores menos votados foram Edith Dias (PP) e Dorival Dias (PSDB), com 5 votos cada um. Eles fizeram menos votos, inclusive, que o presidente da Câmara John Alves (PMDB), que ficou com 6 votos e seria um dos mais atingidos caso a CPI provasse que houve irregularidades.

O resultado da enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de leitores do FACTORAMA.





segunda-feira, novembro 21, 2005

Ler é preciso. Ler o quê? (1ª parte)


Este País não chega a ter mil livrarias de verdade. Mas tem pelo menos a metade desse número de editoras. A leitura contribui para desenvolver o caráter, ouvimos desde criança. Ler é um santo remédio, concluo depois de ver tantos amigos, conhecidos, filhos e parentes, contando algo sobre o que leram na vida.
Daniel Piza, editor-executivo de “O Estado de S.Paulo”, disse recentemente que num país onde a arrogância dos ignorantes se alastra por todas as classes sociais, estimular a boa leitura deveria ser fundamental. No entanto, reconhece que as escolas em geral, quando tentam estimular a leitura, terminam estimulando a má leitura. “Clássicos, por exemplo, são passados como coisas chatas. Na verdade, muitos são realmente chatos e outros tantos só podem ser conhecidos depois de certa maturidade e leitura”, ele diz. “Obrigar um adolescente a ler ‘Senhora’, de José de Alencar, pode condenar um futuro leitor”. O jornalista acredita que o gosto pela leitura tem de ser transmitido como uma forma de entender a própria vida. “Qualquer livro deslocado de seu poder de perturbar não passa de arquivo. E não são apenas os clássicos que podem perturbar, embora mereçam sempre o crédito de que já perturbaram muitas gerações”.






Negócio da China?


Jacek Kugler é professor da Universidade de Claremont, na Califórnia. Desde o final dos anos 50 ele vem tentando prever o futuro. O tema do seu estudo: Como estarão China e EUA em 2050. O consultor da CIA, Pentágono, FMI e do Banco Mundial afirma, categoricamente, que: “Brasil, Rússia, China e Índia serão economicamente maiores do que o bloco dos seis mais ricos atuais, quais sejam, EUA, Japão, Alemanha, Inglaterra e Itália. Isso tudo em 2040”.

Difícil de acreditar? Talvez.

O professor, que esteve ministrando uma palestra no Rio de Janeiro, concluiu: “Ainda que a renda per capita chinesa seja menor que a norte-americana, ela possui uma população quatro vezes maior. Isso quer dizer que, se aliada à Índia, a China terá em pouco mais de uma década, poder de fogo para encabeçar qualquer enfrentamento internacional de peso”.






Mulheres (muito) bonitas...


Pra quem estiver afim de ver mulheres bonitas vale a pena conferir as belas foto do calendário Pirelli 2006. As fotos de Gisele Bündchen e Kate Moss estão entre as mais sensuais da edição. As modelos foram fotografadas na Riviera Francesa.

O ensaio mistura tradição e modernidade da Riviera, relembrando o clima da região nos anos 60 e 70 e ressaltam a sedução e liberdade da mulher. Um dos destaques (foto) do "The Call 2006" é a cantora e atriz Jennifer Lopez, que está irreconhecível. O Calendário Pirelli 2006 foi lançado mundialmente em Paris nesta sexta-feira (18).






A explosão dos blogs: 2005 termina com mais de 20 milhões


O número de blogs na internet não pára de crescer. O site Technorati aponta a existência de 21,5 milhões de blogs na rede até este mês de novembro. Mas o número pode ser maior.

O sistema de busca do Technorati, apesar de ser um dos melhores da internet, não tem acesso aos blogs hospedados em alguns provedores pagos, como UOL e AOL. Mas esse problema não é exclusivo do Technorati. A opção do Google para pesquisa em blogs esbarra no mesmo obstáculo e não levanta dados de blogs que estão nesses provedores.

Portanto, se você quer atualmente que seu blog seja facilmente encontrado pelos outros na internet através de sites de buscas, abra uma conta em provedores como o Blogspot.com , que é o melhor, ou no MSN Spaces , que apesar de ser muito feio tem bastante gente que gosta.

Saiba mais: leia o que já foi publicado sobre blogs no FACTORAMA.






Enquete: mais de 300 votos


A enquete do FACTORAMA termina amanhã e já passa dos 300 votos. O blog quer saber quais vereadores você acredita que votarão a favor da CPI dos notebooks.

Clique aqui para votar ou acompanhar a votação.






É campeão!


O Galo Maringá venceu o Toledo por 3 a 2 ontem em Maringá e se tornou campeão da série Prata do Paranaense 2005. O título em imagens:

galo-campeao01
1 - Tradicional pose para foto antes do jogo; crianças fizeram a festa








2 - Marcelo Regis marca o gol de empate do Galo logo no primeiro minuto do segundo tempo








3 - Jogadores comemoram com comissão técnica o gol de empate







galo-campeao02
4 - O vice-prefeito, ROberto Pupim, o prefeito Silvio Barros, e o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Moura entregam as medalhas








5 - Jogadores comemoram o título exibindo o troféu de campeão








6 - Marcelo Régis e Mirandinha marcaram na final e mostram com alegria as medlahas e o troféu







galo-campeao03
7 - Membros da diretoria comemoram abraçados o título no centro do gramado








8 - O meia Edu beija o troféu durante o jantar de comemoração no Sindicato dos Bancários à noite








9 - Além de jogarem no Galo, meia Carlos Alberto (de laranja e no pandeiro) e o zagueiro Edson (ao microfone) atacam de pagodeiros

Fotos: Andye Iore





domingo, novembro 20, 2005

CPMI vai fundo (ou aos fundos)...


Somente agora a CPMI dos Correios começou a investigar as ligações suspeitas de vários fundos de pensão com o esquema do Valerioduto. A CPMI em outras oportunidades convocou os banqueiros Daniel Dantas (Banco Opportunity) e Gustavo Marin (Citibank), mas, quando eles chegaram para depor deram um show (uma vez que os parlamentares não sabiam – por falta de subsídio – o que perguntar).

Assim que o sigilo bancário de 11 fundos de pensão for quebrado, entrará em campo a conceituada empresa de norte-americana auditoria, Ernst & Young. E é aí que o bicho vai pegar! Como se não bastasse, técnicos do Banco Central, Tribunal de Contas da União, Bolsa de Mercadorias e Futuros, Comissão de Valores Mobiliários e a Secretaria de Previdência Complementar também vão participar do “levantamento”. Tudo sob a batuta do esquentadinho e oposicionista ferrenho Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), sub-relator de fundos de pensão.

Com tamanha estrutura investigativa e apetite, a “surra” que ACM Neto queria dar no presidente Lula pode estar a caminho.





sábado, novembro 19, 2005

Preço da camisa não intimida torcida do Galo


O salgado preço da camisa do Galo Maringá não tem sido problema para as lojas, que nesta semana viram o produto entrar em extinção nas prateleiras. Cada camiseta da agremiação maringaense, fabricada pela empresa Reusch, em São Paulo, custa entre R$ 65 e R$ 76,90. Nas Lojas Mil as camisetas do Galo acabaram no começo da semana.

"Não sei precisar a quantidade que a gente vendeu. Mas tivemos que tirar até a camiseta que estava na vitrine para vender", explicou o gerente da loja, Jacir Eduardo Vieira.

Nas Lojas Mil a camiseta do time custava R$ 65 à vista. Na loja Land View, do shopping Avenida Center, as camisetas do Galo também sumiram das prateleiras, vendidas por R$ 76.90. Para dizer que não acabaram todas, até a tarde de quarta-feira havia sobrado uma para contar a história.

De acordo com a vendedora Fernanda Menck Freitas, foram vendidas cerca de 20 camisetas antes do jogo do Galo contra o Operário e mais umas 20 no dia seguinte ao jogo. "Tínhamos umas 50 camisetas e acabou rápido", conta Fernanda. A expectativa das lojas era de que até neste final de semana o estoque estivesse renovado.

Foto: João Mário Goes






Múmias do Natal e a obscura defesa das árvores iluminadas


Como professora de biogeografia e de educação ambiental, causa-me revolta o indefensável direito dos homens de prejudicar as árvores e a fauna que abrigam, em beneficio do markering, ferindo a legislação ambiental.
As árvores da cidade são seres (ainda) vivos e que precisam, para seu desenvolvimento sadio, de condições adequadas de umidade, temperatura, iluminação natural, dentre muitos outros elementos. Essas árvores dão equilíbrio à paisagem urbana, impedindo que a mesma se torne um deserto, um ambiente estéril; dão sombra, restauram a umidade do ar, absorvem poeiras e, principalmente, abrigam uma variada fauna de aves, de pequenos répteis, como as lagartixas, de mamíferos como os morcegos e de uma infinidade de insetos.
A inusitada iluminação de natal que transformou as árvores do centro da cidade de Maringá em múmias iluminadas, enroladas em dezenas de metros de mangueiras de luzes que, como gazes, envolvem o que ainda tem vida, atua como prenúncio da morte.
Nesta semana recebemos no Departamento de Geografia da UEM, dois morcegos recém- nascidos que foram encontrados por uma senhora e seu filho, ao pé de uma árvore na avenida Brasil, casualmente avenida que foi enfeitada com mangueiras luminosas.
Morcegos não caem da árvore com facilidade!
Assim como as árvores, a fauna urbana também depende de condições específicas de temperatura, umidade do ar, ventilação, luminosidade natural e proteção acústica entre outras.
A manipulação das árvores para colocação da mangueiras, o calor gerado pelas luzes e , principalmente, a desorganização do ciclo natural noite/dia, causam situação de estresse para os habitantes das árvores.
Essas alterações realizadas nas árvores remetem às leis ambientais brasileiras: destruir habitats de espécies nativas, praticar atos de e de crueldade contra os animais, esse são crimes ambientais.
Será, assim, tão difícil comemorar o Natal sem destruir a natureza?

Texto escrito pela Dra. Maria Eugenia M. Costa Ferreira e encaminhado ao Observatório Ambiental de Maringá.






Enquete passa dos 100 votos


A enquete do FACTORAMA quer saber: quais vereadores você acredita que votarão a favor da CPI dos notebooks? Para quem não sabe, a Câmara Municipal de Maringá comprou em fevereiro deste ano 20 notebooks, a R$ 10.980 mil cada um, além de dois tripés para filmadoras que custaram, cada uma, R$ 7.493.

As votações serão encerradas na terça-feira, para dar tempo do resultado ser discutido no papo de boteco entre o pessoal do blog e os leitores.

Clique aqui para votar ou acompanhar os resultados da enquete.





sexta-feira, novembro 18, 2005

Gatas da cerveja


[Sexta Sexy] Em qualquer boteco, lá estão elas nas paredes. A mulherada com pouca roupa estampa os anúncios de praticamente todas as marcas de cervejas. Boteco sem um cartaz desses é como borracharia sem calendário de mulher pelada.

Atento à diversidade feminina nos anúncios de loiras geladas, o site Tchumba conta com uma galeria com vários cartazes da Brahma, Skol, Antarctica, Kaiser e tantas outras.

Confira a coleção de cartazes.






Nova enquete


Os dados da enquete anterior foram zerados na tarde de sexta-feira. O motivo foi um erro na digitação dos nomes dos vereadores.

A vereadora Marly Martin (PFL) quer a abertura de uma CPI para apurar as suspeitas que pairam sobre a compra de notebooks e tripés na Câmara Municipal. E o FACTORAMA quer a sua opinião. Quais vereadores você acha que votam a favor da abertura dessa CPI?

A votação será encerrada na próxima terça-feira (22).

Clique aqui para votar. Você pode selecionar quantos vereadores quiser.






Cabeça desarrumada


Há quase um ano:
23/12/2004 - 19h28
Presidente Lula diz que Tevez "não vai dar certo" no Corinthians
da Folha Online

E hoje:
12h48 18/11/2005
Lula diz que quer se encontrar com Tevez
Presidente afirma que pretende receber o argentino em Brasília na próxima semana e quer o título do Brasileiro
Do Pelé.Net

Juca Kfouri lembrou aqui






Sexta "sexy"



Aproveitando que estou de bom-humor e que hoje é sexta-feira, vou dar uma palhinha para os marmanjos leitores do Factorama e colocar uma “pelada” pra alegrar a o dia de vocês...

Na contagem regressiva para a festa de lançamento oficial do Calendário Pirelli, nesta sexta-feira em Paris, vai aí uma prévia de uma das beldades: uma foto da modelo Kate Moss (estrela dos meses julho e agosto). As fotos foram feitas por Mert Alas e Marcus Piggot no sul da França.






Reforma urgente!


Já abordei anteriormente aqui a necessidade de uma reforma no secretriado do prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), conforme ele mesmo anunciou na formação da equipe no final o ano passado. O prefeito disse que seria só o grupo que faria o trabalho de transição e iniciaria as ações nos primeiros meses na prefeitura, podendo haver mudanças.

O que parece ser cada vez mais necessário. Vice-prefeito criticando secretário, vereador que apoiava agora reclama, vereador e representante do prefeito no legislativo agindo com interesses pessoais em casos públicos e por aí vai... vai afundando o barco.

Aumenta a violência, cai a qualidade do atendimento na saúde, aumentam os casos de dengue, escândalo vai, escândalo vem... quando a coisa está ruim, piora ainda mais com coisas que até não tem ligação com o prefeito, mas sujam a imagem de Maringá.





quinta-feira, novembro 17, 2005

QIN SHI HUANG


Hong Kong e' uma aula de ecologia humana. Ali foi desenvolvido o primeiro estudo de ecologia urbana, nos anos 70, através do programa Man and Biosphere.

Apesar de ter sido devolvida pelos britânicos em 1999, HK continua britânica (trafego em mão inglesa, ônibus de 2 andares, planejamento urbano com parques e jardins copiados de Londres). Mas tudo se mistura, a cultura chinesa é onipresente, claro, e nas ruas se podem ver dezenas de barracas vendendo ovos de tubarão, pepinos do mar, cavalos marinhos (eles comem!) lulas prensadas, moluscos de todos tios, e pato assado (eles preferem pato a galinha). Na Universidade de HK, onde estávamos hospedados (numa residência para professores) o menu era britânico total.

Macau é um Cassino, a jogatina é total. Não é tão organizado quanto HK, porque, e' claro, não foi colonizada pelos britânicos, e sim pelos portugueses, huahuahuahuahua. Pensei que ia falar português com todo mundo, mas me enganei: quase ninguém fala, nem vendedores. Bom, eu encontrei um jovem chinês chamado Antonio Manuel da Costa (surreal), e que falava um português razoável.

Foi bom conhecer a Inglaterra e Portugal antes de ir a esses paises... Visitamos uns sítios históricos em Macau que lembram as cidades coloniais brasileiras.

Xi'an e' a terra dos famosos guerreiros de terracota do imperador QIN SHI HUANG. São mais de 6 mil guerreiros em tamanho natural, que foram enterrados com o ilustre monarca, ha' 2200 anos... Talvez seja o maior sitio arqueológico do planeta...

Em breve mando postais.
Escrito por: FÁBIO ANGEOLETTO Doctorado em Ecología e Medio Ambiente
Universidad Autónoma de Madrid Departamento de Ecología - D. 213 Madrid - España - 28049






RESULTADOS DO PREMIO FACTORAMA DE MEIO AMBIENTE


Os prêmios Factorama de Meio Ambiente 2005 estão relacionados diretamente com as campanhas ambientais desenvolvidas pelo Observatório Ambiental de Maringá e veiculadas através do FACTORAMA.

Na categoria YPÊ ROXO, espécie rara nativa da mata atlântica, para os destaques em prol da construção de uma moral de caráter sócio-ambiental, de ética para o futuro e de solidariedade intrageracional os prêmios foram:

Na Campanha Transporte com Lona, que reivindicou que os veículos que transitam pela cidade de Maringá com entulhos e materiais a granel usem conforme a legislação lona cobrindo a sua carga. O prêmio YPÊ ROXO foi para:
Luís Miura.

Na Campanha Licença de Operação Postos de Combustível Maringá o prêmio YPÊ ROXO foi para:
Renner Ricardo da Silva, Robson Pereira de Moraes, Romeu Sanches da Silva, Adilson da Silva, Carlos Cordeiro, Ivo Ferreira Barros, Ludemar de Oliveira, Marcio José Savicki, Marcos Antonio Borges Tavares, Posto Oásis, Adauto Nascimento Giraldes Júnior.

Na Campanha Pinduricalhos nas árvores do Passeio Público o prêmio YPÊ ROXO foi para: Fabiana Tomiazzi Zubco V. Ferreira, Manoel Ilecir Heckert, Luana Gonçalves Pinto, Sandra Lúcia Paes Soares, Camila Resende, Isalab.

Na Campanha Lâmpadas Fluorescentes o prêmio YPÊ ROXO foi para:
Cristina Calixto, Jornal do Povo, Jornal Hoje, O Diário do Norte do Paraná, Rádio CBN, Rádio Pé Vermelho e TV Cultura/RPC Maringá .

A segunda categoria do PRÊMIO FACTORAMA DE MEIO AMBIENTE 2005 a ROSA DO DESERTO, destinada aos destaques por falta de consciência ecológica, base de nossa crise ambiental foi a seguinte:

Prêmio Rosa do Deserto na Campanha Transporte com Lona para:
Caminhão Vermelho do Saop.

Prêmio Rosa do Deserto na Campanha Licença de Operação Postos de Combustível Maringá para:
Instituto Ambiental do Paraná/Escritório Regional de Maringá.

Prêmio Rosa do Deserto na Campanha Pinduricalhos nas árvores do Passeio Público para:
Associação Comercial e Empresarial da Maringá (Acim),

Prêmio Rosa do Deserto Campanha Lâmpadas Fluorescentes para:
José Croce Filho.

O prêmio FACTORAMA DE MEIO AMBIENTE pretende contribuir na conscientização das pessoas para mudarem suas práticas ambientais, pois a vida não é possível numa floresta de plástico.
Até 2006 com o novo PREMIO FACTORAMA DE MEIO AMBIENTE.

Texto: Observatório Ambiental de Maringá






Água mole...


Certos crimes estão enraizados em Maringá. A 13ª Ciretran foi investigada ano passado pelo Ministério Público, passou por sindicância do Detran, entre outros procedimentos contra irregularidades sobre Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e falsificação de documentos. Isso sem contar que em 1992 o então chefe da Ciretran foi preso.

Uma operação da Polícia Civil em conjunto com o Detran apreendeu hoje dezenas de documentos, dois computadores e prendeu quatro pessoas ligadas a despachantes da cidade. Desta vez é sobre falsificação de carimbos e etiquetas de cartórios para “esquentar” veículos e falsificar documentos.

Lembro do ano passado, quando acompanhava o caso e um promotor falou: “Tem coisa grande aí...”. E, pelo jeito, vão aparecer coisas e coisas por um bom tempo no setor.






Reitor frustra universitários


O reitor da UEM, Gilberto Pavanelli, decepcionou os alunos do segundo ano de Jornalismo, do Cesumar. A turma foi dividida em grupos para trabalhos na disciplina de Técnicas de Reportagem. Cada grupo faria uma entrevista coletiva com uma pessoa e uma das equipes escolheu o reitor da UEM. O grupo dividiu as tarefas como pauta, biografia do entrevistado e até fez uma pré-entrevista com Pavanelli, tudo organizado e com antecedência.

A entrevista estava agendada para ontem (16) e, na tarde da última sexta-feira (11) os alunos foram avisados de que o reitor não poderia participar porque tinha uma reunião com o governador Roberto Requião.

"Foi uma frustração muito grande e a gente teve que correr atrás de outro entrevistado em cima da hora", lamentou um dos universitários.


Eles ainda reclamaram que foram constrangidos na pré-entrevista porque o reitor perguntou para os alunos se eles votariam nele para deputado estadual.






Blog do Lukas


O cartunista Lukas, do jornal O Diário, acaba de abrir um blog. O endereço é http://casadonoca.blogspot.com . As primeiras postagens do cartunista foram feitas ontem. O nome Casa do Noca foi escolhido com base no nome de um personagem criado por Lukas em suas piadas - o Bar do Noca. O FACTORAMA apurou que o nome do blog não foi Bar do Noca para não parecer plágio do blog Bar do Bulga, do jornalista Marcelo Bulgarelli.

Lukas tem um texto de fazer inveja a muitos jornalistas, mas não é exatamente por isso que seu blog será inicialmente desprovido das criações com o nanquim. "Tô sem grana para comprar um scanner", explica.






Tem que punir mesmo!



A Rede TV! Voltou ao ar na terça-feira após ficar 25 horas com o sinal aberto de transmissão suspenso, por decisão judicial. A suspensão por liminar concedida pela juíza Rosana Ferri
Vidor, da 2ª Vara Federal de São Paulo, atendendo a pedido do Ministério Público Federal.

Um acordo homologado determinou que a emissora leve ao ar programas sobre direitos humanos produzidos por seis ONGs, por 30 dias, no horário do programa "Tardes Quentes", de João Kleber. A emissora foi punida por não ter cumprido com o tal acordo.

No final de outubro, o MP e entidades de defesa dos direitos humanos entraram com ação cívil pública pedindo a cassação da concessão da emissora sob acusação de homofobia e de ferir os direitos humanos. A Rede TV! pagará multa de R$ 400 mil ao Fundo Federal de Defesa dos Direitos Difusos e outros R$ 200 mil para a produção dos programas das ONGs.

Algumas emissoras devem ter esquecido que televisão é concessão pública e deve ter o compromisso com valores mínimos (bem mínimos mesmo) de ética. Parabéns ao Ministério Público!






As melhores fotos jornalísticas...


... dos últimos 50 anos estão reunidas neste site. Como diria aquela máxima, "uma imagem vaqle mais que mil palavras".






Vice pede cabeça de secretário


A coisa está feia na Prefeitura de Maringá. O vice-prefeito Roberto Pupim criticou indiretamente o secretário da Saúde, Heine Macieira, hoje em entrevista no programa Paraná Notícias, da TV Maringá/Band.

“Está ruim, está péssimo e eu me sinto envergonhado porque pedi o seu voto!”, declarou Pupim.


Ele considerou que os problemas na Saúde são questões de gestão, pois há dinheiro e não faltam funcionários. Questionado sobre o que poderia ser feito, Pupim respondeu que existe uma hierarquia, que ele não é o prefeito. Mas, se pudesse, mudaria algumas coisas, inclusive em outros setores também.






Tem que ser sofrido


São-paulinos, palmeirenses e afins tomaram porre nesta noite. A derrota do Corinthians incendeia o brasileirão e garante mais audiência dos olhos gordos nas próximas rodadas. Mas o título alvinegro ainda é quase certo.

Comparaceu no boteco nesta noite de alegria aos sem-chance o jornalista e corintiano Mário Fragoso, junto com a sua namorada, também sofredora. Ele me perguntou se eu tinha lido no FACTORAMA que ia ter jogo do timão transmitido no telão do bar. Falei que eu tinha escrito isso, mas Fragoso não botou muita fé.





quarta-feira, novembro 16, 2005

Brasil, a parideira...


Que semana! E pensar que ontem foi dia da Proclamação da República! Alguém aí comemorou a sua? Brava gente, brasileira, longe vá temor servil...hummmmmm. E o Dr.Dráusio querendo ensinar educação sexual no Fantástico! Toma pílula, usa camisinha. E bicho, quando faz sexo, quer lá saber se vai ter filhote ou não? Ouço por todos os lados onde ando "causos" de molecada bombando, menininhas doidas pra segurar o namorado entre as pernas e engravidando a dar com pau. Tão nem aí com cuidados básicos. Mães e pais que se tornem avós precoces e assumam também os netos. E deixa o apito tocar à vontade. Mas a vanguarda do pensamento gosta de filosofar. Arruma teorias pra tudo. E o Brasil vai inchando de pobreza. Miséria que nenhum governo da jeito e a maioria dos governos nem quer solucionar. E o povo fode e se fode.






Vai continuar fumando?


Se você acha que aqui no Brasil as advertências do Ministério da Saúde estampadas nos maços de cigarros são chocantes, na Tailândia são ainda piores. Além de mais desalentadoras, as fotos vêm estampadas na frente das embalagens, transformando a prateleira em um verdadeiro show de horror. Veja também como são esses avisos em outros países.






Todo poderoso timão


Hoje é o último dia do ano para assistir o jogo do Corinthians no telão do bar Pilekinho, ao lado da UEM. As próximas três partidas do virtual campeão serão realizadas aos domingos. Meu bolso agradece.

O engraçado de assistir aos jogos do todo poderoso timão no boteco é presenciar o comportamento dos torcedores de clubes rivais. Todo mundo quer ver o timão se ferrar.

E para você, que só sabe gritar timãoo êoo, segue um link para ouvir os principais gritos de incentivo da Gaviões da Fiel.

Ouça os gritos de incentivo.






PRÊMIO FACTORAMA DE MEIO AMBIENTE 2005


O Observatório Ambiental de Maringá, conjuntamente com o FACTORAMA e MOSAICO, farão entrega no próximo dia 17 de novembro do Prêmio FACTORAMA de Meio Ambiente 2005.
Este é o primeiro ano do Prêmio Factorama de Meio Ambiente, que tem por objetivo reconhecer publicamente as pessoas que trabalham em prol da construção de uma sociedade que respeita o meio ambiente. Para este primeiro ano foram criadas duas categorias, sendo elas: Ypê Roxo - para os destaques positivos em prol da construção de uma moral de caráter sócio-ambiental, de ética para o futuro e de solidariedade intrageracional; e a categoria Rosa do Deserto, para os destaques em por falta de consciência ecológica, base de nossa crise ambiental.
Os prêmios estão relacionados diretamente com as campanhas ambientais desenvolvidas pelo Observatório Ambiental de Maringá e veiculadas através do Factorama. Essas campanhas são:
1.- Campanha do funcionamento dos Postos de Combustível com licença de operação;
2.- Campanha da destinação correta das lâmpadas fluorescentes que contêm mercúrio;
3.- Campanha pelo fim dos penduricalhos nas árvores do passeio público;
4.- Todos com lona, que reivindicou que os veículos que transitam pela cidade carregando com entulhos e materiais a granel usem, conforme a legislação, lona cobrindo a sua carga.
A entrega do premio será no dia 17 de novembro as 10h45 horas na Bacia do Museu do Paraná - Universidade Estadual de Maringá. Localizado na avenida Colombo 5.790 e será realizado de forma concomitante com a abertura da exposição do Concurso Fotográfico Ypês Floridos - 2005.






Avança Galo Maringá!


claudio-viola O Galo Maringá está prestes a ganhar seu primeiro título.

E já tem um hino para embalar a festa. O Hino do Galo foi composto pelos jornalistas Cláudio Viola (jornal O Diário e rádio Cultura, foto ao lado) e por Antônio Roberto de Paula (assessor da Câmara de Vereadores) e é musicado por Ronaldo Gravino.

Viola e de Paula – também conhecidos como “os poetas da bola” – já trabalharam juntos na composição de outras músicas. Confira o hino:



No campo da minha esperança
De novo voltou a brilhar
A força, a fé, a confiança
Avança Galo Maringá

galo-mascote E quando e rede balança
E faz o meu coração pulsar
Vem a emoção preta e branca
Avança Galo Maringá

O grito que não saía
Volta de novo a ecoar
Veste nosso povo de alegria
E orgulha o Paraná

É paixão que arrepia
Avante Galo Maringá
Vai tremer quem não tremia
Sempre que o Galo jogar

É campeão! É campeão!
E quando eu falo é pra valer
É campeão! É campeão!
O Galo faz o chão tremer

O Galo Maringá enfrenta o Toledo no próximo domingo, em Maringá, no segundo jogo da final da série Prata do Paranaense 2005.

Fotos: Andye Iore





segunda-feira, novembro 14, 2005

O buraco é mais embaixo...


O presidente Lula viaja, viaja, e – para muitos – não trás para o nosso país aquilo que deveria trazer, ou seja, desenvolvimento.

Só para citar dois exemplos maravilhosos da questionável política internacional brasileira:
1) Reconhece a China como Economia de Mercado. A China agradece, mas não dá contra-partida.
2) Apóia a Rússia para fazer parte da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Rússia diz, informalmente, que vai tentar continuar consumindo carne brasileira (isso tudo antes da Febre Aftosa).

Ao viajar por aí tentando liderar a pobreza, perdoando - aleatoriamente - um ou outro dos nossos devedores, o presidente comete um erro grosseiro ao não atentar para o momento difícil que vive o nosso “vizinho irmão”, o Paraguai.

Com bastante clareza o ex-presidente do Conselho de Empresários da América Latina e um dos fundadores do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, o economista Roberto Teixeira da Costa, arrolou seis motivos para o Brasil abrir o olho e dar a devida atenção à problemática paraguaia:

1) Queda do PIB per capita de USD 1.700,00 (1995) para USD 1.000,00 (2002);
2) Déficit da balança comercial na ordem de USD 1 bilhão (alarmante, considerando o país com um PIB de USD 6,5 bilhões);
3) 48% da população na linha da “pobreza” e 25% na linha da “pobreza extrema”;
4) 34% da população economicamente ativa está desempregada ou sobrevive graças a um subemprego;
5) Geração de 30 mil empregos anuais, quando a necessidade real é de, no mínimo, 80 mil;
6) 88% das exportações de matérias-primas, ou seja, sem nenhum valor agregado.


Não é à toa que os EUA vêm “namorando” o Paraguai; instalando, inclusive, bases militares no Chaco paraguaio. Daqui a pouco, não será surpresa se o parceiro - ora fundador do Mercosul - abandonar o barco, buscando acordos bilaterais mais interessantes.

Lembrando que, atualmente, 500 mil brasileiros vivem no Paraguai. Acorda Lula! O buraco é mais embaixo!







Ossos do ofício


Hoje fiz um dos piores trabalhos que temos que fazer como jornalistas: repercutir a morte de uma pessoa com a família do falecido. Isto é pior que uma reportagem que não tem bons resultados na apuração ou até aquela que não rende e é "derrubada".

Como toda pessoa que preza o humanismo como ideologia, não dá pra se sentir à vontade com esta situação. E já passei por casos bem ruins, como ser expulso de velório - educadamente e grosseiramente também.

Hoje, falei com o pai do jovem de 19 anos que foi uma das vítimas de um acidente de trânsito no Japão ontem. Fui muito bem atendido, mas não dá pra deixar de se sensibilizar com a situação. E nem a postura de profissionalismo pode fazer passar por cima disto. É como ficar indiferente ao que acontece numa delegacia, achar que é tudo normal, que é só um trabalho fazer cobertura policial e não pensar que tudo poderia ser diferente, ser um mundo melhor sem tantos problemas.






Batman




Para ler a história completa clique sobre o quadrinho acima.






Tudo tem um lado bom


Até o momento só foram apresentados os pontos negativos da compra dos tripés pela câmara, mas os mesmos têm grande utilidade. Afinal, seria muita crueldade fazer dois funcionários ficarem em pé durante as sessões, período médio de uma hora, duas vezes por semana.







Galo, quase campeão


quase-campeao O Galo Maringá colocou uma mão na taça de campeão da série Prata do Campeonato Paranaense de Futebol 2005 ao vencer o Toledo na tarde de ontem, em Toledo, por 3 a 1.

O segundo jogo da final será no próximo domingo, em Maringá. Para reverter a situação, o Toledo precisa vencer por uma diferença de três gols para ser campeão. Vitória por dois gols dos visitantes, leva o jogo para a prorrogação. Já o time maringaense será campeão se vencer, empatar ou perder por um gol de diferença.

Os gols foram marcados no segundo tempo, quando o Galo pressionou a defesa do Toledo (de branco na foto):
Galo - Mirandinha (aos 57 e aos 76 minutos) e Carlos Alberto (aos 79);
Toledo - Moisés (aos 77).

Foto: Andye Iore





domingo, novembro 13, 2005

Novo filme


Navegando pela web encontrei isso e achei hilário. Alguém já tinha visto?
A imagem é do blog Kibe Loco





sábado, novembro 12, 2005

É tudo verdade


Lembram do vídeo do Ronaldinho Gaúcho, no qual ele acerta a bola na trave quatro vezes seguidas? O próprio Ronaldinho afirma: "Não é montagem."





sexta-feira, novembro 11, 2005

7 x 1


Não vou comentar sobre a goleada do Corinthians sobre o Santos. Este foi o placar da vitória da Comissão Técnica do Galo Maringá contra a Imprensa de Maringá em jogo que aconteceu agora à noite no campo da Associação dos Magistrados.

O destaque das brincadeiras ficou a cargo do presidente Marcos Falleiro e do repórter Marrom, da rádio Cultura, imitando o técnico Ivair Cenci na beira do gramado. E o destaque do jogo foi o preparador de goleiros do Galo, Edson Luiz, que fechou o gol e não deu chances para o nosso time.






O ajudante das piores horas



Aqui onde eu trabalho tem uma TV que fica ligada durante a manhã pra eu poder acompanhar o que as emissoras estão noticiando. Quase todo dia acabo emendando no programa “Mais Você”, que vem logo depois do “Bom Dia Brasil”. Há quem diga que o programa é piegas ou coisa pra dona-de-casa que não tem o que fazer. Enfim, eu gosto da Ana Maria, acho ela carismática, emotiva e vira e mexe traz bons entrevistados. Hoje foi um desses dias. Ana entrevistou Silas Souza Silveira, 59 anos, dono de uma fábrica de motocortadeiras em São Jerônimo (RS). Ele esteve presente em oito tragédias em diversas partes do mundo nos últimos 20 anos (Argélia, Colômbia, Irã, Indonésia, Sri Lanka, Índia, entre outros).

Com muita boa vontade, dinheiro do próprio bolso, sem conhecer ninguém, sem falar o idioma (só fala o português, mas se vira através da mímica), apenas com muita vontade de socorrer as vítimas, Silas sai de sua cidade e vai até o local dos desastres ajudar nos resgates. Mais recentemente o empresário esteve no Paquistão, depois do terremoto do dia 8 de outubro, que matou mais de 40 mil pessoas. O desejo de servir durante as tragédias começou em 1985, quando aconteceu um terremoto no México. Na época ele tentou doar três máquinas para ajudar na tragédia, mas devido à burocracia acabou ele mesmo levando as máquinas. Depois não parou mais.

Então você me pergunta, e aí? E aí que a bela entrevista me comoveu. O cara é de uma simplicidade e humildade sem tamanho. O desejo dele de fazer algo pelos outros é impressionante e contagiante. Mostra que não precisamos ter muito dinheiro e tampouco viajar para o outro lado do mundo para fazer algo por alguém que precisa. Mostra, principalmente, que somente quando chegamos perto das grandes tragédias, ou decidimos abrir os olhos para o sofrimento alheio (que está por todos os lados), é que conseguimos enxergar que temos inúmeros motivos para ser felizes e parar de reclamar da vida.






Rock vagabundo


Eu sei que meu quarto está cheio de garrafas vazias
Mas eu canto
Sei que minha roupa está suja e minha carteira está vazia
Mas eu canto
Eu não tenho carro pra passear, nem uma mansão pra te hospedar
Mas eu canto
Eu não posso te pagar um jantar, só tem miojo pra rangar
Mas eu canto
Não tenho muito pra te oferecer
Mas com o brilho do seu olhar Eu me encanto
Eu posso te dar todo o meu amor E te cantar essa canção
Que só eu te canto
Mas se mesmo assim você me abandonar
Não terei mais pra quem cantar
Vou morrer em prantos
Fale pra quem não quer escutar Que você vai me amar
Pra sempre Meu amor!

daniel-belleza A letra é da música "Canção pra sua mãe", da banda paulistana Daniel Belleza e os Corações em Fúria (foto), que assimilou muito bem as referências do glam rock, desde o visual, passando pelas letras até a sonoridade.

O primeiro disco traz o nome da banda, foi lançado este ano pela independente Mundo Perfeito/Tratore e tem 11 músicas.

Foto: Jerome Sainte-Rose





quinta-feira, novembro 10, 2005

Reconhecimento


Quando se está envolvido com jornalismo investigativo muitas vezes recebemos elogios. O melhor de todos os tipos é aquele que provém de uma parte envolvida na denúncia.

Hoje (quinta, 10/11), após a sessão da câmara municipal, encontrei um vereador e um assessor que estavam de passagem pelo corredor de onde ficam os gabinetes. O vereador me cumprimentou com um sorriso, um tapinha nas costas e disse:

"Esse jornalista, não para de trabalhar!"


Os dois continuaram andando, enquanto estavam se distanciando pude ouvir o assessor comentando:

"Foi esse filho da puta que fotografou a gente no gabinete..."


O assessor referia-se ao caso do gabinete exclusivo para assessores de um ex-vereador que organizavam a Copa Walter Guerlles. Após a denúncia o caso está sendo investigado pelo Ministério Público, que requereu as fotografias para serem anexadas ao processo.






Separados na maternidade



Tony Bennett (cantor) e Caco Barcelos (jornalista)






Beijaço antecipado



A MTV aproveitou a polêmica do beijo vetado entre os personagens Junior e Zeca na novela América e decidiu adiantar a exibição do programa "Beija Sapo Gay Meninos".

A atração, que já teve sua versão feminina, seria apresentada no próximo dia 23, mas foi antecipada para ontem. "Se vocês querem beijo, é beijo que vão ver"!, dizia uma das bem-humoradas chamadas para o "Beija Sapo Gay" que a emissora exibiu nesta quarta-feira. "Sem novelinha, sem nehê, nhê, nhê. Aqui é vida real", dizia a outra chamada.

E assim foi. O 'príncipe' Rodrigo, de 21 anos, escolheu o 'sapo' Maicon, do Rio de Janeiro, e beijou pra valer. Com direito a língua para fora, olhos fechados, mãos nos cabelos e afins. Maicon aproveitou a a deixa e mandou uma mensagem pró-gay.






Eu paro na faixa!


faixa-carro O motorista do Chevette cinza levou a Campanha de Trânsito de Maringá ao pé da letra: Eu Paro na Faixa. O motorista nem se preocupou e deixou o veículo estacionado em cima da faixa de pedestres, dificultando a travessia de quem passava pela esquina da avenida Herval com a rua Santos Dumont.

Não havia nenhum agente de trânsito nas redondezas. O ato é infração grave dentro do artigo 182, do Código Nacional de Trânsito, e gera multa e a remoção do veículo.


A campanha da faixa de pedestres foi lançada no dia 21 de setembro em 22 pontos da região central e será levada para outros cruzamentos até o final do ano. “Temos boa adesão e o pedestre já sentiu o sabor de ter o seu espaço”, avalia o diretor de Trânsito, Luiz Miura. A campanha anuncia que o motorista deve parar quando um pedestre acenar com a intenção de atravessar a via.

Foto: Andye Iore





quarta-feira, novembro 09, 2005

A imagem vale mais que mil palavras








Repórter apanha de judocas


drege-judoca Vi esta semana uma das reportagens mais divertidas do ano em Maringá. O repórter Jaime Drege (foto), do programa Aqui Agora, do SBT, entrevistou membros da equipe de Judô que vai representar Maringá nos Jogos Abertos.

Com sua descontração característica, Drege fez brincadeiras com os judocas. Mostrou os baixinhos e disse que era moleza, que ele tinha noções de artes marciais. Um corte na imagem e apareceu o repórter de quimono. Ele pediu autorização pro técnico para dar "uns tombos" nos judocas.

Autorização dada e o Drege só levou cacetada (com cuidado, é claro). A cada queda causada pelos golpes, ele colocava as mãos nas costas, na cabeça e fazia cara de coitado. Hilário!

No final, da reportagem, ele apresentou a equipe e anunciou a participação nos Jogos Abertos.

O Drege é um dos muitos membros da imprensa maringaense que não tem formação acadêmica. Mas, que faz um bom trabalho e abusa da criatividade que nem 30 anos de universidade proporcionariam. Ao contrário de alguns que transformam a profissão num comércio vergonhoso.






Um contador de histórias


caco-barcellos2 Em entrevista exclusiva, o jornalista Caco Barcellos (foto) fala sobre seus trabalho, as novas tecnologias de Comunicação e acha que os conflitos entre redação e comercial são gravíssimos.

• "Eu sou tão ignorante sobre tecnologia. Sei lá o que vem depois?! Imaginava a internet quando surgiu achava de outro mundo. O avião acho até hoje de outro mundo.", sobre blogs

• "...os fatos relacionados a interesses da coalizão e não do mais fraco, no caso o Iraque. Acho que a proporção era de 1,8 mil jornalistas de um lado contra 12 do outro...", sobre o trabalho da imprensa na guerra

• "Pra quem curte jornalismo declaratório é um momento de ápice desse povo. Eu acho um momento preocupante pra quem gosta de jornalismo investigativo... As denúncias são todas baseadas em declarações.", sobre a cobertura jornalística em Brasília

• "Eu acho mais importante que a opinião do presidente é a do povo.", sobre o presidente Lula evitar a imprensa

Leia a entrevista na íntegra






Árvores nativas no passeio público


A arborização dos logradouros públicos exerce papel de vital importância para a qualidade de vida na cidade. Por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e ornamenta a paisagem cinza e estressante das cidades, além de constituir refúgio indispensável à fauna (avifauna - entomofauna) remanescente nas Cidades.
Algumas funções da arborização, embora igualmente importantes, são menos divulgadas entre a população. Esse é o caso da preservação do nosso patrimônio genêtico.
Veja, o conjunto de árvores da Cidade tem também a função de conservar geneticamente a flora nativa, devemos lembrar que o termo FLORA inclui todas as espécies vegetais independentemente do seu tamanho, ou seja estamos falando de fungos, epífetas, musgos, líquens.
Neste sentido, nas ruas de Maringá estão plantadas SIBIPIRUNAS, árvore nativa, bem como o Ipê Roxo, também nativo, e em ambas espécies existem complexos ecossistemas a elas associados que até a presente data não foram sequer totalmente catalogados.
No entanto, alguns indivíduos da nossa entomofauna local decidiram atacar de forma oportunista as estressadas árvores nativas dos logradouros públicos. Se apropiaram delas através da fixação da luz artificial, um símbolo do século XIX, que certamente corresponde a temporalidade ambiental das suas massas cinzentas.






O perseguido


O presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, John Alves (PMDB), lamentou a cobertura da imprensa no caso da compra dos notebooks, em entrevista para a rádio CBN Maringá.

"Parece que tem prazer em bater em mim. Mas, eu tenho as costas largas e agüento... já recebi ameaças por telefone... é coisa pessoal e não vou falar mais... existe um intersse muito grande por um pessoal da Comunicação..."


Como o vereador é leitor do blog, segue um recado: o caso ganhou tal repercussão justamente por ele não querer falar, se negar a dar informações. Se não tem nada de errado, não há motivos para não falar. Se alguém se nega a falar sobre algo, já deixa margem para dúvidas. A culpa não é da imprensa que, mesmo parcialmente, cumpre seu papel de informar a população.





terça-feira, novembro 08, 2005

Ainda a entrevista...


A frase que mais chamou a atenção na entrevista do presidente Lula no programa Roda Viva foi a seguinte: “O Zé Dirceu vai ser cassado! Muito mais pelo contexto político do que por falta de decoro”. Assim, conclui-se que até o presidente (aliás, com todas as letras), acredita na cassação do ex-todo-poderoso-hoje-humilde José Dirceu.

Outra coisa que chamou a atenção foi a bagagem que Lula adquiriu durante esses meses de mandato. Visivelmente aprendeu bastante! Citou dados, programas, números... Falou com bastante precisão sobre vários assuntos. Não cometeu nenhuma gafe gritante. Mas, o intrigante é imaginar que ele sabe tudo e ao mesmo tempo sabe nada! Se movimenta, portanto, de acordo com a conveniência. Reforçada ficou a tese de que o presidente Lula sabia de todo o esquemão, afinal, como ficou bem demonstrado, de bobo ele não tem nada!






Mercado


caco Termina hoje a segunda etapa do 2° Simpósio Maringaense de Jornalismo.

O evento começou ontem com palestras dos jornalistas Jan Theophilo, do jornal O Globo, e de Caco Barcelos (foto), da Rede Globo.

Hoje às 19h tem um debate sobre "Jornalismo e Internet" com a participação de Ricardo Feltrin (do site Folha On-Line), Gil Rocha (da Rede Globo), Miriam Abreu (do site Comunique-se) e Fernando Soares (do Jornalistas & Cia).

O simpósio é realizado no auditório do bloco 6, do Cesumar.

Foto: Andye Iore