· EXPEDIENTE


terça-feira, fevereiro 28, 2006

O melhor (ou pior) do carnaval


Sei que o Carnaval ainda não acabou em algumas regiões. Mas, já fico feliz que por aqui o "cerco" vai diminuindo. Eis alguns momentos selecionados que vi na televisão:

"Na noite passada, a patroa desfilou com uma mini-saia feita com latinhas e arranhou tudo o patrimônio da patroa. E eu passei a noite inteira passando creme no patrimônio da patroa. Deus é muito bom comigo!", o sambista Dudu Nobre falando sobre sua mulher, a Adriana Bombom

• [comentarista] "Que ginga!"
[comentarista no bloco seguinte] "Que ginga!"
[comentarista no outro bloco] "Que ginga!"

E o cara ainda ganha um cachê pra comentar desta maneira...

• [repórter para a passista no final do desfile] "Como foi o desfile?"
[passista respondendo sem ouvir nada] "Foi a primeira vez que eu desilfei..."
[repórter] "Você acha que vai trazer sorte pra escola?"
[passista, ainda sem ouvir a pergunta] "É uma emoção muito grande, foi a primeira vez que eu desfilo..."

• a MTV preparou uma programação especial para o Carnaval com blocos com 50 video clips, sendo um com baladas, outro com porrada e outro com clips bizarros. Nos intervalos, a turma do Hermes & Renato barbariza com o programa "Sangue, Suor e Sacanagem", detonando os hábitos carnavalescos. As marchinhas foram hilárias. Em uma delas, pai e filho pulavam no salão juntos, quando um cara passou a mão na bunda do pai. O filho foi tirar satisfações com o cara e o pai ficou bravo. No refrão da música: "Eu não sabia que papai era viado!"

• o apresentador Milton Neves falou ao vivo em um camarote que transa sem camisinha... em plena campanha intensa para o uso de preservativos.

• outra marchinha na MTV, desta vez sobre o Rei Momo, que aparece comendo um monte de coisa:
"Rei Momo não enxrega sua p*
Que está escondida embaixo da barriga...
Rei Momo me diz como é que é
Você come qualquer coisa
Só não come mulher"


• o rebaixamento da Gaviões da Fiel.






Star Mars








De volta


Comprei um modem de segunda mão. Estamos de volta na área.






Novo Presidente do CONDEMA


presidente do condemaRogel Martins Barbosa, representante da Ordem dos Advogados de Maringá, é o novo presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Maringá (CONDEMA). Na sexta-feira conversamos, em seu escritório, e o questionamos a respeito de quais são as metas na sua gestão frente ao CONDEMA, ao que Barbosa afirmou: “estamos profundamente interessados em levar o CONDEMA à toda a população” e que o momento era de transição administrativa.
Também, e não podia ser diferente, perguntamos a respeito da sua posição quanto ao uso indevido das árvores do passeio público nas campanhas publicitárias, ao que Barbosa respondeu que o Conselho deve ser provocado por ato formal, ou seja, devemos “peticionar” ao Condema um questionamento referente ao tema.
Além da questão das mangueiras luminosas, aproveitamos para reivindicar a Implantação do Fundo Municipal de Meio Ambiente, assim como o Plano de Manejo da Arborização Urbana da Cidade de Maringá, para tanto ficamos de encaminhar uma petição nesse sentido.
Participou da entrevista, o vereador Humberto Henrique do PT, que peticionou ao Condema manifestação quanto à “instituição de um Plano de manejo do parque Alfredo Nyffler”.
Humberto Henrique havia protocolado na Câmara Municipal um requerimento para implantação do plano de manejo, o qual foi retirado por três sessões a pedido do Vereador Zebrão.
Informamos que as reuniões do Condema são todas as terças-feiras de cada mês, às 18h30min, na sala de reuniões do Gabinete da Prefeitura Municipal.
©® JUGV-FACTORAMA 2006





segunda-feira, fevereiro 27, 2006

De volta as construções no fundo de vale!!!!


Untitled-1 No córrego Betty, na altura do número 429, exatamente onde está instalado o medidor da COPEL identificado como 32 – 259400, na rua Valença do Jardim Laodicéia, está sendo levantada uma nova construção em fundo de vale.
Essas ações irregulares haviam parado por conta de uma intensa fiscalização da Prefeitura Municipal, bem como pelas ações desenvolvidas pelo Ministério Público. No entanto, vemos que as construções estão de volta, e ainda com anuência dos serviços públicos de água (SANEPAR) e luz (COPEL). A construção em questão, esta a menos de dez metros da margem do córrego Betty, ou seja, invadindo a área de preservação permanente, a qual deveria estar reflorestada com mata nativa. Além do mais, o lançamento de águas provenientes das galerias municipais continuam a destruir a área das nascentes do referido córrego.

©® JUGV-FACTORAMA 2006





domingo, fevereiro 26, 2006

Galo de pancadas


O Galo Maringá virou saco de pancadas no futebol. O alvinegro perdeu por 2 a 1 para o Nacional na noite de ontem e está praticamente desclassificado do Campeonato Paranaense 2006. Os visitantes abriram o placar aos 27 minutos do segundo tempo, com gol de Magrão de pênalti. O empate também saiu num pênalti cobrado por Didi aos 40 minutos. Porém, o Nacional fechou o placar num contra-ataque aos 42, com Silvio.
Público - Pagantes: 1.642 / Total: 1.685
Renda - R$ 11.630

Restam duas rodadas para o fim da primeira fase: o Galo enfrenta o Rio Branco no dia 1° de março, em Paranaguá, e o Malucelli no dia próximo domingo, em Maringá. O time maringaense precisa vencer os dois jogos e torcer (muito) para uma combinação de resultados.

CLASSIFICAÇÃO:

1 - Atlético - 24 pontos
2 - J. Malucelli - 21 pontos
3 - Cianorte - 19 pontos
4 - Rio Branco - 19 pontos
5 - Iraty - 15 pontos
6 - Galo Maringá - 14 pontos
7 - Nacional - 11 pontos
8 - Fco. Beltrão - 7 pontos






Irregularidades em mais de 80% dos municípios


O relatório da Controladoria Geral da União (CGU) divulgado no dia 22 de favereiro, aponta aumento no número de irregularidades no uso dos recursos federais pelos municípios. De acordo com as declarações do sub-controlador geral, Jorge Hage, "dos 60 municípios sorteados para a 17ª edição do programa de fiscalização, mais de 80% apresentaram uso indevido do dinheiro público".
Ainda, segundo Hage, a média de municípios nessa situação oscilava entre 70% e 75%, agora afirma ele "chegamos a quase 82% de municípios com irregularidades na aplicação do dinheiro federal repassado".
Os casos mais freqüentes, informou o sub-controlador geral, referem-se a despesas mascaradas com notas fiscais falsas, compras sem licitação, serviços pagos não executados, simulação de pagamentos, saques em dinheiro e emissão de cheques sem fundo.
No relatório da Controladoria Geral da União foram também descobertos "casos de servidores fantasmas nas folhas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e de escolas que não existiam, mas estavam incluídas nos gastos"
Segundo Hage, o próximo passo da CGU será enviar os relatórios aos ministérios e cabe a cada ministério responsável pelo programa, fazer a notificação ao município para que o município apresente as suas justificativas.
©® FACTORAMA 2006





sábado, fevereiro 25, 2006

Vai uma redondinha aí!!!


images Hoje ao final da manhã, exatamente às 11h30min, na avenida Colombo, cruzamento com a avenida Mandacarú, direção centro, foi visto um veículo identificado com o nº646, placa AKL 6299, tipo Cargo, de cor cinza metálico e cabine dupla, do serviço público municipal, no qual duas pessoas, uma sentada na frente e outra sentada atrás, próximos das janelas, bebiam alegremente uma “redondinha”. O pessoal que viu a situação ficou com inveja....






Deliciosa obesidade...


Tudo bem, hoje não é a Sexta Sexy, mas só agora tive a oportunidade de olhar, com mais atenção, nas possíveis rainhas do carnaval (pelo menos as que desfilaram até agora).

Por enquanto, Lívia Andrade e Sabrina Sato demonstraram, claramente, que estão “no limite”. Qualquer quilinho a mais poderá causar transtorno para as musas.


Isso não quer dizer que não estejam bonitas ou, com todo respeito, gostosas; mas estão um pouquinho fora do – digamos – “padrão internacional”. Graças a Deus!

Viva o Brasil! Viva a mulher brasileira!






Comunismo x Capitalismo...


O russo Vladimir Ilich Ulianov foi um dos homens mais poderosos do mundo! Também conhecido como Lênin, o pai do comunismo demonstrou - 82 anos depois de sua morte - que não gostava mesmo do capitalismo.

Um banco suíço, sediado em Zurique, informou que possui uma conta-corrente aberta em nome do líder russo. A notícia foi publicada pelo jornal Komsomolskaia Pravda e só veio à tona depois que um ex-coronel da Armada Vermelha, Ivan Tarenko, empregado do banco russo Impexbank, não conseguiu controlar a sua paixão pela história e começou a fuçar e fuçar...

Com a ajuda de um colega do Banco UBS a conta foi descoberta. Sabe-se até o número da dita cuja: 611361.

Quando Lênin partiu às pressas da Suíça, em março de 1917, tinha depositado nessa conta a “fortuna” de cinco Francos Suíços. Hoje, depois de quase 90 anos, o valor, corrigido, alcançaria o valor de oito Euros.

Coitado...






Mundo cão - Lingüiçada da malandragem é cancelada


• um malaco decidiu fazer uma lingüiçada com a camaradagem e se deu mal. O ladrão foi até um supermercado no Jardim Alvorada e ia saindo sem pagar com um pacote de lingüiça, uma frigideira e um litro de Campari. Ele foi pego por funcionários do mercado que chamaram a PM.

• continuam os roubos feitos com bicicletas no centro. Dois bikers rapelaram duas pessoas ontem à noite, entre às 22h e 22h30, sendo quem uma ocorrência aconteceu na avenida Prudente de Moraes e outra na avenida Paraná. A ação foi a mesma: os malacos colocaram as mãos sob a camisa indicando estarem armados e levaram dois telefones celulares e um boné. Este tipo de crime é o melhor exemplo da falta de efetivo em Maringá, pois é comum ver a molecada andando de bicicleta no centro à noite. É claro que eles não são “night bike riders”.

• um flanelinha quis fazer uma boa ação e vazou sangue. O coitado estava cuidando de carros no Jardim Mandacaru quando viu um malaco tentando arrombar um carro. O flanelinha tentou evitar o crime, levou uma facada no braço e foi parar no HU. Os ladrões fugiram sem levar nada, mas detonaram a porta do carro.






Como é um discurso político


E-mail enviado pelo leitor Luiz Lourenço Jr. sobre o discurso político. ATENÇÃO: após ler o texto, reinicie a leitura de baixo para cima também.

EM NOSSO PARTIDO POLÍTICO CUMPRIMOS COM O QUE PROMETEMOS.
SÓ OS IDIOTAS PODEM CRER QUE
NÃO LUTAREMOS CONTRA A CORRUPÇÃO.
PORQUE PARA NÓS A CERTEZA É QUE
A HONESTIDADE E A TRANSPARÊNCIA SÃO FUNDAMENTAIS
PARA ALCANÇARMOS NOSSOS IDEAIS
DEMONSTRAREMOS QUE É UMA GRANDE ESTUPIDEZ CRER QUE
AS MÁFIAS CONTINUARÃO FORMANDO PARTE DO GOVERNO COMO EM OUTROS TEMPOS.
ASSEGURAMOS SEM NENHUMA DÚVIDA QUE
A JUSTIÇA SOCIAL SERÁ O OBJETIVO PRINCIPAL DE NOSSAS AÇÕES.
APESAR DISSO, HÁ ENTRETANTO IDIOTAS QUE ALMEJAM QUE
SE POSSA CONTINUAR GOVERNANDO COM AS MANHAS DA VELHA POLÍTICA.
QUANDO ASSUMIRMOS O PODER FAREMOS O IMPOSSÍVEL PARA QUE
SE ACABEM AS APOSENTADORIAS PRIVILEGIADAS E AS NEGOCIATAS.
NÃO PERMITIREMOS DE NENHUM MODO QUE
NOSSAS CRIANÇAS MORRAM DE FOME.
CUMPRIREMOS NOSSOS PROPÓSITOS AINDA QUE
EXERCEREMOS O PODER ATÉ QUE
COMPREENDAM DESDE AGORA QUE
SOMOS A “NOVA POLÍTICA”






Isguindô popular


Londrina e Maringá tem rivalidade em muitas coisas. Na maioria delas, Londrina leva vantagem. O episódio mais recente é sobre o Carnaval Popular.

Maringá está fazendo o Carnaval nos Bairros, com uma banda tocando no ônibus da Secretaria de Cultura. Dos cinco dias, apenas três são em bairros de Maringá (Itaipu, Sol Nascente e Herman Moraes de Barros) e os outros dois são em Iguatemi e Floriano. Não há nenhum evento agendado no centro da cidade ou em algum ponto que tenha acesso fácil para todas as regiões da cidade.

Para piorar, quando o isguindô começar a esquentar, o povo tem que ir embora, pois a festa é só das 20h às 23h. Outro problema relacionado ao deslocamento é que fica difícil alguém de um bairro distante ir até a festa porque terá que pegar dois ônibus para voltar para casa. Como a escala de horário da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) não favorece muito os passageiros, o folião que sair após as 23h no fim da festa, corre o risco de ficar a pé, pois ao chegar no terminal, a última linha para seu bairro já pode ter saído. Há algumas (poucas) linhas que circulam durante a madrugada (“os corujões”), mas percorrem regiões restritas da cidade.

Já em Londrina, o destaque fica no Autódromo Ayrton Senna. O folião paga R$ 3 (R$ 1,50 pela meia entrada) e verá desfile de três escolas de samba. Porém, o maior atrativo é o show de abertura hoje do grupo Demônios da Garoa, um ícone da Música Popular Brasileira. A expectativa dos organizadores é receber um público de dez mil pessoas. Amanhã também tem desfile, mas sem o show do Demônios da Garoa.





sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Bastidores


Uma historinha rendeu piadas na delegacia da 9ª Subdivisão de Polícia Civil ontem. Foi sobre a operação de transporte de dinheiro realizada esta semana em Maringá. Na manobra dos veículos policiais na pista do aeroporto, um dos comandantes da operação teria anunciado por rádio para abordar uma viatura da Polícia Civil porque o repórter Salsicha, do Pinga-Fogo, estaria dentro do carro. Salsicha deu boas risadas, dizendo que acompanhava o operação de dentro do aeroporto como os outros repórteres e foi confundido com um policial. "Ai, mamãe!"






Sexta Sexy - No busão...


encoxada

Cartum de Nani.






Emergência demorada


Leitor enviou e-mail com a seguinte mesnagem sobre o Samu:

"Aluna do Colégio Byington Jr. necessitou de atendimento do Samu hoje [ontem] por volta das 17hs. A garota estava com crise de asma, praticamente sem ar. O atendimento demorou seguros 30 minutos para aparecer. Isso porque é atendimento de urgência."


O e-mail é assinado e identificado como sendo funcionário do colégio.






O poço vai ficando mais fundo


ver-altamir Mais uma denúncia contra a Câmara de Vereadores de Maringá. Desta vez é o vereador Altamir dos Santos (PST, foto) que foi denunciado por um ex-assessor de ficar com parte do salário do servidor.

Nepotismo, suspeita de esquema sobre prédio da Cia Melhoramentos, suspeita de compra superafturada de notebooks, retenção de salário de assessores... será que tem um campeonato no Legislativo?

* CORRIGINDO: o vereador Altamir é do PL e não do PST.






Mundo cão - Rouba R$ 4 em circular


• um malaco assaltou pessoas em um ônibus da TCCC, ontem à noite no Jardim Ipanema. O ladrão entrou armado na circular e roubou um telefone celular, um relógio e R$ 4.

• dois homens foram presos na tarde de ontem vendendo cds e dvds piratas no centro. A PM apreendeu 37 dvs e 34 cds.

• um homem foi assaltado na noite de ontem por sete ciclistas. OS bikers abordaram e ameaçaram a vítima roubando dois telefones celuluares e R$ 80.






Muito ajuda quem não atrapalha...


O bate-boca entre os presidentes do PMDB e PT no Paraná, deputado Dobrandino Gustavo da Silva e o deputado André Vargas, respectivamente, ainda vai irritar muita gente.

Dobrandino esqueceu que, muito provavelmente, o PMDB paranaense irá precisar do PT no segundo turno das eleições estaduais. Reatar o nó, depois de tantos sapos, vai ficar infinitamente mais difícil (apesar da ressalva de que em política tudo é possível).

De qualquer forma, Dobrandino exercita a liderança-tratoresca, ou seja, aquela que polemiza e não agrega. Certamente muitos peemedebistas ficaram chateados com a “estratégia” do deputado.

E só para lembrar como começou toda a batalha fica registrada, na íntegra, a tão polêmica frase Dobrandinesca: “Votei no Lula não porque ele é barbudinho, bonitinho, mas por causa da proposta de um governo sério, que desse um chega prá lá nos banqueiros internacionais. Foi uma decepção. Eles montaram um projeto de poder para colocar uma quadrilha roubando o Brasil”.





quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Mundo cão - Quadrilha se dá mal


quadrilha1 Os caras estavam festando com umas minas numa chácara da hora. A polícia armou a operação e pegou todo mundo de surpresa de manhãzinha. Seis homens e quatro mulgeres foram presos hoje em Ivatuba.

A quadrilha é suspeita de ter ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e teria feito vários assaltos a ônibus de sacoleiros e propriedades rurais na região.

Na delegacia, o delegado Antônio Brandão Neto mostrou sintonia com o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari e disse: "A bandidagem não deve ficar na região. Maringá não é lugar de vagabundo!"


Junto com a quadrilha foram apreendidos 13 telefones celulares, um barco, dois carros, uma moto, quatro espingardas, uma pistola, 200 gr de crack, um maçarico, entre outros.

Foto: Andye Iore






Chuvas


corrego factorama Depois que a água de chuva vai embora, restam somente algumas vagas lembranças de seu passo na nossa memória. No entanto, no solo, as marcas da água ficam durante dias, as vezes durante décadas. Aqui em Maringá, quando as chuvas chegam, as cabeceiras das nascentes sofrem violentas descargas das águas, provenientes das galerias pluviais.
Essas galerias pluviais estão implantadas nos lugares de maior fragilidade ambiental dos córregos urbanos, exatamente, nas cabeceiras dos córregos, como também ao longo do curso de água.
Os processos erosivos, provocados por essas águas, conduzidas até os córregos através das galerias pluviais, podem ser observados na fotografia ao lado. Essa imagem foi realizada ontem, nas proximidades do conjunto habitacional Sol Nascente, na rua Pioneiro Adivaldo L. da Silva.

©® JUGV-FACTORAMA 2006






Mundo cão - Tonto cai no golpe do pacote de dinheiro


• Mais um ganancioso caiu no "golpe do Paco" ontem. Por volta do meio, um homem foi "surpreendido" na Praça Raposo Tavares com a queda à sua frente de um cheque de R$ 8,6 mil. Logo, outras pessoas boazinhas apareceram dizendo que iriam recompensar o bobo, digo, bom cidadão por ter achado o cheque. A besta, digo, bom samaritano, entregou sua carteira com documentos, talões de cheques e dinheiro (valor não divulgado) e ficou com um pacote cheio de dinheiro. Os golpistas deram no pinote. Ao abrir o pacote, a anta, digo, o bem feitor, descobriu apenas uma nota de R$ 50 e um monte de papel embaixo.

• O furto de qualquer coisa continua: à tarde, no Jardim Bertioga, os ladrões arrombaram a porta de uma casa que está em construção e levaram 17 metros de fio, 18 metros de cerâmica e uma caixa de ferramentas.






E por falar em galo e futebol...


... na Alemanha está a maior polêmica. Um jornal sensacionalista (o de maior tiragem, aliás) do país inclusive já soltou a notícia sobre a possibilidade da copa do mundo ser cancelada por causa da gripe aviária. Há vertentes que consideram o risco de transmissão entre humanos, outras que dizem que o que está se fazendo é espalhar o pânico.






Mistéééério!


Qual seria o motivo da prefeitura não ter divulgado anteriorpmente que faria a prestação de contas ontem na Câmara de Vereadores?

O release que está no site da prefeitura diz:

"O secretário de Governo [José Buzato] diz que as audiências são uma excelente oportunidade de a comunidade e os vereadores conhecerem a situação financeira da Prefeitura. "Por isso, a população deve participar em encontros desse gênero", frisa."


Os veículos de Comunicação que tem disponibilidade de profissionais cobriram a prestação de contas. Já as outras empresas que precisam selecionar suas pautas (e, certamente, se interessariam pelo fato) ficaram de fora porque não foram informadas. São três pontos: ou o velho problema de Comunicação na assessoria, ou o mesmo jogo de interesses ou o medo de serem questionados quanto aos números apresentados.






Põe o bicho na panela!


O Galo Maringá está perdendo as penas. E olhem que o time cercou-se de todo o aparato divino para alvoroçar os galinheiros adversários!!! O técnico é evangélico fervoroso, tem até um pastor a postos para ungir o time com orações. Nem mesmo as camisas dos jogadores escaparam de louvar o Senhor. E o ecumenismo, como fica? Por que não chamaram uma mãe de santo, um padre, um xamã para orar pelo time? Talvez uma infusão da Amazônia, o Santo Daime, ajudasse se servida durante as preleções do técnico. Do jeito que as coisas andam, ouso dizer que o final também será bíblico: do pó viestes, ao pó retornarás. Ou - pelas barbas salagadas de Netuno! - teria o Galo já cumprido a missão pretendida pelo seu criador? Nunca acreditei, afinal, que o Poderoso administrasse a vida calçando chuteiras...






É bola na rede


• Palmeiras 4 x 3 Juventus - o Verdão é o time das fortes emoções e que gosta de brincar com a paciência do (nervoso) técnico;
• Corinthians 2 x 2 Universidade Católica - o Timão é o Real Madrid brasileiro: um timaço do meio pra frente e uma baba na defesa;
• São Paulo 3 x 0 Mogi Mirim - o tricolor mostra que ainda é o mais regular entre os paulistas;
• Santos 3 x 0 Sergipe - o Peixe segue em seus altos e baixos, mas o time é limitado e nem o Vanderley "vai atrás do dinheiro" Luxemburgo dará jeito;
• Asa 1 x 1 Flamengo - como se não bastasse a fase ruim, o time rubro-negro pereba, o adversário ainda faz gol com a mão e o juiz valida;
• Barcelona 2 x 1 Chelsea - que jogão esse de ontem! O Chelsea bateu até na sombra e Ronaldinho e Messi deram show;
• Londrina 1 x 1 URT - o futebol londrinense é uma piada. Todos os anos eles fazem um catado de jogadores, se iludem para acabarem eliminados pelo lanterna do campeonato mineiro;
• Galo x Nacional - sábado, às 19h, em Maringá. Se vencer, o Galo ainda tem chances. Mas, se empatar ou perder, tchau!





quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Estamos vivos...


morador tarumã
Hoje os moradores do Residencial Tarumã, levam suas reivindicações até a Câmara Municipal, uma vez que foi nessa casa que o Vereador Altamir em março de 2002, requereu um laudo ao IAP, a fim de constatar os problemas relacionados com a pedreira e o loteamento Tarumã. A resposta do IAP veio em julho de 2002, informando que a área apresentava conflito de interesses entre a atividade econômica e residencial.

©® JUGV-FACTORAMA 2006






Uma mulher que mete medo em muitos homens - Final


heloisa-helena Entrevista feita com a senadora Heloísa Helena na última quinta-feira, em Maringá.
Sobre a reeleição do presidente Lula:

"Acho que está nas mãos do povo brasileiro, que tem todo o direito de reeleger o presidente Lula. Tem o direito até de solicitar convocação de um plebiscito para estabelecer a monarquia e ele virar um imperador [risos]. Tem direito de solicitar até, acaso alguma coisa grave aconteça, a mumificar para que se renda homenagem em praça todos os dias."






Mundo cão - Mais um é assassinado


• Passou para 12 o número de homicídios em Maringá este ano contra 37 em todo o ano passado, sendo que nos dois primeiros meses de 2005 foram registrados cinco assassinatos.

A última vítima foi morta na madrugada de hoje, no Jardim Cosmos. Um homem de 22 anos foi assassinado a tiros e as investigações preliminares apontam para acerto de contas no tráfico de drogas. Uma família das 12 vítimas deste ano protestou hoje de manhã na cidade.

• entre as outras ocorrências de ontem para hoje:
• a Polícia Militar prendeu três homens que estavam vendendo cds e dvds piratas no centro da cidade. Foram apreendidos 248 dvds e 172 cds;
• um carrinho de coleta de lixo foi roubado de uma cooperativa de reciclagem de lixo na Zona 7;
• um homem sacou R$ 2,8 mil de uma agência do Banco do Brasil e foi roubado quando chegou no portão de sua casa. Ele foi seguido pelos ladrões que fugiram numa moto com a grana;
• um casal foi preso ao tentar fazer compras num mercado do centro e pagar com um cartão roubado. A mulher tentou fugiru levando quatro chuveiros, mas foi pega pela PM.

"Maringá, a cidade mais segura do país."






Cachorros sem lei?


cachorros sem lei 2
Conversei com uma diretora da Associação de proteção aos animais de rua (APARU) e ela comentou que a lei de guarda responsável com os animais de estimação, havia sido vetada. E que os proprietários e o poder público podiam se eximir tranquilamente de sua responsabilidades, como por exemplo a de ter que recolher as fezes deixadas nas calçadas.
A lei revogada era a nº 6745/04 de autoria do Vereador Beto Brescansin.
O argumento do governo foi que com o código da saúde municipal, aprovado no dia 21 de outubro de 2005, através da lei nº 567/2005, estaria resolvida a questão dos animais de rua. No entanto, ainda está pendente a regulamentação do centro de zoonose, fato que deve acontecer nos próximos dias.
Para quem desejar mais informações pode consultar o site da APARU http://www.aparu.org/ ou enviar e-mail para aparu@aparu.org





terça-feira, fevereiro 21, 2006

O fenômeno da cultura inútil


katilce A tal da Katilce Miranda (foto), a gordinha que dançou com o Bono Vox, do U2, virou celebridade online. A página da bancária no Orkut registrou 50 mil scraps (mensagens) na manhã de hoje. Por volta das 22h20 horas, estava em 270 mil scraps. São mais de 100 scraps por segundo (!). Ela mora em Volta Redonda (RJ), tem 28 anos e é casada.

O primeiro blog a publicar uma entrevista com ela foi o Faz Sentido. Ela já apareceu em reportagens na Globo e Record, além de uma entrevista na Folha On Line e tantos outros textos em sites.

A baixaria corre solta nos scraps da moça: tem gente chamando o marido dela de corno, outros pedindo ela na Playboy, falando que ela não vai mais tomar banho e gente que até copiou as fotos dela e criou novas comunidades como se fosse a própria. O que fez com que ela deletasse hoje todas as fotos do álbum. Ao menos, o Bono Vox fez a alegria de uma verdadeira fã. A Katilce participa de várias comunidades do U2 e anuncia gostar de todas as músicas da banda.






Fatos do dia


Aqui não é a CBN, mas também tem fatos do dia:

• a Universidade Estadual de Maringá (UEM) escondeu uma explosão que aconteceu em um laboratório na semana passada;
• a vereadora Edith Dias disse que não ficou surpresa com a quebra de seu sigilo bancário;
• a prefeitura de Maringá foi, novamente, notificada pelo IAP sobre o lixão;
• o jornalista Ângelo Rigon voltou a Curitiba. É a segunda viagem em duas semanas. Desta vez, foi todo faceiro porque seu blog foi alvo de um misterioso crescimento no número de acessos. O que significa mais pessoas lendo os podres de Maringá;






A Saúde está doente


saude-protesto2 Imagem do protesto realizado no final da tarde de hoje no terminal de ônibus urbano.

Mais uma vez a saúde maringaense está só os cacos. O curioso no protesto de hoje é que um tiozinho de um boteco reclamou do barulho porque queria ver o jogo entre Real Madrid e Arsenal. Um dos manifestantes perguntou se ele iria lembrar do jogo quando precisasse ir ao hospital e não fosse atendido. O tiozinho fez cara de bravo, mas não respondeu.

Foto: Andye Iore






Baixaria na TV


A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania acompanhará, ainda a partir deste ano, a programação regional das emissoras de tv, para atestar sua qualidade (ou falta dela). Se fizéssemos uma prévia, qual seria o ranking local da baixaria?






A mais sortuda e invejada do momento


Katilce Miranda teve Bono aos seus pés, literalmente. Ele cantou "With or Without You" ajoelhado e com a cabeça encostada na barriga da fã, que foi convidada ao palco. A morena, cuja identidade já foi descoberta, encerrou sua participação dando um beijo (selinho) na boca do músico.

Podre da Katilce, seu profile no Orkut, acreditem, virou um 'chat'... Ela já tem mais de 70 mil recados (scraps). Recados de inveja e amor aparecem a cada minuto em sua página na comunidade.

Foto: do Jornal Hoje






Mundo cão - Ladrão se disfarçava de funcionário


Um funcionário de uma lan house roubou uma videolocadora vizinha na noite de ontem, no Jardim Monte Belo. O rapaz de 18 anos foi visto entrando na locadora e retirando computador, cds, dvds e dinheiro. Ele teria roubado cerca de R$ 500.

O dono da locadora foi alertado pelo alarme, foi ao local e chamou a polícia. Os policiais entraram em contato com o dono da lan house que abriu o estabalecimento onde estavam guardados os produtos do roubo. O rapaz foi preso em sua casa e encaminhado para a delegacia da 9ª SDP.






A Frente Popular em Defesa da Saúde Pública de Maringá convida:


ATO PÚBLICO contra a PRIVATIZAÇÃO do Hospital Municipal
Data: 21.2.2006 (terça-feira)
Horário: 17 horas
Local: Terminal Urbano
Encaminhamentos:
1- Entrega de panfletos;
2- Exposição de faixas;
3- Anuncio em carro de som;
4- Caminhada até o Paço Municipal para participar da reunião do Conselho Municipal de Saúde.
P A R T I C I P E M, entre nessa luta !!!!






A gordinha mais invejada do mundo


Não há como negar que o U2 tenha, ao menos, dois discos na lista dos melhores da história do rock: "The Unforgetable Fire" (1984) e "The Joshua Tree" (1987), quando parei de comprar os discos e ouvir a banda. Assistindo ontem à noite pela tv, pude perceber o fascínio que a banda causa no mundo. Mesmo não tendo nenhum dos discos posteriores ao "The Joshua Tree", todas as músicas me pareciam bem familiares. O U2 é dono de um set list poderoso e Bono Vox é um show man e tanto. Que ganha ainda mais respeitabilidade pelo seu posicionamento político e social, fazendo questão de se reunir com os governantes dos países onde passa.

Bem diferente de Mick Jagger, outro astro do rock a passar pelo país nos últimos dias. O stone prefere as badalações e não faz questão de esconder seus casos amorosos. O mundo?! Ah, o mundo que se dane desde que ele tenha bebida, rock e mulheres. Mas, é claro que também me emocionei ao ouvir músicas de outros dois álbuns clássicos da história do rock: "Tumblin dice" (de "Exile on Main Street") e "Wild Horses" e "Brown Sugar" (do "Sticky Fingers"). Mesmo que o Rolling Stones tenha enchido o palco com músicos de apoio, enquanto o U2 se apresentou somente com o quarteto original, como manda o espírito rock'n'roll.

O show do U2 é repleto de simbolismos, carregando nos apelos religiosos. Outros aspectos que fazem com que os irlandeses sejam tão adorados é que a banda circula muito bem em todas as esferas do show business. Basta conferir as bandas de abertura desta turnê, com a nata do rock alternativo atual: Franz Ferdinand, Interpol, Black Rebel Motorcycle Club, Doves, Arcade Fire, Bravery, Magic Numbers, The Thrils, entre outros. Sem esquecer a parceria bem sucedida entre a banda e o cineasta alemão Win Wenders nos filmes "Até o Fim do Mundo" e "O Hotel de Um Milhão de Dólares". E, ainda, com as referências que Bono não esconde: já regravou música de Lou Reed e deu depoimentos sobre Ian Curtis no documentário "Story" sobre o Joy Division e New Order.

E, se preparem para verem e lerem reportagens com uma tal de Catiúscia, a gordinha sortuda que Bono puxou da platéia e para a qual cantou ajoelhado "With or Without You". A inveja correu solta na mulherada da platéia.






O Cezar Lima pergunta:


horto factorama
“Gostaria de entender, como o município é Réu, se a mata, o patrimônio, é da CMNP...”
Todos os fatos relatados no processo nº 076/2003 foram reconhecidos pelos réus (Município de Maringá e a Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná) como verdadeiros. Sendo que o Município de Maringá, na época do ajuizamento, havia iniciado obras para sanar os problemas apontados na inicial. No entanto, a questão era que os dois réus alegavam que não tinham responsabilidade e legitimidade para realizar as obras, assim ambos não se consideravam obrigados a promove-las. Como diz o juiz, Dr. Alberto Marques dos Santos, era um “jogo de empurra” que facilitava há décadas a destruição do horto florestal.
A questão, que foi definida na sentença, é o fim do empurra, empurra. Nesse sentido, o juiz entendeu que a tese da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), de que o Horto é problema do município não procede, uma vez que a CMNP, como dona do imóvel protegido por lei compete-lhe, como competia no passado, proteger o bem da degradação, por todos os meios ao seu alcance.
Por outro lado, conforme os registros, as galerias pluviais, foram instaladas durante o Governo de Silvio Barros e João Paulino (2º Gov), sem dissipadores de energia, bem como despejando as águas de chuvas, que provocaram os processos erosivos, diretamente no interior do Horto, por essa razão o Municio é réu.

©® JUGV-FACTORAMA 2006





segunda-feira, fevereiro 20, 2006

A volta da (crise) que não foi


Representantes e diretores da Secretaria Municipal de Saúde, 15ª Regional de Saúde e dos hospitais maringaenses se reuniram na tarde de hoje para debaterem diretrizes para a Saúde na cidade.

O setor volta a ser polêmica. O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismar) mobiliza nova greve e, para piorar, um bebê nasceu morto após um parto prematuro realizado no último sábado no Hospital Universitário (HU). A mãe apresentava problemas durante a gestação e o hospital informa que houve complicações durante o procedimento emergencial do parto e que não foi responsável pela morte.

O superintendente do HU, Carlos Edmundo, reclamou da cobertura da imprensa: "É um absurdo uma televisão manter um programa desse no ar. Vamos tomar medidas judiciais cabíveis e já pedi a fita do programa", comenta sobre reportagens veículadas no noticiário televisivo no horário do almço.


A Secretaria de Saúde conta com o terceiro secretário em 14 meses da atual administração.






Uma mulher que mete medo em muitos homens


heloisa-helena Entrevista feita com a senadora Heloísa Helena na última quinta-feira, em Maringá. Sobre as negociações nos bastidores em Brasília:

“Eles fraudaram desde o processo de instalação do edital de licitação, colocando especificações técnicas que uma única empresa em todo o planeta Terra era capaz de ter e depois fraudavam a licitação e os aditivos contratuais. Além da política, usavam os fundos de pensão para beneficiar dois dos grandes bancos envolvidos diretamente no esquema chamado mensalão e outra parte do dinheiro que, certamente, nem se imagina de onde veio. Que é dólar ou real transferidos para contas nos paraísos fiscais que esses a gente não consegue nem identificar de onde é que esses recursos realmente vieram. Mas, com certeza, da estrutura do crime organizado porque senão não seria possível movimentar tantos milhões de dólares, trocar tantos milhões de reais por milhões de dólares para os paraísos fiscais sem origem desse dinheiro.”






Ninjas do quê?


Ninjas do Arrocha. Além do site ter gramática ruim, a música também não ajuda. Aliás, cadê a mãe dessas crianças?






Riggoto ou Garotinho?


O PMDB decidirá no dia 19 de março quem será seu candidato para disputar a presidência da República. Os pré-candidatos são Anthony Garotinho (RJ) e o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que confirmou neste final de semana seu nome como pré-candidato.

O anúncio foi feito em Ribeirão Preto (SP) com cobertura do site Vote Brasil em texto e áudio. Assim como em Maringá, o partido parece também não ter muitas chances de fazer uma boa campanha no nacional.






Perigos nas ruas!!!


perigos na rua saneparAlém dos problemas de acessibilidade, os quais estão presentes nas calçadas da cidade, no outro dia, na rua Santos Dumont, vi uma senhora torcer o tornozelo. Ela estava caminhando no sentido avenida Herval, quando pisou numa tampa que protege ou esconde o hidrômetro da Sanepar, a tampa virou e se abriu, deixando entrar o pé e batendo no tornozelo da pedestre. A senhora perdeu o equilíbrio e terminou caindo na calçada.
Alguns pedestres socorreram a acidentada e ligaram para o 193. Depois desse dia, comecei a observar que em todas as ruas e avenidas do centro da cidade existem essas tampas da Sanepar, sendo que algumas estão localizadas nas portas de acesso das lojas, como é o caso da que existe na avenida Duque de Caxias na altura do nº 595. Passei a observar também, que a segurança dessas tampas é precária. Uma vez que elas, ao serem pisadas se abrem com extrema facilidade, dessa forma terminam pondo em risco aos pedestres.
Em caso de acidente, de quem é a responsabilidade...????






Os peladeiros


viapar-fute

Estes foram as "atletas" que jogaram na Viapar na semana passada.
Placar: Viapar 3 x 5 Imprensa.

Utilidade pública: após o jantar e a distribuição de brindes, alguém levou por engano uma sacola contendo os documentos de Cláudio Oséias, produtor da TV Cultura/RPC. Contatos através do telefone 3218-6400, na assessoria da Viapar.

Foto: Lincoln Souza






Uma mulher que mete medo em muitos homens


heloisa-helena Entrevista feita com a senadora Heloísa Helena na última quinta-feira, em Maringá. Sobre pessoas que depõem na CPI com direito a não responder perguntas:

“Infelizmente, embora diga a lenda e a Constituição Federal de que existe independência entre os poderes, o que existe de fato, com raras exceções, é um vexatório balcão de negócios sujos onde a promiscuidade das relações políticas serve muito mais que a ordem jurídica vigente, que a legislação em vigor no país.”





domingo, fevereiro 19, 2006

Estragando o show?


O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é formado por associações do universo da música e tem como objetivos principais fiscalizar, arrecadar e distribuir os direitos autorais das músicas nacionais ou estrangeiras executadas no Brasil.

Por isso, todos os shows e eventos realizados no nosso país – teoricamente – deveriam “colaborar” com a sociedade.

Com base nesse alicerce a organização tentou cobrar, antecipadamente, mais de R$ 1 milhão sobre a apresentação dos Rolling Stones no Brasil. A liminar, impetrada na 5a. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pedia a suspensão do show da banda inglesa caso o dinheiro não fosse pago; uma vez que – segundo entender do ECAD – os organizadores do evento não tinham autorização para promover o evento.

Que erro! Perderam tempo, energia e credibilidade.

O desembargador Roberto Wider negou o pedido. Segundo o desembargador “a pretensão de suspensão do evento não ostenta a mínima razoabilidade. Além disso, a cobrança de valores de forma aleatória não se justifica”. Mas afinal os Stones não iriam tocar composição dos Stones? Então o ECAD iria cobrar os direitos autorais e repassar para quem?






Galo perde em Iraty


O Galo Maringá está cada vez mais longe da classificação para a segunda fase do Campeonato Paranaense de Futebol 2006. O alvinegro perdeu na tarde de hoje para o Iraty por 2 a 1, na casa do adversário.

O Galo saiu na frente com gol do atacante Didi, aos 13 minutos do primeiro tempo. O Iraty empatou aos 24 minutos do segundo tempo, com Reinaldo, logo após o artilheiro Leandro perder um pênalti defendido pelo goleiro Paulo Sérgio. Mini fechou o placar aos 34. O Galo quase empatou dois minutos depois, quando Marcelo Régis perdeu um pênalti.

Restam apenas três rodadas. O Galo joga no próximo domingo em casa contra o Nacional; no dia 1° de março contra o Rio Branco, em Paranaguá; no dia 5 de março em casa contra o J. Malucelli.

CLASSIFICAÇÃO
1 - Atlético - 23 pontos
2 - J. Malucelli - 20 pontos
3 - Cianorte - 18 pontos
4 - Rio Branco - 18 pontos
5 - Iraty - 14 pontos
6 - Galo Maringá - 14 pontos
7 - Nacional - 8 pontos
8 - Fco. Beltrão - 6 pontos






Tudo por amor à Natureza?


amor de árvore
Mais que mil palavras uma imagem. Ontem, novamente alguém preocupado com a falta de lixeiras no centro da cidade, voltou a informar aos pedestres que é importante respeitar a Natureza. No entanto, o aviso continua a ser instalado no caule da árvore....

©® JUGV-FACTORAMA 2006






Lula & Convidados


lula-camargo

O presidente Luis Inácio Lula da Silva recebeu ontem em Brasília o cantor Zezé di Camargo e receberia hoje o astro pop Bono Vox, do U2.






Propaganda...


na escola a propaganda Na Escola Estadual José Geraldo Braga, localizada na Avenida XV de dezembro nº8 encontrei esses dias uma propaganda que me chamou a atenção, pois uma similar encontrei em outra escola estadual, na Avenida Monteiro Lobato, e o que pensei ser uma fato isolado parece uma ação organizada do comércio. Assim, a propaganda de caráter comercial, em espaço público é uma questão a ser observada conforme a legislação.


©® JUGV-FACTORAMA 2006






Uma mulher que mete medo em muitos homens


heloisa-helena Entrevista feita com a senadora Heloísa Helena na última quinta-feira, em Maringá. Sobre o PT:

“É uma ferramenta programática triunfalista do neoliberalismo e o governo Lula além de aprofundar o projeto neoliberal, patrocinando uma traição de classe e uma traição a todas as concepções programáticas acumuladas pela esquerda socialista democrática que ousara desafiar o pensamento único. Portanto, é a reprodução medíocre de toda legitimidade que foi feita da patifaria neoliberal do governo Fernando Henrique.”





sábado, fevereiro 18, 2006

Horto Florestal, passeio de sábado?


horto1 A placa fixada no portão de entrada do Horto Florestal diz . “Fechado por determinação judicial (Autos 726/2003, 4º Vara Cível de Maringá) por prazo indeterminado para recuperação ambiental”
No entanto, quando analisado o processo e a sentença proferida pelo Juiz de Direito Alberto Marques dos Santos, em 6 de outubro de 2005, encontramos outras prazos que parecem não estar sendo cumpridos.
Lembremos que essa ação foi promovida pelo Ministério Público do Estado do Paraná, tendo como réus o Município de Maringá e a Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná.
Assim, na sentença pode ser lido que o prazo para elaboração do projeto de manejo do Horto, precedido de discussão pública, deveria ser realizado no prazo de seis meses, bem como no mesmo prazo o Município de Maringá deveria construir as galerias pluviais e dissipadores de energia. Por sua parte, a Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, deveria participar na elaboração do plano de manejo e promover, garantir e fiscalizar permanentemente o isolamento definitivo da área, assim como recuperar, em conjunto com o 1º réu, a mata ciliar e áreas devastadas pela erosão dentro do Horto, com plantação de árvores nativas, também no prazo de seis meses.

©® JUGV-FACTORAMA 2006





sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Senador desrespeita regra da internet


Político é um bicho esquisito mesmo. Desde o ano passado eu tenho dado reply (respondendo um e-mail) de mensagens enviadas pela Assessoria de Comunicação do Gabinete do Senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Nunca solicitei ser incluído em nenhum mailing do senador. Mas, o pior é que mesmo recebendo as mensagens contra a minha vontade, eu solicitei que meu e-mail fosse retirado da lista para não receber mais as mensagens e os tais e-mails indesejados continuam a chegar.

A norma da internet diz que toda mensagem enviada como spam deve conter uma opção do destinatário anunciar que não quer mais receber mensagens. Como é o caso dos e-mails enviados pela assessoria de Dias:

Caso não queira mais receber este informe, pedimos encaminhar resposta com o assunto "Remover" para o endereço gsadia@senado.gov.br


Mas, nada acontece quando realizamos este procedimento. Se um político age assim por coisas pequenas, imagine por coisas importantes.






Futebol na tela


ginga-brasil A Band apresenta hoje, às 22h30, o documentário "Ginga Brasil" (imagem). O filme sobre o futebol brasileiro foi produzido por Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus"), da produtora O2 Filmes, e tem 1h21.
A sinopse do documentário:
"O grande segredo do domínio brasileiro no futebol é a ginga de seus jogadores. Uma habilidade de corpo que os torna capazes de driblar, passar a bola e marcar o gol como se o adversário não existisse. Mas ginga não se aprende. É algo mítico, inerente ao Brasil. Ginga é um jeito de não se levar nada muito a sério, usar bem os pés, o calcanhar e as coxas durante o jogo. Vários brasileiros, de diferentes níveis sociais e de várias partes do país, relatam, no documentário, a sua paixão e habilidade no futebol."






APROVADO!!!!


Foi aprovado no Programa de Mestrado en Comunicação da UNIMAR-Marília o colega e amigo FABIO VINICIUS LINJARDI MARTINS o "Fábio".
A orientadora deve ser a conceituada Professora Dra. Linda Bulik.






Fora da lei!!!


agora na árvore
Ontem voltei a passar frente a Farmácia Nossa (FN) que está na Praça 7 de Setembro nº239, na zona 4, e além do cartaz colocado com fios de cor amarela na árvore havia também uma jaiola. É ofensivo ver como nessa esquina, ou é o mobiliário urbano utilizado fora da lei ou é a árvore que passou a ser poste de propaganda.
É pertinente lembrar que a lei nº 4780/99, de autoria da vereadora Arlene Lima, dispõe sobre a ordenação dos elementos presentes na paisagem do município, em especial sobre os anúncios visuais. Essa lei diz no seu artigo 11º que é proibida a colocação de anúncios nos logradouros públicos, sejam quais forem as finalidades, formas ou composições, com exceção das placas indicativas de cooperação com o Poder Público Municipal, das faixas e dos anúncios relativos a empreendimentos imobiliários, regulados pelo artigo 25 desta Lei, e dos casos previstos em lei específica.
O artigo 12º, proíbe a colocação ou exibição de anúncios, sejam quais forem suas finalidades, formas ou composições, em particular, conforme item VIII - em árvore.
O vale tudo das promoções, não somente é uma questão de preços do produto, também neste caso utiliza de meios irregulares para divulga-los .

©® JUGV-FACTORAMA 2006






Nepotismo e patriotada


Com um solitário (e deplorável) voto contra, o Supremo ratificou ontem decisão do Conselho Nacional de Justiça proibindo o nepotismo no Judiciário. O voto contra partiu dele, o ministro Marco Aurélio Mello, primo do ex-presidente Collor, prova de que a família alagoana continua fazendo história, mesmo que às avessas. A OAB Brasil, bem como a Associação dos Magistrados festejou a decisão superior, que vai obrigar o Judiciário, em vários estados, a botar na rua seus familiares. O presidente da Associação dos Magistrados disse algo muito oportuno, comentando o fato. Ele acredita que a canetada do Supremo funcionará como um paradígma, um exemplo para os demais poderes, que - se tiverem vergonha - também vão começar a despachar seus parentes. Será? E em Maringá?

Ah, quase ia deixando de lado a outra notícia bombástica da semana: a apresentação da nova camisa que a Seleção Brasileira vai usar na Copa da Alemanha. Golinha mandarim, amarelo mais forte são as duas novidades, além de uma inscrição tolinha. Alguém que me explica que importância tem essa merda de camisa na vida nacional?






Sexta Sexy - Em ritmo de carnaval...


Tudo bem que há um “propósito escondido” no gesto da Brahma, mas é certo que sem ela o carnaval no Paraguai não seria o mesmo. A cervejaria investiu pesado esse ano para transformar Encarnación (cidade ao sul do Paraguai, divisa com Posadas na Argentina) na capital paraguaia do samba. Embalados por muita Axé Music, os encarnacenos se divertem!

A festa esse ano teve início dia 10 de fevereiro e a última apresentação dos blocos carnavalescos está prevista para o dia 25 próximo.



O hit - um tanto atrasado - é “Rapunzel” da Daniela Mercury! O som (playback) toca alto, a cerveja está sempre gelada e as pessoas são “descoladas”. Todavia, por mais que as mulheres tentem, ainda lhes falta o “molejo” adequado para aquele “sambinha-no-pé”. Aliás, diga-se de passagem, isso não importa, pois há um charme todo especial no dançar das moçoilas paraguaias.

De qualquer forma a festa está acontecendo e está, surpreendentemente, bonita. Como vocês podem conferir...







Boca livre


A concessionária Viapar promoveu uma confraternização entre a imprensa na noite desta quinta-feira para apresentar a empresa aos veículos de Comunicação de Maringá. Teve jogo de futebol, jantar, discursos e sorteios de brindes.

Na bola, o time da imprensa venceu o da Viapar por 5 a 3. Depois, um petisco de frios variados e bebida liberada (cerveja, whisky e refrigerante). Antes que os presentes passassem a chamar Jesus de Genésio, o cerimonial da Viapar – os jornalistas Nascimento e Marçal – anunciou o motivo da reunião e chamou o proprietário do Jornal do Povo, Verdelírio Barbosa, para falar em nome da imprensa e do diretor-presidente da Viapar, Inaro Fontan Pereira.

O primeiro enalteceu o trabalho da concessionária na região. O segundo contou a história das concessões no país e pediu ajuda da imprensa para saber como melhorar os serviços prestados.

Mas, o ponto curioso foi o pedido feito pelo colunista Edson Lima, de O Diário, para que os funcionários dos veículos de Comunicação não pagassem a tarifa de pedágio, alegando que muitos trabalham na região e que os donos dos jornais e políticos tem isenção. Verdelírio pediu a palavra novamente pra dizer que paga o pedágio e que acha que todos devem pagar. Tudo na maior camaradagem, enquanto os jornalistas da Viapar tentavam, na diplomacia, contornar a situação e informaram que a empresa analisaria o pedido de isenção.





quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Desde um outro ângulo….


fumaça3
A imágem revela uma situação inusual para quem mora na zona 4. Se comparada com as imagens do lixão de maringá não há diferença.







©® FACTORAMA 2006






O lixão é aqui...


fumaça1
Na avenida Guaíra, zona 4, desde início da semana estão queimando os resíduos de uma empresa de reciclagem. A fumaça e o forte odor, de materiais plásticos queimado, não impedem que jovens e adultos subam a montanha de lixo e continuem procurando “coisas” para vender.
A proprietária do comércio, aguarda sentada no local, a vistoria da perícia e informou que até agora não fora atendido seu pedido de limpeza.
Os resíduos, que queimam ao ar livre, contaminam todo o bairro e ainda interditam o movimento de veículos na Avenida Guairá.

©® Jorge G. Villalobos. 2006






Sem internet


Meu modem queimou faz uma semana e não há previsão orçamentária para seu reparo. Isso deve me manter afastado do blog por um bom tempo. Fui.






Mundo cão - Belas e Perigosas


Com o aumento no número de algumas ocorrências, também vemos com freqüência casos envolvendo ladras, o que não era comum em Maringá. Já publicamos aqui outras ocorrências e aconteceu de novo na tarde de ontem. Duas mocinhas foram pegas no flagra roubando roupas de um shopping da cidade. Elas estavam com quatro peças de roupas, R$ 40 e uma faca e foram encaminhadas para a delegacia da Polícia Civil.

O boletim de ocorrências da Polícia Militar de ontem pra hoje registra 14 ocorrências, sendo quatro contra establecimentos comerciais, três contra residências e sete envolvendo veículos (quatro furtos de objetos e dinheiro e três roubos de carros).

A nota curiosa foi registrada no final da noite de ontem quando um homem jogou cerveja numa viatura policial alegando que um dos PMs havia roubado ele tempos atrás. O corajoso foi parar na delega.






O primeiro assalto


O estudante de Jornalismo e repórter da CBN Maringá, Marcos Landim, descreveu no blog Realidade & Cia sua experiência como vítima do primeiro assalto na vida, no último domingo.

"...Um jovem, de aproximadamente 20 anos, com uma faca, chegou até meu carro e pediu minha carteira. Confesso que fiquei nervoso e com raiva..."


A coisa está feia mesmo na cidade... e vai piorar! Leia a narração de Landim na íntegra.






Mercado


• a Universidade Federal do Paraná (UFPR) contrata professor substituto para o departamento de Comunicação Social. As inscrições vão até amanhã. Informações: (41) 3313-2000 ou 3313-2005.

• o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) anuncia o 5° Congresso Paranaense de Jornalistas que será realizado entre 7 a 9 de abril, em Curitiba, com palestras de profissionais da Comunicação de todo o Paraná. Mais informações no site do Sindijor.

• O Diário do Norte do Paraná contrata jornalistas como correspondentes regionais para atuarem em Cianorte, Paranavaí, Umuarama e Arapongas. É preciso ter computador com acesso a internet e veículo próprio. Os interessados devem enviar currículo para rh@odiariomaringa.com.br ou diretamente na recepção da sede do jornal, na avenida Mauá, em Maringá. Informações: (44) 3221-6055.

• a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) está com inscrições abertas para concurso para professores de ensino superior no curso de Jornalismo, para atuarem em Vilhena (RO). Os salários são entre R$ 2,1 mil a R$ 5,1 mil. Informações: (69) 2182-2100 ou pelo e-mail prograd@unir.br
Acesse o edital no site da Unir.






Resíduos do tratamento do esgoto da SANEPAR


retirando o lodo da sanepar-factorama
O lodo industrial proveniente do sistema de tratamento de esgoto da Sanepar é amontoado pelos trabalhadores e fica a espera de um destino final.
Assim, como pode ser observado na fotografia, o funcionário em roupas de verão, vai amontoando os resíduos nas proximidades do córrego.
Qual deveria ser o destino correto dos resíduos do esgoto da estação de tratamento da Sanepar?
a.- Incineração; b.- deixar ao ar livre c.- neutralizar e usar em atividades agrícolas; d.- fazer de conta que não existe; e.- ir descartando devagarinho até desaparecer; f.- outras





quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Mundo cão - Menor rouba com garrafa


Uma pessoa foi assaltada na manhã de ontem na avenida Colombo por um adolescente de 15 anos armado com uma garrafa quebrada e que levou o telefone celular da vítima. O jovem foi perseguido e pego por populares que chamaram a polícia.

O Boletim de Ocorrências da PM registrou nove assaltos de ontem pra hoje, sendo que três veículos foram roubados, três pessoas vítimas de assaltos, uma casa e dois estabelecimentos comerciais assaltados. Já a PM realizou blitz no Conjunto Santa Felicidade abordando 15 pessoas, com oito notificações, três veículos guinchados e um flagrante.






Lost para quem perdeu


lost09 "Solitário" é o nome do nono episódio de "Lost" e aborda a origem de Sayid. Na ilha, os sobreviventes começam a passar fome com a falta de comida.

Na selva, Sayid é pego em uma armadilha e fica refém de uma pessoa (imagem) que já morava na ilha e conhece todos os segredos do lugar. Trata-se da francesa que aparece na gravação que o grupo achou no começo da série. Flashbacks mostram Sayid no exército de Saddam Hussein, no Iraque, torturando pessoas, inclusive a mulher que ele ama.

Hoje: O décimo episódio, "Raysed by Another", é sobre a grávida Claire. Flashbacks mostram como ela foi abandonada pelo namorado após eles ficarem sabendo da gravidez, além dos sinais que ela recebeu de que não poderia doar o bebê e de como ela foi parar no avião. Na ilha, Calire tem pesadelos e Sayid retorna da selva avisando que eles não estão sozinhos. O público recebe sinais da relação do bebê de Claire com a ilha. Já o grupo descobre um sobrevivente que não estava na lista de passageiros do avião.






Juntando migalhas


A disputa pelo PMDB entre Gilberto Pavanelli e Umberto Crispim continua em Maringá. Enquanto Pavanelli está em viagem no exterior representando a UEM, a Comissão Executiva Municipal Provisória segue tentando reestruturar o partido na cidade. E reclama que não teve acesso aos documentos, pois Crispim nem deu bola pra nova comissão.

O grupo convoca os filiados e quem quiser se filiar ao PMDB Maringá que compareçam na nova sede do diretório, no Edifício Transamérica, para atualizar os dados ou se filiar.






Hoje tem espetáculo?


Começou tudo de novo!

A Câmara de Vereadores de Maringá rejeitou hoje por oito votos a quatro o pedido de abertura de uma Comissão Processante para apurar a denúncia contra a vereadora Edith Dias (PP). Mais uma vergonha para a coleção do Legislativo maringaense.

Ninguém é culpado de nada. Mas, se tem indícios ou denúncias, tem que ser apurado. Nos bastidores da Câmara, há vereadores que torcem para a abertura da Comissão, mas votaram contra para não contrariarem a maré. Os vereadores voltaram de recesso hoje, em uma sessão extraordinária.

Votaram a favor:
Mário Verri (PT)
Humberto Henrique (PT)
Valter Viana (PHS)
Marly Martin (PFL)

Não votaram: João Alves Corrêa (PMDB), Edith Dias (PP) e Walter Guerlles (PTC).

Votaram contra: Chico Caiana, Odair Fogueteiro, Mario Hossokawa, Marcia Socreppa, Domingos Zebrão, Altamir dos Santos, Dorival Dias e Belino Bravin.






Promessas....


os uniformes
Vi na propaganda que todo mundo havia recebido os uniformes, ate com agenda. No entanto, num passeio pela cidade constatei que as coisas não são como estavam publicadas, ainda tem muita criança esperando o uniforme. Assim, elas continuam a constatar que promessa de adulto continua sendo promessa...






Parou na faixa


parou na faixa e passou por cima
Perto do Café Cremoso um motorista avançou na faixa e foi frear nas pernas de Maria Teresa. Ele ainda se justificou a “faixa não está pintada direito” .





terça-feira, fevereiro 14, 2006

Mundo cão - Reação


• Uma reunião na tarde de hoje no 4° Batalhão de Polícia Militar vai definir estartégias para combater a violência em Maringá. Uma das medidas que deve ser adotada é o policiamento com um policial militar e outro civil na mesma viatura. Isto para agilizar a troca de informações e chegar mais rápido aos bandidos.

• O Conselho Municipal de Segurança (Conseg) volta a bancar investimentos na polícia maringaense. Desta vez é a construção de um canil e a compra e treinamento de cães para a PM.






Mundo cão - Ação


• Sobre o post de ontem do Ombudsman do morador que atirou contra um ladrão em sua casa: o bandido foi levado para o hospital para fazer curativos nos ferimentos e seria autuado em flagrante. Ele havia saído em liberdade condicional no último dia 6. Já o morador, um advogado, se apresentou na delegacia, entregou a arma que tem registro, prestou depoimento e foi liberado em seguida. Ele alegou legítima defesa.

• Os homicídios chegaram na noite de ontem a outro nível. Desta vez, o policial militar Walter Aparecido Zanon, 36, foi assassinado quando passava de bicicleta pela rodovia entre Maringá e Paiçandu.






Lost para quem perdeu


lost08 O oitavo episódio de "Lost" foi muito agitado. Em "Confidence Man" o foco é a origem de Saywer. Os trambiques, os casos com mulheres casadas, entre outros problemas.

Na ilha, a patricinha Shannon sofre uma crise de asma que mobiliza o acampamento, a grávida Claire passa mal, Sayid briga e usa técnicas de guerra para torturar Saywer na tentativa de saber onde estão os remédios para Shannon. O sofrimento de Saywer ajuda Kate a aproximá-la dele e os dois se beijam (imagem). Sayid se arrepende e decide ir embora do acampamento para mapear a ilha.

Hoje: No episódio 9, "Solitário", os sobreviventes começam a passar fome com a falta de comida. Na selva, Sayid é pego em uma armadilha e fica refém de uma pessoa que já morava na ilha e conhece todos os segredos do lugar. Flashbacks mostram Sayid no exército de Saddam Hussein, no Iraque, torturando pessoas, inclusive a mulher que ele ama.

* mistério para os leitores do Factorama: o avião se partiu em três quando caiu na ilha. A parte do meio caiu na praia, a da frente caiu na floresta e foi mostrada no início da série quando o piloto virou "picadinho". E a parte traseira do avião? (esta não tem graça para quem assistiu na tv a cabo)






As movidas pela defesa da saúde pública em Maringá


Aqui a coisa está feia, cantava Chico Buarque, ao mandar notícias do Brasil.
Aqui em Maringá também a coisa esta feia, por isso no dia 21 de fevereiro no Terminal urbano, as 17:00 horas, a Frente pela Defesa da Saúde Pública estará realizando ato público, a fim de garantir o direito constitucional de saúde para todos e de qualidade.
protesto hospital
Ainda no dia 16 de fevereiro as 16:00, na Câmara Municipal, está programada a mobilização dos servidores da saúde pela regulamentação da jornada de trabalho e no mesmo dia 16 as 19:30 hrs, no auditório Hélio Moreira, deve acontecer a assembléia dos Servidores da Saúde, e para ver que a coisa está movida, no dia sábado os Servidores Municipais, se reunem em Assembléia Geral. Em pauta a progressão e reajuste salarial e Plano de Carreira, Cargos e Salários. Este será um ano bem animado...






Dança das cadeiras no telejornalismo


Carlos Nascimento deixa Band e fecha com SBT

O apresentador Carlos Nascimento deixou o "Jornal da Band" e, desde ontem, é o novo contratado do SBT. A informação é de Ricardo Feltrin, da 'Folha Online'. Segundo feltrin, Nascimento andava descontente com falta de estrutura na Band, como a ausência de uma equipe de correspondentes internacionais, uma desvantagem diante da concorrência (Globo, Record e SBT). O contrato com o SBT é de quatro anos. Não há ainda detalhes sobre o novo trabalho.

Sábado, em entrevista ao 'Jornal da Tarde', Nascimento contou que recebeu a proposta há dez dias e aceitou por "intuição". "Acho que no SBT terei um horizonte mais amplo", disse. Ele negou que vá dividir a bancada do SBT Brasil com Ana Paula Padrão. A emissora de Silvio Santos estuda dar um novo telejornal para Nascimento, na faixa do meio-dia.

A própria Band constatou que não houve leilão. Na terça-feira, em tese sem conhecimento da cobiça de Silvio Santos, o canal apresentou a Nascimento proposta para antecipar a renovação de um contrato que só venceria daqui a um ano. Na quinta, ele comunicou a decisão de mudar de canal.

Ao lado de Joelmir Beting e Mariana Ferrão, o jornalista Ricardo Boechat fica agora no comando do 'Jornal da Band' - que cá entre nós, vai ficar bem desfalcado sem o Nascimento.

Foto: Band/Divulgação






Evo ou não Evo? Eis a questão...


A Petrobrás deve continuar investindo na Bolívia ou não? Especialistas do setor dizem que não. Até o fim desse mês teremos uma resposta. Evo, em campanha, disse que iria “reestatizar” a indústria petroleira do país. Posteriormente, depois de eleito - mansinho, mansinho – visitou o presidente Lula e disse que queria a Petrobrás como sócia. Mas que sociedade espera Evo Morales?

Resultado: A Petrobrás está estudando investir mais USD 5 bilhões na Bolívia. Já investiu USD 1 bilhão. Mas, em um país repleto de turbulências, com um governo recém eleito e ainda balançando, será que vale a pena?

Parece-me que - agindo assim - a Petrobrás estará atendendo interesses políticos e não nacionais. Igualito nuestro hermano Hugo Chávez el cual se aprovecha de la PDVSA para arreglar sus intereses en Sudamérica.





segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Regressão


Quando cheguei em Maringá, em 1999, vim contratada pela Emater, onde prestei serviços de assessoria de imprensa na macro-região noroeste. O trabalho era muito bacana, pois ficava uma semana na base e outra viajando para cobrir matérias agrícolas para um programa que distribuíamos para as tevês comerciais, o Vida no Campo. Depois que eu saí de lá, em 2000, outras equipes continuaram o trabalho, mas sediadas em Curitiba.
Hoje precisei pedir lá na Emater algumas matérias de vídeo para meu arquivo. Fiquei muito chateada quando soube que hoje o programa só apresenta matérias reprisadas. O funcionário que me atendeu - que na época fazia parte da minha equipe - disse que o atual governo do estado cortou as equipes de jornalismo. Uma pena.






Em Marília


Estou em Marília fazendo prova para o mestrado em Comunicação Social na Unimar. No bloco XIII encontrei uma placa com a foto e o nome do jornalista Giancarlo Franquini, que começa no jornal Hoje em março. Aqui o pessoal tem o costume de fazer placas com as fotos e nomes das turmas que se formam. Franquini formou-se em 1999.

Ainda não conheci a cidade, nem acho que vá dá tempo de conhecer. Além de mim tem três pessoas de Maringá prestando o exame. Dois são professores do Cesumar, tentei puxar assunto mas os caras nem deram pelota. Boteco tem um monte na região da Unimar, já lan house, fica longe pelo que me informaram. Para usar um computador tive que encher o saco do pessoal da informática.

Quanto ao exame, se não passar dessa vez, tento novamente no ano que vem. Amanhã ainda tem entrevista sobre o projeto. matei dois dias de trabalho no Hoje e vou chegar no trabalho na quarta-feira tão sem moral quanto marido que chega de madrugada com marca de batom na cueca. O atenuante é que o pessoal já estava avisado dessa viagem desde novembro. Nessa hora só está o Andye de repórter na Redação, dou risada aqui só de imaginar a cara dele. Também fiquei sozinho na reportagem por uns três dias nas férias do cara.






Aftosa: Desgraça total ou oportunidade?


Tenho lido, com alguma preocupação, afirmações do tipo: “A confirmação da aftosa na Argentina pode ser boa para o Brasil” ou “Com o embargo à carne Argentina, haverá menor oferta internacional, melhorando, assim, a situação do Brasil” ou ainda “Quando houve o foco no Brasil o mercado passou a comprar mais da Argentina, agora acontecerá o inverso”. Todas essas frases foram ditas por “especialistas”.

Tudo bem há muita verdade em todas elas, mas será que é esse o ângulo ideal para se ver o tema? Acredito que não. A Febre Aftosa é altamente contagiosa e só um trabalho continental poderá livrar a América do Sul desse mal. Talvez não seja o momento ideal, mas o Brasil, no meu entender, deveria encabeçar um grande movimento.

O Paraguai, por exemplo, não consegue cuidar do seu rebanho; a Argentina também não, aliás, nós também não. Mas liderança é isso aí... Grandes problemas, grandes soluções. Como maiores exportadores de carne do mundo, temos credenciais suficientes para comandar esse processo.

Na verdade, está havendo muita displicência no trato desse assunto. Quando - meses atrás - se falou em Aftosa, parecia que o mundo iria acabar, afinal o problema era (é) gravíssimo. Hoje, fala-se de Aftosa como se fosse algo banal, algo comum...

Precisamos de energia! Energia! Mais do que uma “desgraça total”, trata-se de uma oportunidade.






PT detona Requião


andre-vargas A campanha eleitoral ainda não começou, mas o Partido dos Trabalhadores (PT) já sai disparando contra o governo estadual. O deputado e presidente estadual do PT, André Vargas (foto), criticou o governador Roberto Requião (PMDB) no último sábado em Maringá:

“O Requião tem um governo de mídia muito forte e de realizações pífias!”


Outros membros petistas que participaram da reunião da micro-região e do debate entre as pré-candidatas ao Senado também criticaram Requião seja no microfone ou em rodas de conversas. Entre os assuntos abordados estavam o grande número de desocupações agrárias no estado, o uso político da TV Educativa, entre outros.

Até o epsiódio no qual Requião mastigou sementes de mamona ao lado do presidente Lula gerou piada numa roda de petistas: "O governador confundiu mamona com feno". Leia mais em reportagem publicada hoje na editoria de Política da Gazeta do Povo (é preciso ter senha para acessar).