· EXPEDIENTE


terça-feira, janeiro 31, 2006

Explicação


posto-shell A Assessoria de Comunicação da Shell enviou uma nota oficial sobre a notificação recebida hoje pelo Procon, em Maringá.

A Shell lamenta os incidentes ocorridos hoje em sua Base de Distribuição em Maringá (PR) e gostaria de prestar alguns esclarecimentos aos seus clientes, autoridades e público em geral:
O combustível coletado para amostra e teste, ainda se encontrava no caminhão transportador e não se estava disponível para comercialização, ou seja, seu completo processo de homogeneização do álcool anidro até então não se completara.
Uma segunda coleta utilizando o sistema de arrasto, isto é, colhendo combustível de todo o tanque e não apenas da descarga do caminhão, constatou que o índice de álcool anidro se encontrava perfeitamente em conformidade com legislação brasileira.
A Shell sempre se caracterizou por uma postura intransigente contra o mercado irregular de combustíveis. Tanto isso é verdadeiro que cerca de 700 postos da companhia foram descredenciados por não cumprirem as normas de controle de qualidade exigidas pela companhia.
No momento a Shell trabalha para evitar qualquer problema de abastecimentos a seus postos na região e garantir na justiça o seu direito a manter o seu negócio em funcionamento.


Porém, a direção do Posto Menegatti (foto), onde estava o caminhão quando a amostra foi colhida, informa que a situação não é nova e que o posto já ficou fechado no ano passado pelo mesmo motivo.

Foto: Andye Iore






Gonzo News: saladeira global me faz passar mal


De férias, de bobeira, fico trocando de canal na televisão do quarto do hotel. Hora da novela das 19 horas: "Bang Bang", de Mário Prata, ambientada no velho oeste, por volta de 1800. Trilha de abertura legal com uma surf music instrumental.

Começa o desfile de belezuras globais, alternado com artistas de outros meios que ofendem os atores com a péssima interpretação: a modelo Fernanda Lima e os cantores Sidney Magal e Evandro Mesquita.

Mas, ofensa maior é contra a inteligência dos telespectadores. Eu quase nem acredito na quantidade de besteiras que ouço e vejo na telinha. A novela aborda e mostra cowboys, gueixas, freiras, cientistas, índios, ciganos, colonizadores portugueses, entre outros. Além de incrementar a mistura deturpando a história e ícones da cultura western detonando com Dom Pedro II, Zorro, Billy The Kid e Jesse James.

Mas, há coisa pior. Pode acreditar! Personagens de época falam em gírias recentes, comentam futebol, comem picanha e cantam músicas que estão nas paradas de sucesso atuais. Para completar a salada promovida, a própria Globo contraria a imagem de conservadora ressaltando na trama personagens prostitutas e travestis.

E tem gente que ainda considera que novela brasileira é um produto de exportação.






Prefeitura estréia novo site


O novo site da prefeitura de Maringá entrou no ar na tarde de hoje. A página possui os links do menu principal em Flash, um programa de animações que não está presente em todos os computadores - isso obriga seu download e instalação. O novo site não possui informações sobre o Orçamento do município.

Confira como ficou: http://www.maringa.pr.gov.br






Bomba na gasolina


Continuam os problemas no setor de combustíveis em Maringá. O novo episódio é a notificação da Shell do Brasil feita hoje pelo Procon, suspendendo as atividades da distribuidora na cidade.

O motivo é que a fiscalização do Procon encontrou gasolina adulterada em um dos caminhões que entregava combustível num posto da avenida Colombo. A amostra foi retirada na última quinta-feira e o resultado apresentou 40% de álcool na gasolina, enquanto a Agência Nacional de Petróleo (ANP) determina 25%.






Oscar


Saiu a lista de indicações ao Oscar. O brasileiro O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles, recebeu quatro indicações.






Hã?


factorama 002Entendi, mas não compreendi. Qual a finalidade dessa enquete?






Crônica do pingo que insiste em ser letra


Recordar é viver. Minha avó materna faleceu aos 87 anos acreditando nisso. Queria sempre viver e por isso recordava. Recordava da sua lua-de-mel , mas lamentava o fato de tudo não passar de vaga lembrança. Recordava as noitadas na Casa de Farinha, mas sofria só de pensar que os tempos de fartura haviam se perdido no rastro da longa estiagem, sendo que nem a sinfonia de “silicóra” atraia chuva. Recordava as revoadas de tanajura, prenúncio de inverno promissor. Recordava, recordava...vivia. E vivendo, restava fresco na memória os carinhos do velho Alicério e os abôios no cabo do rodo enquanto secava farinha no forno de lenha. Recordava as filhas Dete e Janinha, entoando reza durante a preparação da tapióca , dos bijus e dos doces de puba.

Recordar é viver. Dia desses recordei a cena de dindinha Alvina quase derrubando o oratório para pegar uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ela se apavorou com a gritaria na Casa de Farinha da Fazenda Canto onde um pernambucano abusado ofendeu tio Faezão num repente. Irritado, tio Faezão tentou devolver o insulto, mas não conseguiu porque lhe escapou a rima. E aí apelou pra ofensa direta, já se preparando para a reação do sujeito que ele nunca tinha visto e que chegou de supetão se identificando como Pedro Álvares Cabral. Exceto tia Maninha, ninguém sabia tratar-se de um xará do descobridor do Brasil.

Apesar da ironia barata, foi acolhido com educação e respeito, como é costume dos baianos do interior . Se enturmou , bebeu cachaça, comeu tapióca , entrou no clima do cordel... encerrou um verso chamando tio Faezão de besta . Baiano de cabelo na venta, acostumado a jogar facão (sabia manejar 21 jogos diferentes) , o irmão de minha mãe ficou sem saída . Se tivesse privado da amizade do Dr. José Cícero de Oliveira, criminalista dos bons , professor de Direito Penal da UEM e alagoano arretado, meu tio tinha “matado” o “Pedro Álvares Cabral” com esse repente a lá Zé Pretinho x Cego Aderaldo:

Andei procurando um besta/ um besta que fosse capaz/ na procura de um besta encontrei esse rapaz/que não serve pra ser besta porque é besta demais

Recordar é viver e por isso pulo de 1959 na Fazenda Canto (município de Pintadas) para o sítio São Sebastião em Nova Esperança, aqui no Paraná. Lá conheci Dolírio, de quem primeiro ouvi pela primeira vez a fábula do cigano.

É a história do caboclo que se encantou com o cavalo do cigano e quis comprá-lo. Numa jogada esperta de valorização do produto, o cigano falou maravilhas do animal. Parecia um bicho quase perfeito. Só não atingia a perfeição, porque algum defeito haveria de ter.

Ao perguntar insistentemente se o animal tinha algum defeito, o matuto ouviu a seguinte resposta: “Tem sim, o defeito está na vista”. Só meses depois de levar o cavalo pra casa é que o caboclo percebeu que o animal era cego de um olho.

Qualquer semelhança com fato acontecido aqui em Maringá há um ano e quatro meses, não vai além de mera coincidência. Ou vai?






Esqueceram ?


reunião tarumã Numa terça-feira, 9 de agosto de 2005, publicamos no FACTORAMA um texto tratando de uma manifestação, que acontecia em frente ao Ministério Público, a respeito do grave problema que os moradores do Tarumã viviam.

Neste sábado estive novamente no Tarumã, a convite de moradores, para ouvir o que estava acontecendo com eles. No sábado choveu e vocês imaginem ...

Não era somente ver a água que escorria pelas ruas de cascalho todas esburacadas, ou como a umidade subia pelas paredes, ou ver como a água brotava do chão ou se acumulava nos pisos das casas, era ver também como as crianças incorporavam a umidade dentro de seus frágeis corpos, com febres, gripes e dores de ouvido.

É lamentável que os responsáveis dessa situação permaneçam distantes do problema, e ainda argumentando numa drenagem irresponsável, como se a verdadeira culpada do problema fosse a Natureza.

Depois de retornar terminei lembrando um comentário do JACK BAUER, que diz:

... Ora, se a área é de preservação permanente, não há o que fazer. Tem que demolir e acabou. Nada pode ser construído no local. O prefeito parece que está tentando resolver o problema da loteadora, e não dos moradores ou do Meio Ambiente.
Fazendo este tipo de proposta absurda, ilegal, ele acaba dando a falsa imprensão aos moradores de que o problema tem solução.
Na verdade, ele quer dar uma de bonzinho, fazendo de conta que o Município não tem responsabilidade no caso e que até gostaria de ajudar os moradores, mas a Justiça não deixa. Essa atitude do Sr. Prefeito tem a finalidade de jogar a população contra o Ministério Público e contra a Justiça. Isto é muito grave.
Daqui a pouco vão dizer que a culpa de todo esse absurdo é do Ministério Público que entrou com a ação para proteger o Meio Ambiente.






Futuro nebuloso


Programa especial do Discovery, apresentado há alguns dias, juntou um clube de respeitáveis cientistas do mundo todo, para prever - entre outras coisas - que em mais ou menos 25 anos as populações dos países mais afetados com a escassez de água vão procurar, aos milhões, territórios estrangeiros onde a presença do líquido vital ainda for relativamente abundante. Essa nova modalidade de imperialismo, determinada pela garganta seca, terá contornos de invasões mesmo, deixando antever - garantem os cientistas - lutas ferozes entre os locais e invasores.

Daqui a meio século ou pouco mais que isso, dizem os estudiosos da poluição planetária, fenômenos climáticos que hoje causam tragédias esporádicas no mundo, serão rotineiros, ocorrerão quase que diariamente em todos os continentes. As geleiras nas calotas polares vão derreter num velocidade impressionante e, com isso, mares e oceanos subirão de nivel, assolando cidades costeiras em todo o planeta. Os grandes investimentos financeiros que contribuem para degenerar o ambiente, a omissão dos governos e das parcelas majoritárias da população humana não conhecem freios.

Embora não citado no programa referido, o Brasil tende a ser um dos destinos dessas ensandecidas legiões de sedentos, o que, convenhamos, não soa como novidade nem surpreende. Um pouco mais adiante, quando o caos se instalar, calangos e crocodilos estarão à espreita para reinar sobre a Terra. E ainda tem gente que torce o nariz para os ambientalistas...





segunda-feira, janeiro 30, 2006

Desgraça anunciada


A falta de cobradores nos ônibus de transporte coletivo de Maringá começa a dar resultado negativo no trânsito. Na tarde desta segunda-feira um motorista da TCCC (Transporte Coletivo Cidade Canção) se distraiu enquanto entregava o troco para os passageiros e passou direto no semáforo entre as avenidas Duque de Caxias e Tiradentes. O ônibus acertou um veículo que passava pela Tiradentes e um passageiro que aguardava o troco foi arremessado ao chão. Ferido, ele teve que ser socorrido pelo Siate.

Os passageiros ouvidos pela reportagem do blog fizeram questão de defender o motorista e criticar a falta de cobrador no ônibus. A Parati atingida pelo coletivo rodopiou quase 180º na pista. O motorista do ônibus foi ouvido pela reportagem do blog e explicou que o acidente aconteceu no momento em que ele dava um troco de 40 centavos para o passageiro ferido no impacto.

Vale lembrar que o importante não é a vida do povo que pega o circular, como o coitado que quase quebrou o pescoço. Dane-se quem usa transporte coletivo, afinal, ele não tem dinheiro para financiar nem eleição para presidente de bairro. O que importa é a TCCC não ter mais gastos com os cobradores.

No dia em que um motorista que estiver dando o troco passar por cima de algum bacana, talvez as coisas mudem.

Fotos: Renan Prando

Multimídia
Em setembro do ano passado o FACTORAMA filmou uma cena corriqueira: um motorista da TCCC cobrando a passagem, dando o troco e dirigindo ao mesmo tempo. Assista nos vídeos abaixo.

Para assistir o vídeo em baixa resolução (imagem pior, mas carrega rápido), clique aqui.

Para assistir em melhor resolução (aproximadamente 2,9 MB), clique aqui.






Horário humorístico gratuito


requiao-outdoor

Outdoor espalhado por Maringá... como diz o ditado:
"a propaganda é a alma do negócio... e também uma maneira de enganar os eleitores trouxas".


Acho que a Justiça Eleitoral deveria proibir a divulgação de qualquer pesquisa política que, geralmente, são mentirosas e quase sempre pagas pelos próprios políticos.






300 Reais


carnaval em guaratuba A viagem para Guaratuba a fim de curtir o Carnaval 2006 está bem de preço. No entanto, o que não está certo é o uso de árvores do paseio público para fixar a propaganda.
Essa atitude confronta com alegislação municipal, em particular com:
.- Lei Complementar 09/93 que define a poluição como a ação humana de degradação da qualidade ambiental que afete desfavoravelmente a flora.
.- Lei 4.780/99 Art. 12 Fica proibida a colocação ou exibição de anúncios, sejam quais forem suas finalidades, formas ou composições nos seguintes casos:
VIII- em árvores ...;
O telone do responsável do cartaz é: 3288-1785 ou celular: 9118-5450, conforme verificado na propaganda.






Maringá, por Inezita Barroso


O FACTORAMA traz hoje a canção Maringá, de Joubert de Carvalho, interpretada por Inezita Barroso. A cantora é tida como a primeira dama da música sertaneja, conta com 81 anos, sendo 55 dedicados à carreira. Inezita apresenta há 25 anos o programa Viola Minha Vida, na TV Cultura. A cantora já gravou 80 discos, recebeu mais de 200 prêmios e atuou em sete filmes.

Para ouvir
Maringá (Inezita Barroso).

Arquivo
Confira as outras versões da canção Maringá, já publicadas no blog.





domingo, janeiro 29, 2006

Galo pipoca e só empata


goooool O Galo Maringá poderia ser o líder do grupo A do Campeonato Paranaense de Futebol se tivesse mais competência e vencido o Rio Branco hoje em Maringá. O empate de 1 a 1 manteve o time de Paranaguá na liderança com 13 pontos, enquanto a equipe maringaense está em terceiro, com 11 pontos.

O alvirubro saiu na frente com Ratinho, aos 3 minutos do segundo tempo. Ele driblou três jogadores do Galo e chutou forte no canto direito do goleiro Paulo Sérgio. O alvinegro maringaense empatou aos 14, com o meia Edu, em seu primeiro lance no jogo. Ele entrou no lugar do lateral Pety, pouco antes de Mauricio cobrar escanteio. O zagueiro Cuca desviou de cabeça, Edu chutou de sem pulo na pequena área e saiu para comemorar com os reservas (foto).

O Galo dominou todo o jogo enquanto o Rio Branco jogou no contra-ataque. Porém, o time de Ivair Cenci não soube transformar em gols a superioridade da posse de bola. O técnico demorou para fazer as substituições e ainda se equivocou ao promover a estréia do atacante Didi que chegou na sexta-feira, não está entrosado com o grupo e abusou das jogadas individuais, quando poderia tabelar com os companheiros para ter melhores chances de gols. Outra falha foi a pouca criatividade no meio campo, fazendo com que os zagueiros maringaenses se afobassem e fizessem lançamentos errados para o ataque. O próximo jogo do Galo será na quarta-feira, contra o J. Malucelli, na casa do adversário.

FICHA TÉCNICA
Galo 1 x 1 Rio Branco
Estádio Willie Davids, Maringá
29 de Janeiro de 2006
Galo: Paulo Sergio, Pety (depois Edu), Cesar Gaucho, Cuca e Mauricio; Batata, Kulman, Carlos Alberto e Renatinho; Marcelo Regis (Mirandinha) e Gil (Didi). Técnico: Ivair Cenci.
Rio Branco: Vilson, Baiano, Amaral, Rodrigo, Cleomir e Julio César; Marcio, Doriva, Ratinho e Clenio (Fernando); Negreiros (Kleir). Técnico: Itamar Bernardes.
Cartões amarelos: Galo: César Gaúcho, Batata, Carlos Alberto, Renatinho, Didi e Nivaldo; Rio Branco: Amaral, Julio César e Ratinho.
Gols: Ratinho, aos 48, para o Rio Branco; Edu, aos 59, para o Galo.
Publico pagante: 6.299
Público total: 6.626
Renda: R$ 61.115


Foto: Andye Iore






Ficou bravinho


O técnico do Rio Branco, Itamar Bernardes, foi muito infeliz hoje em Maringá. Ele se recusou a falar com alguns veículos de comunicação e ainda maltratou alguns repórteres ao final do jogo onde o time de Paranaguá empatou em 1 a 1 com o Galo Maringá. Bernardes foi despedido do futebol maringaense no ano passado e, pelo jeito, não gostou muito. Se fosse um técnico acima da média, estaria num grande clube e não num time de Paranguá. Portanto, deveria ter mais humildade e respeito pelo trabalho da imprensa.

A nota curiosa do jogo ficou por conta do olheiro Aldo França, do Bahia (BA), que estava no Willie Davids para avaliar Marcelo Regis e Mauricio (do Galo) e Negreiros (do Rio Branco). França informou ao Factorama que o Bahia busca reforços para sair da crise.






Grandes de verdade...


A revista Business Week publica anualmente um ranking das maiores empresas do mundo. Para chegar à conclusão de quem é quem nesse cenário tão amplo a revista faz uma única pergunta: Quanto vale a sua empresa? Assim, o ranking é claro e considera - exclusivamente - o valor de mercado dessas companhias.

Veja abaixo as 10 maiores:

Detalhe, só a BP e a Royal Dutch Shell são do Reino Unido, todas as demais são norte-americanas. Outro detalhe importante: As empresas devem figurar no índice Standard & Poor´s. Por isso, por exemplo, o fenômeno Google ficou de fora. A “empresa virtual” vale hoje algo em torno de USD 130 bilhões.

A melhor companhia brasileira listada é a Petrobrás, em 56o. lugar. A paranaense Copel também aparece na lista, mas bem atrás em 1.148o. lugar.







Safado vai em cana ao ser flagrado no esquema Big Brother


• O bandidinho deu bobeira e foi grampeado pela polícia. Paulo S., 21 anos, foi preso na tarde da última sexta-feira quando entrou numa instituição de ensino no Jardim Aeroporto, em Maringá. Os seguranças do local reconheceram o safado que havia roubado uma bike e um telefone celular na escola há alguns dias. A roubalheira foi toda gravada pelo sistema interno de vídeo como se fosse um Big Brother.

Como se diz no meio da ladroeira “todo criminoso volta à cena do crime”, o bandido ainda voltou no local no dia 27 para tentar novos roubos, mas foi pego pelos guarda-roupas da escola, que acionaram os homens da bota preta (*) que levaram o Big Brother pro paredão da 9ª Subdivisão de Polícia Civil de Maringá.

Os policiais ainda encontraram com o safado um aparelho de telefone celular e um cartão Passe Fácil do transporte coletivo que foram roubados de uma mulher num Posto de Saúde. O cara pensou que estava bonito na fita, mas se deu mal e nem sabia que estava sendo filmado. Só que não era pra nenhuma novela.

• Já um outro bandidinho deu mais sorte na noite da mesma sexta-feira. O cara desceu da motoca na Praça dos Expedicionários e entrou no estabelecimento Café Cremoso onde roubou R$ 300 e saiu no gás sem ser reconhecido ou pego.
Ou este ladrão é corajoso ou ingênuo, pois correu risco de forte concorrência já que o lugar é ponto de encontro de ex e atuais políticos da cidade.


* expressão usada pelo falecido repórter Jaime Drege para citar a polícia





sábado, janeiro 28, 2006

Propaganda ilegal e destruição do mobiliário urbano


ponto de onibus
De acordo com a Lei municipal número 4.780/99 é proibido colar cartazes no mobiliário urbano sob pena de multa. No entanto, a maior parte dos "abrigos das paradas de ônibus" estão em condições lamentáveis.






Lobisomens e vampiros caem no pau


underworld A briga eterna entre lobisomens e vampiros é o tema do filme que lidera as bilheterias nos cinemas americanos esta semana. "Underworld Evolution" é a continuação de "Underworld" de 2003, filme que explorou muito bem a linha Role Playing Game (RPG) de terror. A seqüência arrecadou US$ 26 milhões em sua estréia esta semana nos EUA, novamente traz no papel principal a bela Kate Beckinsale (imagem) e deve estrear no Brasil em março. A história mostra a origem das duas raças entre cenas de ação, suspense e romance proibido.

Já em Maringá estreou esta semana o drama "Munique", dirigido por Steven Spielbergh e estrelado por Eric Bana (de "Hulk"). O filme tem 2h44 de duração e mostra o que teria acontecido após o atentado terrorista durante os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, quando atletas israelenses foram assassinados. Um agente especial (Bana) é contratado para vingar as vítimas assassinando os terroristas.

"Munique" foi um dos dois filmes que Spielbergh dirigiu no ano passado (o outro foi "Guerra dos Mundos") e não há filmes do diretor para 2006. Ele volta em 2007 com duas superproduções: "Abraham Lincoln" e "Indiana Jones 4".

• a rádio CBN Maringá apresenta o quadro Cine CBN nas sextas, às 16h40, e aos sábados, às 9h40.





sexta-feira, janeiro 27, 2006

Azambuja se despede de Maringá


Na mensagem abaixo, o jornalista Fabrício Azambuja se despede dos colegas de imprensa de Maringá. Ele deixa a cidade e o cargo de repórter no jornal O Diário para cursar Geografia na UFPR.


Como já se tornou praxe neste blog a divulgação de notícias dos bastidores da imprensa maringaense, aproveito a oportunidade oferecida pelos colegas do Factorama para comunicar que hoje deixei a redação de O Diário, jornal onde trabalhei por quase 9 meses. Deixo Maringá por motivos acadêmicos. Aos 27 anos, 11 meses e 3 dias, acabo de me tornar calouro novamente. Em março, inicio curso de Geografia na Universidade Federal do Paraná, e para Curitiba sigo já na semana que vem. Agradeço a todos que colaboraram comigo durante esse tempo, em especial aos colegas do Diário.

Abraço!

Fabrício Azambuja
fabricio.azambuja@bol.com.br






Google e Mozart


Google lembra nesta sexta-feira os 250 anos do nascimento de Mozart.






Circula na cidade


A saúde pública na cidade de Maringá tem campanha publicitária.
barros nunca mais






Sem título


Depois de ouvir a entrevista do Secretário da Saúde de Maringá, afirmando que a partir de primeiro de fevereiro de 2006 tudo volta ao "NORMAL" na área, teve gente que diz:
fala serio






Sem Retorno?


corte de enrgia






Google mais brasileiro...


Os executivos da empresa Google estão satisfeitos com o resultado da aquisição da empresa brasileira Akwan, sediada em Belo Horizonte (MG). A estratégia de se “aproximar” mais do público brasileiro foi tomada em parte pelo ótimo resultado do Orkut (site de relacionamento do Grupo). Enquanto 20 mil internautas norte-americanos acessam o Orkut mensalmente, no Brasil o número é muito maior, 6 milhões.

Apesar disso o site, que promoveu o encontro de milhares e milhares de brasileiros, ainda não dá lucro. Aliás, a Google-Brasil (que conta apenas com 25 funcionários), por enquanto, não expõe os números que ela, efetivamente, gera.

De qualquer forma, como bem ressaltou Alexandre Hohagen, Diretor-Geral da subsidiária brasileira: “São 22 milhões de brasileiros que acessam o Google mensalmente, mas poucos conhecem realmente todas as ferramentas oferecidas”. Imaginem se conhecessem!

Agora os próximos passos da empresa é dar destaque para o “Google Earth” (versão tupiniquim) e para o "Local" (onde você escolhe o que quer buscar e em que região do planeta).






Sexta Sexy - os Fucknstones


[Sexta Sexy] O FACTORAMA encontrou na internet duas histórias pornôs completas dos Fucknstones, uma paródia dos Flintstones. Quem já assistiu ao desenho original na TV vai perceber que além dos traços dos quadrinhos serem muito parecidos, o aspecto psicológico dos personagens é conservado: o Fred Flintstone é rabugento, o Barney Rubble é alegre e simples. Já George Jetson, que aparece na segunda parte, tem um temperamento parecido com o de Barney, mas é mais esperto.

As histórias disponíveis nos links abaixo são engraçadas, mas os manés que colocaram os quadrinhos na internet trocaram a ordem das páginas. O começo da história você só encontra lá pela metade. Mas isso não compromete a diversão.

O conteúdo nos links abaixo é impróprio para menores de 18 anos. Contém material obsceno, cenas explícitas, suruba, troca de casais, incesto, sexo com animais (até o Tutubarão e o Scooby entram no rolo) e por conseqüência atenta contra a moral e bons costumes.

A despedida de solteiro de Pam Pam
Parte 1
Parte 2
Parte 3

O casamento de Prechita
Parte 1
Parte 2
Parte 3






Maringá, em esperanto


Dando continuidade na exibição das mais diversas variações da música que deu o nome para a cidade de Maringá, o FACTORAMA traz agora a versão cantada em esperanto, por Antônio João. A música faz parte do disco de canções brasileiras em esperanto Brazilo Kantas Por Pli Bona Mondo (O Brasil canta por um mundo melhor).

Quem nunca ouviu falar sobre a língua esperanto, pode se informar clicando aqui.

A imagem acima é a bandeira da língua esperanto

Para ouvir
Maringá (em esperanto).

Arquivo
Confira as outras versões da canção Maringá, já publicadas no blog.






Reflexões ambientais


Algum tempo atrás li um relatório a respeito do problema do espelho de água e guardei algumas anotações ao respeito, elas aqui:

Sabemos que a área urbanizada da Bacia de contribuição do parque do Ingá possui uma taxa de ocupação de 100%, isto significa que a dinâmica da impermeabilização do solo é uma fator determinante da mudança da condutividade hidráulica na área de recarga do lençol que afeta o nível do espelho de água do parque do Ingá, bem como o volume da vazão das nascentes;

Também percebemos que o ritmo climático caracterizado por anos de fraca pluviosidade e alta pluviosidade, se apresentam como indicadores de momentos de crises no volume do espelho de água. Assim o período de BAIXA PLUVIOSIDADE, impacta o volume do espelho de água e o nível do lençol freático;

Sabemos que o projeto de construção original da lagoa do parque não estabeleceu normas de controle tanto para a entrada de água como para a saída desta; Devemos lembrar que o espelho de água foi construído em cima de um fraturamento regional e dentro de um sistema dinâmico;

O sistema de escoamento superficial das águas pluviais da bacia de contribuição é realizada através das galerias pluviais. As águas das chuvas são assim concentradas e conduzidas até o interior do Parque do Ingá , provocando com isto os impactos do ravinamento e erosão nas duas laterais do Parque (Avenida Laguna e Avenida São Paulo).

Como resultado direto da ação do poder erosivo das águas pluviais está o afloramento do lençol freático em vários pontos do canal erosivo das águas pluviais na lateral da Avenida Laguna.Isto configura-se como uma situação grave que altera a vazão e a direção de fluxo natural do lençol freático que abastece o parque.

Nesses pontos é possível observar o manto de alteração da rocha basáltica a qual apresenta uma coloração em tons laranja avermelhados devido a reação química dos minerais por contato com a água superficial bem como do afloramento do lençol freático.





quinta-feira, janeiro 26, 2006

Entrevista com o responsável pelo site da prefeitura de Curitiba


A reportagem do FACTORAMA entrevistou por e-mail Fernando Zanardini Sbrissia, coordenador de Internet/Intranet do Instituto Curitiba de Informática e responsável pelo projeto do
site da prefeitura municipal de Curitiba.

De acordo com Sbrissia, para ter um site de qualidade a prefeitura de Maringá precisaria dispor de uma grande oferta de serviços de informação e oferecer transparência nas ações do governo.

Nesta sexta, o site de prefeitura de Maringá completa 30 dias fora do ar. Inicialmente a empresa contratada pelo município pretendia fazer um novo site com a navegação principal em Flash, um programa de animações. O FACTORAMA denunciou o amadorismo, o Flash foi substituído por HTML, mas a página continua feia, pobre de recursos e com o aviso de "em desenvolvimento".

Mesmo quem se considera leigo em internet não tem dificuldades em ver o abismo entra os sites das prefeituras de Curitiba e Maringá, assim como a importância das informações e serviços disponíveis no primeiro.


Leia a entrevista:

FACTORAMA - Quantos serviços o site da prefeitura de Curitiba presta? Há estatísticas de acessos aos serviços mais utilizados?

Fernando Zanardini Sbrissia - Os serviços estão divididos em on-line e informações. Temos atualmente 36 serviços on-line no site da Prefeitura de Curitiba, os mais acessados são: Sistema de Bilhetagem Eletrônica, Concursos Públicos, Consulta Comercial, Guia Amarela, Carnê e DAM de IPTU e ISS, ITBI, Horário de Ônibus, Itinerário de Ônibus, Certidão Negativa de Imóveis, Consulta de Protocolo. Na ferramenta de administração do site, temos uma série de relatórios, que permitem um acompanhamento diário dos acessos aos serviços, as páginas, notícias, arquivos de fotos, vídeos e áudio.

Teve algum custo da elaboração e criação do site (quanto)? Há uma despesa fixa mensal para sua manutenção?

O custo do projeto está embutido dentro do contrato de gestão que a Prefeitura Municipal de Curitiba mantém com o Instituto Curitiba de Informática.

Qual a formação dos profissionais envolvidos na manutenção do site?

A equipe está assim dividida:um web designer,um analista de sistemas e um programador.

Esses atendem exclusivamente o projeto. Além disso, tenho mais três profissionais que trabalham exclusivamente no desenvolvimento de serviços para o site, Guia Amarela, IPTU, ISS, etc etc

A Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba mantém uma equipe para atualização de conteúdo do site.

Qual a sugestão para uma prefeitura como a de Maringá ter um site eficiente?

Em primeiro lugar, o foco precisa estar cada vez mais centrado na qualidade da prestação de serviços e informações ao cidadão. Para isso é imprescindível a implementação de infra-estrutura que suporte tanto o crescimento por demanda por serviços como a melhoria da sua qualidade. Em síntese, deve-se oferecer uma grande oferta de serviços e informações de forma digital ao cidadão, reduzindo tempo nas filas, em protocolos, reduzindo custos com impressão de documentos, e oferecer transparência nas ações de governo. Investir na diminuição da exclusão digital também é fundamental.

Em segundo lugar, ter e manter uma equipe de bons profissionais dedicados ao trabalho no site. Jornalistas, web designers e profissionais.


O e-mail de Fernando Zanardini Sbrissia é fsbrissia@ici.curitiba.org.br .






Ronaldo Nezo é o novo reforço de O Diário


Esta sexta-feira é o último dia do jornalista Ronaldo Nezo (foto) no jornal Hoje. Ele tira uma semana de férias e começa já em fevereiro no jornal O Diário, também como repórter.

Nezo começou o ano com merecido reconhecimento profissional. Foi convidado, quase que simultaneamente, para ancorar a rádio CBN Maringá, ser repórter de O Diário e dar aulas no curso de Jornalismo da Faculdade Maringá. A agenda cheia fez com que ele recusasse o convite da CBN. O Diário e Faculdade Maringá conquistaram um profissional competente.

Ronaldo Nezo é jornalista formado e pós-graduando em Psicopedagogia. Atualmente ele trabalha como assessor de imprensa da Associação Norte Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia, além de ser apresentador e produtor do programa Opinião, transmitido pela rádio Novo Tempo (FM 104,9). Nezo conta com mais de três anos como repórter do jornal Hoje e também tem um blog, o Opinião do Ronaldo.

Foto: Renan Prando






Parque do Ingá


Parte do texto encaminhado ao Ministério Público em outubro de 2005.
Senhor Promotor.
... como no direito ambiental existe um princípio basilar, qual seja, o da Prevenção, por si só o a implantação do lançamento das redes de galerias pluviais dentro do parque do INGÁ constituem um atentado para a proteção do meio ambiente e em particular para a Preservação do Parque do INGÀ para as futuras gerações.
Em se tratando de recursos ambientais e bens ecológicos especialmente protegidos por leis, a adoção tardia de medidas a impedir o uso do parque como centro receptor das águas provenientes das galerias pluviais já resulta em graves danos ambientais, em particular de um “gigantesco canal erosivo”, que ninguém quer ver.
Ante o exposto, pede-se que sejam tomadas todas as medidas legais cabíveis [...] a fim de conscientizar ao Poder Público e á população em geral da grave situação ambiental que vive o Parque do INGÁ.
Anexamos fotografias, fotocópias de jornal, e mapas referentes a erosão do Parque do Ingá.






Carta do governador ao presidente da Faep


Caro amigo Ágide Meneguetti

Em relação ao vídeo que você mandou distribuir, contendo cenas editadas de uma manifestação em Santo Antonio do Sudoeste, independente de querer saber quem financiou esta farta distribuição, por óbvio, queria compartilhar com você a opinião dos paranaenses sobre o episódio.

No momento em que estou escrevendo esta carta, recebo a informação de que milhares de paranaenses já acessaram a página do "HoraH" e votaram. O site pergunta que destino cada um dos internautas daria às faixas portadas pelos manifestantes, ofendendo o Governador.

Como é do seu conhecimento, as faixas continham mentiras sobre, por exemplo, o programa panela cheia, e você bem sabe de que mentiras estou falando. Naquela oportunidade, indignado, fiz uma sugestão quanto ao destino das faixas falaciosas.

O site oferece aos internautas varias opções sobre o que fazer com as faixas. Pois bem, até o momento quase 80% dos votantes consideram o destino por mim sugerido o mais conveniente. Já que você tem uma participação muito grande no episódio, recomendo que acesse o site e veja os resultados parciais da enquete. Ao mesmo tempo, faço uma modesta sugestão quanto ao que fazer com os dvds que você mandou distribuir. Acredito que elas possam ter o mesmo destino que a maioria dos internautas quer para as faixas. Em tempo: Não estou enviando resultado da pesquisa, acesse o site
www.horahnews.com

Roberto Requião






Maringá, na versão rumba


A dupla espanhola Sombra y Luz faturou uns trocos na década de 1990 cantando uma versão da música Maringá, em estilo rumba. Como trata-se de uma versão, fora o refrão "Maringá, Maringá" a letra da dupla não é a mesma da composição original de Joubert de Carvalho. Mas, o básico da história é conservado: a "mulata" Maringá (na versão original é cabocla) vai embora da localidade onde mora e deixa para trás um homem com o coração partido.

Enquanto na canção original Maringá é uma retirante que foge da miséria da seca, na versão rumba ela vai embora por "capricho", a fim de fazer de fazer fortuna.

A imagem ao lado é da capa da fita K7 da dupla.

Para ouvir
Sombra y Luz - Maringá

Arquivo
Confira as outras versões da canção Maringá, já publicadas no blog.






Galo disputa liderança no domingo


Domingo deve ser dia de casa cheia no Willie Davids. O Galo Maringá irá disputar a liderança do Grupo A contra o Rio Branco, na sexta rodada do primeiro turno.

Confira a classificação:

P- pontos, J- jogos, V- vitórias, E- empates, D- derrotas,
GP- gols pró, GC- gols contra, SG- saldo de gols.


Mais informações estão disponíveis no site oficial do Galo.





quarta-feira, janeiro 25, 2006

"Privatização" do HM gera protestos


O protesto contra a privatização do Hospital Municipal reuniu aproximadamente 200 pessoas noinício da noite desta quarta-feira, na avenida Tamandaré. A maioria absoluta dos manifestantes era de integrantes de partidos de oposição ao atual governo municipal, como PT e CAS.
As fotos mostram que o protesto estava repleto de bandeiras vermelhas, com o
símbolo do Partido dos Trabalhadores. O presidente do PT em Maringá, Rubem Mariano, participou da passeata.

Um homem que filmava a passeata foi hostilizado pelos participantes do evento. Segundo os manifestantes, o homem (de camisa verde, na foto ao lado) seria funcionário do prefeito Silvio Barros II e estaria com a filmadora como forma de intimidação.
Além de xingado, o sujeito foi chamado de "capanga do prefeito".

A rádio CBN Maringá registrou que um "fotógrafo" da prefeitura foi agredido no protesto. Ainda não sabemos se o fotógrafo na verdade seria o homem tido como capanga pelos manifestantes.

Fotos: João Mário Goes






Turismo com dinheiro de pinga


Ainda tenho mais uma semana de férias para aproveitar. Mas, já estou rascunhando umas coisas para postar no blog quando voltar para Maringá.

Planejei esta viagem por quase um ano, na tentativa de passar por várias cidades e gastar o menos possível. Em 30 dias de viagem devo visitar 11 cidades (em quatro estados) e percorrer aproximadamente 2 mil km.






Que situação...


Não dá mais para esconder: A coisa está muito, muito feia em Foz do Iguaçu. Prova disso foi o que ocorreu hoje pela manhã no cruzamento da União Dinâmica de Faculdades Cataratas.

Um molecote tentou assaltar - a mão armada - um jornaleiro (daqueles que vendem jornal para os carros que ficam parados no semáforo)! Pode? Dá para acreditar?

Se você se assustou, veja o final do filme: Como era cedinho e o jornaleiro não tinha nada nos bolsos, o ladrãozinho ficou esperando na esquina até que a primeira e a segunda venda fossem concretizadas. Depois que o jornaleiro vendeu seu segundo jornal, passou os dois Reais para o ladrão.

Putz... É o fim... Você não está acreditando né?! Eu também demorei a acreditar...






Galo vence e vai a 10 pontos


O Galo Maringá venceu por 2 a 1 o Nacional, em Rolândia e acumula 10 pontos em cinco jogos. A partida acabou aos 53 minutos do 2º tempo. O gol da vitória do time maringaense saiu aos 44 da segunda etapa. Na primeira etapa o goleiro do Galo pegou um penalti.

Mais informações no decorrer do período.






A propaganda com o prefeito


A propaganda sobre o IPTU que foi ao ar ainda hoje mostra o prefeito Silvio Magalhães Barros II pedindo que a população pague o imposto. A bola foi levantada pelo blog do Rigon: seria uma propaganda autopromocional?

Sobre esse assunto, o promotor de Justiça do Estado da Bahia, Carlos Frederico Brito dos Santos, tem um artigo interessante publicado no site Âmbito Jurídico:

A publicidade oficial autopromocional do agente público é expressamente vedada pela Constituição Federal em vigor, que dispõe no §1º do inciso XXI de seu art. 37, que “A publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. (...)

As empresas de publicidade, os órgãos de imprensa e os seus dirigentes, por sua vez, têm o dever jurídico de recusar a produção e a divulgação da propaganda oficial autopromocional, uma vez que, se assim não o fizerem, estarão incorrendo nas mesmas sanções do agente ímprobo, no que couber, diante do exposto no art. 3º da Lei nº8.429/92, pelo fato de terem concorrido para a prática de improbidade administrativa. (...)

A publicidade oficial autopromocional do agente público também infringe, concomitantemente, o art. 11, caput, da Lei nº8.429/92, por violação ao princípio administrativo da impessoalidade, por cuja estrita observância está obrigado a velar, no trato dos assuntos que lhe são afetos (art. 4º). Todavia, há casos em que a publicidade autopromocional viola unicamente o aludido preceito legal. Nesta hipótese, que arrolamos como terceiro caso de enquadramento da publicidade autopromocional do agente público como improbidade administrativa, está incurso o agente público que resolve arcar pessoalmente com os custos da publicidade acerca de atos, programas, obras, serviços, etc., na qual ele aproveita-se para autopromover-se.

Leia o artigo na íntegra






Jogo do Galo transmitido pela internet


Duas rádios transmitem às 16 horas de hoje, pela internet, a partida entre Nacional e Galo Maringá. O jogo acontece em Rolândia.

As opções para os internautas são CBN Maringá e Rádio Cultura AM.






Wal-Mart chega assustando


O gigante americano do setor supermercadista está chegando a Maringá. Ou melhor, ao Sul do Brasil. Vem a bordo de uma das maiores transações comerciais do país em 2005. O Wal-Mart comprou as 140 lojas do grupo português Sonae pela nada modesta quantia de R$ 1,69 bilhão. Entre essas lojas estão duas de Maringá - o BIG e o Mercadorama.

Para os consumidores, trata-se de uma boa notícia, dada a fama que o Wal-Mart tem de jogar seus preços para baixo. E pode fazer isso porque, sendo a potência que é, se impõe junto aos fornecedores.

O mesmo não podem dizer os concorrentes e os trabalhadores, porque a despeito de contratar muito, o grupo tem fama de jogar para baixo também a massa salarial do setor, bem como de usar seu gigantismo para matar a concorrência. Os supermercadistas nativos que se cuidem.

Vem determinado a suplantar outros gigantes. Por mais gigantes que sejam, Carrefour e Pão de Açúcar nem chegam aos pés do furacão americano, que fatura por ano quase metade do PIB brasileiro. Tem uma média de 138 milhões de consumidores por semana nos países onde opera.

Wal-Mart no mundo
Mapa dos países onde o Wal-Mart está instalado.


Segundo a revista Época, o império do Wal-Mart foi erguido sobre três pilares: jogo duro com os fornecedores, salários menores que a média do mercado e tecnologia de ponta para baratear a gestão de seus estoques.

O pilar baixos salários preocupa os sindicatos de comerciários dos Estados do Sul. Em Maringá, por exemplo, sabe-se de antemão que o jogo vai ser duro, como já estava sendo com o Grupo Sonae.

O BIG sai de cena deixando como herança muitas ações trabalhistas e inúmeras reclamações de desrespeito à Convenção Coletiva do sindicato obreiro. O Wal-Mart deve piorar a situação, sem contar que este gigante do carejo tem verdadeira ojeriza da palavra sindicalização.

Mas de todos os problemas previsíveis, nenhum se equivale ao temor da ação predatória do grupo americano contra o comércio que gravita à sua volta. As críticas mais duras ao Wal-Mart vem exatamente dos EUA. O professor Paul Krugman, da Universidade de Princeton, sustenta a tese de que “o emprego no varejo cai quando o Wal-Mart chega a um novo local. O salário médio também cai”. É aí que mora o perigo.






As podas nas árvores do passeio público


pbequilibristafinalSerá que antes do início da poda, o responsável do setor, realiza uma inspeção visual para avaliar as condições de trabalho e verificar a existência de ninhos de pássaros, abelhas, marimbondos ou vespas e caso constatada a existência de ninhos de pássaros no galho a ser cortado, será que verificou se está ocupado (pássaros, filhotes ou ovos). E no caso do ninho estar ocupado ou da impossibilidade de verificação, será que adiou a poda até a época em que o ninho não esteja mais sendo utilizado para procriação.
Caso o ninho esteja em outros galhos na árvore, será que direcionou a queda do galho a ser cortado de modo a não atingir o ninho identificado.
Será que na poda estão sendo considerados os princípios biológicos que regem as plantas;
Será que a poda, está sendo realizada na época certa para minimizar o desgaste causado nas arvores, além de evitar brotação excessiva. Pois sabemos que algumas espécies como Sibipirunas, devem ser podadas no inverno. Por causa do denominado “repouso real”;
Será que estão sendo tomadas todas as medidas de segurança como:
1.- Isolar a área de trabalho, de modo que não haja queda de galhos, ou detritos de poda, em área fora do isolamento;
2.- Solicitar a retirada de veículos quando necessário;
3.- Caso seja necessário isolar a faixa de rolamento de veículos nas vias públicas está sendo informado o órgão municipal responsável pelo trânsito.
4.- Quando houver galhos tocando a rede, ou com risco de queda sobre esta, estão sendo desligados os circuitos e realizados os aterros conforme as normas;
5.- será que a retirada dos resíduos está sendo em veículo coberto com lona;
6.- Caso a árvore esteja invadindo área residencial ou houver risco de cair galhos dentro da mesma, está sendo informado o morador e solicitada permissão para entrar na área da residência.
...






Parlamentares de bom nível...


Parece piada, mas é verdade. O deputado estadual Chico Noroeste (PL) lançou vários outdoors pela cidade de Foz do Iguaçu agradecendo ao governador Roberto Requião pelo fato do Hospital Regional estar “tornando-se uma realidade”. A frase (nada populista) diz o seguinte: "Estamos perto da vitória!"

Para contrapor os outdoors, o deputado estadual Dobrandino Gustavo da Silva (PMDB), não perdeu tempo e deu uma passadinha na rádio Cultura AM (detalhe: A rádio é do próprio deputado) e disse o seguinte: “Como ele (Chico) pode afirmar isso se ele nem é recebido pelo governador?"

Que nível! Com deputados assim, Foz do Iguaçu não precisa de mais nada...





terça-feira, janeiro 24, 2006

Em defesa da saúde pública


Ato em defesa da saúde pública em Contra a privatização.
Terminal Urbano, a partir das 17h.
O programa de Saúde da Família foi desmontado!!!
A prefeitura quer privatizar o hospital municipal!!!
A saúde pública é um patrimônio da população.






Mais um membro...


Mais um executivo ingressa no hall de Brasileiros Poderosos; trata-se de Carlos Brito. O engenheiro mecânico, aos 45 anos de idade, substitui o norte-americano John Bruck e assume a maior cervejaria do mundo (em produtividade) a INBEV.

Queridinho do enigmático mega-empresário Jorge Paulo Lemann (ex-dono do Garantia, que comprou a Brahma e hoje é um dos importantes acionistas da INBEV), Carlos encara o maior desafio da sua meteórica carreira – administrar uma multinacional gigante em um segmento supercompetitivo.

Só para se ter uma idéia do tamanho da encrenca: A INBEV faturou em 2004 USD 10,2 bilhões! A líder de mercado Anheuser-Busch (que fabrica a Budweiser) faturou, no mesmo período, USD 17 bilhões. Briga de cachorro grande (em meio a muita cevada)...






Falando em CBN


O site da CBN Maringá, que era bom, sofreu duas alterações para pior. A primeira e mais grave mudança é um atentado à usabilidade: instantes após ser acessado, o site começa a transmitir automaticamente o som da emissora. Além do recurso ser errado - o ideal é que o áudio seja acionado através de algum link - ele entra em conflito com outras opções da página. O visitante que clicar na opção para ouvir determinada reportagem, não vai conseguir escutá-la a menos que mande interromper o som de fundo da página. Caso contrário, os dois áudios serão tocados simultaneamente.

A segunda mudança implantada é um recurso que bloqueia o botão direito do mouse. A intenção é que nenhuma mente criminosa copie seu conteúdo. Essa também é uma opção boba, porque engessa a navegação. Basta entrar nos sites de grandes veículos de comunicação, como o da própria CBN nacional e ver que não há restrições para o visitante usar o botão direito. Afinal, esse botão serve para muito do que apenas copiar.
Detalhe: além de todas as janelas popups que alertam sobre direitos autorais parecerem mal-educadas, o alerta da CBN conta com um erro de digitação.

Conclusão
O novo site da CBN Maringá não está à altura do jornalismo que a emissora realiza na cidade. Ao invés de ajudar, as novas opções atrapalham. Sempre acesso a página e nunca tive problemas em escutar o som ao vivo ou gravado. Quem desarrumou as coisas deveria colocá-las de volta no lugar.






Silvio II deve pedir para Câmara maneirar nos gastos


O prefeito Silvio Barros II disse que pretende conversar com a Câmara de Vereadores sobre os gastos do Legislativo. No ano passado a Câmara gastou o máximo que podia, ou seja, R$ 9,4 milhões. Para este ano o orçamento paa o Legislativo é de R$ 9,8 milhões. Em 2004, com 21 vereadores, a Câmara custou R$ 400 mil a menos do que em 2005.

Ouça a entrevista do prefeito Silvio Barros II na CBN Maringá.






Site da prefeitura foi idealizado por publicitários


A Meta Propaganda é a responsável pela elaboração do novo site da prefeitura. Informações levantadas pelo blog do Rigon mostram que a Meta fez o projeto do site e contratou a empresa Ingá Byte para executar a parte técnica. Os valores não foram divulgados.

A justificativa da demora, conforme levantou Rigon, é que o servidor da prefeitura de Maringá teria sido invadido por um hacker no final do ano. No ataque, todo o conteúdo da página teria sido apagado. Essa desculpa é furada, porque o antigo site da prefeitura (imagem ao lado) era muito pobre de conteúdo. Uma invasão no servidor não apagaria nada que justificasse um mês de site fora do ar.

A construção da página da prefeitura de Maringá se estende há quase um mês. O site da prefeitura de Curitiba, por exemplo, mudou de layout e ficou poucos dias fora do ar durante a transição. Vejam como ficou. A página da prefeitura da capital foi desenvolvida pelo Instituto Curitiba de Informática e Secretaria Municipal da Comunicação Social.






Nostalgia x tecnologia


Uma das coisas que me deixava mais ansioso quando viajava para Cabo Frio (RJ) nas férias quando criança, era poder jogar futebol na praia. A reunião de primos, tios e amigos da praia para a famosa “pelada” na areia. Pra qualquer lado que você olhava, tinha jogo de futebol. Hoje, infelizmente, a realidade é outra. São raros os grupos jogando futebol. E com crianças mais raros ainda.

Elas estão nos cybers. Em um espaço de três quadras próximas da casa da minha tia, há seis lan houses. Elas abrem por volta das 9 horas e fecham de madrugada. Todas ficam lotadas o dia todo e você precisa aguardar em uma fila para usar um computador. Conversei com o dono de um cyber e ele informou que há garotos que passam 12 horas (!) direto no estabelecimento.

O campeão de interesses são os games militares, jogados em grupo. E aí fica aquela zona dentro da lan house com os moleques gritando. As meninas também acessam, mas preferem conversar pelo MSN. O preço é bem convidativo: apenas R$ 1 por hora.






Que poda é essa?


Qual tipo de poda está executando o funcionário da Prefeitura Municipal:

Poda de Conformação ou Contenção: Visa manter a copa da árvore sob
controle. Consiste no desponte das extremidades dos ramos e eliminação dos que reclinam. É também conhecida como poda ornamental.

Poda de Rebaixamento: Objetiva reduzir o comprimento das ramificações das árvores adultas. É também conhecida como poda drástica.

Poda de Limpeza: Este tipo de poda elimina galhos secos, doentes, quebradiços e indesejáveis.

Poda Programada: É a poda executada sistematicamente, nos ramos das árvores que oferecem risco potencial, procurando manter livre a fiação elétrica.

Poda para Restabelecimento: Esta ação é executada em ramos de árvores visando livrar a fiação elétrica em situações críticas como são os temporais.

Poda (parcial) em “V”: Procura eliminar os ramos que estão prejudicando a fiação elétrica primária e/ou secundária. A poda em “V” foi idealizada para o afastamento dos galhos da rede primária.

Poda (parcial) “em furo”: Elimina os ramos que estão prejudicando a fiação elétrica secundária e/ou primária.





segunda-feira, janeiro 23, 2006

Ética mutante


Uma matéria divulgada pelo UOL ensina que para "crescer" dentro de uma empresa o meio mais seguro é ser ético. Embora reconheça a importância da ética, já ouvi demais falar neste assunto nos últimos anos. Ouvi tanto que passei a desacreditar nisso. Virou carne de vaca, lugar comum, salvo-conduto de político pilantra, sinônimo de quem faz tudo, menos praticar a ética. Banalizaram a coisa a um tal grau que é difícil recuperar tudo o que um comportamento ético costumava significar no passado. A ética, como a vejo hoje, é aplicada segundo interesses bem difusos. Numa empresa, a ética que vale é a do patrão, do diretor, do gerente, até mesmo a do superior imediato. Observe qualquer discurso, de um grande empresário ou de um político, em qualquer circunstância onde haja bom público. A palavra ética vai aparecer ali, sem qualquer dúvida. No entanto, o que se vê atualmente no Brasil são exemplos diários da mais absoluta falta de ética. Alguém consegue pensar e acreditar que uma conduta ética, hoje, possa ser a maior garantia para conquistar posições dentro da hierarquia de uma empresa ou outra qualquer instituição? A vida profissional me mostrou inúmeros casos que contrariam essa regra. As ascensões mais rápidas que observei foram alicerçadas, infelizmente, quase que na mais absoluta falta de ética. A propósito, não vim aqui falar das exceções.






Poda e malabarismo?


pulando no fiosSabemos que a poda é uma intervenção de caráter cultural em árvores do passeio público, que objetiva adequar o seu desenvolvimento as condições urbanas. Por tanto, a poda nunca visa a impedir o crescimento das árvores.
Sabemos também que é de competência da Prefeitura, zelar por toda a sistemática da arborização do passeio púbico, e que por medida de segurança, ou seja, quando a vegetação estiver em contato com a fiação, e oferecer risco de choque elétrico, deverá solicitar acompanhamento da COPEL, a fim de que esta tome as providências necessárias em relação às redes aéreas e seus ramais de serviço, para que a poda se realize com segurança.
Assim, as podas programadas visam conduzir a vegetação de modo a manter a “harmonia” com a rede, para tal, deve ser executada com o acompanhamento técnico de Engenheiro Agrônomo ou Florestal, com a respectiva ART, e com absoluta segurança dos funcionários e pedestres.






Galo terror quer entrar de graça nos jogos


A torcida Galo Terror protestou no jogo de ontem porque não conseguiu entrar de graça no estádio Willie Davids. Os torcedores gritaram o nome do Iraty no primeiro tempo e colocaram as faixas de cabeça para baixo. Segundo o blog Ontem e Agora, a torcida organizada pagou meia entrada para ver a partida.

Notícia divulgada neste mês no Maringá News mostra que entre as vantagens oferecidas pela Galo Terror aos novos filiados, estava o acesso gratuito a todos os jogos no Willie Davids (leia a matéria).

O jogo terminou em um 1 a 0 para o Galo sobre o Iraty, com gol de falta do lateral-esquerdo Maurício, ainda na primeira etapa.

A próxima partida do Galo é contra o Nacional, em Rolândia. O jogo acontece na quarta-feira, às 16 horas.

FICHA TÉCNICA

GALO MARINGÁ
- Paulo Sérgio; Petti, Sandro (Gil), César Gaúcho e Maurício; Batata, Cuca, Carlos Alberto e Renatinho; Marcelo Régis (Senegal) e Mirandinha (Edu). Técnico: Ivair Cenci.

IRATY - Douglas; Luís Paulo, Maurício, Jéferson e Márcio; Russo, Ednaldo (Mateus), Cambará e Ximbá (André); Leandro (Assis) e Lima. Técnico: Freddy Rincón.

Renda – R$ 32.115,00
Público pagante – 3.206 pessoas
Público total – 3.654 pessoas

CLASSIFICAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO PARANAENSE






CBN chama Ronaldo Nezo para âncora


Ronaldo NezoO jornalista Ronaldo Nezo (foto) foi chamado para ser o novo âncora da CBN Maringá. O cargo era ocupado por Marçal Siqueira, que acertou sua ida para a assessoria de imprensa da Viapar. Nezo é repórter do jornal Hoje Maringá há três anos, possui um programa matinal na rádio Novo Tempo, edita, escreve e diagrama um tablóide mensal e ainda tem um blog.

Ronaldo começou 2006 bem cotado nos bastidores da imprensa. Além do convite para ancorar a CBN, ele estuda outras propostas que ainda não podem ser divulgadas.






Como fica?


A Itaipu Binacional, orientada pelo conceituado advogado paranaense Antonio Acir Breda, solicitou um direito de resposta à revista Istoé. O texto (enorme), datado de 18 de janeiro, é composto de 20 itens. Abaixo destacamos quatro:

  • É importante destacar que as denúncias reiteradamente feitas por Laércio Pedroso são rigorosamente falsas e é notória sua falta de idoneidade, o que se comprova por extensa “folha corrida”. Apesar disso, a revista, em editorial sob o título “Resquícios da ditadura” e em longa reportagem assinada pelo jornalista Luiz Cláudio Cunha, sob o título “Estado Paralelo”, cria, mediante mera elaboração mental, um incrível caixa 2 de dois bilhões de dólares.
  • A revista “IstoÉ”, estranhamente, não quis certificar-se, previamente, de forma séria e correta, da veracidade das imputações contidas no Editorial e Reportagem, tendo recusado mesmo o apelo da Itaipu para que, antes da publicação, seu repórter checasse as informações junto às autoridades judiciárias e policiais, bem assim consultasse a farta prova documental disponível em Itaipu.
  • As alegações de “IstoÉ” e do delinqüente que lhe serve de fonte são baseadas em premissas invariavelmente falsas, decorrendo daí conclusões igualmente falsas. A suposta carta de Itaipu subscrita pelo ex-diretor-geral brasileiro Dr. Francisco Luiz Sibut Gomide, cuja reprodução foi inserida na reportagem, é documento FALSIFICADO, conforme o comprovou o Laudo Pericial nº 43.284, de 4 de setembro de 1999, do Instituto Nacional de Criminalística, do Departamento de Polícia Federal (ver reprodução nº 2, anexa), por determinação do juízo da 3ª Vara Cível Federal de Brasília – DF, no Incidente de Falsidade nº 98.91970-0, o qual declarou “a falsidade do documento”.
  • O orçamento anual de Itaipu é de cerca de 2 bilhões e 500 milhões de dólares. Deste total, 75% é utilizado no pagamento da dívida e juros da dívida sobre a construção da Usina, 14% para o pagamento dos royalties aos governos e municípios do Brasil e Paraguai, sobrando para custeio e investimentos apenas 11%. Portanto, 89% do orçamento de Itaipu vai direto aos Tesouros do Brasil e do Paraguai, e ao maior credor do empreendimento, a Eletrobrás. Vê-se, pois, quão absurda a alegação de que Itaipu manteria um “caixa 2” de mais de 2 bilhões de dólares, eis que isso corresponderia, nada menos, à acumulação por dez anos de todas as verbas de custeio e investimentos!”

A proposta da hidrelétrica para a revista foi bem simples: Ou vocês publicam o direito de resposta, ou processamos vocês!

Os diretores da binacional estavam convictos de que o texto iria acalmar os ânimos de todos os “opositores”, mas - a princípio - não foi isso o que aconteceu. A revista (pelo menos em sua versão eletrônica) não publicou o direito de resposta e, ainda por cima, pôs mais lenha na fogueira com a matéria: “Comportas abertas - Denúncia de caixa 2 fecha o foco sobre a blindagem de Itaipu e mais documentos reforçam as irregularidades”.

Pelo visto o tema ainda vai consumir muita energia!





domingo, janeiro 22, 2006

Mulheres Neuróticas


Fiquei chocada com um VT que passou ontem no Jornal da Band. Pasmem meninos, a mulherada dependente de escova e chapinha, fica tentando manter os fios lisos até mesmo debaixo do sol escaldante - na PRAIA.

As táticas, quase de guerra, são ridículas: há quem leve a prancha na bolsa e ligue o aparelhinho nos quiosques; tem as quem não entram no mar (maioria); ou, ainda, as que só mergulham na hora de ir embora. Tudo isso para evitar que as madeixas encolham em público.

Em Niterói (RJ), tem uma cabeleireira que resolveu dar uma força para essas malucas e ganhar um dinheiro fácil. Ela levou seu "salão" para um quiosque na Praia de Camboinhas. Preço: R$ 20. E tem até manicure. Pode isso? Como digo sempre: "Vou morrer e não vou ver tudo."






Final de semana...


Aproveitei o final de semana para limpar o meu guarda-roupa. Como bom descendente de japonês guardo um monte de coisas que nem sei se um dia vou usar. Entre essas muitas coisas estava uma edição da revista Veja, datada de 25 de janeiro de 1995. Na capa: “Rolling Stones – A caminho do Brasil, os ícones do rock falam a Veja”.

Lendo a matéria, assinada por Dorrit Harazim, alguns números da turnê, Voodoo Lounge, me soaram impressionantes: 384 dias na dias na estrada, 114 shows, 129.000 quilômetros percorridos e USD 300 milhões de faturamento.

Mas, o mais interessante foi perceber como a revista (ou seria a jornalista) menosprezou o futuro e a vitalidade dos velhinhos ao propor - em 1995 - o seguinte texto:

“26 de julho de 2003: Mick Jagger está sentado na rotunda de sua mansão no sul da França, balançando sua bisneta Ruby, de 6 meses, no colo. As ex-mulheres Bianca e Jerry trazem o bolo de aniversário. De uma lufada só Mick apaga as sessenta velinhas e entoa “I caaaan´t get no satisfaction”. O trio um tanto curvado de Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood batuca com as bengalas em uníssono. Assim, finalmente, começa a aposentadoria dos Rolling Stones”.






Mais Stones...


O livro “Rolling Stones no Brasil" é peça fundamental para quem é fã da banda britânica. Escrito por Nélio Rodrigues o livro relata do dia-a-dia da banda quando da sua primeira visita ao Brasil.

Das várias histórias interessantes, uma é hilária: Visitando a Bahia, Mick Jagger em súbita-e-incontrolável-inspiração começou a escrever a letra de Sympathy for the Devil (a qual foi finalizada em Londres, com alguns retoques de Keith Richards)!

Depois dessa primeira visita os Rolling Stones estiveram excursionando mais uma vez no Brasil, em 1998, com a turnê Bridges to Babylon. Os Rolling Stones estarão tocando mais uma vez no Brasil, no dia 18 de fevereiro, nas areias de Copacabana no Rio de Janeiro, em única e gratuita apresentação.





sábado, janeiro 21, 2006

Munn-ra?


Já vi várias análises sobre o bom posicionamento do ex-governador Orestes Quércia (PMDB) para a corrida ao Palácio dos Bandeirantes (comprovado com a pesquisa do Datafolha publicada no final de 2005). Algumas considerações são necessárias:

1) Pesquisa é um retrato do momento e
2) A pesquisa foi feita logo após uma série de aparições de Quércia no programa político do PMDB.

Mas - penso eu - não é só isso. Quércia, com sua habilidade inconteste, está trazendo para o seu balaio – com certa facilidade, diga-se de passagem - os votos dos eleitores Malufistas. Paulo Maluf ainda estuda a viabilidade de candidatar-se a deputado federal, pois a governador não dá nem para pensar (ainda mais depois daqueles dias de cana).

Outro fator que ajuda Orestes Quércia a estar onde está é a implosão petista. Afinal, tudo o que o PT pregou em termos de ética e moralidade “foi pro saco”. Com isso, para muitos eleitores paulistas, o escândalo da privatização do Banespa (o qual incomodou Quércia uma barbaridade) é fichinha perto do escândalo lulista. Faz parecer que Quércia é bonzinho.

À propósito, Quércia, dez anos depois, foi absolvido das investigações ligadas à privatização do Banespa; o relatório final da Comissão considerou culpados os ex-dirigentes do Banco Central por manipulação contábil.

O renascer de Quércia é o mais perfeito retrato da falta de oxigênio e brilho no cenário político nacional. O jovem brasileiro se distanciou desse ambiente... Não se envolve... Aliás, morre de vergonha de seus “líderes”... Sem sangue-novo, os “coronéis” vão se perpetuando. E, no país do carnaval, tudo acaba virando sátira e brincadeira.

Brincadeiras à parte, esse contexto me faz lembrar - num revival oitentista, misturado àquela sensação déjà vú - daquele vilão do desenho animado Thundercats (uma múmia-quase-morta que dava um berro e não só renascia como ficava toda fortona): “Antigos Espíritos do Mal, transformem esta forma decadente em Mumm-Ra, o ser eternoooooooo!”





sexta-feira, janeiro 20, 2006

Webdesign adolescente


Factorama
A polêmica levantada pelo jornalista Fábio Linjardi, sobre o "infantil" e "amador" site da prefeitura de Maringá, ganhou repercussão entre os profissionais de comunicação.
O bafafá foi tão grande que já estão reformulando o conceito da home: tiraram as ridículas animações em flash.






Sexta Sexy - tamanho é documento?


Uma pesquisa realizada pela empresa americana Andromedical dá as medidas médias dos pênis de homens de 15 países. A lista é a seguinte:
França: 16 cm
Itália: 15 cm
Rússia: 15 cm
México: 14.9 cm
Alemanha: 14.7 cm
Espanha: 14 cm
Chile: 14 cm
Colômbia: 13.9 cm
Japão: 13 cm
Estados Unidos: 12.9 cm
Venezuela: 12.7 cm
Brasil: 12.4 cm
Arábia Saudita: 12.4 cm
Índia: 10.2 cm
Coreia do Sul: 9.6 cm






Meia Hora


Capa do jornal Meia Hora, edição do dia 9 de janeiro de 2006O jornalista Andye Iore está de férias em Cabo Frio (RJ) e mandou pelo correio alguns exemplares do jornal carioca Meia Hora. O jornal é no formato tablóide, tem 32 páginas (24 coloridas) e custa R$ 0,50. Aos domingos a edição circula com 48 páginas e o preço sobe para R$ 1. Mas o que interessa no tablóide é a linha editorial popular: crime, sexo, esporte e TV.








Na capa acima, do último dia 9, uma modelo de topless mata uma bola no peito. Ao lado dela está a foto de um traficante estendido no chão, cercado por pães franceses. Ele morreu na porta de uma padaria. Na página à direita, uma matéria da edição de domingo, sobre pessoas bizarras. Os textos do jornal inteiro são bem curtos. As matérias policiais não são assinadas pelos jornalistas.

Diariamente o Meia Hora publica na página 14, entre notinhas esportivas, a foto da "Gata da Hora". Para sair na coluna, a interessada deve mandar uma foto em um telefone de contato para o e-mail do jornal (que não tem site). Apesar das mulheres dessa seção estarem com o corpo em cima, nenhuma aparece mostrando os seios ou a poupança - pelo menos não nos exemplares que o Andye mandou, o que é uma pena.






Enfeites na árvore de natal


verão gostosso Segundo as fontes da história cultural brasileira, a árvore natalina que poderíamos denominar de marco pela sua repercussão, foi exibida no ano de 1909 na cidade de Natal, ou seja, a prática de enfeite natalino em árvores no Brasil data de começo do século XX.
Na sua origem está uma tradição rural européia, a qual aparece vinculada diretamente com a simbologia da fecundidade das colheitas.
Por essa razão na Europa, nos meses de maio, era comum a prática de cortar uma árvore e replanta-la na praça do povoado, a modo de tributar em lugar público as homenagens e desejos de boa produção agrícola, isso aos sons de “pinheiro, pinheiro, como são verde tuas folhas.”
Existe na árvore do nascimento, da fecundidade ou do natal, um processo histórico interessante, e isto permite algumas reflexões:
Como é que desde as festividades de maio é deslocada para dezembro?;
Como terminou perdendo seu sentido tanto “Pagão” quanto “Cristão”?;
E pensar, como o fim da festa á “BONDADE DA NATUREZA” nos fez esquecer da nossa relação vital com a ELA.
Pena que lembramos da NATUREZA somente por causa da seca, da falta de água, do calor...
Ipê, Ipê, como já foram verdes tuas folhas e fresca a tua sombra...





quinta-feira, janeiro 19, 2006

Uma história para não esquecer


arvore de natal sp
Todos os povos do mundo têm pela árvore um sentimento especial quase sagrado e religioso. A maior parte dos cultos tem referências a bosques sagrados, árvores sagradas, árvores dedicadas aos deuses, entes sobrenaturais vivendo dentro de árvores, e assim por diante.
A árvore seja isolada o no seu conjunto é no dizer de Luis da Camara Cascudo “ um ente sensível, participando da vida social, é um elemento da articulação diária no mecanismo da sociedade...”.
No entanto, hoje NÃO somos capazes de compreender essa colaboração psicológica numa cidade.
Será que perdemos a sensibilidade a respeito da nossa própria história social?






Itaipu a mil graus



A temperatura na Itaipu Binacional chegou aos mil graus. Há desdobramentos surpreendentes após a publicação das denúncias da revisa Istoé. A revista afirma que existe, há anos, um caixa 2 na binacional, atualmente avaliado em US$ 2 bilhões.
Se os políticos brasileiros, a Justiça e a Diplomacia tiverem brio, possivelmente abra-se a porta para a revisão do acordo que criou a empresa brasileira e paraguaia. Enfim, se ninguém deve, por que temer maiores investigações nessa imensa tumba?
Adianto-lhes o que apurei nesta manhã ensolarada de quinta-feira: 1) O repórter Luiz Claudio Cunha, o Tchê, cuja carreira começou na Folha de Londrina, nos anos 1970, arrumou as malas para uma viagem a Asunción. Vasculhará tudo o que tem direito. 2) Alvoroçados com o choque, os sócios paraguaios enviam jornalistas a Brasília. O primeiro deles, Fermín Jara (sucursal do ABC Color (pronuncia-se Colôr) em Ciudad del Este, desembarca no Aeroporto JK no início da próxima semana. 3) O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), sustentáculo de grande parte do que a revista denunciou, só irá a Asunción se as atividades da Câmara dos Deputados lhe permitirem. 4) Há meses, o jornalista José Antonio Pedriali, correspondente de O Estado de S.Paulo em Londrina, tinha informações a respeito de irregularidades em Itaipu. "Vendeu" a matéria aos editores. Sonolentos, e um pouco míopes, eles as recusaram. 5) Euclides Scalco, ex-diretor-geral brasileiro da Itaipu, e conselheiro do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, está muito chateado com a situação. Em entrevista à Rádio Eldorado (Grupo Estado), o ex-diretor geral refuta a existência de um documento chamado “nota de débito”, que, segundo a denúncia, seria uma nota fiscal sem efeito contábil. Garante que nunca existiu uma conta secreta em nome da empresa. Invoca o Conselho de Administração e as auditorias permanentes.
6) O Ministério Público aguarda documentos prometidos pelo deputado Hauly e que evidenciam irregularidades na hidrelétrica. Um exemplo: R$ 10 milhões gastos em período de campanha eleitoral. A Constituição e a Legislação Eleitoral p r o i b e m tal prática. 7) Se Laércio Pedroso (o maior denunciante do caixa 2) é tão gângster, como querem seus críticos e/ou detratores, por que razão conseguiu trabalhar tantos anos na binacional, sem nunca ter sido importunado?
Reportagens mudarão o rumo da história? Pode ser que sim, pode ser que não. Tudo depende, conforme frisei, do brio, da vergonha na cara e da certeza de que, quanto mais cedo as mazelas itaipuanas chegarem à tona, melhor para o País varonil. Melhor para tucanos e petistas, ex e atuais plenipotenciários da maior hidrelétrica do Planeta.

(A foto que ilustra este texto está no site da Itaipu Binacional)






Campanha de 2006, entre nessa onda


pesquisa eleitoral 2006 A pesquisa eleitoral é uma peça importante da estratégia de campanha política, e sempre apresentam dados ora mais tendenciosos ora menos. No entanto a preocupação para 2006, dos gurus das pesquisas, é ter pessoas reais para entrevistar. Assim, as últimas estratégias variam desde sorteios para quem responde até, como podemos constatar na camiseta, cirurgia plástica, válida tanto para homens quanto para mulheres.
Esta nova modalidade serve, para gerenciar o caixa 2, bem como para justificar os altos custos das campanhas eleitorais.






Férias curtas. Tadinhos...


A Câmara Federal aprovou ontem projeto que reduz de 90 para 55 dias o recesso anual dos deputados. Também ontem o Senado aprovou matéria que acaba com o pagamento de salários para os parlamentares durante as convocações extraordinárias. As duas votações ainda não são definitivas, mas já chegam tarde. Um absurdo o que ganham esses caras e, pior do que isso, é deixar que eles legislem em causa própria. Qualquer trabalhador tem direito a 30 dias de férias anuais. Não deveria ser diferente com os parlamentares. Além disso, esse recesso de 55 dias anuais é uma piada. Estamos todos carecas de saber que muitos deputados e senadores não comparecem às sessões nas segundas e sextas-feiras. Deveriam reduzir também as cotas de passagens aéreas, o número de assessores e outras tantas verbas que fazem dos políticos os grandes privilegiados do país. E ainda há quem diga que os marajás desapareceram! Não bastasse o salário e nunca falta oportunidade para amealhar mais uma boa grana extra através das votações, atendendo aos interesses mais obscuros.





quarta-feira, janeiro 18, 2006

Amadorismo pago pelo contribuinte


O secretário municipal da Coordenadoria de Gestão, José Buzato, explicou para a reportagem do blog nesta quarta-feira que é por culpa do Flash que o site da prefeitura permanece com a frase "em desenvolvimento". O Flash é um programa utilizado para animações, que deixa o site pesado à beça. Talvez o Buzato ou qualquer outra pessoa na prefeitura já tenha lido esse mesmo argumento no último dia 3, aqui no FACTORAMA.

Mas, pelo que disse Buzato, o site da prefeitura vai continuar com um conteúdo amador. "O conteúdo inteiro do site está no ar, o problema é a página de entrada", garantiu o secretário. É provável que ele não tenha acessado a página neste ano, para dizer um absurdo desses. Se você, leitor, clicar nos links disponíveis na lateral esquerda da página da prefeitura, vai constatar que há uma miséria de informações. Não há nem o e-mail do prefeito para você dar um puxão de orelha.

Segundo Buzato é uma empresa paga pela prefeitura que está construindo o site. Eu acho que é algum moleque de 12 anos.

Vale a pena ver de novo:

Compare você mesmo o site da prefeitura de Maringá, com as páginas das prefeituras de Londrina, Goiânia, São Paulo, Florianópolis, Cuiabá, Maceió e Manaus.






Francisco Beltrão 0 X 0 Galo Maringá


Terminou em um empate sem gols a partida entre Francisco Beltrão e Galo Maringá. Com esse resultado a equipe maringaense chega a quatro pontos em três jogos. Já o Francisco Beltrão permanece na lanterna, mas garante seu primeiro ponto no campeonato. Comentário do narrador da partida na rádio CBN: "O jogo foi feito de faltas e laterais".






Um vigésimo de segundo


( Notícia veiculada na Exame Informática portuguesa: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/212763.html )

Cibernautas avaliam sites num vigésimo de segundo

Bastam 50 milissegundos para um internauta formar opinião sobre os sites que visita. A conclusão foi apresentada por uma equipa de investigadores da Universidade de Otava, Canadá, num artigo no jornal Behaviour and Information Technology. Os investigadores canadianos dizem-se surpreendidos, visto que, antes de procederem ao estudo agora divulgado, havia a ideia de que um internauta demorava 10 vezes mais a formar uma opinião estética sobre cada site que visita – ou seja, cerca de metade de um segundo.

O estudo revela que as primeiras impressões são determinantes para a ideia final que os internautas têm de cada sitesite em detrimento de outros. De acordo com este efeito, os internautas terão maior propensão a considerar como atraentes várias componentes de um site que não são imediatamente visíveis, caso a primeira impressão (a tal que é obtida nos primeiros 50 milissegundos) seja positiva.

Do mesmo modo, caso a primeira impressão seja negativa, os internautas tendem a abandonar rapidamente o e perdem o interesse em saber se contém informação ou serviços inovadores que os sites concorrentes não têm. O estudo teve por base a análise de vários voluntários que atribuíram classificações a vários sites, após exposições "ultra-rápidas" e/ou mais demoradas.






Segurança cidadã


JMG 2006
Com o aumento da violência urbana, este "modelito" pode contribuir com a segurança individual. Ele é produzido em larga escala após o plebiscito de outubro de 2005.